हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quinta-feira, 8 de março de 2012

Karma e Genética Contraceptivos 18

Estimados Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Sriman Mahesvara Caitanya Prabhu vai escrever um ensaio sobre fatores Karmicos e genéticos. Tema relacionado ao "Gene da homossexualidade". Enquanto isso algumas colocações.

No seu livro "Madhurya Kadambini", Srila Visvanatha Cakravarti Thakur descreve que Prarabdha Karma pode ser erradicado somente ao alcançarmos a perfeição de Sadhana Bhakti.

De acordo com Sri Jiva Goswami, Prarabdha Karma é o último estágio Kármico a ser ultrapassado pelo devoto no final do processo.

Sriman Syamasundara Prabhu (ACBSP), famoso astrólogo na ISKCON escreveu um ensaio intitulado "Destino, Livre Arbítrio e a Lei do Karma" aonde ele afirma:

"Em conclusão, todos os Sastras declaram que até mesmo o mais perfeito devoto Maha Bhagavata deve experimentar o seu Karma até que o corpo pereça, o que falar de devotos menos avançados ".

Neste ensaio Sriman Syamasundara Prabhu cita o Vedanta Sutra que afirma:

"... somente os Karmas imaturos de vidas anteriores, ou seja, os Karmas cujos efeitos ainda não começaram, são destruídos pelo conhecimento ".

Este verso mostra que Prarabdha Karma permanece mesmo depois de se obter Vidya (conhecimento).

É bem conhecido entre os astrólogos que o horóscopo indica os Prarabdha Karmas. O horóscopo é realmente a roda do tempo que foi colocada em movimento no momento do nascimento. Os Prarabdha Karmas que a carta apresenta já se manifestaram, é apenas uma questão de tempo antes que eles se manifestem.

E de acordo com o Vedanta Sutra vai acontecer mesmo praticando-se Sadhana para obter Vidya.

"Em conclusão, todos os Sastras declaram que até mesmo o mais perfeito devoto Maha Bhagavata deve experimentar o seu Karma até que o corpo pereça, o que falar de devotos menos avançados ".

Os Karmas

Karma é geralmente classificado como um dos três tipos principais: o Karma do dia-a-dia (Kriyamana), Karma armazenado (Sanchit), e o destino (Prarabdha).

Prarabdha Karma

Em cada existência, ou nascimento, uma pequena porcentagem de Sanchit Karma se manifesta. Prarabdha Karma é a parte do Sanchit Karma que está predestinado a se manifestar nesta vida particular. O tipo de corpo particular de uma pessoa, seu sexo, os pais, cônjuge, filhos, riqueza, classe, credo, raça, meio ambiente, etc, tudo está determinado por esses Prarabdha Karmas. Prarabdha Karma também é referido como destino. Diz-se que ninguém pode deixar seu corpo presente, até que ele ou ela tenha desfrutado, sofrido e esgotado os seus Prarabdha Karmas escolhidos para essa vida particular.

Genes e Karma por Sriman Sita Pati Prabhu

"Os genes controlam em grande medida, quem e o que você é. Grande parte da sua vida é um dada de sua estrutura genética: o seu sexo, sua altura máxima, sua inteligência máxima, a sua construção, a sua disposição. Em termos de metafísica Védica, isto é tanto seu Karma como um produto de seu Karma - uma palavra que significa tanto a ação e reação, pois os dois são inseparáveis. O corpo é descrito como uma máquina, e a entidade viva consciente como um passageiro na literatura védica: sarva-bhutani yantrarudhani mayaya - "As entidades vivas estão sentados em uma máquina feita de energia material" (Bhagavad-gita 18,61)

A natureza material produz um corpo com um destino certo (estrutura genética), e você, a entidade viva, esta associada com essa máquina especial com base em seus desejos anteriores e atividades.

Podemos explicar em termos materiais (genética, economia, sociologia, história) por um corpo nasce na pobreza, em uma área devastada pela guerra e atingida pela fome da África. No entanto, a questão metafísica de "Porque eu nasci na Nova Zelândia, e não na África?" só pode ser respondida através da compreensão da transmigração da alma.

Fatores epigenéticos e alterar seu Karma nesta vida

Além da genética, existem fatores epigenéticos. Os factores epigenéticos controlam a expressão dos genes. Genes podem ser suprimidos ou ativados por fatores internos biológicos externos aos próprios genes. Enquanto os nossos genes são nos dados a partir do momento da concepção, fatores epigenéticos permanecer na esfera de nossa influência consciente durante nossa vida.

