हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Ritos Funerários de um Vaisnava

Fomos questionados como devem ser feitos os Ritos Funerários de um Vaisnava. 

Em poucas palavras é isto:

"Nós oferecemos nossas condolências a alma de um Vaisnava que partiu ... Três dias após o falecimento de um Vaisnava uma cerimônia deve ser realizada para oferecer Prasadam a alma que partiu e a todos os outros presentes. Este é o sistema". (Ver Sri Caitanya-caritamrta, Antya-lila, capítulo sobre o desaparecimento de Haridasa Thakura).

Três dias após o falecimento, uma festa deve ser oferecida a Arca-vigraha do Senhor em nome do falecido. Então os Vaisnavas honrarão esta Prasadam junto com a família do falecido(a).

Um sacrifício de fogo (Avahana-homa) também pode ser realizado oferecendo-se Halava às chamas, e então a todos os presentes. A Maha-prasadam deve ser oferecida perante uma foto do falecido(a).

O bocadinho de Halava que é oferecida perante a foto da pessoa falecida deve posteriormente ser enterrada ou deitada num rio. Toda a outra Halava Maha-prasada deve ser distribuida aos presentes.

Radhe Radhe

Claro, isto é uma formalidade, pois no caso dos Vaisnavas:

"Aqueles cujo corpo é adornado com Tilaka Gopi-candana e marcado com os Santos Nomes do Senhor, e cujo pescoço e peito estão adornados com Tulasi-mala, NUNCA serão abordados pelos Yamadutas." (Skanda Purana)

Mas é bom fazer.

E portanto o corpo do devoto(a) que faleceu deve ser lavado. Deve-se passar Gopi Candana Tilaka ou Radha Kunda Tilaka, escrever os Santos Nomes no corpo, colocar Tulasi-mala, colocar folhas ou galhinhos de Tulasi oferecidos a Deidade na boca, colocar guirlanda Maha da Deidade, borrifar o corpo com água dos rios sagrados, vestir com Sari se for devota e Dothi e Kurta e cordão de Brahmana novo (para aqueles com 2ª iniciação na Iskcon e Gaudiya Matha) se for devoto.

Antes da cremação pode ser feito um Kirtana suave e algumas palavras de exaltação do devoto(a) que partiu. Todos os anos na data do desparecimento fazer um festival (na tradição Gaudiya Vaisnava, Tirobhava ou desaparecimento de um Vaisnava é mais importante que Avirbhava, ou aparecimento, porque as grandes actividades de um devoto(a) só podem ser apreciadas depois de seu desaparecimento).

Posteriormente as cinzas podem ser deitadas no Rio Yamuna em Vrndavana ou deitadas no mar que é igualmente auspicioso (no mar desembocam todos os rios sagrados). Quando deita as cinzas recita o nome do devoto(a) e o Maha Mantra Hare Krsna. 

E já está. 

Jaya Prabhupada
Hare Krsna
Jaya Radhe
Haribol

Sim, o Pindopanisad explica que depois do falecimento a alma permanece três dias na água, três dias no fogo, três dias no espaço e então viaja no vento no décimo dia. No décimo primeiro dia começa a cerimônia Pinda que consiste em oferecer comida - pequenas bolas de arroz cozido em leite com gergelim preto, ghee e mel - para o falecido e seus antepassados.

Portanto, sim, no décimo primeiro dia. Mas isto é para cerimônias Pinda para os que não são Vaisnavas. Tanto o que executa como o que faleceu. É Karma-kanda.

Vaisnavas também podem fazer, mas não é necessário.

De acordo com as escrituras Vaisnavas, a cerimônia Sraddha pode ser realizada para Vaisnavas, mas somente se o sacerdote for um Vaisnava e a oferenda ao Pitrs seja Maha-prasada. 

Mas não é necessário.

Porque?

Um Vaisnava que devidamente adorou a Deus, Sri Krisna, ao longo de sua vida não precisa se preocupar com seu futuro destino. A cerimônia Sraddha não é, portanto, necessária para esta pessoa. Os Vaisnavas cujos pais não adoravam a Sri Krisna podem orar pela salvação de sua alma.

De acordo com o Skanda Purana, uma pessoa iniciada num Visnu-mantra não deve procurar resultados fruitivos, dar caridade para obter recompensas materiais nem adorar os antepassados. 

Da mesma forma, no Hari-bhakti-vilasa (9.308), está escrito que aqueles que diariamente adoram o Senhor Hari para a satisfação de seus antepassados ​​não precisam oferecer oblações em caridade ou realizar a cerimônia Sradddha durante a qual Pinda-dana é oferecida.

Sraddha e Pinda para os Vaisnavas é simplificado. 

Comentário Manu

1 - O Dharma Sastra (Manu) considera o suicidio um grande pecado. E diz para não fazer no caso de suicidio. Afirma que nem mesmo podemos recitar o nome de alguém que cometeu suicidio. 

Mas está a referir-se a pessoas que não são Vaisnavas.

Porém: 

2 - No caso de um devot@ é diferente. Um devot@, um Bhakta, é muito querido por Sri Sri Radha Krsna, e apesar de cometer deslizes, Eles nunca esquecem o serviço prestado.

E portanto, para um Vaisnava ou para um membro familiar de um Vaisnava (mesmo que este membro não seja devot@), nesta situação de suicidio, eu também ofereceria Maha Prasadam e faria a cerimônia.

Porque?

Vaisnavas amolecem o seu coração !!!

Srila Bhaktivinoda Thakura:

"Um sentimento humano natural, a compaixão encontra sua mais alta expressão entre os devotos do Senhor. A ternura do coração experimentada em relação a Krsna é conhecida como Bhakti. Todas as outras Jivas são servas de Krsna. Quando se experimenta ternura de coração em relação a elas, isto é conhecido como Daya, compaixão. Portanto, a compaixão está incluída em Bhakti. 

Vaisnavas mostram compaixão para as entidades vivas de três formas: 

1 - Compaixão em relação ao corpo das entidades vivas é contada como actividades piedosas. Distribuir alimento gratuito aos famintos, distribuir gratuitamente remédios para as pessoas doentes, distribuir água para as pessoas sedentas e distribuir roupas para pessoas que sofrem de frio, todos nascem da compaixão em relação ao corpo. 

2 - Dar a educação gratuita é compaixão em relação à mente das entidades vivas.

3 - Mas o tipo mais elevado de compaixão é com relação à alma das entidades vivas. A partir dessa propensão compassiva, é produzida a ânsia de libertar as almas caídas das misérias da existência material, concedendo-lhes o serviço devocional a Krsna." 

1 - O Pindopanisad explica que depois do falecimento a alma permanece três dias na água, três dias no fogo, três dias no espaço e então viaja no vento no décimo dia. Isto ocorre porque a alma ao sair de um corpo grosseiro e a caminho de alcançar planos subtis, passa por um elemento material mais subtil que o anterior. O ar é mais subtil que o fogo, o fogo é mais subtil que a água e a água é mais subtil que a terra.

2 - As "colônias" de "espíritos de luz" não são o mundo espiritual. São regiões subtis neste mundo material. 

Os Vedas explicam que:

* Há o mundo espiritual, local de espíritos perfeitos.  

* E depois há o mundo material com regiões grosseiras e subtis (Semideuses e espíritos). 

3 - Sim, as cinzas podem ser deixadas em qualquer água de mar. 

1 - A teoria espirita das colonias está prevista nos Vedas. Estas colonias estão num plano subtil dentro deste mundo material. Os "espíritos de luz" podem ajudar mas de forma muito limitada pois ainda estão condicionados pelos modos materiais.

2 - A alma quando abandona um corpo grosseiro simplesmente passa por estes elementos. Um mais subtil que outro. Nesta situação a alma não está num corpo grosseiro. Este corpo grosseiro será adquirido depois segundo o Karma desta entidade. Nesta situação a sensação da alma é de simplesmente carregar as impressões da vida anterior. Todas as almas passam por isto.

Fazer um agni hotra é simples. o mais trabalhoso é montar a arena. mas existem arenas que já vêm prontas em cobre.

Agni Hotra simples:

madeira
cânfora
isqueiro
areia
tijolos e base quadrada para pôr por baixo (desta forma monta a arena, com a base, areia e tijolos) 
colher para oferecer ghee
ghee
prato de arati com incenso, ghee lamp e flor (adora vaisnava agni depois de invocá-lo) 

Invoca agni: sri vaisnava namagnaye

Agni Hotra mais elaborado, além dos ítens acima, acrescenta:

5 frutas
5 grãos
5 vegetais 
5 especiarias
5 flores
5 cores (amarelo, azul, preto, vermelho e dourado sobre base branca. com as cores desenha yantra) 
bananas ou1 côco (invoca e instala a Deidade) ou 5 côcos
(invoca e instala a Deidade e 4 Vedas) 
gergelim ou arroz
guirlandas para côcos e participantes

oferece oblações de ghee com os pranama mantras e no final um pouco de halava para vaisnava agni.

ter um foto do falecido (a) junto do agni hotra.

dourado cúrcuma em pó
preto ou azul pimenta preta em pó
amarelo farinha de milho
vermelho pimentão em pó

Devotees or family members of devotees did not become ghosts due to suicide. They are very dear to Sri Sri Radha Krsna. This rule is only for non-devotees.

