हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

"Assim como a pedra Cintamani..."

HARE KRISHNA!

TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Por favor aceitem as minhas reverencias! Atrevi-me com todo respeito a acrescentar em vermelho forte a minha percepção e em azul a minha alegria, neste texto muito elevado postado pelo meu querido senhor Prahladesh dasa.”O santo nome de Krsna é transcendentalmente bem-aventurado. Assim como a 
pedra Cintamani, ele concede todas as bênçãos espirituais, pois ele é o 
próprio Krsna. O nome de Krsna é completo, e é a forma dos humores 
transcendentais (caitanya-rasa-vigrahah). Uma vez que o nome de Krsna não se 
contamina com as qualidades materiais, não há possibilidade dele ser 
envolvido por Maya. O nome de Krsna é sempre liberado e espiritual; Ele 
jamais é condicionado pelas leis da natureza material, o que se dá porquanto 
o nome de Krsna e o próprio Krsna são idênticos”. (Padma Purana)

O Santo Nome de Krsna e Krsna são idênticos e assim como Krsna reserva-se o direito de se manifestar, o Santo Nome também reserva-se o direito de se manifestar de acordo com a rendição de quem canta. Assim o Nome é sempre puro mas o cantar não é sempre puro. Mas purifica a quem canta!

Sim, Namabhasa é muito poderoso e purificante mas não dá Krsna Prema. E ao permanecer muito tempo nesta fase existe a posibilidade de abandonar o cantar. Além da determinação, é preciso o amparo do Guru (Sambandha Jnana através de Diksa), Vaisnavas e das outras Angas de Bhakti.

O Santo Nome é tão poderoso que mesmo Namabhasa, a sombra do Santo Nome dá a liberação. Se alguém vibra o Santo Nome favoravelmente ainda que somente uma única vez por ouvir os devotos a cantar em Harinama nas ruas alcança a liberação. Mas somente Sudha Nama, o cantar inofensivo pode dar Krsna Prema, o amor puro por Krsna. Somente Sudha Nama e não menos que Sudha Nama. Ou O Próprio Senhor Supremo em sua inconcebível potencia! 

Krpa Sidhi e Sadhana Sidhi. Krpa Sidhi é muito raro. Krpa Sidhi é alcançar a perfeição no cantar ou Sudha Nama pela misericórdia da inconcebível potência de Krsna. Srila Prabhupada explica que devemos esperar por Krpa, mas devemos confiar em Sadhana. Nós alcançaremos Sudha Nama através de Sadhana Sidhi. Deus ajuda a quem se ajuda.

O acesso a Goloka Vrndavana esta restrito aos cantores de Sudha Nama que mereceram isto.

Ajamila cantou Namabhasa no momento da morte e então recebeu a chance de posteriormente cantar Sudha Nama em Haridwar e somente depois voltou ao mundo espiritual. Mesmo Ajamila alcançou Sudha Nama através de Sadhana Sidhi.

Sudha Nama ou o cantar inofensivo manifesta toda a pureza do Santo Nome e atracção perfeita a todas as Angas de Bhakti. Nama Aparadha e Namabhasa não manifestam toda a pureza do Santo Nome e proporcionam somente alguma atracção ao serviço devocional. Se não se mostrar a importância e evidenciar as outras Angas de Bhakti, um ladrão e comedor de cachorro não irão se manter fixos e determinados a cantar Nama Aparadha e Namabhasa. Eles vão abandonar o cantar e o serviço devocional. Na prática vemos que é assim. Se o ladrão e o comedor de cachorro estiverem fixo no cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA, eles se sentirão atraídos por todas as Angas de Bhakti, tem de haver seriedade de propósito!

Se eles estiverem fixos, mas somente SE estiverem fixos em cantar Sudha Nama. Se estiverem a cantar Nama Aparadha e Namabhasa precisarão do amparo das Angas de Bhakti e de serem incentivados a glorificá-las pois não sentirão verdadeira atracção.

A única alternativa para acabar com o cantar ofensivo, é cantar constantemente e ininterruptamente o Santo Nome (192 voltas de Japa diariamente). Esta é a recomendação de Srila Haridas Thakura, a autoridade máxima no cantar dos Santos Nomes, que cantava 300.000 Santos Nomes diariamente. TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRI HARIDAS THAKURA!

Se um ladrão ou comedor de cachorros não cantarem constantemente o Santo Nome (192 voltas de Japa diariamente) então eles não terão alternativa a não ser dar muita ênfase as outras Angas de Bhakti juntamente com suas 16 voltas diarias de Japa. A única alternativa é lembrarmos sempre de Deus e nunca nos esquecermos de Deus! Não há outra alternativa.

Diariamente nós nos lembramos de Deus além de cantarmos o Santo Nome (16 voltas), adorando a Deidade, servindo os devoto(a)s, residindo no Dhama sagrado e recitando o Srimad Bhagavatam. E assim nunca nos esquecemos dEle. Ou então cantamos 192 voltas de Japa por dia.

Meu querido senhor Prahladesh dasa, uma rosa com aroma é superior a uma rosa inodora, do mesmo jeito que um devoto erudito é superior a um devoto neófito. Te ofereço as minhas mais sinceras reverencias neste dia auspicioso do desaparecimento do Guru Leão, és erudito e serio, tua presença asidua é uma arrufada de ar fresco neste mundo com escases de devotos determinados a servir os servos, dos servo, dos servos...

Sempre disposto a servi-lo.

Avisranta Nama - O Cantar Constante

Somente o cantar constante (24 Horas) poderá salvar-nos

(Cc Adi 10.43):

"Portanto, nós prescrevemos na nossa Sociedade que todos os nossos alunos devem cantar, pelo menos, dezesseis voltas diárias. Esse cantar deve ser sem ofensas para ser de elevada qualidade. O cantar mecânico não é tão poderoso como o cantar do Santo Nome sem ofensas." ( O cantar mecânico não é tão poderoso./ Isto é muito significativo, esta implícito que o cantar é sempre poderoso.)

Namabhasa é poderoso. Mas a entrada em Goloka Vrndavana está restrita aos recitadores de Sudha Nama, ao cantar puro, inofensivo e ininterrupto.

(SB 6.3.24):

"O cantar do Mantra Hare Krishna é recomendado até mesmo para as pessoas que cometem ofensas, porque se continuarem a cantar vão gradualmente cantar sem cometer ofensas. Ao cantar o Mantra Hare Krishna sem ofensas, um pessoa aumenta o seu amor por Krishna. " ( É este o resultado para todos que cantarem com seriedade. )

Aqui Srila Haridas Thakura está a explicar o cantar contínuo e ininterrupto (192 voltas de Japa) como única forma de acabar com as ofensas.

(Sri Hari Nama Cintamani, Namacarya Srila Haridasa Thakura):

"As dez ofensas ao Nome de Krsna somente poderão ser anuladas através de um cantar contínuo do Maha Mantra Hare Krishna de dia e de noite. Pelo constante cantar do Nome de Krsna as dez ofensas não serão capazes de envolver novamente aquele que está a cantar." ( TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA HARIDASA THAKURA! )

Significado de Srila Bhaktivinoda Thakura:

"O cantar contínuo (Avisranta Nama), significa que só quem canta o Maha Mantra Hare Krsna com grande sentimento durante todo tempo de dia e de noite, excepto durante o tempo necessário para cumprir as necessidades básicas como dormir, etc, é capaz de destruir com sucesso a dez ofensas. As dez
ofensas aos cantar não podem ser apagadas por qualquer outro tipo de actividade ou de expiação piedosa ". ( Apenas a misericórdia inconcebível de Deus pode apagar as dez ofensas. )

Já foi explicado Krpa Sidhi e Sadhana Sidhi. Deus ajuda a quem se ajuda. As ofensas são apagadas pelo cantar constante (192 voltas de Japa - 24 horas a cantar). Ou são apagadas por cantar 16 voltas e ocupar-se em glorificar as outras Angas de Bhakti.

(SB 7.5.23):

"Enquanto canta o Santo Nome do Senhor, uma pessoa deve ter o cuidado de evitar estas dez ofensas. Não há como anular estas ofensas. Assim, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome cante vinte e quatro horas por dia. O canto constante do Santo Nome fará com que a pessoa fique livre das ofensas e será gradualmente elevada à plataforma transcedental na qual pode cantar o Santo Nome puro e tornar-se um devoto que ama a Suprema Personalidade de Deus." ( Todas as glórias ao MAHA MANTRA HARE KTRISHNA! )

Cantar constante (192 voltas por dia - 24 horas). Ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti que amparam e suportam Nama Aparadha e Namabhasa.

(Caitanya Bhagavata Adi 14.140):

"Os Vedas são totalmente incapazes de descrever plenamente as glórias de quem canta o Maha Mantra Hare Krsna constantemente de dia e de noite e até mesmo enquanto come e dorme."

(Cc Antya 20.18):

"Independentemente do tempo ou lugar ou quaisquer regras e regulamentos, uma pessoa que canta o Maha Mantra Hare Krsna, mesmo enquanto come ou dorme, atinge toda a perfeição".

(Cc Madhya 22.113):

"Existem muitos princípios regulativos nos Sastras e instruções dadas pelo Mestre Espiritual. Estes princípios regulativos devem agir como agentes dum
princípio básico, ou seja, devemos sempre nos lembrar de Sri Krishna e nunca nos esquecermos dEle. Isto é possível
quando cantamos o Mantra Hare Krsna. Portanto, deve-se cantar Hare Krsna estritamente vinte e quatro horas por dia". ( Todas as glórias ao senhor Srila Prabhupada! Vendo a nossa incapacidade e a capacidade do MAHA MANTRA HARE KRISHNA, ele nos pediu que, no mínimo as dezasseis (16) voltas diárias se mantivessem. )  

E também vendo a nossa incapacidade de cantar 24 horas por dia (192 voltas) ele juntamente com o cantar de 16 voltas priorizou e enalteceu as outras Angas de Bhakti.

No Namastake é indicado:

"Lembre-se que o nosso último suspiro pode vir a qualquer momento, não importa se estamos velhos e doentes ou se somos jovens. Portanto, tanto jovens como idosos devem cantar o Maha Mantra Hare Krsna incessantemente porque esta é a única verdade neste mundo".

Se um ladrão ou comedor de cachorros não cantarem constantemente o Santo Nome (192 voltas de Japa diariamente) então eles não terão alternativa a não ser dar muita ênfase as outras Angas de Bhakti juntamente com suas 16 voltas diarias de Japa. ( Todas as glórias ao senhor Srila Prabhupada! Ele sabe que o principio é o cantar, tudo o mais vem depois. É inevitável. )

Ao cantar Sudha Nama, tudo o mais vem depois. É inevitável. Mas, ao cantar Nama Aparadha e Namabhasa por muito tempo nem tudo vem depois. As outras Angas de Bhakti devem ser priorizadas juntamente com o cantar. Devemos com amor, sinceridade e sem receios glorificar o Srimad Bhagavatam, os Vaisnavas (mil Dandavatas por dia...;)), o Dhama sagrado e as Deidades Arca Avatara que Srila Prabhupada bondosamente instalou nos seus Templos para o nosso benefício.

A constante lembrança que nos é feita por outros devotos de que devemos cantar nossas voltas é a demonstração prática de que o cantar ofensivo de Nama Aparadha e Namabhasa devem ser amparados e suportados pelas outras Angas de Bhakti. Neste caso Sadhu Sanga.  ( TODAS AS GLÓRIAS AS CINCO ANGAS DE BHAKTI )

TODAS AS GLÓRIAS AS CINCO ANGAS DE BHAKTI

Haribol !!!

Sadhu Sanga é o que há de melhor e KRISHNA KATHA é o objectivo. Todas as glórias a actividade de Sankirtana! Todas as glórias ao Prampara! Todas as glórias a ISKCON!

Vosso servo

Nanda-gopa dasa

HAE KRISHNA!

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

www.bhakti-tattva.blogspot.com

HARE KRISHNA!
TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!
TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Por favor aceite as minhas reverencias senhor Prahladesh dasa!
Da minha parte, jamais me verás ficar contra as escrituras sagradas, isto seria ficar contra o Senhor Supremo! Só os tolos desafiam aquEle que sempre vence. Espero sinceramente que perceba a minha preocupação "mesmo que seja desnecessária" tenho pouco tempo de iniciação espiritual, sempre acreditei e acredito que Deus Se manifesta na medida da sinceridade de cada devoto. Porem acompanho este movimento há mais de trinta e cinco anos, já o vi passar por muitas tempestades e muitos barcos naufragaram. Depois de prestar muita atenção percebi que a falta de confiança no MAHA MANTRA HARE KRISHNA é a causa preliminar dos transtornos acometidos por muitos devotos. Mesmo Pujares, Sanyases... sucumbiram em Maya por falta de confiança nestas trinta e duas silabas.

Nanda Gopa Prabhuji, no "Néctar da Devoção" a partir do capítulo 6, Srila Rupa Goswami e Srila Prabhupada explicam como executar serviço devocional. No capítulo 13 (recomendo a leitura atenta deste capítulo diversas vezes) intitulado "O Maha Mantra" era de se esperar que eles simplesmente falassem sobre e glorificassem o Maha Mantra Hare Krsna.

Certo? Errado.

Neste capítulo eles explicam e glorificam as cinco Angas de Bhakti. Ora bem, porque num capítulo dedicado ao Maha Mantra Hare Krsna, eles glorificam outras Angas de Bhakti? Qual o sentido disto?

O capítulo é dividido em duas partes.

1 - Srila Prabhupada começa a explicar sobre o cantar espontâneo e o cantar puro de Sudha Nama. Para aqueles que cantam nesta plataforma nada mais é necessário. Elas cantam o Santo Nome puro e inofensivo Sudha Nama constante e ininterruptamente por 24 horas.

2 - A partir do comecinho do 4º parágrafo, Srila Prabhupada começa a explicar a segunda parte (para o benefício daqueles (a grande maioria de nós) que não cantam espontaneamente com determinação)

Ele diz:

"Para pessoas que não se sintam inclinadas a limpar a poeira de seus corações e queiram conservar as coisas como estão, não é possível conseguir o resultado transcedental que se alcança com o cantar do Maha Mantra Hare Krsna."

Então Srila Prabhupada nos anima:

"Por isso, devemos nos animar e desenvolver nossa actitude de serviço para com o Senhor (através das outras Angas de Bhakti que ele vai explicar a seguir), porque isto nos ajudará a cantar sem cometer ofensa alguma. E assim, orientado por um mestre espiritual, o discípulo é simultaneamente treinado a prestar serviço (através das outras Angas de Bhakti que ele vai explicar a seguir) e ao mesmo tempo a cantar o Maha Mantra Hare Krsna. Assim que desenvolvermos a nossa atitude espontânea de serviço (através das outras Angas de Bhakti que ele vai explicar a seguir), poderemos imediatamente compreender a natureza transcedental dos Santos Nomes do Maha Mantra."

Então, Srila Prabhupada começa a glorificar as cinco Angas de Bhakti:

1 - "Os Vedas declaram: "Como é maravilhoso que simplesmente por residir em Mathura, mesmo por um dia, pode-se alcançar uma atitude transcendental amorosa para com a Suprema Personalidade de Deus! Esta terra de Mathura deve ser mais gloriosa que Vaikuntha Dhama, o reino de Deus!"

2 - "Quanto à adoração da forma do Senhor, Rupa Gosvami cita o seguinte verso: "Meu caro amigo, se você ainda tem o desejo de apreciar a companhia de seus amigos dentro deste mundo material, então não olhe para a forma de Krsna, que está na margem do Kesi Ghata [balneário em Vrindavana]. Ele é conhecido como Govinda, e Seus olhos são muito encantadores. Ele está tocando Sua flauta, e na Sua cabeça há uma pena de pavão. E o luar do céu ilumina todo o Seu corpo "
O significado deste verso é que se alguém se apega à Srimurti, ou a Deidade de Krsna, adorando em casa, então ele vai esquecer as suas relações do chamado amor, amizade e sociedade. Assim, é dever de cada chefe de família instalar Deidades do Senhor em casa e começar o processo de adoração juntamente com todos os membros de sua família..."

3 - "Rupa Gosvami escreve ainda: "Meu caro amigo tolo, eu acho que você já ouviu alguma parte do auspicioso Srimad Bhagavatam, que denuncia a busca dos resultados das actividades fruitivas, o desenvolvimento económico e de liberação. Eu acho que agora é certo que os versos do Décimo Canto do Srimad Bhagavatam, descrevendo os passatempos do Senhor, entrarão aos poucos em seus ouvidos e penetrarão seu coração."

4 - "Quando a pessoa tem a fortuna de entrar em contacto com um devoto puro sente-se muito ansiosa para ouvir sobre Krsna, para aprender sobre Krsna, ou em outras palavras, para se tornar plenamente consciente de Krsna."

5 - "Da mesma forma, há uma indicação sobre ouvir e cantar o Maha Mantra:
"Diz-se que os santos têm sido capazes de ouvir a vibração das cordas da Vina nas mãos de Narada, que está sempre cantando as glórias do Senhor Krsna. Agora essa mesma vibração do som tem entrado nos meus ouvidos, e eu estou sempre sentindo a
presença da Personalidade Suprema. Aos poucos eu estou me tornando despojado de todo o gozo material."

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Grandes personalidades sucumbiram e sucumbem em Maya por falta de confiança nestas trinta e duas sílabas e por não refugiarem-se nas outras Angas de Bhakti que lhes auxiliariam a ultrapassar Nama Aparadha e Namabhasa.

Para a saúde da ISKCON, as cinco Angas de Bhakti devem ser constantemente evidenciadas e destacadas. Isto seria desnecessário se todos estivessem a cantar ininterruptamente (24 horas por dia) e inofensivamente Sudha Nama, o cantar puro que manifesta o Santo Nome completo.

Estamos no olho do furacão, este mundo material é repleto de misérias por todos os lados, a maioria esmagadora nunca ouviram falar de Deus em Sua Plenitude Absoluta e Inconcebível, portanto a minha preocupação é para com a maioria, os desafortunados que não sabem que Deus é Superior as escrituras, as regras e as regulações. Não me empenho para dar instruções a Católicos, Hindus, Islamitas, Budistas...meu esforço é para com todas as almas condicionadas, que assim como eu já vivi e sofri em muitas religiões e sociedades desprovido do conceito Supremo, em muitas vidas passadas, e desejam encontrar o caminho de volta ao lar original.

Srila Prabhupada recomenda o que deve ser feito para a maioria esmagadora ("Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados").

"...Os detalhes seguintes delineiam uma prática geral através da qual as pessoas podem se preparar para uma fácil viagem aos planetas Vaikunthas (antimateriais) onde a vida é livre de nascimento, velhice, doença e morte.

Prática geral (funções positivas):
...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.

estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.
São eles os seguintes:
1 - Devemos nos associar com os devotos...
2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstãncias...
3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...
4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...
5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...
...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.

De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.
...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...
...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..." (Do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" de Srila Prabhupada)

Assim logo entendi que não há outro caminho! Não há outro caminho! Não há outro caminho! Eu confio no MAHA MANTRA HARE KRISHNA como sendo o Topo de tudo que se possa querer e ficaria muito contente por ver todos os devotos entusiasmados, os simpatizantes, os neófito, os académicos, os eruditos...todos com este mesmo humor.

Sudha Nama, o cantar puro é o topo de tudo. Para isto acontecer é necessário enfatizar forte e constantemente as outras Angas de Bhakti juntamente com Nama Apardha e Namabhasa (fases que para a maioria leva muito tempo).

Deus é completamente completo, perfeitamente perfeito, e eu não desejo nada alem de Deus. Não sou qualificado, nem sou um erudito, mas tenho uma firme fé no canto do MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Não vou pedir desculpas aos meus irmãos, em por vezes os constranger em lembrar a eles desta premissa fundamental do movimento para consciência de Deus, SRI KRISHNA, mas vos peço desculpas por me faltar as palavras adequadas para manifestar o que todos eles tem de saber. Meu querido senhor não pense que estou contra as escritura, as cinco Angas de Bhakti são absolutas em Se mesmo, e é saudável  pratica-las, mas Deus é quem as criou. Para voltarmos ao lar original temos antes de tudo cantar o MAHA MANTRA HARE KRISHNA com amor e devoção evitando as dez ofensas. É simples e qualquer um pode fase-Lo! Independentes de todos os tipos de religião e filosofias.

Além da determinação, entusiasmo e muita fé para cantar, que é muito louvável e requerido, é preciso para manter a determinação e entusiasmo, evidenciar as outras Angas de Bhakti juntamente com o cantar de Nama Aparadha e Namabhasa. Caso contrário nesta era ferrenha de Kali Yuga, se as outras Angas de Bhakti não forem evidenciadas juntamente com o cantar de Nama Aparadha e Namabhasa, a determinação e o entusiasmo irão esmorecer.

Talvez uma alma muito rara seja capaz de cantar com determinação inquebrantável sem associar-se com o Guru e Vaisnavas, sem recitar o Bhagavatam, sem adorar a Deidade e sem residir no Dhama.

A grande maioria de nós precisa refugiar-se nas outras Angas de Bhakti juntamente com o cantar de Nama Aparadha e Namabhasa.

Aqueles que cantam Sudha Nama sentem atração natural pelas outras Angas de Bhakti. Aqueles que cantam Nama Aparadha e Namabhasa não tem esta atração pelas outras Angas de Bhakti e devem ser constantemente lembrados da importância de executá-las juntamente com o cantar ofensivo.

O processo é muito simples e não existem regras rígidas nem qualificações prévias. Temos que simplesmente mover os lábios. Pode haver algo mais simples do que isto? Mas somente Sudha Nama, o cantar puro inofensivo e ininterrupto nos levará a Goloka Vrndavana.

O Senhor Sri Krisha diz no Bhagavad-gita: API CET SUDURACARO BHAJATE MAM ANANYA-BHAK. "MESMO QUE O MAIS PERVERSO DOS HOMENS ORE A MIM, ELE SERÁ ELEVADO"

Krpa Siddhi - Sadhana Siddhi

Srila Prabhupada explica que para a maioria o caminho é através de Sadhana Siddhi.
No livro "O Néctar da Devoção" é explicado que existem duas maneiras de alcançar a perfeição no serviço devocional:

Krpa Siddhi
Sadhana Siddhi

"O Néctar da Devoção" Capítulo 25:

"Este estágio perfeito pode ser alcançado de duas maneiras:
...por progedir gradualmente no serviço devocional,...ou pela misericórdia sem causa de Krsna, sem ter executado todos os detalhes do serviço devocional."

