हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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domingo, 18 de outubro de 2009

Quando o Mantra é pronunciado pelo Mestre Espiritual torna-se mais poderoso

Estimado Giridhari Prabhu, Hare Krsna !!!
Muito obrigado.
Reverências, Prabhu! Jaya Prabhupada!

Sim, eu entendo seus pontos. Mas temos também que entender essas citações em
luz do fato que estamos lidando com uma instituição fundada por um devoto
puro. Não existem casos nas escrituras de instituições globais vaishnavas.
Portanto, temos que adaptar os fatos ao tempo, lugar e circunstâncias
atuais. E como falei antes, coloque-lhe aqui a pergunta que não foi
respondida:

O que uma alma liberada pode fazer para mim, que um devoto inteligente e bem
versado, sincero seguidor e praticante como o senhor, não pode? O que
podemos esperar a mais do que boas instruções de um guru? Onde, nas
escrituras (não nas escritas dos acharyas, mas nas escrituras mesmo),
encontramos um verso que diz que o guru faz mais do que apenas ensinar?
"Muitos não podem ouvir sobre a alma, mesmo após ouvir sobre isto muitos não podem entender, porque é muito difícil encontrar um Guru que seja um disseminador genuíno da verdade.

Tal Guru qualificado e grande alma é muito raro. Somente aqueles que seguem seus ensinamentos podem realizar a verdade e tornam-se peritos na Ciência de Deus. Tais discípulos também são muito raros."

(Katha Upanisad 1.2.7)

Então duas coisas são essenciais:

1 - Se o Guru for uma alma liberada,

2 - Se formos discípulos dedicados,

nossa Consciência de Krsna será prontamente desperta.

Srila Prabhupada diz:

"Um Vaisnava neófito (Kanistha), ou um Vaisnava situado na plataforma intermediária (Madhyama), também podem aceitar discípulos, só que tais discípulos tem que estar na mesma plataforma, devendo-se compreender que eles não podem avançar muito bem em direção ao objectico último da vida, sob a orientação insuficiente de tal mestre espiritual." (Upadesamrta)

Prabhu, de facto existe algo de místico na relação Guru-discípulo que foge da racionalidade.

Por exemplo, Prabhupada explica que o leite tocado por uma serpente fica contaminado com veneno.

Existe um abismo de diferença entre ouvirmos o Maha Mantra Hare Krsna da boca de um Maha Bhagavata Uttama Adhikari e ouvirmos o Maha Mantra da boca de um devoto inteligente, sincero e bem versado.

Existe um abismo de diferença entre ouvirmos os ensinamentos da Filosofia da Consciência de Krsna da boca de um Maha Bhagavata Uttama Adhikari do que da boca de um devoto inteligente, sincero e bem versado.

A alma liberada tem o poder de cativar e despertar nossa consciência de Krsna original.

De facto, no mesmo verso do "Upadesamrta", Srila Prabhupada explica:

"Srila Bhaktivinoda Thakur dá a entender sob o aspecto prático que se pode reconhecer um Vaisnava Uttama Adhikari por sua capacidade de converter muitas almas caídas ao Vaisnavismo."

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur diz:

A pregação de um devoto comum é poderosa?

"Assim como o poder de um arco é calculado pela proeza de um arqueiro, da mesma forma o poder e efeito da nossa pregação depende da força devocional que possuímos. E portanto existe um abismo de diferença entre a pregação de um devoto comum e de um devoto poderoso. Tais devotos poderosos são referidos como "a força viva". Aqueles que experimentam a associação com tais pessoas são certamente afortunados."

Voltando ao verso do Katha Upanisad, devemos considerar que o nosso esforço pessoal e dedicação ao processo devocional é também muito importante.

Ou seja, como somos indivíduos com livre arbítrio, existe um limite do que o Mestre Espiritual poderá fazer por nós. Mesmo uma alma liberada. Mas uma alma liberada poderá fazer por nós muito mais do que um devoto qualquer se realmente nos rendermos.

