हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

domingo, 6 de outubro de 2013

Pregação estagnada

  • Em relação a "pregação estagnada" acho a declaração de Srimati Gopi Janavallabha DD interessante:
    Reverencias devotos e devotas!
    Jaya Srila Prabhupada!
    Penso e não chego a nenhuma resposta com grande importância e satisfatória sobre em que atrapalha alguém usar dhoti ou sari.
    Na ISKCON temos espetaculares exemplos de pregadores que usam dhoti e são muito bem sucedidos em suas pregações ao redor do mundo, começando por nosso fundador Acarya Srila Prabhupada que com suas humildes vestes transformou o mundo sem precisar fazer uso de roupas que representam nosso mundo capitalista como trajes "sociais".
    Vemos maravilhosos Gurus como: Radhanath Swami, Lokanath Swami, Jayapataka Swami, Indradyumna Swami, Sacinandana Swami e tantos outros pregando exitosamente cada vez mais e em importantes e famosos grupos, todos eles usam dhoti em todos lugares onde vão, até mesmo no encontro com o presidente Barack Obama, Radhanath Swami estava trajado de dhoti e kurta representando exemplarmente seu Guru.
    Vejo fotos e notícias de grandiosos eventos promovidos pelos Gurus citados a cima e nunca os vi usando uma roupa diferente de dhoti e kurta para alcançar algum publico que tenha preconceito com suas vestes e eles tem cada vez mais seguidores e apreciadores!
    Prabhupada criou uma identidade de que os "Hare Krishnas" usam tais vestes e isso se tornou nossa identificação aos olhos de quase todas pessoas, mudar essa imagem seria como deixarmos de ser como as pessoas nos identificam a primeiro momento e nos renegarmos.
    A ideia de se vestir com roupas comuns e estar a paisana é demonstração de que sente vergonha em ser diferente do comum. Pois bem, quem se sente assim que use as calças jeans tradicionais americanas feitas na China, que usem roupas sociais" para forjar uma imagem corporativa com "prestigio social".
    Mas, na minha insignificante visão acho que líderes, gurus, moradores de templos e comunidades, representantes de templos, representantes de projetos e relações públicas DEVEM sim usar as vestes padronizadas por Srila Prabhupada, como representar um Guru sem segui-lo? ou segui-lo apenas em aspectos que convêm a sua mente?
    Devotos que moram em suas casas, tem suas famílias e trabalhos comuns, precisam usar roupas comuns para exercer tais atividades como trabalho e estudar mas, acho que não prejudica ninguém se vestir um dhoti ou sari quando for a um templo fazer um seva ou para pregar publicamente em sankirtan e harinamas, nem vejo isso como uma austeridade ou algo que necessite de algum esforço.
    Até mesmo o Papa que é um famoso líder religioso e até político, não substitui suas vestes para se adaptar ou agradar os preconceituosos.
    Claro que o mais importante na vida espiritual é o desenvolvimento interno de Bhakti que nao depende de vestuário de qualquer tipo mas, isso é algo interno e externamente para inspirarmos os outros e apresentarmos e representarmos a ISKCON tal como ela foi criada, podemos usar sim dhoti e sari e na verdade estas vestes são muito atrativas, de acordo com uma pesquisa americana o sari é considerado a vestimenta mais bonita do mundo.
    Trabalho com vendas de saris e sei o quanto eles são procurados por sua beleza e uma simples compra de saris muitas vezes faz uma ponte entre a cliente apreciadora com a consciência de Krsna, muitas vezes indiquei templos e centros da ISKCON para clientes encantadas com a maneira que as devotas se vestem e várias delas até passaram a cantar japa.
    Bom... para finalizar, acho que a ISKCON principalmente no Brasil precisa de outro tipo de ajuda que vai muito alem de vestimenta, um Guru estrangeiro poderia vir ao Brasil ajudar de muitas maneiras práticas de acordo com nossa realidade local ou vir simplesmente para nos inspirarmos através de seus exemplos de esforços para com a ISKCON, como Jaypataka Swami que mesmo com várias e grandes limitações físicas viaja por todo o mundo mostrando que sua servidão a Prabhupada é muito mais forte que qualquer doença!
    Gouranga \o/
    Gopi Janavallabha dd

    30/9 às 18:32 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari

    Foto de Prahladesh Dasa Adhikari.

    30/9 às 18:35 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari "Ênfase excessiva em tópicos confidenciais (sahajiyas)"
    O que é isso?
    Por acaso não será ler os demais cantos do Srimad Bhagavatam pela manhã e ler o 10º canto a noite antes de ir dormir?
    Isso sem dizer que o Srimad Bhagavatam é o mais importante Rasa Sastra de todos.

    30/9 às 19:44 · Editado · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari Enquanto isso na Ucrânia, 11.000 devoto(a)s cantam em uníssono

    Foto de Prahladesh Dasa Adhikari.

    30/9 às 19:39 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari Eu sou completamente a favor do Krsna West e a importância de um grupo de devoto(a)s comunicar a um nivel de dialogo igual principalmente no meio academico.
    O que não me parece bem é que para isso tenhamos que a todo momento atacar por exemplo a vestimenta padrão da Iskcon aceita por Prabhupada para monges e monjas.
    Não adianta. Os "Hare" tem a sua raiz histórica na India.
    Prabhupada veio da India.
    Os Acaryas são da India.
    A lingua das escrituras são o Sanscrito e Bengali.
    Vrndavana fica na India.
    Mathura fica na India.
    Dwarka fica na India.
    Ayodhya fica na India.
    Entras em contacto com um "Hare" mesmo em trajes ocidentais e com linguagem ocidental........e de qualquer forma és transportado para ....... a India.

    1/10 às 10:21 · Gosto · 2

  • Prahladesh Dasa Adhikari

    1/10 às 10:21 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari "opção no "cardápio"????
    Desculpe, essa opção sempre existiu. Desde 1968
    Sempre foi assim
    "Os chefes de família podem usar Dhotis no Templo, ou outra vestimenta que queiram, mas não de cor açafrão. Eles podem vestir branco, amarelo ou qualquer outra coisa. Fora do Templo eles podem usar uma roupa de cavalheiro americano, com Tilaka, Sikha, e Kanthi. Não é requerido que usem Dhotis, já que a sociedade não entenderia, então fora do Templo um terno (fato em Portugal) é socialmente mais aceitável. Se assim o desejarem, para a cerimônia, eles podem se vestir com Dhotis no Kirtana."
    Carta para Balai - San Francisco 12 mar 1968

    1/10 às 14:09 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Agora se "Hares" fanáticos desrespeitavam os devoto(a)s que não moravam no Templo. Isso é outra coisa.
    Para os monges e monjas é bem claro a forma padrão de vestimenta. Aonde há (e sempre houve) flexibilidade é para devoto(a)s da congregação.

    1/10 às 14:15 · Editado · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari É tão facil explicar para as pessoas. "Olhe, no nosso movimento existem aqueles que são monges e monjas. São renunciantes. Eles tem seus hábitos como renunciantes. Também existe a congregação que tem vida profissional e familiar como qualquer outra pessoa."
    Sempre foi assim.

    1/10 às 14:22 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Mas TODOS renunciantes e congregação seguem 4 principios e cantam 16 voltas
    E assim sim, nós vamos ver quem fica ou sai correndo

    1/10 às 14:32 · Editado · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Com calma a gente chega lá

    1/10 às 14:26 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Sobre os calçados crocs virarem padrão. Se fossemos seguir o padrão da India então teriamos que usar um Paduka

    Foto de Prahladesh Dasa Adhikari.

    1/10 às 14:33 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari Não. Não é necessario.

    1/10 às 14:34 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Quem é que disse que não pode haver rock, regaee, etc devocional?

    1/10 às 14:36 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Quem disse que não podemos usar instrumentos "ocidentais" nos Kirtanas e Bhajanas?

    Foto de Prahladesh Dasa Adhikari.

    1/10 às 14:46 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari Bhajana de Sripada Aindra Prabhu com VIOLINO
    http://www.24hourkirtan.com/mp3/old/Violin.mp3

    Violin

    www.24hourkirtan.com

    1/10 às 14:48 · Gosto · Eliminar pré-visualização

  • Prahladesh Dasa Adhikari E portanto, os "Hare" são uma mistura "efervescente" de algumas coisas da India com algumas coisas ocidentais.

