Alguns conceitos são dificeis de serem compreendidos (o conceito de Siva, da Jiva, Hladini Sakti, Raga Marga), bem como o conceito de que o Guru é Deus e ao mesmo tempo não é Deus. O simples conhecimento teórico destes tópicos não será suficiente.
O cantar puro do Santo Nome (Suddha Nama), a consequente orientação do Caitya Guru e a consequente orientação dos Vaisnavas avançados baseada nos Sastras devocionais de Srila Prabhupada e dos Acaryas anteriores. Todos estes itens estão inter-relacionados e são indissociáveis. De outra forma teremos um pequeno vislumbre.
Humildemente sugiro a leitura do Sri Krsna Bhajanamrta de Srila Narahari Sarakara Thakura, onde é explicado a "aparente contradição" de que o Guru mesmo com falhas deve ser reverenciado. Também é explicado detalhadamente quando o Guru deve ser rejeitado e quando não deve apesar de ter-se desviado:
http://www.krishna-das.com/ksyberspace/docs/skb.txt
Um devoto puro de Krsna não é aquele que não comete faltas "circunstanciais temporárias", mas aquele que está plenamente refugiado em Krsna e em propagar a missão de Krsna. Srila Prabhupada assim o define algumas vezes.
No trecho acima vc diz que uma pessoa se desvia e vc ainda o chama de guru?
Sim, ainda chamamos-lhe de Guru, se o desvio foi "circunstancial temporário", se houver sincero arrependimento e se o Guru estiver plenamente refugiado nos Santos Nomes de Sri Krsna e na sua propagação. Caso contrário deve ser rejeitado.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari