Sri Krsna como Papai Noel. Aqui além de ser um desvio representa um sincretismo perigoso com o Catolicismo.

Gosto · · Não seguir publicação · Partilhar · 3/10 às 15:09
-
Satyaraja Das PS, Ananda Krishna Lila, Adi Karuna Das e 3 outras pessoas gostam disto.
- 52 de 68
Ver comentários anteriores
-

Maria Stella Splendore Splendore perigo ?
3/10 às 16:48 · Gosto · 3
-

Adi Karuna Das Desvio total...sincretismo, na minha humilde opinião, perigosíssimo...já já estaremos com as deidades de gravata ou com roupas cristãs
3/10 às 17:10 · Não gosto · 2
-

Adi Karuna Das O papai Noel que conhecemos foi criado por católicos capitalistas e com o apoio da coca-cola. No entanto, o mesmo advém da mistura das visões alucinógenas dos xamãs siberianos, através de cogumelos enormes (em cores vermelho e branco, mais especificamente o Amanita muscária; também chamado haoma pelos persas e possivelmente tenha alguma ligação com o nosso sagrado Soma) e do "santo" inventado "são" Nicolau para massacrar pátricas pagãs do norte da Europa, terras frias, tal como a Sibéria
3/10 às 17:19 · Não gosto · 4
-

Adi Karuna Das cultura local", não significa por roupas criadas por uma empresa capitalista genocida, que apoia o apartheid na África e destrói a saúde do homem, uma empresa totalmente kali-yuga chamada coca-cola...roupa de papai noel é roupa da coca-cola, por favor...
3/10 às 17:39 · Não gosto · 4
-

Helena Figueira Sim!!!! Hungria!!!!! Eles tocam violino, orgao, sanfona, junto com os instrumentos indianos nos bhajans!!!!! Bem que Srila Acharyadeva nos ensina que ser HareKrishna nao é ser indiano!!! E Srila Prabhupada nos diz que os Vedas não pertencem à India!!!! Hungria tem a peculiaridade de ser forte culturalmente!!!! Sem ser permeada pela ocidentalizacao do capitalismo norteamericano. Linda a cultura deles. A fazenda e a comunidade dos devotos, ambas sao indescritiveis!!!!
3/10 às 17:49 através de telemóvel · Gosto · 4
-

Helena Figueira Lindos, lindos!!!!!!!
3/10 às 17:50 através de telemóvel · Gosto · 3
-

Phalguna Francisco Amaral sim concordo com voce,exatamente isto.
3/10 às 17:51 · Gosto · 2
-

Helena Figueira SS Sivarama Swami tem feito um trabalho magistral na Hungria e na Croacia!!!!!!
3/10 às 17:51 através de telemóvel · Gosto · 1
-

Adi Karuna Das aqui não se fala de não adaptação local, queridaHelena Figueira, mas da roupa de papai noel em si, só isso...as adaptações locais são sempre bem-vindas, mas não com adaptações que envolvem empresas genocidas ou quebra de princípios
3/10 às 17:52 · Não gosto · 1
-

Helena Figueira Este "outfit" (roupa) usado pelas deidades Hungaras nesta foto é tipico da Russia e daquelas regioes da Europa Ocidental
3/10 às 17:53 através de telemóvel · Gosto · 5
-

Helena Figueira Lindo!!!! As deidades Russas tambem se agasalham assim!!! Nao ha como vestir as deidades sem agasalho em paises de muita neve!!!! Assim como agasalhamos Srila Prabhupada bem agasalhadinho em Nova Gokula!!!! Estive la agora no verao e peguei 5 graus!!!! Eles chegam a 30 abaixo de zero!!!! Neve alta mesmo!!!!!
3/10 às 17:54 através de telemóvel · Gosto · 3
-

Adi Karuna Das se são locais essas roupas, que fique explícito serem locais e que nenhuma relação com o papai noel capitalista e da coca-cola possuem...pois, se não ficar explícito, o mundo copia...a cultura local aqui na Paraíba é de roupa de couro dos vaqueiros, advindas de matança de animais, não podemos colocar tais roupas nas deidades
3/10 às 23:20 · Editado · Não gosto · 3
-