    1/10 às 14:50 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Nós não viemos da India. Mas seguimos algo que veio da India. E o lugar mais importante para todos os devoto(a)s esta na India. Vrndavana e Radha Kunda.
    Sim, Vrndavana esta também no coração dos devoto(a)s. Mas era desejo de Prabhupada que os devoto(a)s congregassem 1 vez por ano no Dhama Sagrado.

    1/10 às 14:55 · Editado · Gosto · 2

  • Prahladesh Dasa Adhikari Brindaban, Brindaban, Brindaban !!!

    1/10 às 14:57 · Gosto · 1

  • Ricardo Silvestre Me too!

    1/10 às 17:34 · Não gosto · 4

  • Prahladesh Dasa Adhikari E quando não foi assim?

    1/10 às 17:41 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari Claro que pode. Não pode adorar a Deidade.

    1/10 às 22:29 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari

    Foto de Prahladesh Dasa Adhikari.

    1/10 às 22:38 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari "Os chefes de família podem usar Dhotis no Templo, ou outra vestimenta que queiram, mas não de cor açafrão. Eles podem vestir branco, amarelo ou qualquer outra coisa. Fora do Templo eles podem usar uma roupa de cavalheiro americano, com Tilaka, Sikha, e Kanthi. Não é requerido que usem Dhotis, já que a sociedade não entenderia, então fora do Templo um terno (fato em Portugal) é socialmente mais aceitável. Se assim o desejarem, para a cerimônia, eles podem se vestir com Dhotis no Kirtana."
    Carta para Balai - San Francisco 12 mar 1968

    1/10 às 22:41 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari E mesmo que se entrasse no altar de traje ocidental e vestisse as Deidades com calça e camisa (o que seria um desvio). Ainda assim Krsna é o Supremo exótico
    Vai explicar que Deus é um rapaz que toca uma flauta. Mata 2 a 3 demonios por dia, foge todas as noites de casa, levanta uma colina com o mindinho da mão esquerda e teve 16.108 esposas e com cada uma 10 filhos.
    Quantas pessoas não encontrei que me disseram, este Deus de vocês é um devasso e muito exótico.
    Mas Krsna é assim. E quem não gostar que ponha sal.

    2/10 às 10:31 · Editado · Gosto · 1

  • Sesalila Das Hdg Interessante este diálogo aqui, parabéns a todos os envolvidos pela linguagem de respeito mútuo..... Mais interessante ainda foi o resumo histórico de Prabhu Nrsimhananda Das CMS, compartilhado por Avyakta Rupa Das Hdg. Obrigado. Pontual e esclarecedor! Ainda ecoa em minha memória os ainda recentes dias na ISKCON em que ser “devoto externo” era ser um caído, fracassado espiritualmente! Se não me engano, Srila Acharyadeva foi um dos primeiros líderes a estabelecer sua residência fora do templo, para dar exemplo. rs
    Bem, já deveríamos saber que “Krishna West” não se trata de aspectos externos propriamente ditos, mas sim da utilização de uma linguagem contextualizada para compartilhar a mensagem original de Srila Prabhupada e dos acharyas predecessores, mantendo os aspectos essenciais. Ajustar o ajustável, como já nos disse Acharyadeva!
    Entretanto, aproveitando o texto inicial da Srimati Gopi Janavallabha DD citado por Prahladesh Dasa Adhikari, onde ela cita o Papa. Ah! Sim, ela se esqueceu de citar Dalai Lama, rs. Uma pergunta: Caso a Igreja Católica estabelecesse que para ser católico autêntico e exitoso todos devessem usar no seu dia-a-dia as mesmas vestimentas do Papa, será que teria o mesmo resultado na vida dos adeptos, ou na abrangência do catolicismo?!
    Lembremos que a ideia é apenas ajustar a linguagem para os diferentes casos! Segue a definição de Linguagem nos dicionários:

    2/10 às 14:52 · Gosto · 5

  • Sesalila Das Hdg LINGUAGEM é qualquer sistema de sinais, ou signos, através dos quais dois seres se comunicam entre si para transmitir e receber informações, avisos, expressões de emoção ou sentimento etc. Embora existam sistemas de linguagem entre animais e até vegetais, é no homem que ela atinge altos níveis de aperfeiçoamento, que se expressam em grande acuidade, expressividade e potencial de armazenamento e memorização, condição básica para a construção de conhecimento e formação de cultura. Entre as várias formas de linguagem (oral, gestual e escrita), é a oral que mais potencial apresenta, e se desenvolveu na forma de línguas, ou seja, um sistema baseado na emissão e recepção de sons, cuja combinação forma os signos significativos das coisas (palavras), e estas, arrumadas em determinadas estruturas, montam as ideias. Neste caso, a língua escrita é a representação gráfica desses sons (letras ou símbolos), agrupadas em palavras. A língua é, assim, um sistema de códigos representativos de coisas, ea comunicação se faz pelo conhecimento desse código tanto pelo emissor quanto pelo receptor da mensagem.

    2/10 às 14:52 · Gosto · 4

  • Sergio Mendes muito bom, Sesalila Das Hdg. grato por trazer a definição de linguagem. é bom tb lembrar, aproveitando o gancho, que roupa é tb uma forma de linguagem. muitos recados são dados pela vestimenta, tanto que mudanças de comportamento são seguidas por mudanças de vestimenta (modas).

    3/10 às 12:28 · Editado · Não gosto · 5

  • Sesalila Das Hdg Esta foi a ideia Mukunda Prabhu..... rs.

    2/10 às 15:18 · Gosto · 1

  • Sesalila Das Hdg Obrigado por esclarecer!

    2/10 às 15:18 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari O Papa, sendo um monge tem que usar um traje padrao. A congregacao dos catolicos nao precisa.
    E com os "Hare", a mesma coisa. Os monges e monjas usam um traje padrao. A congregacao nao precisa usar.

    2/10 às 17:50 · Gosto · 2

  • Avyakta Rupa Das Hdg Eu sou monge ou sou congregação ? rsrsrs

    2/10 às 17:52 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari Boa pergunta

    2/10 às 17:53 · Gosto · 1

  • Avyakta Rupa Das Hdg Ontem fui monge na aula de Bhakti Dhira Damodara Swami, já hoje fui congregação , já que tinha médico marcado...rsrsrs

    2/10 às 17:53 · Não gosto · 2

  • Prahladesh Dasa Adhikari Geralmente (geralmente), os Brahmacaris, Sannyasis e Vanacaris sao monges.

    2/10 às 17:54 · Gosto · 2

  • Avyakta Rupa Das Hdg já vi que virei congregação

    2/10 às 17:54 · Não gosto · 2

  • Prahladesh Dasa Adhikari Isso mesmo

    2/10 às 17:55 · Gosto · 1

  • Avyakta Rupa Das Hdg mas (mas) já que passei bem dos 50 anos posso ser um tipo assim de vanaprasta talvez . . .

    2/10 às 17:55 · Gosto · 2

  • Prahladesh Dasa Adhikari Embora alguns Grhastas tambem vivam em Templos em tempo integral.

    2/10 às 17:55 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari Eu nao vivo em nenhum Templo Hare Krsna.

    2/10 às 17:56 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari Eu sou da congregacao.

    2/10 às 17:57 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari "Os chefes de família podem usar Dhotis no Templo, ou outra vestimenta que queiram, mas não de cor açafrão. Eles podem vestir branco, amarelo ou qualquer outra coisa. Fora do Templo eles podem usar uma roupa de cavalheiro americano, com Tilaka, Sikha, e Kanthi. Não é requerido que usem Dhotis, já que a sociedade não entenderia, então fora do Templo um terno (fato em Portugal) é socialmente mais aceitável. Se assim o desejarem, para a cerimônia, eles podem se vestir com Dhotis no Kirtana."
    Carta para Balai - San Francisco 12 mar 1968

    2/10 às 17:59 · Gosto · 1

  • Prahladesh Dasa Adhikari O que significa ser Vanaprastha?