Exemplos de Krpa Siddhi

1 - Espôsas dos Brahmanas - Capítulo 25 do Néctar da Devoção:
Os Brahmanas disseram:
"Como é maravilhoso que tais mulheres tenham alcançado esta perfeição....." Ou seja, sem passar por nenhum processo, mas pela graça de Krsna.

2 - Sukadeva Goswami - Capítulo 25 do Néctar da Devoção:
Narada disse:"Mesmo sem ter vivido sob os cuidados do mestre espiritual, você alcançou este status elevado de conhecimento transcendental."

3 - Brahmana no sul da Índia - Quando O Senhor Caitanya esteve no sul da Índia encontrou-se com um Brahmana que não sabia ler, mas que estava muito apegado aoBhagavad Gita e chorava de êxtase.O Senhor Caitanya abençou-o.

4 - Srila Gaurakisora Dasa Babaji Maharaja - Srila Prabhupada declara:
"Vocês ficarão surpresos que o Guru Maharaja de meu mestre espiritual foi Srila Gaura Kishora Dasa Babaji Maharaja. Ele era completamente iletrado. Ele não sabia asssinar seu nome e meu Guru era o homem mais erudito da sua época. Ele aceitou aquele Guru que era completamente iletrado.Mas quando Srila Gaurakishora Dasa Babaji falava dava todas as referências Védicas"

Exemplo de Sadhana Siddhi

No Néctar da Devoção Srila Prabhupada da o exemplo do sábio erudito Markandeya Rishi que alcançou a perfeição no serviço devocional por executar todos os princípios de serviço.

No entanto Krpa Siddhi é muito, muito raro.

No Capítulo 17 do Néctar da Devoção Srila Prabhupada Explica:

"Elevação ao estágio de êxtase da vida é geralmente alcançado pela associação com devotos puros, enquanto que a elevação pela misericórdia especial de Krsna ou Seu devoto é muito raro."

Portanto, para a maioria é Sadhana Siddhi, ou seja, associação com devotos, cantar Hare Krsna (16 voltas), absorver-se no Srimad Bhagavatam, adorar a Deidade e residir no Dhama.

Srila Prabhupada continua a explicar:

"O significado é que devemos executar serviço devocional estritamente na associação dos devotos, e esta posição de êxtase irá se manifestar.
Evidentemente, em casos especiais, existe um favor especial de Krsna, e embora devamos sempre esperar por isto, não devemos simplesmente sentar e esperar pela misericórdia especial de Krsna;

os deveres regulares devem ser executados.

Isto é exatamente como quando alguém que nunca foi a escola ou ao colégio é reconhecido como um grande acadêmico, ou títulos honorários de grandes Universidades lhe são oferecidos.
Mas isto não significa que alguém deva evitar a escola e esperar automaticamente receber o título honorário de alguma Universidade.
Da mesma forma, uma pessoa deve devotadamente executar os princípios regulativos do serviço devocional e ao mesmo tempo esperar pelo favor de Krsna e pelo favor de Seu devoto."

Todas as glórias a actividade de Sankirtana! Todas as glórias ao Parampara! Todas as glórias a ISKCON!

Vosso servo
Nanda-gopa dasa
HARE KRISHNA!

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

www.bhakti-tattva.blogspot.com

HARE KRISHNA!

TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Por favor aceite as minhas mais sinceras reverencias, meu querido senhor Prahladesh dasa!

Querido Sriman Nanda Gopa Prabhuji, por favor, também aceite minhas mais sinceras reverências. Vão aqui minhas notas finais sobre seus textos. Não mais me pronunciarei diretamente sobre eles.

O Senhor Supremo é muito amável e misericordioso, Ele esta me concedendo a oportunidade para falar das potencias de Seus nomes inconcebíveis com um devoto erudito e sincero, agradeço a Deus por esta graça e por te ter como amigo.Meu querido e qualificado servo, do servo, do servo...tens falado tudo acertadamente, ninguém em bom juízo poderá te contrapor. As glórias e as potencias do MAHA MANTRA HARE KRISHNA são totalmente transcendentais, nada que se diga por mais selectas que sejam as palavras podem manifestar as Suas potencias inconcebíveis em Sua totalidade! O canto com amor e devoção evitando as dez ofensas é muito poderoso! Ele pode rectificar todas as distorções, inclusive as que se desviam das cinco ANGAS DE BHAKTI. Os devotos avançados como por exemplo o Senhor Sri Krishna Caitanya Mahaprabhu praticava todas as Angas de Bhakti, logo podemos entender na pratica que mesmo a maior autoridade das escrituras Védica dava o exemplo. O Senhor Supremo, SRI KRISHNA, mesmo sendo O Supremo aceitou um Guru, e sempre esteve com bons amigos. Os Vedas é uma de Sua manifestações, como a colina de Govardana também é. Quando cantamos com amor e devoção evitando as dez ofensas, estamos praticando as cinco Angas de Bhakti. Estamos no lugar sagrado, estamos com a totalidade das escrituras sagradas, estamos com as Deidades na manifestação sonora, estamos na melhor companhia.

É por isso que Srila Haridas Thakura cantava 192 voltas de Japa diariamente. Porque todas as Angas de Bhakti estão contidas no cantar puro contínuo de Sudha Nama. Ao cantar 16 voltas de Nama Aparadha e Namabhasa por muito tempo, para alcançar Sudha Nama é preciso enfatizar e ocupar-se nas demais 22 horas do dia nas outras Angas de Bhakti acompanhadas do cantar dos Santos Nomes.

Quando estamos a falar sobre um determinado tópico, devemos consultar todas as afirmações de Srila Prabhupada sobre o mesmo. Ao falarmos sobre o cantar do Maha Mantra Hare Krsna, temos que analizar tudo o que Srila Prabhupada afirmou sobre as dezesseis voltas, tudo o que Srila Prabhupada afirmou sobre Avisranta Nama ou o cantar constante, tudo o que Srila Prabhupada afirmou sobre as cinco Angas de Bhakti. Fazer um apanhado geral e conclusivo.Não podemos apanhar uma citação isolada.

1 - "Em essência, o método é muito simples. Precisamos apenas cantar HARE KRISHNA, HARE KRISHNA, KRISHNA KRISHNA, HARE HARE, HARE RAMA, HARE RAMA, RAMA RAMA, HARE HARE, e seguir os princípios regulativos, estaremos evitando os quatro pilares da vida pecaminosa, e cantando o mantra Hare Krishnaestaremos nos associando constantemente com Deus."

( Srila Prabhupada, "Elevação a consciência de Krishna" pg. 31)

(Cc Adi 10.43):

"Portanto, nós prescrevemos na nossa Sociedade que todos os nossos alunos devem cantar, pelo menos, dezesseis voltas diárias. Esse cantar deve ser sem ofensas para ser de elevada qualidade. O cantar mecânico não é tão poderoso como o cantar do Santo Nome sem ofensas."

2 - (SB 7.5.23):

"Enquanto canta o Santo Nome do Senhor, uma pessoa deve ter o cuidado de evitar estas dez ofensas. Não há como anular estas ofensas. Assim, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome cante vinte e quatro horas por dia. O canto constante do Santo Nome fará com que a pessoa fique livre das ofensas e será gradualmente elevada à plataforma transcedental na qual pode cantar o Santo Nome puro e tornar-se um devoto que ama a Suprema Personalidade de Deus."

3 - ...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.

estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.

São eles os seguintes:

1 - Devemos nos associar com os devotos...

2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstãncias...

3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...

4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...

5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...

...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.

De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.

...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...

...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..." (Do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" de Srila Prabhupada)

A - Temos que cantar 16 voltas diariamente. Mas o cantar tem que ser inofensivo para ser efectivo.

B - Para o cantar ser inofensivo tem que ser um cantar constante (192 voltas - 24 horas).

C - Como não cantamos 192 voltas, praticamos as outras Angas de Bhakti. Assim chega-se ao glorioso, independente, poderoso Sudha Nama. A única forma de afastar-se das ofensas é cantar constantemente (192 voltas de Japa) ou cantar 16 voltas e ocupar-se no tempo restante nas outras Angas de Bhakti. A única forma de evitar as ofensas é estar ocupado 24 horas em serviço devocional (a cantar ou nas outras Angas de Bhakti).

Namabhasa é antisséptico até um certo ponto. Nama Aparadha e Namabhasa, porque não são o cantar puro (embora o Santo Nome seja sempre puro), devem ser amparados e suportados pelas outras Angas de Bhakti.

Aquela alma pura que já alcançou o ponto em que já não há mais retorno e que já está a cantar ininterruptamente Sudha Nama, o cantar puro e inofensivo nada mais é requerido, pois todas as Angas de Bhakti estão contidas em Sudha Nama. Mas mesmo estes devotos puros ocupam-se e enfatizam as outras Angas além do cantar para dar o exemplo aos iniciantes.

Meu querido senhor, nesta era das desavenças e hipocrisia e aonde a memoria é muito curta, fica muito difícil outras linhas filosóficas, religiosas aceitarem métodos contrários as suas tradições seculares, mas todos estes conceitos receberam de bom grado o simples canto do MAHA MANTRA HARE KRISHNA, uma vez que venhamos dizê-los que Deus Se encontra na Sua totalidade neste canto, inclusive as suas tradicionais e praticas religiosas se encontram contido nEle.

O processo da era é cantar os Santos Nomes de Deus. Deus tem ilimitados nomes. Um cristão pode cantar o nome de Cristo.

"Quando nos dirigimos a Deus como "Cristo", "Krsta" ou "Krsna", indicamos a mesma Suprema Personalidade de Deus todo-atractiva." (Srila Prabhupada com Padre Emmanuel, 1974)

Podemos incentivar a eles, (As outras linhas) da seguinte forma: "continuem sendo bons Católicos, bons Judeus, bons Bhudistas...mas não deixem de cantar as glórias da Suprema e Inconcebível Personalidade de Deus, este canto vai purificar todas as suas actividades!" Nesta era de Kali o único refugio é o canto do MAHA MANTRA HARE KRISHNA, Ele nos dará entusiasmo para praticar as cinco Angas de Bhakti. Ele é muito poderoso!

Namabhasa é muito poderoso e nos dará algum entusiasmo. Mas ainda assim precisaremos de apoio das outras Angas de Bhakti para alcançarmos Sudha Nama, o cantar puro e inofensivo.

Podemos estar com Ele em qualquer circunstancia, no banho, na rua, quando estivermos "só", quando estivermos executando a fecundação, quando estivermos urinando, quando estivermos nos divertindo, quando estivermos doentes, quando estivermos morrendo...Deus, na Sua forma sonora pode ir a todos os lugares e não Se contaminar, e por ser anticéptico ainda nos descontaminará. 

Se alguém cantar 192 voltas de Japa é perfeito. Assim como a discípula de Srila Haridas Thakur cantava 300.000 Santos Nomes por dia. Contudo na ISKCON nós cantamos 16 voltas e ocupamo-nos nas outras Angas e todas estas ocupações nos descontaminam.

Lembra-se do capítulo sobre o Maha Mantra Hare Krsna no "Néctar da Devoção":

Srila Prabhupada afirma:

"Rupa Goswami declara que os cinco tipos de actividades devocionais - a saber: residir em Mathura, adorar a Deidade do Senhor, recitar o Srimad Bhagavatam, servir a um devoto e cantar o Maha mantra Hare Krsna - são tão potentes que um pouco de apego a qualquer um destes cinco ítens pode despertar êxtase devocional até mesmo em um neófito."

As outras Angas de Bhakti são gloriosas e poderosas por elas mesmas e quando acompanhadas do Maha Mantra Hare Krsna, inspiram-nos a cantar mais e com mais qualidade (Nama Aparadha e Namabhasa).

Alguém poderá conceber a força descontaminante e antisséptica da associação com um devoto puro do Senhor, do Srimad Bhagavatam, da Arca Avatara Deidade de Krsna e do Dhama sagrado. Além destas actividades serem gloriosas, poderosas e antissépticas por elas mesmas quando acompanhadas do Maha Mantra Hare Krsna, inspiram-nos a cantar mais e com mais qualidade. 

Não é que alguém pode esperar alcançar a perfeição na vida devocional em Kali Yuga sem cantar. O processo de auto realização é o cantar. Não é que alguém por exemplo pode viver no Dhama sagrado sem cantar ou adorar as Deidades sem cantar. Além destas actividades serem gloriosas, poderosas e antissépticas por elas mesmas quando acompanhadas do Maha Mantra Hare Krsna, inspiram-nos a cantar mais e com mais qualidade.

As outras Angas de Bhakti somente são enfatizadas porque não cantamos 192 voltas de Japa diariamente.

Meu querido amigo este meu empenho no cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA nasceu por ver a negligencia No mesmo, e por ironia entre os devotos da nossa amada ISKCON, se não praticarmos no mínimo as dezasseis voltas diárias tudo estará se perdendo!

As 16 voltas diárias e as outras Angas de Bhakti. Processo de auto realização significa estar 24 horas ocupado no processo de auto realização.

Toda filosofia passará para o quadro da especulação filosófica e mitologia Hindu. Maya é muito subtil, ela não deixa passar a quem se afasta do objectivo de todas as austeridades e sacrifícios. O objectivo é SRI SRI RADHA-KRISHNA. Para isso temos de aceitar um Guru genuíno e fidedigno ao Parampara, e aceitar as suas instruções. Deus na forma de Seus nome vai nas regiões mais escuras da mente e a ilumina, fazendo dela a nossa melhor amiga.

Namabhasa é muito poderoso e ilumina tudo. Mas somente Sudha Nama proporciona Krsna Prema. As outras Angas de Bhakti ajudam-nos a cantar com o conceito correcto e somente assim passamos de Namabhasa a Sudha Nama.

Meu bom amigo, o senhor é um bom exemplo, continue nos inspirando, desta forma estaremos sempre em boa companhia! Todas as glórias a actividade de Sankirtana! Todas as glórias ao Parampara! Todas as glórias a ISKCON!

Vosso servo

Nanda-gopa dasa

HARE KRISHNA!

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

www.bhakti-tattva.blogspot.com


Todas as glórias a Sri Sri Radha Krsna!
Todas as glórias a Sri Sri Gaura e Nitai!
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Todas as glórias a Srila Acaharyadeva(HDG)!
Todas as glórias aos Santos Nomes de Krsna!

Meus estimados devotos Prahladesh Dasa Adhikari e Nanda-gopa dasa, queiram aceitar minhas humildes reverências.

Muito embora, minha pessoa seja simplesmente um aspirante a servo dos servos, permitam-me expressar, inseridas abaixo no contexto, minhas humildes considerações acerca do presente tema - " Assim como a pedra Cintamani..." e que grifadas  em * VERDE.

Por favor, queiram perdoar a intromissão ou ofensas desse tolo.

aspirante a servo dos servos,


Bhakta Haridas(HDG)


Da minha parte, jamais me verás ficar contra as escrituras sagradas, isto seria ficar contra o Senhor Supremo! Só os tolos desafiam aquEle que sempre vence. Espero sinceramente que perceba a minha preocupação "mesmo que seja desnecessária" tenho pouco tempo de iniciação espiritual, sempre acreditei e acredito que Deus Se manifesta na medida da sinceridade de cada devoto. Porem acompanho este movimento há mais de trinta e cinco anos, já o vi passar por muitas tempestades e muitos barcos naufragaram. Depois de prestar muita atenção percebi que a falta de confiança no MAHA MANTRA HARE KRISHNA é a causa preliminar dos transtornos acometidos por muitos devotos. Mesmo Pujares, Sanyases... sucumbiram em Maya por falta de confiança nestas trinta e duas silabas.