Helena Figueira Como comentou Lokasaksi Dasa, "Se Sri Sri Radha Krsna estão em um local gélido, acho válido vestiren-Nos com uma roupa mais quente. Acredito que sincretismo vai muito mais além do que isso."
3/10 às 17:56 através de telemóvel · Gosto · 6
-

Visvajit Das Marcelo O mundo inteiro reconhece este tipo de roupa como sendo a vestimenta do famigerado papai Noel ou Santa Claus. (http://en.wikipedia.org/wiki/Santa_Claus). Se as Deidades da ISKCON representam uma parte importante da pregação para o mundo e traçando um paralelo entre roupas indianas e roupas ocidentais (West), só pelo fato de vestirem as Deidades desta maneira “exótica”, já se contrapõe a ideia de que a pregação deveria ser o mais “normal” possível e é nesse sentido que o argumento de sincretismo religioso fica claro e ao mesmo tempo subliminal.

Santa Claus - Wikipedia, the free encyclopedia
en.wikipedia.org
Santa Claus, also known as Saint Nicholas, Father Christmas, Kris Kringle (US) a...Ver mais
4/10 às 7:46 · Editado · Não gosto · 4
-

Prahladesh Dasa Adhikari Quem já foi a Vrndavana em Dezembro e Janeiro sabe que é um "frigorifico". Muito frio. E as Deidades não são assim vestidas.
As escrituras permitem vários estilos locais de vestir a Deidade.
Mas estilos da India.
Não adianta. Krsna apareceu na India e executa Seus passatempos eternos em BHAUMA VRNDAVANA NA INDIA
Todos os dias.
Mesmo que se tenha Deidades instaladas em outros países a meditação enquanto se adora a Deidade é de Seus passatempos em Vrndavana.
Podemos oferecer alimentos locais. Mas em meditação devemos oferecer os alimentos que Krsna aprecia mais. Por exemplo, eu moro num lugar aonde não há Chikoo (Saputi. Em algumas regiões do Brasil há). Krsna "delira" com esta fruta extremamente docinha. E portanto, MENTALMENTE, todos os dias oferço para Ele comer.
Outra vez, mesmo que se tenha Deidades instaladas em outros países a meditação enquanto se adora a Deidade é de Seus passatempos em Vrndavana.
Podemos modificar certos aspectos da adoração de acordo com local e clima. Durante os meses mais frios de inverno em Vrndavana, as Deidades são banhadas com água quente e um queimador de carvão quente aquece o quarto das Deidades. Ao termos Darshana, vê-se luvas, chapéus, bolsas de água quente, xales, e até mesmo protetores de ouvido são oferecidos para as Deidades.
Então, alguns ajustes são feitos em relação ao local e clima. Mas a meditação é nos passatempos de Bhauma Vrndavana na India quando se está a adorar a Deidade.
A adoração a Deidade é feita meditando-se nos passatempos diários de Krsna com Seus associados em Vrndavana.
O Sadhaka deve pensar nas cerimônias de Arati ao longo do dia em relação aos passatempos diários de Krsna em Bhauma Vrndavana na India. Na verdade, é a partir destes passatempos que a cerimônia de Arati deriva.
Aqui a explicação de como adorar a Deidade enquanto relaciona esta adoração com os passatempos do Senhor em Vrndavana:
OS PASSATEMPOS DE SRI SRI RADHA KRSNA RELACIONADOS A ADORAÇÃO À DEIDADE
http://bhaktirasayana.blogspot.pt/...

