हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

domingo, 17 de junho de 2018

āroha-panthā - avaroha-panthā

Ainda que Sabda ocupe uma posição destacada na Epistemologia Gaudiya Vaisnava, o uso da lógica na obtenção e propagação de conhecimento não deve ser descartado.

 "Há duas maneiras de adquirir conhecimento, āroha-panthā e avaroha-panthā. Conhecimento vindo das autoridades, isso é conhecimento perfeito. E conhecimento adquirido pelo conhecimento experimental, não é perfeito. Porque somos imperfeitos."

(Palestra de Srila Prabhupada BG 2.13 - Hyderabad, 19/11/1972)

"Āroha-panthā significa tentar ascender, tentar ascender. Existem duas maneiras de entender o conhecimento. Um processo é āroha-pantha, processo ascendente, e outro processo é o processo descendente. Processo descendente. O que é isso āroha-pantha? Āroha-panthā significa que "eu vou entender o que é Deus pelo meu próprio conhecimento. Eu não me importo com nenhuma autoridade, nenhum livro. Eu vou entender, eu vou meditar, eu vou pensar, eu vou filosofar, e eu vou entender o que é Deus". Isso é chamado de āroha-pantha. E contrário disso é avaroha-panthā. Avaroha-panthā significa obter conhecimento da autoridade."

(Palestra de Srila Prabhupada BG 8.14-15 - Nova York, 16/11/1966)

āroha-panthā - método indutivo ou ascendente.

avaroha-panthā - método dedutivo ou desendente.

"Eu já expliquei que o nosso processo de adquirir conhecimento é o sistema paramparā. Avaroha-panthā." (Srila Prabhupada)

No entanto, outra vez, isso não significa que o devot@ não vai utilizar a lógica para a obtenção e propagação de conhecimento.

 "Quanto à diferença entre a especulação mental e especulação filosófica, devemos considerar que tudo é conhecido pela ação psicológica da mente, de modo que a especulação filosófica é a mesma especulação mental, se é apenas a actividade aleatória ou casual do cérebro para compreender tudo e fazer teorias, "se" e "talvez".

Mas se a especulação filosófica é dirigida por Sastra e Guru, e se o objectivo de tais tentativas filosóficas é alcançar Visnu, então esta especulação filosófica não é especulação mental. "

Carta de Srila Prabhupada à Chaturbhus, 21 de janeiro de 1972

 Aula de Srila Prabhupada em Cálcuta,1971:

"Bhagavad-dutas, aqueles que são Gosvamis, eles colocam tudo com nyaya, ou Lógica. Suas instrucções não são cegas, dogmaticas. Nyaya-kovidah. Tudo, o que é dito por Krsna ou Seus representantes, não são dogmas. Aqueles que não representam Krsna, simplesmente dizem dogmas.

Como em qualquer religião existe um dogma.

Mas na religião Bhagavata, Bhagavata Dharma, não existe dogma.

O Bhagavata Dharma de Caitanya Mahaprabhu, o autor do Caitanya Caritamrta, Krsna Dasa Kaviraja diz, caitanyera dayara katha karaha vicara.

Vicara significa que você deve tentar entender o presente do Senhor Caitanya pela Lógica, Vicara.

Não siga cegamente. Seguir alguma coisa cegamente não é bom. Isto não permanecerá. Deve aceitar tudo pela Lógica. Os servos de Deus usam sempre a Lógica. Caitanyera dayara katha karaha vicara."

Obter o conhecimento através dos sentidos e mentes é imperfeito. Mas isso NÃO significa que a mente e sentidos NÃO são utilizados para verificar o conhecimento adquirido das autoridades. Eles são utilizados.

A fé cega é um PERIGO !!!

De facto, deve-se ter muito cuidadinho com o conhecimento recebido de certas "autoridades", que embora ocupem a posição de "autoridade", de "autoridade" não têm nada.

Buscar