Realmente como se expressa o Prabhu Nanda Gopa dasa, seria uma estupidez e uma grande ofensa qualquer devoto ou aspirante razoalvelmente inteligente, colocar-se em contrário as Escrituras Sagradas, pois se assim alguém o fizesse, seria o maior de todos os ignorantes, tolos e patifes, vez que as Escrituras Sagradas são as Palavras do Senhor Supremo, portanto há mais pura Verdade Absoluta.

Muito embora, seja um fato incontestável, de que somente a glorificação e o cantar das 16 voltas do Maha Mantra Hare Krsna, não seja, a única recomendação para o " Néctar da Devoção", tão bem instruidos pelos Grandes Acharyas  como Srila Rupa Goswami e Srila Prabhupada, como bem citado pelo nosso erudito Prabhu Prahladesh Dasa Adhikari;  também é  um fato de que o cantar do Maha Mantra Hare Krsna, tem como principal objetivo limpar a poeira acumulada no coração e na mente das almas caídas em repetidos nascimentos e mortes, e sobretudo nesta era de Kali Yuga, onde impera a ignorância e a ausência da inteligencia e somente a partir daí de uma mente e um coração limpo, podemos adentrar a glorificação das Cinco Angas de Bhakti, sem cometer ofensas e desvios.


A limpeza do coração vai se dar por cantarmos 192 voltas de Japa diariamente ou 16 voltas de Japa e as outras Angas de Bhakti desde o inicio.


Srila Prabhupada no "Néctar da Devoção":

"Para pessoas que não se sintam inclinadas a limpar a poeira de seus corações e queiram conservar as coisas como estão, não é possível conseguir o resultado transcedental que se alcança com o cantar do Maha Mantra Hare Krsna."

Então Srila Prabhupada nos anima:

"Por isso, devemos nos animar e desenvolver nossa actitude de serviço para com o Senhor (através das outras Angas de Bhakti que ele vai explicar a seguir), porque isto nos ajudará a cantar sem cometer ofensa alguma. E assim, orientado por um mestre espiritual, o discípulo é simultaneamente treinado a prestar serviço (através das outras Angas de Bhakti que ele vai explicar a seguir) e ao mesmo tempo a cantar o Maha Mantra Hare Krsna. Assim que desenvolvermos a nossa atitude espontânea de serviço (através das outras Angas de Bhakti que ele vai explicar a seguir), poderemos imediatamente compreender a natureza transcedental dos Santos Nomes do Maha Mantra."

Então, Srila Prabhupada começa a glorificar as cinco Angas de Bhakti............


Assim, penso que as recomendações e alertas do Prabhu Nanda Gopa dasa, são  louvavéis e justas para todos, sejam aspirantes ou devotos avançados, sobretudo para os simples e humildes aspirantes a servo dos servos, como esta minha desqualificada pessoa.

Senão, como poderia um simples e humilde aspirante, em muitos casos, residindo longe da associação direta dos devotos avançados, progredir em sua busca sincera busca pelo avanço espiritual?

Penso que, não se pode tirar ou negar essa grande misericordia e grande beneficio para as almas caídas na ignorância da Kali Yuga, seria inclusive um contra-senso contrário as  Supremas e Misericordiosas instruções de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu e ensinadas por Srila Prabhupada. Temos que começar pelo Princípio.


Desculpe, isto não faz nenhum sentido.


Qual é o princípio de Bhakti?


Srila Rupa Goswami esclarece a sequência do processo de Bhakti em seu livro Bhakti Rasamrta Sindhu da seguinte forma:

adau sraddha tatah sadhu-sango

'tha bhajana-kriya

tato 'nartha-nivrittih syat tato

nistha ruchis tatah

athasaktis tato bhavas tatah

premabhyudanchati

sadhakanam ayam premnah

pradurbhave bhavet kramah

"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização (Sraddha). Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas (Sadhu Sanga). No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um Mestre Espiritual, e sob a sua instrução o devoto neófito começa o processo do serviço devocional (Bhajana Kriya). Pela execução do serviço devocional sob a orientação do Mestre Espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material (Anartha Nivritti), alcança firmeza na auto-realização (Nistha) e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krsna (Ruchi). Esse sabor leva a pessoa mais adiante até o apego pela consciência de Krsna (Asakti), que amadurece em Bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus. O verdadeiro amor por Deus é chamado Prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

Fim da citação de Srila Rupa Goswami.

No "Madhurya Kadambini", Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica que o princípio de Bhakti é Bhakti que está no coração de um devoto e causa Bhakti noutra pessoa. Bhakti causa Bhakti.

Então no princípio nos temos uma fé frágil e entramos em contacto com um devoto que nos indica o processo do serviço devocional.

Ou em outras palavras entramos em contacto com os livros de Srila Prabhupada através dos Sankirtaneiros e nos livros de Srila Prabhupada ele instrui-nos a seguirmos as Cinco Angas de Bhakti.

Posso falar por mim mesmo. Desde muito jovenzinho, com 12, 13 anos eu tinha um desejo muito forte pela auto realização. Certa vez encontrei alguns Sankirtaneiros que estavam a distribuir livros na minha cidade e adquiri todos, Bhagavad Gita, o Néctar da Devoção, Ciência da Auto Realização e alguns volumes do Srimad Bhagavatam. Eu morava numa cidade do interior a mais de 1000 Km do Templo mais próximo. "Devorei-os" em poucos dias. Confeccionei por mim mesmo uma Japa Mala na qual cantava atenta e diariamente (Maha Mantra).  Montei um Altar muito simples no meu quarto (Dhama sagrado...;)) com uma foto de Krsna e os livros (adoração a Deidade) para os quais eu sempre oferecia uma flor e Bhoga (e até dava um beijinho nos pés de Krsna...;) depois vim a saber que não se fazia isto...;)) . Diariamente associava-me com Srila Prabhupada por ler cuidadosamente seus livros (Sadhu Sanga) e sempre que os devotos Sankirtaneiros apareciam na minha cidade era uma imensa alegria. Gostava imenso de ler o Srimad Bhagavatam (Sastra Seva). E assim passaram-se 9 anos até que fui morar num Templo. Desde o princípio podemos e devemosocupar-nos nas cinco Angas de Bhakti.

"...Os detalhes seguintes delineiam uma prática geral através da qual as pessoas podem se preparar para uma fácil viagem aos planetas Vaikunthas (antimateriais) onde a vida é livre de nascimento, velhice, doença e morte.

Prática geral (funções positivas):

...o Senhor Caitanya selecionou cinco como as mais importantes.

estes cinco itens foram escolhidos devido às condições actuais da vida cívica.

São eles os seguintes:

1 - Devemos nos associar com os devotos...

2 - Devemos cantar o Santo Nome do Senhor em todas as circunstãncias...

3 - Devemos ouvir os tópicos transcedentais enunciados no Srimad Bhagavatam...

4 - Devemos fixar a residência em Mathura, a terra natal do Senhor Krsna...

5 - Devemos adorar a Deidade instalada com atenção e devoção para que toda a atmosfera de nosso lar transforme-se na réplica da morada do Senhor...

...Qualquer pessoa em qualquer parte do mundo pode adoptar os cinco itens supracitados.