Rasayana: OS PASSATEMPOS DE SRI SRI RADHA KRSNA RELACIONADOS A ADORAÇÃO À DEIDADE
bhaktirasayana.blogspot.com
During the ritualistic day of the sadhaka, the day begins with mangal arati, one...Ver mais
4/10 às 18:17 · Editado · Gosto · 1 · Eliminar pré-visualização
-

Prahladesh Dasa Adhikari Esta em ingles. Aos poucos vamos traduzindo.
4/10 às 18:16 · Gosto · 1
-

Yuga Avatara Não estou vendo Syamasundara com barba, nem com saco de presentes, nem com renas em volta nem presépio, nem com elfos/anões em volta.
A nossa mente associa tudo que encontra á frente á coisas que estão na nossa memória, e muitas vezes isso pode ser chamado de Ilusão.
Não sei se sou o único, mas eu diria que é uma Ilusão associar "Papai Noel" á esta imagem.
Esse caso me lembra de Maharaj Dhanvantari falando algo assim "A consciência de Krsna ja tem muitas particularidades, não criem mais dificuldades, criem soluções"
Vida simples e pensamento elevado, parem de tentar achar erros onde não existe...
4/10 às 19:47 · Gosto · 2
-

Phalguna Francisco Amaral consciencia de Krsna é simples para quem é simples e complicada para quem é complicado.Srila Acaryadeva
4/10 às 19:54 · Gosto · 2
-

Prahladesh Dasa Adhikari Adorar Sri Sri Radha Krsna associado com Seus passatempos em BHAUMA Vrndavana na India é muito simples.
4/10 às 20:12 · Editado · Gosto
-

Prahladesh Dasa Adhikari
4/10 às 20:13 · Gosto
-

Prahladesh Dasa Adhikari Mais simples impossível.
4/10 às 20:13 · Gosto
-

Prahladesh Dasa Adhikari E agora. Já consegue ver?

4/10 às 20:24 · Editado · Gosto · 3
-

Phalguna Francisco Amaral que lindo!!!!!
4/10 às 20:29 · Gosto · 1
-

Yuga Avatara HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA Sim !!!!
eu acho isso errado, tudo isso é especulação mental criada por outrem. Nada disso tem haver com os passatempos de Krsna em Vrindavana, por que nos daríamos o trabalho de criar um cenário imaginário para Krsna se Ele já tem os Próprios ?
O que voces acham?
4/10 às 20:38 · Editado · Gosto
-

Phalguna Francisco Amaral Sempre vejo otimas noticias sobre a Hungria e a pregaçao de Sivarama Swami,inspirando devotos,fazendo novos devotos(as),fonte de inspiraçao,achei lindo o altar.
4/10 às 20:37 · Gosto
-

Raphael Silva Eu acho que para vestir Radha Krishna assim tem que ter mt amor por Eles...
4/10 às 20:50 · Gosto · 1
-

Yuga Avatara Não sei, Sivarama Swami sabe o que faz, eu como neófito tenho uma noção muito atrofiada do que é e como podemos apresentar a Consciência de Krsna .
Acredito que podemos ceder um pequeno das nossas tradições (assim como foi feito no dia de Natal), sem perder a essência e sem incorrer em incorrer em Sincretismo, desde que seja para Atrair os não devotos ou dar algum tipo de facilidade para a pregação.
Talvez os visitantes no templo se sintam atraídos por Krsna vestido de papai noel, ou até sintam uma identificação ao ver que mesmo a cultura vaishnava aceita a coexistencia de outras linhas.
Ao meu ver este seria o único motivo/benefício em vesti-los assim.
4/10 às 20:51 · Gosto
-

Raphael Silva E se Eles gostarem de ser vestidos assim/
4/10 às 20:51 · Gosto
-

Prahladesh Dasa Adhikari Eu entrei em contacto com Sriman Nrsimha Kavaca Prabhu, responsável pelo Ministério da Adoração à Deidade a nível mundial e ele respondeu:
"Peça-lhes para fornecer a referência, mande-me e nós podemos discutir."
4/10 às 20:58 · Editado · Gosto
-

Prahladesh Dasa Adhikari Ele nem sabe de tal referencia de Prabhupada de vestir as Deidades em trajes ocidentais.
4/10 às 20:59 · Editado · Gosto · 1
-

Prahladesh Dasa Adhikari Adoração a Deidade não pode ser achismos.
4/10 às 20:59 · Gosto · 1
-

Prahladesh Dasa Adhikari Na Austrália um Pujari vestiu as Deidades com um chapéu com rolhas penduradas, Indradyumna Swami disse-lhe para tirá-los.
4/10 às 21:05 · Gosto
-

Adi Karuna Das Não ao sincretismo já...Só faltam colocar cruzes cristãs...bem que alguns devotos já tentaram e a reação foi ficar preso por muitos anos...pensam que podem fazer de Krishna um boneco, qualquer coisa serve, não é bem assim...
4/10 às 21:08 · Editado · Gosto
-

Prahladesh Dasa Adhikari E se Eles não gostarem de ser vestidos assim.
4/10 às 21:08 · Gosto
-

Adi Karuna Das se não gostarem, rsrsr, sai de perto que é bomba...
4/10 às 21:11 · Não gosto · 1
-

Prahladesh Dasa Adhikari Eu acho muito engraçado. Cá em Portugal no santuário Católico de Nossa Senhora de Fátima, lugar de peregrinação para os Católicos, certa vez o sacerdote da Comunidade Hindu Portuguesa foi visitar Fátima e fez um Arati no local de aparecimento da Nossa Senhora. Foi um ESCÂNDALO.
Ele ficou proibido de fazer isso novamente, porque eles no santuário não querem misturas.
4/10 às 21:12 · Gosto · 1
-

Prahladesh Dasa Adhikari Eu respeito o Senhor Jesus com todo meu coração. Mas se vou a um Templo Hare Krsna......é um Templo Hare Krsna.
4/10 às 21:17 · Editado · Gosto · 1
-

Adi Karuna Das kkkkkkkkkkkkkkkkk, mas tem muitos devotos que possuem a mentalidade sentimentalista cristã e ainda acham isso interessante, mesmo sabendo dos genocídos e hecatombes que tal mentalidade pode provocar e já provocou...Em New Vrindava, caso famoso entre os devotos mais antigos, um dos mais íntimos discípulos de Prabhupada colocou terno na deidade e os devotos se vestiam de monge católico, a reação foi pesadíssima...Krishna não é um boneco senhores, muito menos de natal...
4/10 às 21:17 · Editado · Gosto · 1
-

Yuga Avatara Pelo que entendi as deidades acima estão sob os cuidados dos servos de Sua santidade Sivaram Swami. Então podemos entender que é o próprio Sivaram Swami é responsável pelas deidades.
Se falamos que o serviço ás deidades não está sendo feito correto, não criticamos apenas o pujari mas á Sivaram Swami também. Devemos ter muito cuidado nesse momento !!!!!!
4/10 às 22:21 · Gosto
-

Prahladesh Dasa Adhikari Indradyumna Swami mandou tirar. Devemos ter muito cuidado nesse momento !!!!!!
4/10 às 22:55 · Gosto · 2
-

Yuga Avatara Podia ter dito isto desde o começo, não acha ? rs rs
Assim não teria tanta troca de opiniões.
4/10 às 23:11 · Não gosto · 1
-

Prahladesh Dasa Adhikari
4/10 às 23:12 · Gosto
-

Adi Karuna Das Engraçado, quer dizer que qualquer swami pode fazer qualquer coisa e não podemos dizer nada pq somos "inferiores"? Mas em que mundo estamos? Realmente estamos beirando a igreja universal, onde não se pode contestar, só pagar...
4/10 às 23:14 · Editado · Não gosto · 1
-

Adi Karuna Das Ufa, bom saber que ainda temos devotos sensatos como Indradyumna Swami...
4/10 às 23:15 · Gosto
-

Yuga Avatara Devotos que renderam-se totalmente para serviço á Krsna são anos luz á frente de devotos como nós, eles tem intimidade com Krsna, Paramatma dentro dos corações deles os dá realizações diretamente.
Estou dizendo que tem coisas que nós bhaktas não podemos enxergar, e que portanto não podemos colocar nossos pontos de vista no mesmo patamar que os DEles!!!!
4/10 às 23:18 · Gosto · 1
-

Prahladesh Dasa Adhikari Pergunta:
O senhor está defendendo que todos os discípulos de Srila Prabhupada coloquem seus Dhotis num armazem? Como suas idéias sobre roupa oriental não essencial afecta a adoração à Deidade?
Hrdayananda Dasa Goswami Acaryadeva :
Eu quero deixar claro que eu respeito profundamente aqueles devotos que discordam de mim e gostam de servir Prabhupada com Sari e Dhoti .
Às vezes, no calor da discussão palavras como "louco" podem sair, mas tais palavras não refletem minha verdadeira admiração pelos servos de Srila Prabhupada .
Se eu ofendi qualquer devoto, eu sinceramente peço desculpas.
Além disso, as palavras Krsna West simplesmente indica, como dizemos na nossa declaração de missão, que nosso programa tem como objectivo ajudar as pessoas ocidentais aceitar abrigo de Srila Prabhupada.
Estou ciente , pela misericórdia de Srila Prabhupada , que Krsna não é nem oriental nem ocidental .
Como sabemos, muitas vezes Prabhupada deu vários pontos de vista sobre questões externas , não siddhanticas.
Prabhupada no Srimad -Bhagavatam 4.8.54 , e outras declarações relevantes que ele fez, inspira e encoraja-me a tentar o meu melhor para adicionar algo a ISKCON .
Eu não tenho nenhuma intenção de tentar mudar os Templos da ISKCON existentes ou projectos, nem de introduzir informalidades bizarras na adoração da Deidade.
Estou simplesmente tentando o meu melhor para cumprir as instruções que Prabhupada pessoalmente me deu, para o seu prazer.
Se, no decurso de fazê-lo, eu ofendi qualquer um dos servos de Prabhupada, volto a oferecer minhas sinceras desculpas.
4/10 às 23:26 · Gosto · 3
-

Adi Karuna Das Foi devido a essa falsa proteção e idolatria aos swamis que muitos swamis caíram, mas caíram feio, de cabeça. Sem dúvida todos fazem o que podem e Radha conhece o coração de todos, mas o conselho que sempre dou aos ingressantes é que não se iludam com roupas e posições, pois não foi por acaso que tiraram os quadros dos swamis e gurus dos altares...Desconhecer a história trágica de muitos devotos que foram endeusados, talvez por mérito, mas em exagero, facilita a ilusão de quem começa. Isso sem contar a falta de conhecimento da história dos renunciantes. E o mais curioso é que nenhuma mulher tem esse respeito devido, e não por falta de grandes devotas, pelo contrário, conheço várias que são mais renunciantes que muitos swamis. Penso que Acaryadeva também se preocupa com o Krishna West por este motivo: a idolatria à cor açafroada.
4/10 às 23:47 · Editado · Gosto
-

Prahladesh Dasa Adhikari Eu não tenho nenhuma intenção de tentar mudar os Templos da ISKCON existentes ou projectos, nem de introduzir informalidades bizarras na adoração da Deidade. (Srila Acaryadeva)
4/10 às 23:28 · Gosto
-

Adi Karuna Das NUNCA ESQUEÇAMOS DESTAS PALAVRAS, DEVOTOS BRASILEIROS: Acaryadeva Uvaca: "eu respeito profundamente aqueles devotos que discordam de mim e gostam de servir Prabhupada com Sari e Dhoti" "Eu não tenho nenhuma intenção de tentar mudar os Templos da ISKCON existentes ou projetos, nem de introduzir informalidades bizarras na adoração da Deidade"...lembro isto pq já vi tentativa no Brasil de deidades Goura Nitai como Avadhuta e Sannyasi, o que foi proibido com rigor pelo GBC, uma vez que devotas não poderiam chegar perto ou adorar, rs...tem especulação pra tudo.
4/10 às 23:37 · Editado · Gosto
-

Avyakta Rupa Das Hdg que bom que agora o senhor entendeu prabhu.
- Ontem às 2:05 · Gosto · 1
-