You can and should place the ashes in the Ganga or Yamuna. There is no need for a priest. Just chant Hare Krsna.

"If one is habituated to taking the prasāda of Lord Viṣṇu, there is no chance of his becoming a ghost." (Srila Prabhupada SB 4.18.18)

We were asked how Vaisnava Funeral Rites should be done.

In a few words:

"We offer our condolences to a departed soul separated from a Vaisnava ... Three days after the demise of a Vaisnava a function should be held for offering the departed soul and all others Prasadam. This is the system." (See Sri Caitanya-caritamrta, Antya-lila, for the chapter on the disappearance of Haridasa Thakura).

Three days after the death, a feast should be offered to the Lord's Arca-vigraha on behalf of the departed. Vaisnavas will honor this Prasadam along with the family of the departed afterwards.

A fire sacrifice (Avahana-homa) may also be performed by offering Halava unto the flames, then to all present. The Maha-prasadam should be offered before a picture of the deceased.

The little Halava that is offered before the photo of the deceased person should later be buried or put in a river. All the other Halava Maha-prasadam should be distributed to all present.

Radhe Radhe

Of course, this is a formality, because in the case of Vaisnavas:

"Those whose body is adorned with Gopi-candana Tilaka, and marked all over with the Holy Names of the Lord, and whose neck and chest are adorned with Tulasi-mala, will NEVER be approached by the Yamadutas." (Skanda Purana)

But it's good to do.

And therefore the body of the deceased devotee must be washed. One should pass Gopi Candana Tilaka or Radha Kunda Tilaka, write the Holy Names on the body, put Tulasi-mala, put offered leaves or Tulasi's twigs in the mouth. put Maha garland of Deity, sprinkle the body with water from sacred rivers. Dress with Sari if female devotee and Dothi and Kurta and new Brahmana thread (for those with 2nd initiation on Iskcon and Gaudiya Matha) if male devotee.

Before the cremation, a soft Kirtana can be made and some words of exaltation of the departed devotee. Every year on the date of disappearance  a festival can be made (in the Gaudiya Vaisnava tradition, Tirobhava or disappearance of a Vaisnava is more important than Avirbhava, or appearance, because the great activities of a devotee can only be appreciated after his/her disappearance) .

Subsequently the ashes can be laid on the Yamuna River in Vrndavana or lying on the sea which is equally auspicious (all the sacred rivers flow into the sea). When one throws the ashes recites the name of the departed devotee and the Maha Mantra Hare Krsna.

That's it.

Jaya Prabhupada
Hare Krsna
Jaya Radhe
Haribol

Yes, the Pindopanisad explains that after the death, the soul remains three days in the water, three days in the fire, three days in space and then travels in the wind on the tenth day. On the eleventh day begins the Pinda ceremony which consists of offering food - small balls of rice cooked in milk with black sesame, ghee and honey - for the deceased and their ancestors.

So, yes, on the eleventh day. But this is for Pinda ceremonies for those who are not Vaisnavas. Both the executor and the deceased. It's Karma-kanda.

Vaisnavas can also do it, but it is not necessary.

According to the Vaisnavas scriptures, the Sraddha ceremony can be performed for Vaisnavas, but only if the priest is a Vaisnava and the offering to the Pitrs is Maha-prasada.

But it is not necessary.

Why?

A Vaisnava who duly worshiped God, Sri Krisna, throughout his life need not worry about his future destiny. The Sraddha ceremony is therefore not necessary for this person. Vaisnavas whose parents did not worship Sri Krsna can pray for the salvation of their soul.

According to Skanda Purana, a person initiated in a Visnu-mantra should not seek fruitive results, give charity to gain material rewards or worship ancestors.

Similarly, in Hari-bhakti-vilasa (9.308) it is written that those who daily worship Lord Hari for the satisfaction of their ancestors need not offer oblations in charity or perform the Sradddha ceremony during which Pinda-dana is offered.

Sraddha and Pinda for the Vaisnavas is simplified.

Buscar