Minha visão do papel do diksha-guru na ISKCON e que ele(a) apenas está me
conectando oficialmente com toda a grandeza do legado de Gaudiya
Vaishnavismo, com Srila Prabhupada, com todas as grandes almas que trabalham
na ISKCON. Ele(a) tem o poder de me conectar pelo simples fato dele(a) mesmo
ter sido conectado(a) anteriormente, dele(a) ter plena dedicação a
consciência de Krishna e a ISKCON e de ter bom domínio e conhecimento da
filosofia e prática da consciência de Krishna - tudo isso no momento da
iniciação (o que vier a acontecer com ele(a) no futuro não me afeta em nada,
pois posso contar com centenas e milhares de outros siksha-gurus na ISKCON
para continuar a me guiar se meu diksha-guru não for mais capaz disso). Nada
mais é necessário de um diksha-guru graças a existência da ISKCON de
Srila
Prabhupada
. Eu não preciso que ele esteja totalmente livre de anarthas, nem
que seja uma alma liberada, pois graças a cerca de 30 mil páginas de
instruções deixadas por Srila Prabhupada e graças ao efeito de estar em
sociedade (ISKCON Sat-sanga), eu facilmente identificarei (ou verei outros
identificar) nele(a) qualquer anartha que "venha a superfície" e não serei
mal influenciado por causa disso ou confundido em achar que isso faça parte
da consciência de Krishna.
Sem dúvida, as vezes o Diksha é também Siksha. Mas as vezes o(s) Siksha(s) assume um papel mais importante, enquanto o Diksha é mais formal.
Nenhum problema.
Isto faz parte da nossa tradição ou o Bhagavata Parampara.
Ou seja, quando o Diksha (neste caso), não for uma alma liberada, partimos em busca de um Siksha que o é. Iremos sempre buscar o devoto mais avançado para ser nosso guia.
Porque além do Siksha puro de Prabhupada presente na ISKCON, estamos todos ansiando sempre a associção com outras almas liberadas dentro da ISKCON (Diksha ou Siksha).
Porque se afirmamos que somente a Siksha pura de Prabhupada na ISKCON é suficiente e que não precisamos de outras almas liberadas (Diksha ou Siksha) na ISKCON, então qual a diferença entre nós e os Rtviks?
Ou seja, ao meu ver, quem está sinceramente servindo a ISKCON já é um
associado de um associado puro de Krishna (Srila Prabhupada), portanto nada
me faltará. Tudo dependerá apenas de minha determinação e esforço no
processo da consciência de Krishna (o que já inclui a misericórdia de
Krishna para com o bhakti-yogi praticante).
Repito a mesma pergunta:
Porque se afirmamos que somente a Siksha pura de Prabhupada na ISKCON é suficiente e que não precisamos de outras almas liberadas (Diksha ou Siksha) na ISKCON, então qual a diferença entre nós e os Rtviks?
Atenção, eu sei muito bem que você não é Rtvik, mas não lhe parece bem semelhante?

Seu servo,
Giridhari Das
Seu servo
Prahladesh Dasa
Estimado Giridhari Prabhu, Hare Krsna !!!
Devido a que tenho outras ocupações infelizmente não me é possível responder com mais brevidade.
Mas vamos lá !!!
"Muitos não podem ouvir sobre a alma, mesmo após ouvir sobre isto muitos não
podem entender, porque é muito difícil encontrar um Guru que seja um
disseminador genuíno da verdade.
Tal Guru qualificado e grande alma é muito raro. Somente aqueles que seguem
seus ensinamentos podem realizar a verdade e tornam-se peritos na Ciência de
Deus. Tais discípulos também são muito raros."
(Katha Upanisad 1.2.7)

Então duas coisas são essenciais:

1 - Se o Guru for uma alma liberada,

Já temos esse guru, Srila Prabhupada! O ponto chave aqui é "disseminador
genuíno da verdade", ou seja, conhecimento. Já temos isso.

"Um Vaisnava neófito (Kanistha), ou um Vaisnava situado na plataforma
intermediária (Madhyama), também podem aceitar discípulos, só que tais
discípulos tem que estar na mesma plataforma, devendo-se compreender que
eles não podem avançar muito bem em direção ao objectico último da vida, sob
a orientação insuficiente de tal mestre espiritual." (Upadesamrta)

Mas onde diz que isso se refere ao diksha-guru? Apenas diz guru. Temos
muitos gurus e temos o fundador-acharya. Obviamente esse verso se refere a
pessoa não ter acesso a qualquer outra pessoa.

Prabhu, de facto existe algo de místico na relação Guru-discípulo que foge
da racionalidade.


Não existe, Prabhu! Onde viu isso? Onde entra isso na nossa ciência
espiritual? Que verso fala disso?

Existe um abismo de diferença entre ouvirmos o Maha Mantra Hare Krsna da
boca de um Maha Bhagavata Uttama Adhikari e ouvirmos o Maha Mantra da boca
de um devoto inteligente, sincero e bem versado.


E graças ao Senhor Caitanya agora TODOS podem ouvir de Srila Prabhupada e
tantos outros devotos puros que temos na ISKCON. Porque alguém estaria
restrito a unicamente seu diksha-guru?

Existe um abismo de diferença entre ouvirmos os ensinamentos da Filosofia
da Consciência de Krsna da boca de um Maha Bhagavata Uttama Adhikari do que
da boca de um devoto inteligente, sincero e bem versado.


Mas temos 30 mil páginas de instruções da boca de um devoto puro já. Quem
consegue assimilar tanto? Poucos devotos na ISKCON sequer conseguem ler uma
única vez os livros de Srila Prabhuapada.

"Assim como o poder de um arco é calculado pela proeza de um arqueiro, da
mesma forma o poder e efeito da nossa pregação depende da força devocional
que possuímos. E portanto existe um abismo de diferença entre a pregação de
um devoto comum e de um devoto poderoso. Tais devotos poderosos são
referidos como "a força viva". Aqueles que experimentam a associação com
tais pessoas são certamente afortunados."

Sim, e todos na ISKCON automaticamente tem acesso a esses ensinamentos
puros.

Voltando ao verso do Katha Upanisad, devemos considerar que o nosso esforço
pessoal e dedicação ao processo devocional é também muito importante.


Sim, isso com certeza.

Ou seja, como somos indivíduos com livre arbítrio, existe um limite do que
o Mestre Espiritual poderá fazer por nós.

Absoluto limite. Depende 100% de nós. Quem não quiser não fará avanço algum,
mesmo diante de Krishna.

Mesmo uma alma liberada. Mas uma alma liberada poderá fazer por nós muito
mais do que um devoto qualquer se realmente nos rendermos.

