Ah sim,
O templo é o reflexo da nossa alma, e a Deidade autorizada, é o mesmo paramatma que está em nosso coração. Tudo depende da nossa consciência. Assim como somos por dentro, somos um canal do externo, na percepção divina, da adoração e do serviço devocional. Esta é a idéia de Srila Prabhupada. E as Deidades se tornam fundamentais para os devotos neófitos, que estão começando seu serviço, e também muito importantes para os devotos avançados que já podem ver a realidade na Deidade na atitude pessoal de amor e relação.
Mas o ponto que foi colocado na mensagem é sobre uma pessoa que simplesmente acha que ir num templo ou igreja vai se realizar. Porém, ao mesmo tempo, para um devoto, que está em plena consciência de Krsna, ou de Cristo, a igreja ou templo, é uma embaixada espiritual neste mundo material.
Muita luz no seu coração.
Abraços. Haribol. Alemão
Hare Krishna bk. Alemão
tenho lido alguns de suas mensagens, muito boas profundas por tanto relevantes. neste tema do religioso. Tenho uma observação : vc. não acha que alguem que vai ao templo uma igreja está em um nivel de aproximaçâo de Deus? Se os templos são para canalizar a energia divina? É verdade que Deus habita no coração, no aspecto de Paramatma, mas Krishna tambem é omnipenetrante e está em toda existencia visivel ou não como a essência das coisas, então dentro e fora depende da consciência. Srila Prabhupada instalou deidades de Krishna para ter uma referencia da existencia do divino, justamente para treinar a mente.
Haribol
Mani
Um amigo me disse que era religioso porque ia à igreja aos domingos. Isto me deixou perplexo, porque como uma pessoa pode praticar religião ou ter noção de ser religioso simplesmente por ir a uma igreja, templo, ou mesquita? Como pode uma ação externa e social religiosa ter alguma relação com o nosso avanço interno e de entrega completa para Deus? Tente entender. Estamos tentando minimizar as coisas. Uma ida à igreja, a leitura de um livro sagrado, ou uma crença, não nos coloca na posição de nos sentirmos seguros na realização divina. Tudo isto é só uma traquinagem, um arranjo acomodativo da nossa mente esperta que quer um acordo com nossa consciência, ou inconsciência, para não se sentir mal diante daquilo que é espiritual. O fato é que ser religioso é estar vivendo o elo de amor com Deus, Krsna, no interno, na vivência diária, no coração, independentemente de tudo o que é externo. As igrejas, templos, e tudo mais, são apenas locais onde vamos canalizar a nossa energia rendida ao Senhor. Mas quem não é entregue a Deus não pode interagir perfeitamente com os ditos locais sagrados. Na verdade, como dizia Jesus, o corpo que temos é o nosso templo, e o coração é o altar onde reverenciamos constantemente o Senhor. Podemos levar o nosso corpo templo para todos lugares, junto com o nosso coração, e estar em adoração permanente a Deus. Isto é religiosidade. Krsna, o próprio Deus, diz: "Pensa sempre em Mim". Krsna existe como a Deidade nos templos para nos proporcionar oportunidades de serviço mais facilmente, de forma visível e autorizada, mas Krsna está em nossos corações. É no coração que acontece o real serviço. Por isso Krsna nos pede devoção e amor. Isto é interno. E os templos nada mais são do que reflexos externos do nosso coração dedicado em amor ao Senhor. Quem não está nesta situação não pode entender para que existe uma igreja ou templo, e seu coração está sem brilho. A forma perfeita de adorar Krsna nesta era é cantar constantemente o Seu Santo Nome. Isto nos tornará religiosos e divinos.
Alemão