Se me permitirem algumas considerações. Por favor, sintam-se a vontade para discordarem.
Dentro do Gaudiya Vaisnavismo, Srila Prabhupada foi o mais exitoso na propagação do Movimento de Sankirtana de Sri Caitanya.
Porque?
1 - Distribuição de livros
2 - Harinama
3 - Distribuição de Prasadam
Analisemos todos os projectos da ISKCON exitosos na actualidade e veremos que todos enfatizam estas três actividades.
Srila Prabhupada já nos deu a estratégia de expansão e manutenção deste Movimento.
Estas três actividades estão baseadas em compaixão. Srila Prabhupada foi exitoso em propagar e manter este Movimento pois com compaixão estava preocupado com os demais e não consigo mesmo.
Todos os projectos aonde os líderes fortememente enfatizam estas três actividades compassivas deixadas pelo Fundador Acarya, não precisam pagar salários para os presidentes de Templo, para os Pujaris e Kirtaniyas e nem precisam ficar desesperados atras da congregação para fazer diferentes serviços.
1 - Os livros de Srila Prabhupada estão destinados a causar uma revolução. São os livros de Srila Prabhupada que farão os entorpecidos de Kali Yuga seguirem os quatro principios e seguirem as Angas de Bhakti. No inicio a Anga de Bhakti mais importante é Sadhu Sanga. Bhakti no coração de um devoto desperta Bhakti no coração de outra entidade viva. É Sadhu Sanga que despoleta tudo o resto, o cantar do Maha Mantra, o recitar o Bhagavatam, o adorar a Deidade. Nos seus livros ele explica-nos como praticar serviço devocional. Mesmo os mais novinhos ficam muito ansiosos por executarem todas as formas de serviço devocional.
"...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados" (Srila Prabhupada)
É através dos seus livros temos o primeiro contacto com Bhakti Yoga.
Distribuam livros, distribuam livros, distribuam livros.
Além disso por estudarmos seriamente os livros de Srila Prabhupada seremos educados no processo do serviço devocional. Bem educados. Investiremos compassivamente na Educação.
2 - Sri Caitanya Caritamrta Adi 7.92:
naca gao bhakta sange kara sankirtana
krsna nama upadesi'tara'sarva jana
"Minha querida criança, continue dançando, cantando, e executando Sankirtana na associação dos devotos. Além disso, sai e pregue o valor de cantar Krsna Nama, pois por este processo você será capaz de libertar todas as almas condicionadas."
No significado Srila Prabhupada explica:
"É outra ambição do mestre espiritual ver seus discípulos não somente a cantar, a dançar e a seguir os princípios regulativos mas também a pregar o movimento de Sankirtana para as outras pessoas de modo a libertá-las, pois o movimento da Consciência de Krsna é baseado no princípio de que uma pessoa deve tentar tornar-se o mais perfeita possível em serviço devocional e ao mesmo tempo pregar o processo para o benefício dos outros."
Sripada Aindra Prabhu salienta que nossa Japa realmente será efectiva se sairmos para cantar congregacionalmente nas ruas e no Templo. O Santo Nome revela-se para aqueles que estão preocupados compassivamente com os demais.
3 - Compassivamente distribuir os restos dos alimentos oferecidos ao Senhor.
."Ninguém deverá passar fome num raio de 10 Km de algum dos nossos Templos" (Srila Prabhupada)
Temos que confiar que estas actividades simples compassivas irão conquistar todas as pessoas do mundo.
Agora, um ponto muito interessante, é que existe um conceito muito errado a proliferar em nosso Movimento e temos que ser muito cuidadosos, de que a distribuição de livros e abrir novos Templos com Brahmacaris é coisa do passado. Este é um conceito erradíssimo. Os livros de Srila Prabhupada é para serem distribuídos pelos próximos 10.000 anos (mesmo com a Internet) e ainda temos milhares e milhares de Templos para abrir.
Este é um conceito perverso que grassa nas fileiras do Movimento revolucionário de Srila Prabhupada. Outras almas também merecem a oportunidade de participarem desta mesma vida monástica (pelo menos por algum tempo). O movimento de Srila Prabhupada não é um movimento doméstico, mas um movimento voltado para novas conquistas.
Mas Prabhu porque a congregação não participam mais?
Ora, não nos cabe julgar porque este ou aquele devoto participa menos ou mais. Podem ser muitos factores. Muita responsabilidade familiar, estar fortemente influenciado pelos modos (o que as vezes poderá durar muitos anos), etc, etc, etc....
Ninguém deve ser forçado ou pressionado a nada. E todos devem ser ouvidos, e todos devem ser bem vindos desde que tenham uma actitude humilde, respeitosa e queiram ajudar. As vezes um determinado devoto(a) fica muito tempo afastado do Movimento e um belo dia retorna à casa, é recebido com muito amor e faz muito serviço. É assim.
Não é pelo volume de serviço material ou espiritual que algum devoto possa oferecer, que vai determinar a possibilidade da sua participação nas decisões. Não é que o devoto que de acordo com suas possibilidades doa 20.000 Euros/Reais possa participar e o devoto que simplesmente e de acordo com suas possibilidades convida as pessoas para irem ao Templo não possa.
Não é que o devoto que de acordo com suas possibilidades distribui 1000 livros por dia possa participar e o devoto que simplesmente e de acordo com suas possibilidades distribua 1 livro por semana não possa.
O que é pouco serviço? O que é muito serviço? É muito arriscado julgarmos desta forma.
No entanto, estes três programas compassivos enfatizados pela liderança a nível nacional e internacional, irão continuamente "renovar o nosso plantel".
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari