हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

domingo, 10 de junho de 2018

Só um Diksa Guru ?

Bem, eu vou colocar como a coisa funciona para mim, pessoalmente. 

1 - Quando eu estou num Templo da Iskcon, eu respeito o humor da Iskcon. Não fico toda hora insistindo: "Ah, mas na Gaudiya Matha é diferente, nos Parivaras tradicionais do Radha Kunda é diferente." 

2 - Quando estou num Templo da Gaudiya Matha, eu respeito o humor da Gaudiya Matha. Não fico toda hora insistindo: "Ah, mas na Iskcon é diferente, nos Parivaras tradicionais do Radha Kunda é diferente."

3 - Quando estou nos Parivaras tradicionais do Radha Kunda, eu respeito o humor dos Parivaras tradicionais do Radha Kunda. Não fico toda hora insistindo: "Ah, mas na Iskcon é diferente, na Gaudiya Matha é diferente."

Certo? 

4 - O Sastra explica que devemos ter um Diksa Guru e podemos ter diversos Siksa Gurus. Mas isso numa mesma Instituição. Nada impede de ter diferentes Diksa Gurus em diferentes Instituições e Siksa Gurus em todas elas.

Capice? 

Em relação a Iskcon material e Iskcon espiritual. Sim, podemos dizer que são todas Iskcon. Mas todas Instituições Vaisnava Gaudiya com humores bem diferentes. Que devem ser respeitados.

Na verdade, o que todas tem em comum é serem Vaisnava Gaudiya. E não serem todas Iskcon. E são todas Vaisnava Gaudiya porque tem Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu como o dirigente Supremo.

Quando sou convidado a dar aula na Iskcon, observo o padrão da Iskcon, etc, etc e etc.

O que os diferentes líderes destas diferentes Instituições Vaisnava Gaudiya são é muito cautelosos em que não haja mistura de processos. 

Por exemplo, líderes da Iskcon não querem que temas de Raganuga Bhakti e Jiva Tattva sejam explicados de certa forma como o são na Gaudiya Matha e nos Parivaras e devemos respeitar isso. 

Líderes da Iskcon e Gaudiya Matha não querem que Sidha Pranali Diksa seja introduzido nas suas práticas e devemos respeitar isso. Da mesma forma, líderes dos Parivaras tradicionais não querem que isto seja retirado se suas práticas e devemos respeitar isso. Etc, etc e etc.

E assim, podemos participar activa e simultaneamente em todas estas Instituições. Desde que sejamos muito respeitosos com o humor de cada uma delas. 

O problema começa, todo problema começa quando entramos na "viagem" de querer "unificar" todas. 

São diferentes e ainda bem que são diferentes.

Sim, acredito que Srila Prabhupada não fosse contra os devoto(a)s associarem-se com Vaisnavas de outras linhas. O que acredito é que ele era contra, por conta desta associação, haver uma "mistura" de humores e práticas.

E sem dúvida, qualquer líder ou qualquer Instituição devem ser imediatamente rejeitados se "proíbem" a associação com quem quer que seja.

1 =Que Sastra diz que os Siksa Gurus devem ser partes de uma mesma instituição?=

Não compreendi aqui sua dúvida. Se você ler com atenção o que eu escrevi vai constatar que eu afirmo que podemos ter diversos Siksa Gurus em diferentes Instituições.

2 - Em relação a ter diferentes Diksa Gurus. Vamos esclarecer. 

Quando alguém recebe Diksa, recebe Mantras. Diksa Mantras. E em cada Instituição, os Mantras são diferentes. 

E é por isso que se afirma que podemos ter somente um Diksa Guru. Porque não vamos recitar um "monte" de Diksa Mantras diferentes. E de facto, neste sentido temos somente um Diksa Guru. 

Mas, isso NÃO significa que alguém abandona seu Diksa Guru anterior, especialmente se está em bom padrão. 

E esse é exatamente o ponto aqui. O bom relacionamento com diferentes devotos de diferentes Instituições.

Agora, por exemplo, só porque alguém aceita Diksa nos Parivaras tradicionais, NÃO quer dizer que nunca mais vai ter contacto com os devotos (Diksa e Siksas da Iskcon ou Gaudiya Matha). 

Mas o que é isso? Que classe de mentalidade separatista é essa? 

Isso é exatamente o que estamos a combater aqui. SEPARATISMO FUNDAMENTALISTA. 

Eu tenho um óptimo relacionamento com os devotos (Diksa e Siksas) na Iskcon. 

Portanto, procura ai um chá de Camomila para ficar mais calmo :D

3 - Em relação a Siddha Pranali na Gaudiya Matha. Isso é de forma bem restrita e somente alguns poucos elementos do Ekadasa Bhava. 

4 - Em relação a "unificação", é como já disse. Isso significa simplesmente que quando um devoto(a) está a participar dos programas de uma determinada Instituição, deve respeitar os padrões ai estabelecidos. Só isso.

Isso NÃO quer dizer que nunca mais vai ter contacto com os devotos (Diksa e Siksas) de outras Instituições.

Recitar somente um Diksa Mantra, NÃO significa que alguém abandona seu Diksa Guru anterior, especialmente se está em bom padrão.

O contacto se dá naquilo que você admira e respeita no devoto(a) em questão. E não há nenhum problema em receber alguma instrucção neste sentido. Estamos sempre a aprender com todos os devotos, independentemente de onde estiverem.

Se no seu caso, se você não respeita nem admira seu Diksa Guru anterior (não sei se teve), não há problema. Mas também não há problema se isso for assim. Diksa é só um. Mas você respeita todos. Se não, este post perde todo o sentido.

Já lavou. E pode continuar lavando. Não precisa parar. A relevância é que todo este post está dedicado em ter um bom relacionamento com devotos de diferentes linhas.

Mas esperem, é claro que existem diferenças entre muitos pontos entre todas estas instituições, não só este ponto que vocês apresentam da Diksa de Srila Bhaktisiddhanta. MUITOS pontos, MUITO diferentes. ATENÇÂO, não estamos aqui neste post dedicados a examinar estas diferenças. Estamos aqui neste post para enfatizar que apesar destas MUITAS diferenças deve haver um bom relacionamento entre todos. Diferenças HÁ MUITAS e profundas.

Isso é assim, se vamos começar a apontar todas as MUITAS diferenças então é exatamente por isso que HDG quer evitar a aproximação.

No Bhakti-rasamrta-sindhu (1.2.91) Rupa Gosvami diz que: 

sajati-yasye snigdhe sadhau sangah svato vare 

"Devemos nos associar com devoto(a)s que estão em nossa linha e que tem as mesmas aspirações espirituais que as nossas."

Viu, nem Rupa Gosvami é a favor de muita mistura.

1 - Em relação a sucessão discipular (Siksa Parampara) criada por Srila Bhaktisiddhanta, obviamente os Parivaras tracionais não estão de acordo, MAS isso não significa que, por exemplo, o Mahanta Radha Kunda Pandita Sri Ananta Dasa Babaji Maharaja não tenha apreço pela missão de Srila Prabhupada. Ao contrário, ele aprecia e admira e inclusive elogia ao dizer: "O Svami (Srila Prabhupada) faz um grande serviço por propagar as glórias do Santo Nome e as glórias do Radha Kunda."

Então não há problema de um convívio saudável, apesar das diferenças ... quando há boa vontade.

2 - Em relação a Iskcon e Gaudiya Matha que estão de acordo com o Parampara de Srila Bhaktisiddhanta ...... MAS estão em desacordo em muitos outros temas. 

Agora imaginem que um devoto da Iskcon resolve visitar um Templo da Gaudiya Matha e um integrante desta Matha começa a "atazanar" a vida deste devoto com colocações como: "A forma como vocês apresentam Rasa Tattva e Jiva Tattva não está correcto." 

Ou o contrário, um devoto da Gaudiya Matha resolve visitar um Templo da Iskcon e um integrante desta começa a "atazanar" a vida deste devoto com colocações como: "A forma como vocês apresentam Rasa Tattva e Jiva Tattva não está correcto."

Tá tudo arrumado !!!

Portanto, não é de estranhar que em 2017, 2018, hoje em dia, HDGosvami venha afirmar que não há possibilidade de convívio, agora e nem num futuro próximo.

3 - São todos da mesma Sampradaya de Sri Krsna Caitanya Mahapraphu. mas diferentes linhas (diferentes Paramparas) dentro desta Sampradaya. Muito diferentes umas das outras.

4 - Então, um convívio saudável entre diferentes linhas dentro de uma mesma Sampradaya só é possível quando não existem questões e discussões filosóficas envolvidas. 

Com muita, muita, muita boa vontade reúnem-se para cantar uma Japinha e olha lá.

Ou se são devotos com muita maturidade e tato, cingem-se, respeitam e são capazes de apresentar a filosofia de acordo com o padrão da Instituição que estão a visitar. É muito raro. E geralmente não dá certo. 

5 - E é assim que funcionam os encontros e diálogos inter religiosos. Eles não debatem questões filosóficas e teológicas. Eles simplesmente discutem questões que são comuns a todos, como a paz mundial, a ecologia e mais nada. Almoçam juntos e já está. E cada um vai para o seu lado. 

É assim que funciona. 

6 - Conclusão: Cada um segue o seu caminho e está tudo bem assim. BAS !!!

Veja, eu também sou muito bem tratado nos Templos da Iskcon, mas isso porque respeito o padrão estabelecido ali. Assim funciona.

Quando visita um Templo da Iskcon, respeita o padrão filosófico e de Sadhana ali.

Buscar