हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

Iskcon Portugal - 50 anos

Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada

Que bom que conseguiram um novo local. Incrível. Muito obrigado por manterem acessa a chama do Movimento de Sankirtana em Lisboa. 

Gaura Premanande Hari Haribol

Estava a pensar numa coisa e gostava de compartilhar com vocês.

Sabemos que a Instituição da Iskcon, principalmente cá em Portugal, tem muitas dificuldades de manutenção. 

Mas há uma coisa que deve ser levada em conta. Nosso movimento tem quase 60 anos e isto significa que existem devotos antigos e mais velhos que precisam de assistência. Assim como em outros países, Portugal além do Templo, precisa ter um local para receber estes devotos. Um lar de devotos mais velhos. E temos alguns cá no nosso Yatra. E cada vez vai haver mais. Gaura Kisora Prabhu, Nityananda Prabhu, Lilananda Mataji, Nandotsva Prabhu, Maharani Mataji, etc, etc.

Isto é uma coisa muito importante que não deve ser negligenciada pela Iskcon enquanto Instituição. Independentemente de quem esteja à frente. Os devoto(a)s que são responsáveis vão mudando ao longo do tempo. Mas este dever institucional de cuidar dos devoto(a)s mais antigos deve ser observado.

Devoto(a)s que deram muita energia e serviço e são lembrados e reverenciados. Isto é incrível. Mas como estes devoto(a)s estão hoje? Eles estão bem? De uma forma prática. Eles precisam de alguma coisa? Lugar para ficar? Assistência médica?

E mesmo aqueles devoto(a)s que têm uma outra filosofia, mas são respeitosos com a Iskcon. Eles estão bem? Precisam de alguma coisa?

Quando eu era Presidente de Templo, jovem e inexperiente, eu tinha a mentalidade de que devoto externo tem que fazer serviço para o Templo se não está em Maya. E penso que esta era a mentalidade. 

Hoje em dia eu penso diferente. Ao invés de pedir a estes devotos, deveríamos ver se eles precisam de alguma coisa. 

A Iskcon Portugal, enquanto Instituição tem um lar (asilo) para devotos mais velhos? Deveria ter. 

Onde pudessem ser recebidos, sem exigências de Sadhana, visto que têm limitações. Onde fossem assistidos e pudessem receber associação.

Muito importante. 

Vosso servo
Prahladesa Dasa

====================

Sim, os familiares cuidarão. 

Mas e se for um Brahmacari idoso. Que renunciou a vida familiar. Quem vai cuidar? Renunciou a família e agora que está idoso a família é que tem de cuidar?

E mesmo devotos Grhasthas. E se os familiares não forem devotos?

Por exemplo o Prabhu Gaura Kisora, discípulo de Prabhupada lá no Porto. Já anda com bengala. Vive num local arrendado. Ok. Vai ao Templo. Mas está sozinho. Quem vai cuidar dele quando estiver debilitado?

E tudo isto mostra que a Iskcon enquanto Instituição deveria ter um lar (asilo) consciente de Krsna.

Isto é um sonho, longe da realidade. Mas é o ideal.

====================

https://www.facebook.com/100001272107164/posts/pfbid0K7m1hw2rXsuoGtYxQ14ZLnvrFeg8bvUg3dkBHQQT1UnbxvRyJKkNVoznEBH3t73ql/?app=fbl

Gurudas Prabhu, discípulo de Prabhupada mostra um exemplo muito bom.

====================

Esta é uma pregação muito importante que tocaria as pessoas e a imagem que têm do movimento.

Que o movimento ampara e cuida de seus membros mais velhos e debilitados.

====================

Que em 2025 possamos alcançar todas as metas devocionais almejadas.

Há tanta coisa para alcançar e somos tão poucos. 

Sede própria em Lisboa e Porto.

Uma quinta com vaquinhas que produzam leite Ahimsa e agricultura sustentável para mostrar para o mundo como é uma vida simples com pensamento elevado.

Um Gurukula para nossas crianças.

Um lar para nossos devoto(a)s seniors.

Que em 2025 tudo isto possa ser alcançado.

====================

Hari Hari

Srila Prabhupada Ki Jaya

Minhas humildes reverências

Sim, Gurudas Prabhu, esposo de Yamuna Mataji está a fazer um óptimo trabalho nesse sentido. Eu já havia enviado o link do site dele para si.

Mas isto é nos Estados Unidos. Em Portugal não temos nada. Vamos enviar todos os nossos devoto(a)s idosos para os Estados Unidos?

Prabhuji tudo isto que eu falei anteriormente, no post anterior, não é uma crítica. Eu não estou a criticar. Por favor não me leve a mal. É simplesmente uma constatação. Isto tudo é muito difícil de alcançar e somos muito poucos. Era preciso uma equipa de bons devotos para executar todos estes programas cá em Portugal. Eu entendo perfeitamente.

Estamos a completar exatamente 50 anos em Portugal. O primeiro Templo foi aberto em 1975 pelo Prabhu Catur Murti, discípulo de Srila Prabhupada brasileiro.

Durante todos estes anos, muitos livros foram distribuidos, muita Prasada foi distribuida, foram feitos muitos Harinamas, foram feitos muitos devotos, mas a nível de propriedades funcionais e próprias em nome da Iskcon não alcançamos nada. 

Ao fazer uma retrospectiva dos 50 anos que estamos em Portugal, fomos incapazes de assegurar protecção para as vacas, crianças e idosos.

Com 50 anos em Portugal, a nossa geração não conseguiu estas coisas. Vamos ver se as próximas gerações conseguem. 

==================== 

O álbum penso que é este. Ele foi organizado por Raghunatha Prabhu (Rogério Duarte), famoso cantor brasileiro que aderiu ao Movimento Hare Krsna. 

Envio também o link da sua biografia:

https://www.diariodepernambuco.com.br/noticia/viver/2016/04/morre-rogerio-duarte-mentor-do-tropicalismo-e-parceiro-de-caetano-vel.html

O link do álbum é este:

https://www.youtube.com/watch?app=desktop&v=bS5iXpTvXI8&t

Vários cantores famosos brasileiros a interpretar o Bhagavad Gita.

Gaura Premanande Hari Haribol

Muito obrigado pela oportunidade de poder servi-lo Prabhuji. Este é o link que estavas a procura.

====================

Hari Hari

Srila Prabhupada Ki Jaya

Compartilho mais alguns pensamentos. A minha intenção não é criticar. Jamais. É simplesmente constatar e tentar ajudar. 

Isto é outra coisa que nós, nossa geração não conseguimos cá em Portugal. Termos os livros de Srila Prabhupada em português de Portugal. O Bhagavad Gita Como Ele É, o Srimad Bhagavatam, o Néctar da Devoção e o Néctar da Instrução, etc.

Como iremos apresentar os livros de Srila Prabhupada para a Academia, o meio Universitário? Livros em inglês, espanhol, português do Brasil?

A penetração do Movimento Hare Krsna de Srila Prabhupada na sociedade portuguesa é praticamente inexistente. 

Quem pode nos levar a sério? Sem livros na língua do país, sem uma sede própria, sem uma quinta, sem um Gurukula (escola) para as crianças, sem um lar para os membros idosos.

Em 50 anos nossa geração, nós, não conseguimos. Então eu sonho e espero que as próximas gerações consigam. 

Estamos em uma fase favorável. A diáspora Indiana cresceu muito em todos os países e em Portugal também. 

Se formos a uma Festa de Domingo nos Estados Unidos, Inglaterra e Austrália, a maioria dos participantes são indianos. E em Portugal também já é assim.

A hinduização da Iskcon. Isto é bom? É mau? É tema para outra análise. 

Mas podemos dizer que num aspecto é bom porque os indianos são bons devotos. Na verdade são os melhores. E muitos deles são muito ricos. Isto é algo que as próximas gerações deveriam explorar cá em Portugal. 