Prabhu, mas você insiste em esquecer que quem entra na ISKCON não está se
rendendo ao seu diksha-guru, está se rendendo a Srila Prabhupada e toda a
ISKCON. Nenhum líder da ISKCON aceita que um discípulo deva ser rendido ao
seu diskha-guru primeiro. Essa não é a filosofia da ISKCON. Nossa filosofia
é que nossa primeira lealdade é com Srila Prabhupada.
Começo a partir daqui e penso que poderei abranger todos os pontos.
Sobre o misticismo do relacionamento do Guru-discípulo. Certamente você deve conhecer a história de quando Srila Prabhupada encontrou-se com um Yogi místico na India e este fez aparecer uma flor. Ao ser desafiado pelo Yogi místico para fazer algum "truque", Srila Prabhupada perguntou ao Yogi místico se ele podería transformar ocidentais comedores de carne e consumidores de drogas em devotos do Senhor. Ao que o Yogi místico disse que não podia. Este é o poder místico de um devoto puro.
Srila Prabhupada diz na "Ciência da Auto Realização":
"Quando o Mantra Hare Krsna é cantado com amor por um devoto puro do Senhor, isto têm uma grande eficácia sobre os ouvintes, e assim este cantar deve ser ouvido dos lábios de um devoto puro do Senhor, para que os efeitos sejam imediatamente alcançados." Poder místico.
Mas vamos tratar disto mais a frente.
Sim Prabhu, nós todos rendemo-nos primeiro à Srila Prabhupada e ele é o Siksha Guru de todos nós na ISKCON.
Mas depois, temos que ter Diksha ou Siksha de alguém na ISKCON. Certo?
Então atentamente analizemos este ponto, à luz dos ensinamentos de Srila Prabhupada, da importância de receber Diksha, ou iniciação, por ouvirmos o Maha Mantra Hare Krsna da boca de um devoto puro do Senhor.
Atenção, na ISKCON nós não podemos receber Diksha de Prabhupada como os Rtviks.
Então analizemos as seguintes citações:
"O Mantra para ser efectivo deve ser recebido de um devoto de Krsna, Uttama Mahabhagavata." (Kramadipika)
Srila Prabhupada confirma:
"É dito no Padma Purana: atah sri krsna namadi na bhaved grahyam indriyaih. Cantar e ouvir o nome transcedental do Senhor não pode ser executado pelos sentidos ordinários. A vibração transcedental do Santo Nome do Senhor é completamente espiritual. Portanto deve ser recebido de uma fonte espiritual e deve ser cantado após ser ouvido de um Mestre Espiritual. Alguém que ouve o Maha Mantra Hare Krsna deve recebê-lo do Mestre Espiritual através de uma recepção auditiva." Cc Antya 1.101
Ainda Srila Prabhupada diz:
"O Senhor Siva voluntariamente abençoou os filhos do Rei Pracinabarhi bem como fez algo benéfico para eles. Ele pessoalmente cantou o Mantra para que este Mantra ficasse mais poderoso, e assim aconselhou que o Mantra fosse cantado pelos filhos do Rei. Quando um Mantra é cantado por um grande devoto, o Mantra torna-se mais poderoso. Embora o Maha Mantra Hare Krsna seja poderoso por Si só, um discípulo na iniciação recebe o Mantra do Mestre Espiritual, pois quando o Mantra é pronunciado pelo Mestre Espiritual torna-se mais poderoso." SB 4.24.32
Misticamente o Diksha Guru ou posteriormente o Siksha Guru infunde o Maha Mantra Hare Krsna com poder.
A mesma citação anterior:
Srila Prabhupada diz na "Ciência da Auto Realização":
"Quando o Mantra Hare Krsna é cantado com amor por um devoto puro do Senhor, isto têm uma grande eficácia sobre os ouvintes, e assim este cantar deve ser ouvido dos lábios de um devoto puro do Senhor, para que os efeitos sejam imediatamente alcançados."
Agora volto a frizar este ponto. Na ISKCON nós somente podemos ter Siksha de Prabhupada e não Diksha.
Caso contrário fica muito simples e exatamente como os Rtviks.
Eles ouvem Srila Prabhupada a cantar Hare Krsna numa gravação e todos recebem Diksha e Siksha de Prabhupada e todos são discípulos de Prabhupada e o assunto fica arrumado.
Então, nós sabemos que Srila Prabhupada é o nosso Siksha Guru mas não pode ser nosso Diksha Guru.
Também sabemos que os Sastras e Srila Prabhupada confirmam que o Diksha Guru e Siksha Guru deve ser um devoto puro.
Então de quem devemos aceitar Diksha?
Temos que aproximarmo-nos de um devoto puro na ISKCON que nos dê Diksha e Siksha.
Porque se afirmamos que nosso Diksha ou Siksha Guru na ISKCON não precisam ser puros e que podemos ouvir uma gravação de Srila Prabhupada a cantar Hare Krsna, então não somos diferentes em absolutamente nada dos Rtviks.
MAIS, ao afirmarmos isto estamos indiretamente afirmando que não recebemos Diksha deste ou daquele Guru, mas que recebemos Diksha de Srila Prabhupada.
Para que aceitar Diksha ou Siksha de mais alguém se posso ter Diksha e Siksha de Prabhupada. Isto é Rtvikismo.
Nesta ordem de idéias fica completamente abolida a necessidade de Diksha ou Siksha Gurus na ISKCON. No momento da iniciação alguns representantes de Prabhupada pedem que o candidato simplesmente ouça uma gravação de Prabhupada a cantar Hare Krsna e que depois este candidato aprofunde seu estudo dos livros de Prabhupada. Srila Prabhupada seria nosso Diksha e Siksha !!!!!!
Para que receber Diksha de algum outro devoto quando na verdade eu estou a receber Diksha de Srila Prabhupada?
Isto é Rtvikismo.
A função de um Guru não é somente de simplesmente "ajudar" o candidato, mas de infundir o proprio Maha Mantra Hare Krsna com sua (do devoto) devoção pura.
E assim temos que nos qualificar para que o Caitya Guru se manifeste pessoalmente como este devoto(a). Mais mistiscismo !!!
Volto a frizar, os Sastras e Srila Prabhupada confirmam que o Diksha Guru ou posteriormente o Siksha Guru deve ser um devoto puro. Temos que ouvir o Maha Mantra directamente da boca de tal grande alma.
Prabhu, agora façamos um apanhado geral.
Nós, com algumas pequenas diferenças, concordamos em todos os pontos.
1 - De que Prabhupada é o Siksha Guru a quem devemos todos rendermo-nos em primeiro lugar.
2 - De que o sistema de escolha de Gurus na ISKCON deva ser mudado para uma escolha pessoal de cada um.
3 - De que não podemos receber Diksha de Srila Prabhupada e que devemos receber Diksha ou posteriormente Siksha de um Guru vivo que irá infundir o Maha Mantra com força espiritual devido a sua devoção pura.
4 - De que se afirmamos que basta ouvirmos uma gravação de Srila Prabhupada a cantar Hare Krsna, e isto é o mesmo que ouvir pessoalmente, paramos com a sucessão discipular de Gurus vivos.
Seu servo
Prahladesh Dasa
Porque se afirmamos que somente a Siksha pura de Prabhupada na ISKCON é
suficiente e que não precisamos de outras almas liberadas (Diksha ou Siksha)
na ISKCON, então qual a diferença entre nós e os Rtviks?


