हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 3 de abril de 2018

Aparadha - Linha Tênue

Uma questão importante que deve ser considerada: 

"Devemos simplesmente ignorar o mau comportamento de um Vaisnava, até mesmo o comportamento criminoso, e não dizer nada nunca - apenas fechar os olhos?" Absolutamente não. Há uma clara distinção entre Aparadha, crítica válida e justiça.

Se um Vaisnava está infringindo as leis, civis, criminais ou morais, roubando, corrompendo, molestando crianças, impondo abusos mentais e físicos e assim por diante, e se alguém está em posição de expor esses crimes às autoridades, então este alguém é obrigado a fazê-lo, bem como fazer o que for capaz para levar o infrator ao sistema de justiça para condenação e punição. Ninguém, Vaisnava ou não, deve ser autorizado a fugir com qualquer actividade criminosa. O infrator ainda pode cantar e ler na cadeia enquanto ele está expiando por seus crimes contra a sociedade. Vaisnavas que se envolvem em comportamento criminoso não recebem um passe livre religioso.

Se os crimes ocorrerem dentro de uma instituição, tanto as autoridades institucionais quanto as forças de segurança devem ser notificadas. Nenhum encobrimento deve ser permitido ou tolerado e isso também deve ser relatado se descoberto. Não há Aparadha por relatar o comportamento criminoso de indivíduos ou instituições, e buscar justiça.

Além disso, se você discutir os eventos e circunstâncias do mau comportamento daquele Vaisnava, principalmente para a edificação e resolução emocional de todas as partes afetadas, então não há ofensa. O mesmo se aplica a uma discussão neutra de partes externas, se destinada a promover uma melhor compreensão desse comportamento indesejável em particular e suas conseqüências. No entanto, se as discussões incluírem declarações destinadas a denegrir e insultar o ofensor, então uma ofensa (Aparadha) é cometida. É uma LINHA TÊNUE, por isso deve ser cauteloso. Odeie o pecado, não o pecador.

Aqui está outro exemplo a considerar. Se você não gosta da personalidade, comportamento ou atitude de um Vaisnava em particular, e ele ou ela está engajado no trabalho missionário legítimo de espalhar o Vaisnavismo, mas não comete nenhum crime, é Vaisnava aparadha criticá-lo ou insultá-lo simplesmente por não gostar de seu comportamento. Ou métodos.

Se você não concorda com sua apresentação filosófica da filosofia Vaisnava porque acredita que ela é baseada em uma compreensão falha do Sastra, você tem todo o direito de apresentar publicamente argumentos com substanciação Sástrica apropriada para desafiar as posições filosóficas. Ao fazer isso, não há Aparadha. Mas sua crítica deve se concentrar nas questões filosóficas e não na pessoa, caso contrário, seria Aparadha.

Isso também inclui discordar de como os Vaisnavas administram seus assuntos dentro de uma organização espiritual. Se você criticar os métodos e as decisões administrativas, mas não as pessoas, então não há ofensa. Se você difamar as pessoas, então você cometeu Vaisnava Aparadha.

Vamos todos, humildemente, pedir perdão a qualquer Vaisnava que tenhamos ofendido, conscientemente ou não, e oferecer perdões àqueles que pedem perdão por terem cometido ofensas contra nós.

Aqui está um trecho relevante sobre as condições válidas para examinar o comportamento defeituoso por Srila Bhaktivinoda Thakura:

"No entanto, desde que se tenha o motivo certo, as escrituras não condenam uma crítica cuidadosa das falhas de alguém.

Motivo adequado é de três tipos:

* desejando o bem-estar da pessoa criticada,
* desejando o bem-estar do mundo
* e desejando o próprio bem-estar

Existem três tipos de motivos adequados:

(1) Se a intenção de analisar os pecados de alguém é garantir que ele alcance seu bem-estar final, então essa reflexão é auspiciosa.

(2) Se o motivo por trás de refletir sobre os pecados de alguém é beneficiar o mundo inteiro, então isso deve ser considerado como um acto auspicioso.

(3) Se essa reflexão é empreendida para o próprio bem-estar espiritual, ela também é auspiciosa. Não há falha em tal reflexão."

Outra vez, é uma LINHA TÊNUE entre Aparadha e crítica bem intencionada. Portanto, CUIDADO !!!

"Você pode criticar, se estiver certo. Mas se você estiver errado, não pode criticar." (Srila Prabhupada)

Sempre lembrando que de acordo com Srila Rupa Gosvami, se um devoto(a) comete Vaisnava Aparadha é "rebaixado de posto" no que tange a Rasa. Por exemplo, de Capitão passa a Sargento !!!

Ou seja, se a Aparadha é de médio porte passa de Madhurya para Dasya !!!

Buscar