Dieta, exercício, boa atitude, tudo isso afeta fatores epigenéticos e influenciam o nosso destino nesta vida. (portanto epigenética esta relacionada com Kriyamana Karma e não Prarabdha Karma - minha observação)

No início do desenvolvimento da ciência da genética muitos cientistas ficaram polarizados em dois campos, com um extremo sendo os "deterministas genéticos". Estes cientistas achavam que "os genes eram supremos", e que todas as variações físicas e comportamentais nos seres vivos eram devidos somente a eles. Hoje é amplamente reconhecido que fatores não-genéticos também influenciam tanto a hereditariedade e a expressão gênica (portanto epigenética esta relacionada com Kriyamana Karma e não Prarabdha Karma - minha observação)

Como o Karma determina a estrutura genética de seu próximo corpo

O mecanismo do Karma é a geração de reações sutis às ações empreendidas em um corpo. Isso ocorre através de Samskaras impressos, ou impressões mentais no corpo sutil da entidade viva. O papel do corpo sutil no Karma é descrito no capítulo 15 do Bhagavad-gita (15,8-9) assim:

"A entidade viva no mundo material traz suas diferentes concepções de vida de um corpo para outro, como o ar transporta os aromas. Assim, ele tem um tipo de corpo e sai novamente deste para outro." Bg. 15,8

A existência desse "corpo sutil" seria responsável pelo fenômeno da memória de vidas passadas (é neste corpo sutil que estão os fatores Kármicos e no corpo grosseiro os fatores genéticos - minha observação)

"A entidade viva, assumindo assim um outro corpo grosseiro, obtém um certo tipo de ouvido, olhos, língua, nariz e sentido do tato, que são agrupados sobre a mente. Ele, portanto, goza de um conjunto particular de objetos dos sentidos." Bg. 15,9" (http://www.atmayogi.com/node/1140)

Portanto fazendo uma relação entre a Epigenética e o Karma, poderiamos afirmar que os factores epigenéticos estão relacionados com Kriyamana Karma mas não com Prarabdha Karma.

Reencarnação e Karma - por Dr. Newton K. e Dr. G.V. Lakshmi, Médicos com Bacharelato em Medicina no Kurnool Medical College, Andhra Pradesh, India.

"A maioria de nós acredita que nossos caracteres individuais são formados a partir do nascimento, na vida presente. Nós, portanto, supomos que a nossa constituição psicológica é moldada a partir de condicionamento parental e social, bem como da nossa herança genética. Fatores como complexos, padronização, mitos pessoais, scripts e origem familiar, etc são acreditados que influenciam nossa personalidade. Estes têm sido usados ​​para explicar como nossa psique tem sido afetada por nossas experiências de infância e / ou a nossa herança genética. A psicologia moderna é predominantemente baseada nesse modelo.

O que este modelo não consegue dar explicações adequadas é para os casos em que muitas pessoas encontram-se de possuir dons especiais e traços de caráter que não podem ser devido à sua história familiar ou herança genética. Ele também não pode explicar porque duas pessoas com história familiar idêntica e herança genética, muitas vezes têm traços de caráter muito variáveis e por vezes comportamentos diametralmente opostos. Este modelo é, portanto, incompleto em sua compreensão da psique humana. Esta é a razão pela qual teve uma taxa de sucesso insignificante quando se trata de tratar distúrbios psicológicos e doenças.

Qualquer busca de um modelo totalmente integrado, que pode fornecer as respostas a todas as perguntas que permanecem sem resposta usando o modelo actual, leva-nos ao estudo da reencarnação. A reencarnação é o elo perdido, que nos ajuda a completar o nosso entendimento. Quando percebemos que somos seres eternos que viveram muitas vidas antes desta, podemos facilmente compreender que nossa psique representa a soma de todas as experiências de todas as nossas vidas, incluindo a actual. Isso explica como os nossa personalidade, situações e condições da vida presente tem suas raízes em nossas vidas passadas. Actividades de vidas passadas, hábitos de vidas passadas, padrões de vidas passadas, experiências traumáticas nas vidas passadas, eventos emocionalmente carregados de vidas passadas e muitas outras experiências de vidas passadas todos juntos fazem o nosso eu presente e estrutura de caráter.

A principal razão para reencarnar é de aprender lições. Reencarnação e Karma são, portanto, inter-relacionadas. Antes de reencarnar, podemos escolher as circunstâncias, os pais, condições sociais e situações em que nascemos, para nos dar as condições ideais para aprender as lições que temos previstos para aprender nesta vida. Assim, a genética da família atual e ambientes psicológicos não são os principais responsáveis para a nossa constituição psicológica. Eles são apenas os veículos para a expressão da alma e servem para trazer a interação de fatores necessários para o desdobramento natural do drama Kármico." (http://www.liferesearchacademy.com/regression/law-of-karma.html)

E assim fatores Kármicos são a causa dos fatores genéticos e direcionam apropriadamente as suas mutações e funções.

Mas para confirmar isto esperemos o ensaio de Sriman Mahesvara Caitanya Prabhu que é biólogo (biologia molecular).

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari (HDG)

Lisboa - Portugal em 07 de Março de 2012


Buscar