A diferença é que os ritviks tolamente não compreendem que diksha é feito
entre um guru vivo e um discípulo vivo. E que todos precisam de uma ajuda
pessoal, ao vivo e que essa ajuda vem de um guru (liberado ou não, mas deve
ser respeitado e apreciado e reconhecido como um guru, siksha ou diksha).

Porque se afirmamos que somente a Siksha pura de Prabhupada na ISKCON é
suficiente e que não precisamos de outras almas liberadas (Diksha ou Siksha)
na ISKCON, então qual a diferença entre nós e os Rtviks?

Porque dizemos que é necessário a ajuda de outros gurus, mesmo não sendo
liberados.

Atenção, eu sei muito bem que você não é Rtvik, mas não lhe parece bem
semelhante?

Sim, entendo que parece. E não é a toa que eles tem shakti, tem poder,
porque eles estão dizendo algo importante, valorizando o poder de Srila
Prabhupada.

Seu servo,
Giridhari Das

Sim Prabhu, nós todos rendemo-nos primeiro à Srila Prabhupada e ele é o Siksha Guru de todos nós na ISKCON.


Mas depois, temos que ter Diksha ou Siksha de alguém na ISKCON. Certo?


Antes, durante e depois, na verdade. Pois primeiro temos contato com pregadores que então nos levam a Prabhupada.

Então atentamente analizemos este ponto, à luz dos ensinamentos de Srila Prabhupada, da importância de receber Diksha, ou iniciação, por ouvirmos o Maha Mantra Hare Krsna da boca de um devoto puro do Senhor. Atenção, na ISKCON nós não podemos receber Diksha de Prabhupada como os Rtviks.

Então analizemos as seguintes citações:

"O Mantra para ser efectivo deve ser recebido de um devoto de Krsna, Uttama Mahabhagavata." (Kramadipika)

Srila Prabhupada confirma:

"É dito no Padma Purana: atah sri krsna namadi na bhaved grahyam indriyaih. Cantar e ouvir o nome transcedental do Senhor não pode ser executado pelos sentidos ordinários. A vibração transcedental do Santo Nome do Senhor é completamente espiritual. Portanto deve ser recebido de uma fonte espiritual e deve ser cantado após ser ouvido de um Mestre Espiritual. Alguém que ouve o Maha Mantra Hare Krsna deve recebê-lo do Mestre Espiritual através de uma recepção auditiva." Cc Antya 1.101

Mas aqui não diz que o guru precisa ser uma alma liberada.

Ainda Srila Prabhupada diz:

"O Senhor Siva voluntariamente abençoou os filhos do Rei Pracinabarhi bem como fez algo benéfico para eles. Ele pessoalmente cantou o Mantra para que este Mantra ficasse mais poderoso, e assim aconselhou que o Mantra fosse cantado pelos filhos do Rei. Quando um Mantra é cantado por um grande devoto, o Mantra torna-se mais poderoso. Embora o Maha Mantra Hare Krsna seja poderoso por Si só, um discípulo na iniciação recebe o Mantra do Mestre Espiritual, pois quando o Mantra é pronunciado pelo Mestre Espiritual torna-se mais poderoso." SB 4.24.32

Misticamente o Diksha Guru ou posteriormente o Siksha Guru infunde o Maha Mantra Hare Krsna com poder.

Note bem que eu lhe pedi citações das escrituras, não dos acharyas sobre esse ponto. Eu já conheço as dos acharyas.

Caso contrário fica muito simples e exatamente como os Rtviks.

Eles ouvem Srila Prabhupada a cantar Hare Krsna numa gravação e todos recebem Diksha e Siksha de Prabhupada e todos são discípulos de Prabhupada e o assunto fica arrumado.

Não fica porque não existe diksha de um devoto morto. Isso é invenção deles, é tolice e ignora o papel fundamental dos gurus vivos.

Também sabemos que os Sastras e Srila Prabhupada confirmam que o Diksha Guru e Siksha Guru deve ser um devoto puro.

