हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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segunda-feira, 17 de março de 2014

GAURA PURNIMA 2014

Fui convidado para dar a aula de Gaura Purnima no Templo de Lisboa:

Sri Sri Gaura Purnima Maha Mahotsava Ki Jaya !!!

Hoje comemoramos um dia muito especial para todos os Vaisnavas.

O Senhor Caitanya apareceu a 528 anos atrás em Purnima (lua cheia) do mes de Phalguna. Este mes que estamos. Exatamente hoje.

E veio para animar a festa !!! Hahahaha !!!

Uma das biografias mais importantes de Sri Caitanya Mahaprabhu, o Sri Caitanya Caritamrta explica os motivos da vinda do Senhor Caitanya. 3 Razões principais e 2 razões secundarias.

Uma razão secundaria foi porque Sri Advaita Acarya vendo a condição de Kali Yuga, pediu que o Senhor se manifestasse. E a outra razão secundaria foi para propagar o cantar dos Santos Nomes, o Sadhana para a Era de Kali.

Sri Sri Radha Krsna apareceram a 5000 anos atrás em Vrndavana, India. (Explica GOLOKA E GOKULA) E juntos com Seus demais associados executaram passatempos maravilhosos que mostram o intercâmbio amoroso, que sempre aumenta, de Deus com Seus devotos.

Estes passatempos ocorrem eternamente no mundo espiritual e tem o propósito de atrair as Jivas condicionadas.

Para demonstrar como um devoto pode praticar o processo de Bhakti e absorver-se nestes passatempos maravilhosos de Sri Sri Radha Krsna e finalmente alcançar uma posição dentro destes passatempos, o Senhor Krsna veio como Sri Caitanya.

Este processo consiste na pratica e propagação do Harinama Sankirtana, o cantar dos Santos Nomes. O Maha Mantra Hare Krsna, Hare Krsna, Krsna Krsna, Hare Hare/ Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

E para disseminar tudo isso pelo mundo todo, o representante puro do Senhor Caitanya, Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada também veio.

Fundador Acarya da ISKCON Srila AC Bhaktivedanta Swami Prabhupada Ki Jaya !!!

Então este processo de MANTRA YOGA - Japa, Bhajan e Kirtana. Com esta prática de Mantra Yoga, Sri Caitanya veio dar o processo pelo qual podemos alcançar Krsna Prema, amor puro por Krsna e alcançar a morada Suprema. O Maha Mantra não é diferente de Krsna Ele mesmo. O Maha Mantra Hare Krsna irá revelar o próprio Nama (Suddha Nama), Rupa, Guna e Lila. O cantar esta dividido em Nama Aparadha, Namabhasa e Suddha Nama.

Isto está explicado no Siksastakam.

O Sri Sri Siksastakam são os únicos escritos de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Obviamente Ele instruiu Seus seguidores a escreverem livros para o benefício de todos os seres humanos.

O Senhor Caitanya escreveu o Sri Sri Siksastakam no final dos Seus passatempos manifestos, quando estava em Divyonmada Mahabhava, a divina loucura de Srimati Radhika.

Siksa - instrucções.
Astakam - oito.

É a essência de todas as instrucções.

Sri-Sri-Siksastaka

ceto-darpana-marjanam bhava-maha-davagni-nirvapanam
sreyah-kairava-candrika-vitaranam vidya-vadhu-jivanam
anandambudhi-vardhanam prati-padam purnamrtasvadanam
sarvatma-snapanam param vijayate sri-krsna-sankirtanam

Glórias ao Sri Krishna Sankirtana que limpa do coração toda a poeira acumulada durante anos e extingue o fogo da vida condicionada de repetidos nascimentos e mortes.
Este movimento Sankirtana é a bênção principal para toda a humanidade porque espalha os raios da lua da benção.
É a vida de todo conhecimento transcendental. Aumenta o oceano de bem-aventurança transcendental e nos capacita a saborear plenamente o néctar pelo qual sempre ansiamos.

1 - Sadhana de Harinama Sankirtana
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare (aqui Nama Aparadha)

namnam akari bahudha nija-sarva-saktis tatrarpita niyamitah smarane na kalah
etadrsi tava krpa bhagavan mamapi durdaivam idrsam ihajani nanuragah

Ó meu Senhor, somente Seus Santos Nomes podem conceder todas as bênçãos aos seres vivos e por isso o Senhor tem centenas e milhões de nomes, tais como Krishna e Govinda!
Nestes nomes transcendentais, o Senhor aplica todas as Suas energias transcendentais e não há sequer regras rígidas ou severas para se cantá-los.
Ó meu Senhor, por Sua bondade, permite que nos aproximemos facilmente de Ti, cantando Seus Santos Nomes. Mas desventurado como sou, não sinto atração por eles.

2 - Inabilidade para o cantar devido a desejos pessoais. Então explica no próximo verso a verdadeira atitude.

trnad api sunicena taror api sahisnuna
amanina manadena kirtaniyah sada hari

Deve-se cantar os Santos Nome do Senhor em um estado de espírito humilde, considerando-se inferior à palha na rua; deve-se ser mais tolerante do que uma árvore, destituído de todo o sentido de falso prestígio; e deve-se estar pronto a oferecer todo o respeito aos outros. Em tal estado de espírito pode-se cantar os Santos Nomes do Senhor constantemente.

3 - Humor apropriado para o cantar

na dhanam na janam na sundarim kavitam va jagad-isa kamaye
mama janmani janmanisvare bhavatad bhaktir ahaituki tvayi

Ó Senhor todo-poderoso, não tenho nenhum desejo de acumular riquezas, nem desejo belas mulheres, nem quero seguidores. Tudo o que desejo é Teu serviço devocional imotivado, nascimento após nascimento.

4 - Eliminar actividades indesejáveis (Nama Bhasa)

ayi nanda-tanuja kinkaram patitam mam visame bhavambudhau
krpaya tava pada-pankaja sthita-dhuli-sadrsam vicintaya

Ó filho de Maharaja Nanda ( Krishna ), sou Seu servo eterno, porém, de alguma forma caí no oceano de nascimentos e mortes. Por favor, retira-me desse oceano de morte e coloca-me como um dos átomos a Seus pés de lótus.

5 - O conhecimento que somos eternamente servos (o cantar propicia o conhecimento da nossa verdadeira natureza)

nayanam galad-asru-dharaya vadanam gadgada-ruddhaya gira
pulakair nicitam vapu kada tava nama-grahane bhavisyati

Ó meu Senhor, quando meus olhos se decorarão com lágrimas de amor fluindo constantemente por eu cantar Seus Santos nomes? Quando minha voz se embargará, e quando os pêlos de meu corpo se arrepiarão com a recitação dos Seus Santos Nomes?

6 - Ansiando a perfeição (ao desejar a perfeição o devoto(a) poderá servir melhor ao Senhor) Não basta simplesmente saber que se é um servo do Senhor. É preciso especificar a relação com o Senhor em umas das diferentes Rasas.

yugayitam nimesena caksusa pravrsayitam
sunyayitam jagat sarvam govinda-virahena me

Ó Govinda! Sentindo Sua separação, para mim parece que um momento dura doze anos ou mais.
De meus olhos fluem lágrimas como se fossem torrentes de chuva; e sinto que o mundo está vazio na Sua ausência.

7 - Vipralambha (aspecto muito importante dado por Sri Caitanya. Somente com um forte sentimento de separação é que poderá ocorrer união)

aslisya va pada-ratam pinastu mam adarsanan marma-hatam karotu va
yatha tatha va vidadhatu lampato mat-prana-nathas tu sa eva naparah

Não conheço ninguém, além de Krishna, como meu Senhor, e Ele sempre o será, mesmo que me trate asperamente ao me abraçar ou parta meu coração por não estar presente diante de mim.
Ele é completamente livre para fazer o que quiser, pois Ele sempre será o meu Senhor adorável, incondicionalmente!

8 - Incondicionalidade (o Senhor Caitanya mostra que o verdadeiro amor à Deus é incondicional). Suddha Nama

Então através do cantar do Maha Mantra poderemos entrar no reino dos relacionamentos amorosos informais com Krsna, ou Raganuga Bhakti (Sakhya, Vatsalya e Madhurya). Esta é a contribuição única de Sri Caitanya.

O objectivo de Vaidhi Bhakti é Vaikuntha.
O objectivo de Raganuga Bhakti é Vrindavana.

Portanto o Senhor Caitanya veio trazer Raganuga Bhakti.

A seguir leremos dois versos e a explicação de Srila Prabhupada acerca deste ponto.

São extremamente importantes. E AQUI ENFATIZO, EXTREMAMENTE IMPORTANTES para compreender a misão de Sri Caitanya.

Sri Caitanya Caritamrta Adi 3.15

sakala jagate more kare vidhi-bhakti
vidhi-bhaktye vraja-bhava paite nahi sakti

"Em todo o mundo as pessoas adoram-Me de acordo com preceitos das escrituras. Mas simplesmente por seguir estes princípios reguladores não se pode atingir os sentimentos amorosos dos devotos em Vrajabhumi."

Sri Caitanya Caritamrta Adi 3.16

aisvarya-jnanete saba jagat misrita
aisvarya-sithila-preme nahi mora prita

"Conhecendo Minhas opulências, o mundo inteiro olha para Mim com admiração e veneração. Mas não fico atraido pela devoção debilitada por tal reverência."

Significado por Srila Prabhupada

"Depois de Sua aparição, o Senhor Krsna pensou que não havia distribuído as relações pessoais transcendentais com Seus devotos em dasya, sakhya, vatsalya e madhurya . Pode-se entender a ciência da Suprema Personalidade de Deus a partir dos textos védicos e, assim, tornar-se um devoto do Senhor e adorá-Lo dentro dos princípios reguladores descritos nas escrituras, mas não se saberá desta forma como Krsna é servido pelos residentes de Vrajabhumi. Não se pode compreender os relacionamentos do Senhor em Vrindavana simplesmente executando os princípios reguladores ritualísticos mencionados nas escrituras. Seguindo preceitos das escrituras pode-se melhorar o seu apreço as glórias do Senhor, mas não há nenhuma chance de alguém desenvolver uma relação pessoal com Ele. Dar muita atenção para entender as exaltadas glórias do Senhor reduz a chance de alguém entrar em assuntos amorosos pessoais com o Senhor. Para ensinar os princípios de tais relacionamentos amorosos, o Senhor decidiu aparecer como o Senhor Caitanya."

RASARAJA MAHABHAVA SRI GAURASUNDARA KI JAYA !!!

Então o Senhor Caitanya veio nos dar Raganuga Bhakti. Ou o amor em Vrndavana.

(Raganuga é interno e externo (sair sair sair)) só interno fica egoista, só externo fica superficial.

E isso tudo só para explicar acerca de uma razão secundária !!! Hahahahahaha !!!

Agora brevemente

Explica as razões principais.

1 - A primeira razão principal é Krsna querer ficar na posição de Srimati Radharani. Na relação de amor entre Sri Sri Radha Krsna, Radha é o objecto e Krsna o sujeito. Krsna quer ser aquele que ama e não aquele que é amado.

2 - A segunda razão principal é Krsna querer experimentar a atracção que Srimati Radharani sente pela doçura de Krsna. Entender a doçura dEle mesmo.

3 - A terceira razão principal é experimentar o êxtase e bem aventurança de Srimati Radharani (Maha Bhava). E isto é um facto, visto que somente Sri Caitanya é capaz de manifestar extases corpóreos que mais ninguém consegue. Assim como somente Radharani.
Na relação amorosa de ambos, Radharani desfruta mais. Krsna quer experimentar este êxtase.

Portanto aqueles seguidores de Sri Caitanya e Sri Sri Radha Krsna alcançarão na etapa de perfeição um corpo espiritual em Gaura Lila e outro corpo espiritual em Krsna Lila, simultaneamente.

E não existe a questão de quem veio primeiro. Se primeiro veio Sri Sri Radha Krsna ou se primeiro veio Sri Caitanya. Srila Bhaktivinoda explica que tal colocação não faz sentido. Ambos existem eternamente.

Sri Krsna Caitanya Radha Krsna Nahe Anya

E para finalizar, apesar do Senhor Caitanya ser Krsna Ele mesmo, nós O adoramos como um devoto na posição de ser desfrutado e não na posição de desfrutador supremo, porque este é o Seu humor. E não  podemos interferir neste humor como fazem erradamente os Gauranga Nagaris.

Peçamos as bençãos a Srila Prabhupada e todo o Guru Parampara para que possamos praticar o processo da Consciencia de Krsna como ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu.

RASARAJA MAHABHAVA SRI GAURASUNDARA KI JAYA !!!

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