De forma que qualquer pessoa pode se preparar para regressar ao lar, regressar ao Supremo, através do simples método reconhecido por autoridades do gabarito do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu, que adveio especificamente para salvar as almas caídas desta era.

...Todos os serviços prestados ao absoluto são absolutos em si mesmos; não se pode econtrar nenhuma das diferenças materiais na plataforma espiritual...

...Portanto, é importante que todos os seres humanos adoptem estes princípios de realização espiritual para que alcancem a perfeição da vida..." (Do livro "Fácil Viagem a Outros Planetas" de Srila Prabhupada)



Assim como as explicações do Grandes Acharyas para a perfeita execução do serviço devocional, sobretudo para os devotos avançados. Que devem cumprir extrictamente com as 05 Angas de Bhakti.

Assim, penso e reenfatizo que não seria razoável exigirmos o cumprimento das Cinco Angas de Bhakti, para os iniciantes a discipulos, pois certamente eles não seriam capazes de cumpri-las com exatidão,


Pedir que um devoto iniciante não busque a associação com os Vaisnavas (Sadhu Sanga)?,  pedir que um iniciante não leia os livros de Srila Prabhupada (Sastra Seva)? , pedir que um iniciante não ofereça Bhoga a foto de Krsna (adorar a Deidade)?, pedir a um iniciante que não transforme seu lar num Templo (Dhama Seva) e que somente cante 16 voltas de Japa?.


Desculpe, isto não faz nenhum sentido.



então, primeiro é recomendável o cantar das 16 voltas do maha mantra Hare Krsna, mesmo que este cantar não seja o puro Sudha Nama, assim como o cumprimento dos 04 principios ou regulações para ir limpando a mente e coração


E sem a menor dúvida também todas as outras Angas de Bhakti desde o princípio como recomendado pelos Acaryas. Ver a sequencia do processo de Bhakti acima.



e depois da iniciação e  para o avanço espiritual o cumprimento resoluto para as Angas de Bhakti -  "O cantar puro de Sudha Nama - Elas cantam o Santo Nome puro e inofensivo Sudha Nama constante e ininterruptamente por 24 horas."


Depois de algum tempo ocupando-se nas cinco Angas de Bhakti desde o início o aspirante é iniciado por um Guru. 

-  "
Sri Caitanya Mahaprabhu o avatara dourado disse que nestes nomes transcendentais o Senhor Supremo aplicou todas as Suas energias transcendentais e que, quem canta os nomes mais potentes de Deus pode limpar a mente e o coração de toda sujeira acumulada durante os repetidos nascimentos e mortes, alcançar conhecimento transcendental, experimentar um oceano de bem-aventurança que não para de aumentar e no final da vida voltar ao Supremo com o coração limpo, vê-Lo face a face, se relacionar pessoalmente com Ele, viver eternamente com Ele e nunca mais ter que cair aqui de novo."


Nama Aparadha, Namabhasa e Sudha Nama. "Não é que todo o cantar é um" (Sripada Aindra Prabhu)

- Cantar os santos nomes de Deus é o melhor método para servir a Krishna e satisfazer a nós mesmos. Vida simples, pensamento elevado Intro -  III


Sem dúvida 192 voltas de Japa ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti desde o inicio.


- O fogo agirá, não importa que seja tocado por uma criança inocente ou por alguém que conheça o poder. Por exemplo, se um campo de palha ou grama seca é incendiado, seja por um homem idoso que conhece o poder do fogo ou por uma criança que não o conhece, a grama será reduzida a cinzas. Analogicamente, uma pessoa pode ou não conhecer o poder de cantar o mantra HARE KRISHNA, mas se ele cantar o santo nome vai se libertar de todas as reações pecaminosas. (SB 6.2.18)
Namabhasa dá liberação. Sudha Nama dá Krsna Prema.

- Srila Prabhupada escreve: Nas primeiras horas matutinas (conhecidas como brahma-muhurta) devemos acordar e imediatamente cantar o Hare Krishna mantra, ou pelo menos "Krishna, Krishna, Krishna". Dessa forma, devemos nos lembrar de Krishna. Alguns slokas e oraçöes também devem ser cantados. Ao cantar, imediatamente tornamo-nos auspiciosos e transcendentais à infecçäo das qualidades materiais. Na verdade devemos cantar e lembrar do Senhor Krishna vinte e quatro horas diárias, ou o máximo possível. (C.c. Madhya 24.331, significado)
24 horas por dias a cantar ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti.

- Sarvabhauma Bhattacharya deu o exemplo para se cantar ao acordar: Ao levantar da cama, Sarvabhauma Bhattacharya distintamente cantava "Krishna, Krishna". O Senhor Chaitanya ficava muito contente por ouvi-lo cantar o Santo Nome de Krishna. (C.c. Madhya 6.220)
192 voltas ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti desde o inicio.
- Extraído do Shri Krishna Kathamrta Bindu No. 65 Do Prema Vivarta Capítulo 20 de Jagadananda Panditacalite: Para nulificar a era de Kali, em todas suas atividades, enquanto movendo-se, sentando-se, sonhando, comendo, e, dormindo, a pessoa deve recitar o nome de Krishna, o qual é a perfeição da fala.
192 voltas ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti desde o inicio.

- Mesmo que uma pessoa cante os nomes de Krishna negligentemente, ela certamente alcançará sua svarupa, sua identidade espiritual original, e alcançará aquele estágio além de todo temor e lamentação material.
Krpa Siddhi e Sadhana Siddhi.
Ajamila cantou Namabhasa no momento da morte e então recebeu a chance de posteriormente cantar Sudha Nama em Haridwar e somente depois voltou ao mundo espiritual. Mesmo Ajamila alcançou Sudha Nama através de Sadhana Siddhi.

- Se de uma forma ou outra uma pessoa canta o Santo Nome de Krishna, Krishna fica atraído e revela-Se ao cantor com misericórdia sem causa. Mesmo que um beberrão, uma pessoa tomada por fantasmas, ou aquele que está sofrendo de doenças simplesmente canta o Santo Nome do Senhor Hari, então a liberação está sob seu alcance.
Namabhasa dá liberação. Sudha Nama dá Krsna Prema. Somente Sudha Nama dá acesso a Goloka Vrndavana.

Se alguém canta Namabhasa, Krsna fica atraído e dá liberação. Se alguém canta Sudha Nama Krsna fica atraído e da Krsna Prema.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
www.bhakti-tattva.blogspot.com

HARE KRISHNA!

TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA!

TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI!

Eu peço por favor, aceitem as minhas reverencias!

O senhor Prahladesh dasa esta correcto quando nos alerta das glórias das cinco Angas de Bhakti, e eu estou seguro que o MAHA MANTRA HARE KRISHNA é perfeitamente completo. Embora muitas unidades perfeitas emanem dEle, Ele permanece o Todo Completo.

Continuando mais um pouco...;))

O Santo Nome é sempre puro e completo. Mas o cantar não.

Srila Prabhupada explica que Pancaratrika Marga (adoração a Deidade) ajuda Bhagavata Marga (o cantar) e que Bhagavata Marga (o cantar) ajuda Pancaratrika Marga (adoração a Deidade). Na ISKCON Srila Prabhupada explica que nós seguimos simultaneamente Bhagavata Marga e Pancaratrika Marga.

Se um devoto não apresenta referencias das escrituras sagradas, não segue as grandes almas e não se encontra abrigado em um Guru Genuíno, é muito perigoso dar-lhes ouvidos! Os Sadhus são o sal da terra, neles se encontram o gosto pela vida original, O Guru é de suma importância, estes são meus faróis! Eu, Nanda-gopa dasa me encontro abrigado em um Guru simples com pensamentos elevados. Porem tenho uma falha grave que poderá ser atenuada pela misericórdias dos Vaishnavas sinceros. Quando perceberem que não coloco referencias Sastricas de algumas afirmações, me mostrem o contrario do que eu digo.

As Angas de Bhakti, Sadhu Sanga (associar-se e servir o Guru e Vaisnavas) e Sastra Seva são essenciais para alcançarmos Sudha Nama. O cantar ofensivo precisa ser apoiado por estas Angas de Bhakti.

Eu não considero o cantar das glórias de Deus, produtos da imaginação. Eu não interpreto o santos nome de Deus de uma maneira deturpada, eu O aceito como Completo e Absoluto. (Manual Vaisnava, pag 12, 5,6)

Todas as glórias de Sudha Nama não são imaginação. Sudha Nama confere Krsna Prema. A perfeição máxima. Duvidar disto é uma grande ofensa ao Santo Nome.

No entanto, Nama Aparadha e Namabhasa não são o Santo Nome na Sua plenitude e não conferem Krsna Prema. No máximo liberação.

O senhor Srila Prabhupada é muito amável! As vezes os devotos pegam uma citação isolada para prevalecer a sua opinião, mas quando a opinião e a citação é completa em Se mesma, ela não depende de nada nem de ninguém! Nesta era de Kali-yuga o único caminho é o canto do MAHA MANTRA HARE KRISHNA. Este canto abrirá todas as portas do conhecimento, fará o devoto praticar tudo que é auspicioso.

O cantar é o processo da era e isto é uma citação completa. No entanto todas as citações de como alcançar a perfeição no cantar devem ser consideradas. (16 voltas, cantar constante e Cinco Angas). Caso contrário...

MAS! É preciso ser sincero. Sem sinceridade e sem humildade no cantar, cometeremos ofensas. As actividades pecaminosas apoiadas na força do cantar é muito perigoso! (Manual Vaishnava, pag,12, 7)

É isso mesmo. Jaya!!!  Sudha Nama é diferente de Nama Aparadha e Namabhasa.


Nosso querido senhor Srila Prabhupada certa vez falou: Agora, Krishna diz que dentre muitos milhares de pessoas, pode ser que uma tente aperfeiçoar sua vida; e dentre muitos milhões de tais pessoas no caminho da perfeição, talvez uma só compreenda Krishna. De modo que entender Krishna não é muito fácil. Por outro lado é a coisa mais fácil. Não é fácil, mas, ao mesmo tempo, é a coisa mais fácil. É fácil porque você segue as formas prescritas.

O Senhor Caitanya Mahaprabhu introduziu este cantar de HARE kRISHNA. Ele não o introduziu exactamente; por que este processo já existe nas escrituras. Mas Ele especialmente propagou esta formula. Nesta era, este é o método mais fácil de auto-realização. Simplesmente cante HARE KRISHNA. Isto pode ser feito por todos. Em minhas aulas, talvez eu seja o único indiano. Todos os meus estudantes são americanos, e eles estão participando do canto muito bem, cantando e dançando. Isso quer dizer que, em qualquer país, em qualquer lugar, isto pode ser posto em pratica. Portanto, é a coisa mais fácil. Pode ser que você não entenda filosofia do Bhagavad-gita. Isso também não é muito difícil; mas, mesmo assim, se você acha que não pode compreender, você ainda pode cantar mui facilmente: HARE  KRISHNA, HARE KRISHNA. Se queremos entender Deus, KRISHNA, este é o começo. Um começo muito fácil _ simplesmente cantar. (Meditação e superconsciência / Nossa vida verdadeira, pag 33)


Continuando do mesmo livro:

"Agora, há muitos estudantes em minha Instituição ISKCON. Esta Instituição foi aberta a cerca de um ano, mas alguns dos estudantes, simplesmente por cantarem, pela graça de Krsna, tem avançado de tal maneira que podem conversar sobre a Ciência de Deus e são capazes de responder com facilidade a estas perguntas humanas. Portanto, este é o método mais fácil de meditação transcedental.

Krsna diz que dentre muitas milhões de pessoas pode ser que uma O compreenda . Porém pelo cantar deste Hare Krsna, como foi introduzido pelo Senhor Caitanya - cantar e dançar - você pode compreender Krsna em pouco tempo."


O poder de Namabhasa é muito grande. Namabhasa pode dar muito entendimento sobre Krsna. Mas ao manter-se muito tempo em Nama Aparadha e Namabhasa, ainda existe a possibilidade de abandonar o cantar. Como muitos abandonaram. Para a maioria o processo de alcançar a perfeição no cantar leva muito tempo.


Portanto, Srila Prabhupada explica que Pancaratrika Marga (adoração a Deidade) ajuda Bhagavata Marga (o cantar) e que Bhagavata Marga (o cantar) ajuda Pancaratrika Marga (adoração a Deidade). Na ISKCON Srila Prabhupada explica que nós seguimos simultaneamente Bhagavata Marga e Pancaratrika Marga.


"Em essência, o método é muito simples. Precisamos apenas cantar HARE KRISHNA, HARE KRISHNA, KRISHNA KRISHNA, HARE HARE, HARE RAMA, HARE RAMA, RAMA RAMA, HARE HARE, e seguir os princípios regulativos, estaremos evitando os quatro pilares da vida pecaminosa, e cantando o mantra Hare Krishna estaremos nos associando constantemente com Deus."

( Srila Prabhupada, "Elevação a consciência de Krishna" pg. 31)


"Associando constantemente". 192 voltas ou 16 voltas e as outras Angas de Bhakti.


(Cc Adi 10.43):

"Portanto, nós prescrevemos na nossa Sociedade que todos os nossos alunos devem cantar, pelo menos, dezesseis voltas diárias. Esse cantar deve ser sem ofensas para ser de elevada qualidade. O cantar mecânico não é tão poderoso como o cantar do Santo Nome sem ofensas."


Quando um devoto atinge Krishna-prema, ou seja Sudha Nama, ele pode parecer estar aqui entre nós, mas na verdade vemos apenas o seu reflexo. Cantar com amor e devoção evitando as dez ofensas nos capacitará a enxergar  com a visão transcendental. Vejam quanta misericórdia! A perfeição é cantar 192 voltas de Japa Mala, e o senhor Srila Prabhupada a autoridade sem discussão diz-nos, após ver tão caídos que somos, que cantássemos no mínimo dezasseis voltas diárias com amor e devoção evitando as dez ofensas. Vamos nos esforçar meus queridos irmãos, são apenas dezasseis voltas evitando as dez ofensas. Nós podemos!

Srila Prabhupada afirma que somente o cantar constante (24 horas) pode anular as ofensas. Na impossibilidade de cantar 192 voltas o aspirante deve juntamente com o cantar de Nama Aparadha e Namabhasa praticar as outras Angas de Bhakti.


Portanto, Srila Prabhupada explica que Pancaratrika Marga (adoração a Deidade) ajuda Bhagavata Marga (o cantar) e que Bhagavata Marga (o cantar) ajuda Pancaratrika Marga (adoração a Deidade). Na ISKCON Srila Prabhupada explica que nós seguimos simultaneamente Bhagavata Marga e Pancaratrika Marga.

E fomos abençoados por este cavalheiro. Bhakti é uma plantinha muito delicada, a inveja e a soberba a falta de humildade actuam como uma peste de gafanhotos, vamos nos proteger nos pés de nossos Gurus e do MAHA MANTRA HARE KRISHNA!  Todas as glórias as actividades de Sankirtana! Todas as glórias ao Parampara! Todas as glórias a ISKCONN!

Vosso servo

Nanda-gopa dasa

HARE KRISHNA!

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

www.bhakti-tattva.blogspot.com

Buscar