Prahladesh Dasa Adhikari "No que diz respeito ao Natal - não é um festival Gaudiya.
Este festival era anteriormente seguido na fazenda na Hungria. Sivarama Maharaja, desde então parou quando isto foi trazido à sua atenção que não era um festival apropriado para a Deidade.
Com base em consulta com outros devotos seniores concluiu-se que não é apropriado para nós observarmos tais festivais.
Melhor que nos concentremos no que tem sido dado a nós nas escrituras e pelos nossos Acaryas". (Sriman Nrsimha Kavaca Prabhu - Ministro a nível mundial da Adoração à Deidade)
Agora uma pergunta filosófica; se Krishna quiser apresentar algum passatempo assim, Ele pode?>
Sim, Ele pode. E de facto, Ele executa ilimitados passatempos em diferentes Lilas. Krsna Lila, Gaura Lila, Rama Lila, Nrsimha Lila, Buddha Lila, etc, Ele também executa Lilas no Ocidente....... Suas Lilas são ilimitadas.
Por exemplo, em Jagannatha Puri e em alguns outros Templos vestem as Deidades com diferentes Veshas (vestimentas) de acordo com diferentes Lilas.
No entanto, para despertar Rasa é necessário adorar a Deidade de uma forma metódica seguindo um padrão numa determinada Lila.
De facto, para os Gaudiya Vaisnavas a adoração à Deidade está relacionada com os passatempos eternos asta-kaliya-nitya-lila (oito períodos diários de passatempos eternos).
Durante o dia enquanto adora a Deidade o devoto(a) medita nos passatempos de Krsna Lila e não outras Lilas.
Um exemplo:
Prata-lila: Passatempos Matinais
Depois de voltar para casa e ser despertado por Mãe Yasoda, Krsna banha e ordenha as vacas, às vezes encontra Radha para passatempos no rio Yamuna. Ali Eles podem desfrutar de uma refeição ligeira no início da manhã, como doces (Bala Bhoga). Srimati Radhika vai para Nandagram cozinhar para Krsna na cozinha de mãe Yasoda. Da mesma forma, após o Mangala-arati, os Sadhakas banham, vestem e alimentam as Deidades com vários doces e outras deliciosas preparações. O serviço à Deidade inclui muitas oportunidades de serviço da mais alta ordem. Cozinhar muitas variedades de alimentos saborosos para oferecer as Deidades é um serviço muito importante, por isso é reservado para os melhores servos de Krsna, Srimati Radharani, Mãe Yasoda e os seus colaboradores mais qualificados. A limpeza é outro serviço muito importante - a limpeza está próxima da divindade. O Sadhaka lembra-se continuamente destes passatempos diários eternos do Senhor e Seus associados, enquanto se envolve em seus vários serviços à Deidade.
Srila Bhaktivinoda explica brilhantemente a importância de uma adoração metódica numa determinada Lila enfatizando que somente desta forma podemos despertar Lobha e consequentemente Rasa:
"Gosvami: Existem dois tipos de Sravana Dasa.
A primeira é o ouvir desordenado ou irregular (krama-hina-sravana-dasa), e o segundo é ouvir metodicamente em uma ordem regular (krama-suddha-sravana-dasa).
Vijaya: O que é krama-hina-sravana-dasa (ouvir irregular)?
Gosvami: Krama-hina-sravana-dasa é ouvir sobre Krisna-lila de forma irregular e desordenada. Ouvir Krsna-lila com inteligência irresoluta resulta neste tipo de Sravana desordenado, porque tal ouvir não permite perceber a relação entre as várias Lilas, e, assim, Rasa NÃO DESPERTA em seu coração.
Vijaya: Por favor, explique sobre krama-suddha-sravana-dasa (o ouvir sistemático).
Gosvāmī: Rasa só desperta em seu coração quando Krsna-lila é ouvida metodicamente ou em uma ordem regular com inteligência resoluta. Quando se ouve a asta-kaliya-nitya-lila (oito períodos diários de passatempos eternos) separadamente dos naimittika-lilas (Lilas ocasionais, como o nascimento divino de Krsna e assim por diante), então sua Sravana é krama-suddha.
Só esta krama-suddha-sravana é desejável no caminho de Bhajana.
