हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

GBC e a Queda da Jiva

Conselho Executivo - CGB
Lei da Queda da Jiva
QUE:
1. Vaikuntha é o local de onde ninguém jamais cai. A entidade viva pertence à potência marginal (tatastha-sakti) do Senhor Krsna. Quanto a isto, todos concordam. A origem da vida condicionada das almas agora neste mundo material está indubitavelmente além do alcance de nossa percepção direta. Podemos, portanto, responder melhor as perguntas sobre esta origem repetindo as respostas que Srila Prabhupada deu quando tais perguntas lhe foram feitas:
“O lar original da entidade viva e da Suprema Personalidade de Deus é o mundo espiritual. No mundo espiritual, tanto o Senhor quanto as entidades vivas vivem juntos em perfeita harmonia. Porque a entidade viva permanece ocupada no serviço ao Senhor, ambos compartilham uma vida bem-aventurada no mundo espiritual. Não obstante, quando a entidade viva, abusando de sua independência insignificante, quer desfrutar, ela cai no mundo material.” (Srimad-Bhagavatam 4.28.54, significado)
Nenhum devoto da ISKCON deve apresentar ou publicar qualquer visão contrária como conclusiva em nenhuma aula ou seminário, e também em nenhuma mídia (publicação, vídeo etc.).
2. Na resolução de controvérsias filosóficas, os ensinamentos, instruções e exemplo pessoal de Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada serão a primeira e mais importante fonte para os devotos da ISKCON. Devemos compreender a literatura védica, os escritos dos acaryas anteriores e os ensinamentos de atuais acaryas fidedignos fora da ISKCON através dos ensinamentos de Srila Prabhupada. Onde percebemos aparentes diferenças, podemos atribuí-las a nossa própria falta de compreensão ou (mais raramente) a “discordâncias entre acaryas”. Quando os acaryas aparentemente discordam, devemos nos submeter ao que é ensinado por Sua Divina Graça, nosso Fundador-Acarya.
3. O GBC rejeita a especulação de que Srila Prabhupada, enquanto ensinava sobre a posição original da jiva, não quis dizer exatamente o que falou. O GBC considera tal especulação não comprovada, pobremente fundamentada, involuntariamente ofensiva a Srila Prabhupada, e, como precedente, perigosa.
O GBC portanto aponta que, entra em vigor imediatamente a proibição da venda e distribuição do livro In Vaikuntha Not Even the Leaves Fall (De Vaikuntha nem mesmo uma folha cai, na tradução livre) em todos os centros da ISKCON e em todas as entidades da ISKCON. Os membros do GBC e presidentes de templo ficarão responsáveis por levar a cabo esta resolução.
O GBC aprecia a disposição de Satyanarayana dasa de retirar o livro.
QUE o GBC sugere que devotos interessados em aparentes contradições lógicas acerca da “Queda da jiva” leiam o seguinte artigo sobre o tópico, o qual Srila Prabhupada enviou aos devotos na Austrália em 1972 para resolver controvérsias que surgiram entre eles quanto a este tema. O artigo foi anexado a uma carta de Srila Prabhupada a Madhudvisa dasa datada de 6 de junho de 1972:Lógica do Corvo e da fruta Tal
Jamais houve ocasião alguma em que estivéssemos separados de Krsna. Assim como um homem que está dormindo e se esquece de si. Em sonho, ele se cria em diferentes formas: agora sou o rei discutindo dessa maneira. A criação de si mesmo é como um observador e objeto ou observado, duas coisas. Mas assim que o sonho acaba, o “visto” desaparece. Mas o expectador permanece. Ele está agora em sua posição original.
Nossa separação de Krsna é assim. Sonhamos com este corpo e com muitos relacionamentos com outras coisas. Primeiro vem o apego por desfrutar de gratificação dos sentidos. Mesmo com Krsna, há o desejo por gratificação dos sentidos. Há uma Atitude adormecida de se esquecer de Krsna e criar uma atmosfera para desfrutar independentemente. Assim como na beira da praia, às vezes a água cobre, às vezes há areia seca, indo e vindo. Nossa posição é assim, às vezes cobertos, às vezes livres, assim como a crista da onda. Logo que nos esquecemos, imediatamente surge a ilusão, assim como, logo que dormimos, surge o sonho.
Não podemos, portanto, dizer que não estamos com Krsna. Assim que tentamos nos tornarmos o Senhor, imediatamente somos cobertos por Maya. Outrora, estávamos com Krsna em Sua lila, ou divertimento. Mas esta cobertura de maya pode ter duração muito, muito, muito, muito longa; portanto, muitas criações estão indo e vindo. Devido a esse longo período de tempo, às vezes diz-se que somos eternamente condicionados. Mas esta longa duração de tempo torna-se muito insignificante quando uma pessoa vem à consciência de Krsna. Assim como em um sonho estamos pensando em um tempo muito longo, mas, assim que acordamos, olhamos para o relógio e vemos que apenas um momento se passou. Assim como com os amigos de Krsna, Brahma os manteve dormindo por um ano, mas, quando acordaram e Krsna voltou diante deles, eles consideraram que apenas um momento havia passado.
Esta condição onírica chama-se vida não-liberada, e é exatamente como um sonho. Apesar de, segundo cálculos materiais, seja um período muito longo, assim que chegamos à consciência de Krsna este período é considerado como um segundo. Por exemplo, Jaya e Vijaya. Eles tinham suas lilas com Krsna, mas tiveram de descer por seu pequeno erro. Foi-lhes dada mukti, imersão no Brahmasayujya, após serem mortos três vezes como demônios. Esta Brahmasayujya mukti não é permanente. Toda entidade viva quer prazer, mas Brahmasayujya é um prazer negativo. Existe apenas existência eterna. Quando não encontram prazer transcendental, elas descem e se comprometem com o prazer material. Assim como Vivekananda fundou tantas escolas e hospitais. Mesmo o Senhor Brahma é material e quer dominar. Ele pode descer até se tornar um verme, mas então pode ascender até a consciência de Krsna e voltar ao lar, de volta ao Supremo. Esta é a posição.
Quando eu digo sim, há uma lila eterna com Krsna, isso se baseia na evidência de Jaya e Vijaya. A não ser que desenvolva pleno serviço devocional a Krsna, a pessoa chega apenas até Brahmasayujya, mas cai. No entanto, após milhões e milhões de anos mantendo-se afastada da lila do Senhor, quando uma pessoa chega à consciência de Krsna, este período torna-se insignificante, como um sonho.
Porque cai de Brahmasayujya, a pessoa pensa que isto pode ser sua origem, mas ela não se lembra de que antes disto ela estava com Krsna. Portanto, a conclusão é que, qualquer que seja nosso passado, voltemos à consciência de Krsna e à união com Krsna imediatamente. Assim como para um homem doente é perda de tempo tentar descobrir como ficou doente, melhor utilizar o tempo curando a doença.
No topo da árvore há uma bela fruta Tal. Um corvo foi até lá e a fruta caiu. Alguns panditas – estudiosos muito, muito eruditos – viram isto e discutiram: A fruta caiu porque o corvo balançou o galho. Não, a fruta caiu simultaneamente com o pouso do corvo e o assustou, por isso ele voou. Não, a fruta estava madura e o peso do pássaro quando pousou a fez cair do galho, e assim por diante. Qual a utilidade de tais discussões? Quer você tenha estado em Brahmasayujya ou com Krsna em sua lila, no momento atual você não está em nenhuma das duas, portanto a melhor orientação é desenvolver sua consciência de Krsna e ir para lá, não importa qual seja sua origem.
Brahmasayujya e Krsna lila – ambos podem ser possíveis, mas quando você desce de Brahmasayujya ou quando você desce de Krsna lila, isto permanence um mistério. Mas, atualmente, você está nas garras de maya, portanto, neste momento, a única esperança é se tornar consciente de Krsna e voltar ao lar, de volta ao Supremo. A verdadeira posição é a de servo de Krsna, e servo de Krsna significa em Krsna lila. Direta ou indiretamente, estamos sempre servindo a lila de Krsna. Mesmo em sonho. Assim como não podemos sair do sol durante o dia, então qual a chance de sair da Krsna lila? A nuvem pode estar lá, pode ficar muito cinza e escuro, mas, ainda assim, durante o dia, há luz do sol em toda parte. Porque sou parte integrante de Krsna, estou sempre conectado. Meu dedo, apesar de parecer estar adoecido, permanece parte integrante do meu corpo. Portanto, tentamos tratá-lo, curá-lo, porque ele é uma parte integrante. O próprio Krsna vem quando nos esquecemos dEle, ou envia Seu representante.
Acordado ou dormindo, sou o mesmo homem. Assim que acordo e me vejo, eu vejo Krsna. Krsna é tanto a causa quanto o efeito. O algodão se torna tecido e o tecido se torna um pano; ainda assim, a causa original é o algodão. Portanto, em última análise, tudo é Krsna. Quando não podemos entrar em contato com Krsna pessoalmente, entramos em contato com Suas energias. Portanto, não há possibilidade de estar fora da lila de Krsna. Vemos diferenças em circunstâncias diferentes. Assim como na água e no espelho o mesmo eu é refletido, mas em reflexos diferentes. Um é brilhante e trêmulo, o outro é claro e fixo.
A menos que estejamos em consciência de Krsna, não podemos ver nossa real posição corretamente. Portanto, o homem de conhecimento vê todas as entidades vivas igualmente como partes integrantes de Krsna. A existência material é impessoal porque minha verdadeira personalidade está encoberta. Mas devemos pensar: “porque estou agora coberto por esta argila, estou enfermo, e devo tomar as medidas para tirar esta cobertura, e não ficar ponderando sobre o motivo pelo qual fiquei assim. Agora o fruto está lá, pegue-o e aproveite, esta é a primeira coisa a fazer. Deus não esta preso a uma causa. Ele pode mudar, Ele é a causa de todas as causas.
Não desperdice seu tempo com esta “Kaka taliya nyaya,” a lógica dos corvos e da fruta Tal.

Buscar