Então temos que sonhar. E sonhar com abundância. Eu não me resigno a idéia de que: "Ah, em Portugal somos pequeninos mesmo e nunca teremos nada." Não. Portugal tem um grande potencial. Ao termos uma sede própria bonita e espaçosa, toda a comunidade hindu ficaria cativada, bem como o restante da sociedade portuguesa.

Um prédio com 5 andares e elevador. 

Rés do chão, sala do templo. Espaçosa com chão em madeira de lei. Deidades de Jagannatha, Baladeva, Subhadra, Gaura Nitai e Radha Krsna.

1º andar, restaurante Govinda

2º andar, Asrama das devotas

3º andar, Asrama dos devotos

4º andar, Asrama de devoto(a)s seniors

5º andar, Gurukula

Isto tanto em Lisboa como no Porto.

Uma quinta entre Lisboa e Porto.

Todos os livros de Srila Prabhupada em Português de Portugal.

Há muito trabalho a fazer para as gerações a seguir. E estes devoto(a)s novos devem sonhar assim com abundância e explorar esta oportunidade da diáspora indiana em Portugal. 

Eu sonho. Sonhar não paga nada.

Muito obrigado pela dica de vender livros online. Vou ver isto com calma.

Um grande abraço

Ts
Prahladesa Dasa

====================

Hari Hari

Srila Prabhupada Ki Jaya

I share a few more thoughts. My intention is not to criticize. Never. It's simply a matter of noticing and trying to help.

This is another thing that we, our generation, cannot achieve here in Portugal. Srila Prabhupada's books in Portuguese of Portugal. The Bhagavad Gita As It Is, Srimad Bhagavatam, the Nectar of Devotion and the Nectar of Instruction, etc.

How will we present Srila Prabhupada's books to the Academia, the University environment? Books in English, Spanish, Brazilian Portuguese?

The penetration of Srila Prabhupada's Hare Krsna Movement into Portuguese society is practically nonexistent.

Who can take us seriously? No books in the language of the country, no headquarters, no farm, no Gurukula (school) for the children, no home for the elderly members.

In 50 years our generation, we, have not achieved it. So I dream and hope that future generations will achieve it.

We are in a favorable phase. The Indian diaspora has grown a lot in all countries and in Portugal too.

If we go to a Sunday Feast in the United States, England and Australia, most of the participants are Indians. And in Portugal it is also like this.

The Hinduization of Iskcon. That is good? Is it bad? This is a topic for another analysis.

But we can say that in one aspect it is good because Indians are good devotees. They are actually the best. And many of them are very rich. This is something that future generations should explore here in Portugal.

So we have to dream. And dream of abundance. I don't resign myself to the idea that: "Ah, in Portugal we are really small and we will never have anything." No. Portugal has great potential. By having our own beautiful and spacious headquarters, the entire Hindu community would be captivated, as would the rest of Portuguese society.

A building with 5 floors and elevator.

Ground floor, temple room. Spacious with hardwood floors. Deities of Jagannatha, Baladeva, Subhadra, Gaura Nitai and Radha Krsna.

1st floor, Govinda restaurant

2nd floor, Asrama of the Matajis

3rd floor, Asrama of the Prabhus

4th floor, Senior Devotee Asrama

5th floor, Gurukula

This both in Lisbon and Porto.

A farm between Lisbon and Porto.

All of Srila Prabhupada's books in Portuguese of Portugal.

There is much work to be done for the generations to come. And these new devotees must dream of abundance and explore this opportunity of the Indian diaspora in Portugal.

I dream. Dreaming doesn't cost anything.

Thank you very much for the tip on selling books online. I'll look into this calmly.

A big hug

Ys
Prahladesa Dasa

====================

As próximas gerações cá em Portugal não podem dizer que já temos tudo feito. Não. Está tudo por fazer. Mas isto é bom. São grandes desafios que vão deixá-los ocupados em serviço devocional. 