Não sabemos, pois não encontramos isso nas escrituras. Mesmo Srila Prabhupada fala assim, mas também fala de gurus não liberados, gurus kanistha, etc. Fala que ser guru não é difícil, etc.

Temos que aproximarmo-nos de um devoto puro na ISKCON que nos dê Diksha e Siksha.

Na prática não é assim. Recebemos siksha de centenas de devotos na ISKCON. Muitas vezes temos pouco ou nenhum contato com o diksha guru.

Quem vai garantir que o diksha é puro? Como a ISKCON pode garantir isso? Não pode. E aí, como fica a situação?

Porque se afirmamos que nosso Diksha ou Siksha Guru na ISKCON não precisam ser puros e que podemos ouvir uma gravação de Srila Prabhupada a cantar Hare Krsna, então não somos diferentes em absolutamente nada dos Rtviks.

Não. Há uma diferença enorme – aceitamos o papel fundamental dos gurus vivos e não temos uma proposta absurda de ter um guru que não está presente dando diksha, que simplesmente não existe nas escrituras.

A função de um Guru não é somente de simplesmente "ajudar" o candidato, mas de infundir o proprio Maha Mantra Hare Krsna com sua (do devoto) devoção pura.

Não encontrará um único verso no Gita ou Srimad Bhagavatam sobre isso. Tais declarações dos acharyas devem ser compreendido apropriadamente.

E assim temos que nos qualificar para que o Caitya Guru se manifeste pessoalmente como este devoto(a). Mais mistiscismo !!!

Isso não é misticismo. Krishna está em seu coração mesmo e Ele declara repetidas vezes nas escrituras que ajuda o devoto, que tem um relacionamento com ele.

Volto a frizar, os Sastras e Srila Prabhupada confirmam que o Diksha Guru e Siksa deve ser um devoto puro.

Não concordo.

Temos que ouvir o Maha Mantra directamente da boca de tal grande alma.

Não pratica ouvimos o maha-mantra de milhares de devotos e de Srila Prabhupada. Que diferença faz qual é do diksha?

3 - De que não podemos receber Diksha de Srila Prabhupada e que devemos receber Diksha ou posteriormente Siksa de um Guru vivo que irá infundir o Maha Mantra com força espiritual devido a sua devoção pura.

Essa segunda parte eu não concordo. Acho sentimentalismo.

4 - De que se afirmamos que basta ouvirmos uma gravação de Srila Prabhupada a cantar Hare Krsna, e isto é o mesmo que ouvir pessoalmente, paramos com a sucessão discipular de Gurus vivos.

Também não concordo com isso. Ambas coisas podem acontecer. Fazer proveito do devoto puro do qual agora temos gravações e tantos livros e também obter a ajuda prática no dia a dia de gurus vivos.

Seu servo,

Giridhari Das


Estimado Giridhari Prabhu, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Srila Acaryadeva Ki Jaya !!!

Quem vai garantir que o diksha é puro? Como a ISKCON pode garantir isso? Não pode. E aí, como fica a situação?

Prabhu, nós agora estamos a debater muito sobre este tema e em toda a ISKCON debate-se muito sobre este tema.

Mas em termos bem práticos, e de acordo com minha parca visão sobre o tema, não há muito o que a ISKCON possa fazer.

A única coisa que a ISKCON poderá fazer é mudar o sistema actual em que o Guru é nomeado pela Instituição e passar a que o Guru seja escolhido pessoalmente e livremente pelos devoto(a)s.

A relação de Guru-discípulo só poderá ser legislável até certo ponto, porque é a nossa relação pessoal e individual com Krsna.

O Guru é o Caitya Guru que se manifesta pessoalmente para nós.

Todos temos Srila Prabhupada como Siksha Guru e depois de acordo com nossa disposição e rendição, Krsna irá se manifestar como um Diksha ou Siksha Gurus.

Se o Diksha Guru ou Siksha Guru forem devotos puros Maha Bhagavatas, muito melhor, pois teremos a associação de dois Maha Bhagavatas, Srila Prabhupada e seu querido discípulo(a).

Senão, teremos que nos render mais, para que além de Srila Prabhupada outros Uttama Maha Bhagavatas vivos apareçam em nossas vidas.

O tema todo parece muito confuso, mas analisando detidamente é bem simples.

Que Krsna continue abençoando-lhe para você manter seu serviço maravilhoso ao Yatra do Brasil e a comunidade de devotos.

Um grande abraço fraterno
Prahladesh Dasa





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