हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Acho que podemos, sim, chamá-los de devotos

Uma dúvida, pode-se denominar de devotos? alguém com problemas relacionados a drogas ou problemas psiquicos? sempre me disseram de que os devotos são comparavéis aos semi-deuses! Assim se um semi-deus é dotado de consciencia e de poderes como podem usar drogas e ainda ter problemas psíquicos?
O devoto escreveu "...nós temos outros devotos com problemas relacionados a drogas, ou problemas psíquicos."
Podemos nos perguntar: o que nos faz tão estúpidos?

thiago brum

Jaya, prabhu.

São problemas típicos de kali yuga mesmo...

Como não denominar "devoto" alguém que tem fé, que serviu Krishna de diversas formas, que ajudou a formar outros devotos?

Assim, às vezes a pessoa passa por determinados problemas que a enfraquecem e ela acaba fazendo coisas que sabe não ser correto. Talvez a pessoa que está usando drogas tenha mais amor no coração e fé do que alguém que esteja totalmente sóbrio.

Não estou defendendo o uso de entorpecentes. Ninguém deve usar. Mas o ponto é que não cabe a nós julgar alguém pelo que vemos por fora, quando a verdade presente no coração de cada um apenas Krishna pode realmente saber.

Tem gente que passa por problemas de relacionamento, alguns passam por problemas de falta de fé, tem gente que pode se tornar extremamente crítico, outros podem se tornar orgulhosos demais.

O uso desse tipo de substância é mais um desses problemas. Seria justo julgar que a pessoa não deve ser considerada devota independente do que está no seu âmago?

Sinceramente, entendo suas dúvidas. Imagino que venha na mente algo como "Caramba! Como pode alguém com tanto conhecimento entrar numa barca furada dessas?!", mas a verdade é que estamos longe de ser um novo Pralada Maharaj ou um Dhruva maharaj e, portanto, temos que estar em constante luta para renovar nossa fé e nos manter no caminho que escolhemos trilhar. Isso é bem difícil e não me parece estranho pensar que alguns encontraram e encontrarão barreiras difíceis em seu caminho.

O que temos sempre que lembrar é que nada disso apaga o passado. Até por uma questão de karma sabemos que os resultados dos serviços devocionais prestados seguirão para as próximas vidas certamente. Sabemos, também, que às vezes o serviço feito não é tão grande em tamanho ou tão "certinho" nos padrões, mas são feitos com o coração e com muito amor, e isso vale muito!!!

Conheci devotos que passaram por esse tipo de problema e sofriam muito por isso, pois sabiam que era errado. Mas insistiam em servir por acreditarem ser essa a única maneira de se salvarem.

Neste momento estou até emocionada lembrando de um amigo que passou por isso, mas que se esforçava tanto buscando melhorar, se envergonhava por não conseguir se livrar de seus vícios, e era tão sincero que eu tinha até vergonha de achar que EU fazia serviço devocional pois a sinceridade dele era muito maior que a minha...

Até mesmo semideuses passam por determinados problemas, como Brahma, que duvidou que Krishna fosse realmente Vishnu, ou Indra, que acreditou ser mais poderoso que o próprio Krishna, como não acreditar que nós, seres humanos EM KALI YUGA (que é onde "o bicho pega", realmente, e o que "nos faz tão estúpidos" rss), não teríamos?

Enfim, seu questionamento é bem válido, mas acho que seria muito difícil para nós dizermos que alguém "deixou de ser devoto", quando não temos acesso a seus sentimentos mais íntimos.

Portanto, caro colega, acho que podemos, sim, chamá-los de devotos. Talvez "um devoto que esteja passando por dificuldades", mas ainda assim, se tem fé e amor por Krishna, é um devoto. Eles podem até ter vícios no corpo, mas há quem tenha vícios na alma e no coração...

Não sei se o senhor vai concordar comigo, mas é realmente o que penso.

Desejando sempre servir,
Kalacandji Devi Dasi (HDG)

Hare Krsna !!!

Eu concordo consigo Kalacandji Mataji.

Vosso servo

Prahladesh Dasa

Buscar