Se alguém ouvir a Krsna-lila na forma metódica de krama-suddha, a doçura e encanto da Lila será gradualmente concebida, e a inclinação para realizar Raganuga-bhajana aparece no coração do ouvinte.
Neste momento o Sadhaka pensa consigo mesmo: "Aho! Subala tem um maravilhoso sakhya-bhava para com Krsna. Eu também irei prestar serviço amoroso à Krsna como ele em sakhya-rasa". Este tipo de forte afinidade é chamado Lobha (intensa avidez espiritual)." (Srila Bhaktivinoda Thakura - Jaiva Dharma 40).
E portanto, os devotos nos Templos da Iskcon querem manter a adoração à Deidade direccionada a somente uma Lila.
Isto não quer dizer que particularmente devoto(a)s com suas Deidades particulares não possam vestir suas Deidades lembrando outras Lilas.
No entanto, aqueles buscadores de Rasa saberão como proceder.
Feliz Natal !!!
É bem sabido de todos nós que nas religiões afro-latino-americanas os escravos africanos criaram uma maneira criativa e inteligente de enganar os seus senhores. Sincretismo. Invocavam os seus deuses africanos sob a forma dos santos católicos: Oxóssi na forma de São Sebastião, Ogum como São Jorge, etc, etc. Também adaptaram alguns rituais africanos à tradição cristã.
É isto que queremos? Vestir Sri Sri Radha Krsna como Santa Claus para sermos melhor aceites numa sociedade maioritariamente Cristã?
Eu particularmente tenho uma profunda admiração e respeito pelo Sakti Avesa Avatar Jesus Cristo e desejo um Feliz Natal a todos meus familiares e amigos Cristãos. Mas não sinto a necessidade de vestir minhas Deidades particulares como Santa Claus porque pela misericórdia de Guru e Gauranga estou unidirecionado a Vraja Rasa.
Mas repito, se algum devoto(a) sente que deve vestir suas Deidades particulares representando diferentes Lilas, nenhum problema. É só uma questão de estar focado ou não numa Lila específica.
Esta especificidade é que causa Rasa.
Quando um devoto depois de abandonar o processo regressou ao Templo, manifestou o desejo de adorar o Senhor Jesus e Krsna. Prabhupada salientou que não era possível. Ao que o devoto foi viver na sua casa.
Depois vestir Krsna como Santa Claus não tem nada a ver porque Santa Claus é um devoto (São Nicolau). Vestir Jagannatha como um semideus ainda vai, mas não como um devoto, ainda que seja muito avançado. Krsna não é nem pode ser considerado São Nicolau.
Sim, Ele pode. E de facto, Ele executa ilimitados passatempos em diferentes Lilas. Krsna Lila, Gaura Lila, Rama Lila, Nrsimha Lila, Buddha Lila, etc, Ele também executa Lilas no Ocidente....... Suas Lilas são ilimitadas.
Por exemplo, em Jagannatha Puri e em alguns outros Templos vestem as Deidades com diferentes Veshas (vestimentas) de acordo com diferentes Lilas.
No entanto, para despertar Rasa é necessário adorar a Deidade de uma forma metódica seguindo um padrão numa determinada Lila.
De facto, para os Gaudiya Vaisnavas a adoração à Deidade está relacionada com os passatempos eternos asta-kaliya-nitya-lila (oito períodos diários de passatempos eternos).
Durante o dia enquanto adora a Deidade o devoto(a) medita nos passatempos de Krsna Lila e não outras Lilas.
Um exemplo:
Prata-lila: Passatempos Matinais
Depois de voltar para casa e ser despertado por Mãe Yasoda, Krsna banha e ordenha as vacas, às vezes encontra Radha para passatempos no rio Yamuna. Ali Eles podem desfrutar de uma refeição ligeira no início da manhã, como doces (Bala Bhoga). Srimati Radhika vai para Nandagram cozinhar para Krsna na cozinha de mãe Yasoda. Da mesma forma, após o Mangala-arati, os Sadhakas banham, vestem e alimentam as Deidades com vários doces e outras deliciosas preparações. O serviço à Deidade inclui muitas oportunidades de serviço da mais alta ordem. Cozinhar muitas variedades de alimentos saborosos para oferecer as Deidades é um serviço muito importante, por isso é reservado para os melhores servos de Krsna, Srimati Radharani, Mãe Yasoda e os seus colaboradores mais qualificados. A limpeza é outro serviço muito importante - a limpeza está próxima da divindade. O Sadhaka lembra-se continuamente destes passatempos diários eternos do Senhor e Seus associados, enquanto se envolve em seus vários serviços à Deidade.
