हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 15 de junho de 2010

Assembléia Geral

Estimado Sriman Rama Raghava Prabhu, por favor aceite minhas humildes e respeitosas reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Antes de mais gostaria de agradecer pelo programa de quinta feira e pela oportunidade de associação Vaisnava. Foi muito bom rever meu grande amigo Sriman Yajna Murti Prabhu e sua familia.

Você comentou: "...A finalidade principal desta mensagem e-mail é, primeiro, formar a Assembleia geral da ISKCON Lisboa. A seguir, prosseguiremos com a segunda fase que é admissão de novos membros para a equipa administrativa..."

Também, e de acordo com a Acta da reunião de 17/05, ponto 2 - agenda de trabalhos, segundo directiva do GBC deve-se formar primeiramente uma Assembléia Geral e depois um Conselho Administrativo.

Comprometo-me a fazer parte da Assembleia Geral, uma vez que reune-se 2 a 4 vezes por ano, mas fico impossibilitado de fazer parte do Conselho Administrativo.

Penso que todos os devotos listados por você deveriam fazer parte da Assembleia Geral e que tal Assembleia deveria ser convocada o mais rapido possível para depois formar novo Conselho Administrativo ou manter o mesmo, de acordo como recomendado por SG Hrdaya Caitanya Prabhu (GBC) em relação a Assembleia Geral "...Não se deve excluir ninguém, incluir todos aqueles que têm um sentimento positivo em relação ao desenvolvimento da consciência de Krishna e todos os que estão a fazer algo por esse desenvolvimento..."

"... Os participantes oferecerão a sua experiência e os seus conselhos e são os responsáveis pela VISÃO e não pelos detalhes operacionais...."

Antecipadamente, e visto ter estudado Contabilidade, gostaria de dar algumas sugestões (como conversamos pessoalmente mas com mais detalhes):

1 - Projecto de Chelas - Uma grande conquista, e os devoto(a)s que conseguiram-no merecem muito apreço de todos nós. Pessoalmente considero que poderá servir de base para o FFL em Chelas, Lisboa e Grande Lisboa. O fortalecimento deste programa fará com que a médio e longo prazo a ISKCON adquira o Estatuto de beneficiência social (como referido por você). Sem dúvida a partir deste ponto o Governo poderá disponibilizar muitas verbas para nossa Associação (Mecenato Social do Estado de acordo com o Estatuto de Beneficios Fiscais).

2 - Embora a Lei não exija, é muito importante que uma Instituição religiosa forme Assembleia Geral registadas em actas. Estatutos, contabilidade em dia, inscrição na Segurança Social, funcionários registados, inscrição nas Finanças como pessoa colectiva religiosa. Só desta forma, no futuro quando a ISKCON adquirir imóveis ficara isenta do SISA, pessoas que derem donativos a ISKCON (com recibo) poderão abater os mesmos do IRS, também poderão optar por destinar 0,5% do IRS para a ISKCON. Imagine que no futuro, por exemplo, 200.000 portugueses membros da ISKCON destinem 0,5% do seu IRS em favor da nossa Associação !!! O destino deste valor deve ser apresentado em relatório anual a DGI (Direcção Geral de Impostos).

A ISKCON deve também apresentar o Modelo 25 na DGI (Direcção Geral de Impostos) anualmente.

http://info.portaldasfinancas.gov.pt/NR/rdonlyres/1C8E1895-C206-41DD-B2DE-7945B3819084/0/MOD_25.pdf

3 - Auditoria Externa e Interna

A legislação não prevê a necessidade de Auditoria Externa para entidades religiosas, mas internamente pode-se e deve-se fazer uma revisão da contabilidade (anualmente) ou averiguar se os métodos contábeis são adequados como norma de transparência. Um relatório mensal deve ser emitido e estar disponível para todos os membros.

Isto não é nada complicado e resume-se simplesmente em apresentar as despesas acompanhadas das facturas fiscais respectivas e as receitas com documentação, bem como o disponível em Caixa e Bancos.

Em relação a prova documental das receitas (ainda que seja um Refeitório Associativo), se não for possível uma máquina registadora, sugiro que pelo menos seja feita uma lista diária numa simples folha (que deverá ser mantida e arquivada) das pessoas que frequentam o restaurante com uma rubrica das mesmas na hora do pagamento.

Teu servo e amigo

Prahladesh Dasa

Muito boa advertência de Nityananda Prabhu. Uma das coisas mais frustrantes neste tipo de reuniões é a falta de praticidade. Todos os temas em pauta devem ser tratados de forma pratica, activa, educada e sem tratar de questões pessoais. Estas reuniões devem ter um horário para começar e para terminar. Uma reunião de trabalho. Alguns exemplos:

Como fazer uma reunião de trabalho sem blablablá

"As reuniões tem sido desconsideradas no mundo corporativo actual. Elas ficaram com a má fama de ser perda de tempo. Mas diga com sinceridade: a sua empresa conseguiu livrar-se delas? Provavelmente, não. Algumas sugestões:

1. Faça a lição de casa antes da reunião. Ler e pesquisar tudo sobre o assunto em pauta representa uma grande vantagem.

2. Leve sempre um bloco de anotações.

3. Seja breve. Ao tecer um comentário, apresentar alguma idéia ou sugestão, seja claro e, sobretudo, sucinto. Resuma ao máximo o que tem a dizer, ou você corre o risco de ser considerado cansativo e prolixo."

"Reunião de trabalho exige preparo para ser produtiva" em:

http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/reuniao-de-trabalho-exige-preparo-para-ser-produtiva-20100117.html

"...Para que os encontros funcionem bem, cuidados com planejamento e organização são fundamentais, além de atenção a alguns itens de etiqueta..."

Vosso servo

Prahladesh Dasa

Buscar