====================

Humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya

Compartilho mais algumas reflexões com o intuito de ajudar e colaborar.

====================

Agora podemos analisar porque há Yatras que são bem sucedidos e outros que apesar de várias décadas não avançam?

Bem eu julgo que há uma série de fatores envolvidos.

1º - A presença constante de um GBC, Guru, Sannyasi no Yatra. Que more no Yatra. Na Iskcon isto é muito relevante. A presença constante destes membros é o que impulsiona e motiva os membros. 

2º - Muita distribuição de livros, com distribuidores numerosos, como fonte de Laksmi.

3º - Outras fontes, como Restaurante.

4º - Contexto histórico (este fator foi muito importante no início do movimento nos anos 60 e continua a ser).

5º - Congregação forte e numerosa. 

6º - Congregação Indiana forte e participativa.

Quando todos estes fatores conjugam-se então temos um Yatra poderoso. 

Caso contrário é a escassez.

Podemos dar um bom exemplo para ficar mais claro.

O caso da Hungria. Que tem o mesmo número de habitantes e área que Portugal e cuja Economia é até mais fraca que Portugal. 

====================

Primeiro o contexto histórico.

A Hungria fazia parte da área de influência Comunista da União Soviética. Depois de quase 50 anos de Comunismo, quando a União Soviética caiu, as pessoas estavam ávidas por conhecer outras coisas em 1989.

O Movimento de Sankirtana entrou e prosperou com uma congregação sempre a crescer e muitos distribuidores de livros. Compraram uma propriedade em 1991. E depois uma propriedade maior. O Templo de Budapeste é belíssimo e também têm um Centro Educativo que está quase a ser reconhecido como Universidade. Adquiriram uma Fazenda que é modelo de sustentabilidade. Têm 3 restaurantes Govinda em Budapeste.

====================

Ou seja, todos os fatores estão lá. 

A presença constante de um GBC, Guru, Sannyasi no Yatra. Que more no Yatra, no caso Sivarama Svami (que é Húngaro), muita distribuição de livros, com distribuidores numerosos como fonte de Laksmi, 3 Restaurantes Govinda, contexto histórico, congregação forte e numerosa. 

Na Hungria a única excepção é da Comunidade Indiana. Há somente 8.000 indianos a viver na Hungria. Também no Brasil não são muitos, 3.000. Em Portugal são em torno de 50.000 !!! 

Mas com todos os outros fatores eles têm um Yatra forte e exemplar. 

====================

No caso específico de Portugal, o único que vejo possível é tentar abrir Restaurantes em Lisboa e Porto (com tanto turismo é perfeitamente possível), cultivar a Congregação Indiana (50.000) para com isso juntar algum Laksmi e adquirir propriedade própria. 

São os únicos fatores, que a meu ver podem ser aplicados em Portugal. Todos os demais, congregação numerosa, distribuição massiva de livros, contexto histórico e GBC que resida no local, estão ausentes.

====================

Claro nós sonhamos e desejamos o melhor, mas devemos estar totalmente nas mãos do Casal Divino, e manter nosso serviço desapegados. Se Radha Krsna querem que não tenhamos muita coisa em Portugal, continuamos a fazer o que for possível. 

Gaura Premanande Hari Haribol

====================

Humble and respectful obeisances.

Srila Prabhupada Ki Jaya

I share some more reflections with the aim of helping and collaborating.

====================

Now we can analyze why there are Yatras that are successful and others that despite several decades do not progress?

Well I think there are a number of factors involved.

1st - The constant presence of a GBC, Guru, Sannyasi in the Yatra. Who lives in the Yatra. In Iskcon this is very relevant. The constant presence of these members is what drives and motivates the members.

2nd - Lots of book distribution, with numerous distributors, as a source of Laksmi.

3rd - Other sources, such as Restaurant.

4th - Historical context (this factor was very important at the beginning of the movement in the 60s and continues to be).

5th - Strong and numerous congregation.

6th - Strong and participatory Indian Congregation.