Srila Bhaktivinoda explica brilhantemente a importância de uma adoração metódica numa determinada Lila enfatizando que somente desta forma podemos despertar Lobha e consequentemente Rasa:
"Gosvami: Existem dois tipos de Sravana Dasa.
A primeira é o ouvir desordenado ou irregular (krama-hina-sravana-dasa), e o segundo é ouvir metodicamente em uma ordem regular (krama-suddha-sravana-dasa).
Vijaya: O que é krama-hina-sravana-dasa (ouvir irregular)?
Gosvami: Krama-hina-sravana-dasa é ouvir sobre Krisna-lila de forma irregular e desordenada. Ouvir Krsna-lila com inteligência irresoluta resulta neste tipo de Sravana desordenado, porque tal ouvir não permite perceber a relação entre as várias Lilas, e, assim, Rasa NÃO DESPERTA em seu coração.
Vijaya: Por favor, explique sobre krama-suddha-sravana-dasa (o ouvir sistemático).
Gosvāmī: Rasa só desperta em seu coração quando Krsna-lila é ouvida metodicamente ou em uma ordem regular com inteligência resoluta. Quando se ouve a asta-kaliya-nitya-lila (oito períodos diários de passatempos eternos) separadamente dos naimittika-lilas (Lilas ocasionais, como o nascimento divino de Krsna e assim por diante), então sua Sravana é krama-suddha.
Só esta krama-suddha-sravana é desejável no caminho de Bhajana.
Se alguém ouvir a Krsna-lila na forma metódica de krama-suddha, a doçura e encanto da Lila será gradualmente concebida, e a inclinação para realizar Raganuga-bhajana aparece no coração do ouvinte.
Neste momento o Sadhaka pensa consigo mesmo: "Aho! Subala tem um maravilhoso sakhya-bhava para com Krsna. Eu também irei prestar serviço amoroso à Krsna como ele em sakhya-rasa". Este tipo de forte afinidade é chamado Lobha (intensa avidez espiritual)." (Srila Bhaktivinoda Thakura - Jaiva Dharma 40).
E portanto, os devotos nos Templos da Iskcon querem manter a adoração à Deidade direccionada a somente uma Lila.
Isto não quer dizer que particularmente devoto(a)s com suas Deidades particulares não possam vestir suas Deidades lembrando outras Lilas.
No entanto, aqueles buscadores de Rasa saberão como proceder.
Feliz Natal !!!
É bem sabido de todos nós que nas religiões afro-latino-americanas os escravos africanos criaram uma maneira criativa e inteligente de enganar os seus senhores. Sincretismo. Invocavam os seus deuses africanos sob a forma dos santos católicos: Oxóssi na forma de São Sebastião, Ogum como São Jorge, etc, etc. Também adaptaram alguns rituais africanos à tradição cristã.
É isto que queremos? Vestir Sri Sri Radha Krsna como Santa Claus para sermos melhor aceites numa sociedade maioritariamente Cristã?
Eu particularmente tenho uma profunda admiração e respeito pelo Sakti Avesa Avatar Jesus Cristo e desejo um Feliz Natal a todos meus familiares e amigos Cristãos. Mas não sinto a necessidade de vestir minhas Deidades particulares como Santa Claus porque pela misericórdia de Guru e Gauranga estou unidirecionado a Vraja Rasa.
Mas repito, se algum devoto(a) sente que deve vestir suas Deidades particulares representando diferentes Lilas, nenhum problema. É só uma questão de estar focado ou não numa Lila específica.
Esta especificidade é que causa Rasa.
Quando um devoto depois de abandonar o processo regressou ao Templo, manifestou o desejo de adorar o Senhor Jesus e Krsna. Prabhupada salientou que não era possível. Ao que o devoto foi viver na sua casa.
Depois vestir Krsna como Santa Claus não tem nada a ver porque Santa Claus é um devoto (São Nicolau). Vestir Jagannatha como um semideus ainda vai, mas não como um devoto, ainda que seja muito avançado. Krsna não é nem pode ser considerado São Nicolau.