    2/10 às 18:37 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Letter to Dhruvananda -- Bombay 4 January, 1973: I beg to acknowledge receipt of your letter dated December 17, 1972, and I have noted the contents with care. You have asked me several questions about the deity worship in Los Angeles, so I shall answer them one after another: Your first question, shall Srimati Radharani's feet be showing, the answer is no, they should never be seen. Krsna's feet, however, should be showing.
    I do not know when I have said to anyone that Krsna should not wear anything black color, nor I know where I have given any permission to wear black color, but there is no harm if sometimes Krsna dresses something black. Sometimes in Vrndavana they dress Him in black.
    Yes, the leaves of Srimati Tulasi Devi may be offered to all Visnu-tattva expansions of Krsna, including Nityananda and Balarama.
    You may dress Lord Caitanya in the standard way, main things is do it nicely, don't make it funny. In your Western countries Lord Caitanya should be entirely covered, He should not appear bare-chested.
    Why you are pouring water over the head of Radha and Krsna deities? Big deities should not be bathed in this way, using water or other things. Rather they are bathed daily by mantra, do you not know these things? Under no circumstances shall we bathe the Jagannatha deities with anything water or liquid, they should be bathed with mantra also. Now you are asking if Lord Jagannatha carries flute? Why this nonsense question? You are asking me so many concoctions and manufactured nonsense. Don't bother my head in this way any more. From now on unless I order you do something change or in addition, go on with the usual standard way. You manufacture ideas and then I have to waste my time. I have given you everything already, there is no need for you to add anything or change anything. Why you are asking these things? Who has given you such freedom? Pujari should operate entirely under the supervision of temple president and GBC, not independently. The greatest danger to our movement will come when we manufacture and create our own process for worshiping the deities. So don't ask any more new questions, whatever is going on, follow it just to the exact standard as I have given you, that's all.

    2/10 às 18:43 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Letter to Madhusudana -- Los Angeles 24 January, 1969: Regarding your question about why we dress the Deities in very opulent fashion and not as simple cowherds boy and girl, this is an intelligent question and the answer is that according to the regulative principles we cannot worship Radha-Krishna now. Radha-Krishna worship is meant for persons who have already developed spontaneous love of God. In the training period we are only worshiping Laksmi-Narayana. We worship Radha-Krishna because Laksmi-Narayana is there also, but actually we do not worship Radha-Krishna with our present Deity ceremonies; we are worshiping Laksmi-Narayana. Narayana is there when Krishna is there, but actually we do not worship Radha-Krishna in Their Original Form. This is why we should worship Radha-Krishna in Their Laksmi-Narayana feature with all respect and reverence. If we deviate from this standard then we shall be prakrta sahajiya, or a person who takes things very cheap. We worship Laksmi-Narayana, and because Radha-Krishna includes Laksmi-Narayana, there is no necessity of installing a Laksmi-Narayana Deity. It is just like a king who is engaged in administering justice. Actually that business belongs to the justice department. But what is that justice department? It is all part of the kings energy, and the king also has the power to execute this function.

    2/10 às 18:51 · Gosto

  • Ananda Krishna Lila Daniel Cruz,coloquei a sua questão aos devotos colaboradores da vanipedia e a resposta qu obtive foi esta:
    "Está claramente definida a informação sobre as deidades e sobre como vestir as deidades,incluindo a forma como se devem tratas as mesmas.Existem algumas pequenas citações sobre como os devotos vestirem roupas devocionais para pregar em lugares onde isso possa ajudar,mas não se aplica às deidades."

    2/10 às 18:56 · Editado · Não gosto · 1

  • Ananda Krishna Lila A referencia que procura não existe porque a vanipedia tem tudo o que Srila Prabhupada disse ou escreveu.

    2/10 às 19:03 · Gosto

  • Ananda Krishna Lila Pode sempre entrar em contacto com os devotos e perguntar:
    https://www.facebook.com/groups/VanipediaGroup/?fref=ts

    Vanipedia

    • Vanipedia — the essence of Vedic knowledge - is an encyclopedia of His Divine G...
    Ver mais

    2/10 às 19:41 · Não gosto · 2

  • Prahladesh Dasa Adhikari Ofereça para Krsna um Upavita, e recite:
    Idam Upavitam e o Krsna Mula Mantra.

    3/10 às 12:26 · Gosto

  • Prahladesh Dasa Adhikari Ou então não ofereça o cordão sagrado (Upavita) para Krsna

Buscar