When all these factors come together then we have a powerful Yatra.

Otherwise it is scarcity.

We can give a good example to make it clearer.

The case of Hungary. Which has the same number of inhabitants and area as Portugal and whose economy is even weaker than Portugal.

====================

First the historical context.

Hungary was part of the Communist area of ​​influence of the Soviet Union. After almost 50 years of Communism, when the Soviet Union fell, people were eager to see new things in 1989.

The Sankirtana Movement came into being and prospered with an ever-growing congregation and many book distributors. They bought a property in 1991. And then a larger property. The Budapest Temple is beautiful and they also have an Educational Center that is almost being recognized as a University. They acquired a farm that is a model of sustainability. They have 3 Govinda restaurants in Budapest.

====================

In other words, all the factors are there.

The constant presence of a GBC, Guru, Sannyasi in the Yatra. Who lives in the Yatra, in this case Sivarama Svami (which is Hungarian), lots of book distribution, with numerous distributors as a source of Laksmi, 3 Govinda Restaurants, historical context, strong and numerous congregation.

In Hungary the only exception is the Indian Community. There are only 8,000 Indians living in Hungary. There aren't many in Brazil either, 3,000. In Portugal there are around 50,000 Indians !!!

But with all other factors they have a strong and exemplary Yatra.

====================

In the specific case of Portugal, the only thing I see as possible is to try to open restaurants in Lisbon and Porto (with so much tourism it is perfectly possible), cultivate the Indian Congregation (50,000) to thereby gather some Laksmi and acquire our own property.

These are the only factors that, in my opinion, can be applied in Portugal. All others, large congregation, massive distribution of books, historical context and GBC residing on site, are absent.

====================

Of course we dream and wish for the best, but we must be completely in the hands of the Divine Couple, and maintain our service without attachment. If Radha Krsna wants us not to have much in Portugal, we will continue to do whatever is possible.

Gaura Premanande Hari Haribol

====================

Os indianos em Portugal são do Gujarat e também muitos nepaleses. 

A Índia e Nepal tem tantos devoto(a)s. 

Certamente 2 ou 3 devoto(a)s do Gujarat e Nepal estariam dispostos a vir para Portugal e cultivar e lidar com a Comunidade Hindu. 

Portugal tem certamente um grande potencial neste sentido.

==================== 

E pelo menos 2 restaurantes Govinda em Lisboa e mais 2 restaurantes Govinda no Porto. Tem potencial para isso.

====================

Agora como chegamos ao povo português? Porque Srila Prabhupada queria que os locais aderissem à Consciência de Krsna.

Não me parece que vá haver distribuição massiva de livros. E portanto a única forma de chegar ao povo português é através de restaurantes Govinda. 
Podemos ver que isto foi eficaz nos mais de 20 anos na Estefânia onde a maioria dos frequentadores eram portugueses e desta forma tinham contacto com a Consciência de Krsna.

Lisboa tem tranquilamente potencial para dois restaurantes Govinda.

Estes restaurantes, além de servirem como forma de atrair o povo português, serviriam de forma a arrecadar para comprar algo próprio.

====================

Não sou administrador, mas só dou sugestões.

1 - Para a comunidade indiana, 2 a 3 devotos do Gujarat e Nepal experientes e já com alguma idade com a missão extremamente estimulante e desfiadora de cultivar os indianos e nepaleses. Grande potencial aí.

2 - Para os portugueses, 2 restaurantes Govinda em Lisboa (e no Porto). Também grande potencial aí.  

Estes dois pontos como prioridade.

====================

Os Bangladeshis são muçulmanos. E realmente com eles não teríamos muito contacto.

====================

Porém os Nepaleses são muito favoráveis a Consciência de Krsna. É verdade, são emigrantes e não têm muitas condições. Mas são milhares deles. E eles sempre tem a bandeira do Nepal nos seus comércios. Se muitos aderirem será valioso.

Mandar vir um, ou dois devotos da Iskcon Nepal.

https://iskconnepal.org/

Buscar