हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 4 de maio de 2010

Roupas Devocionais

Sukadeva Goswami e Pundarika Vidyanidhi

Um Paramahamsa, um Vaisnava exaltado poderá andar completamente nú ou vestir-se como um príncipe desfrutador dos sentidos. Para ele isto é completamente indiferente.

Para aqueles no processo de purificação a vestimenta é de extrema importância. Ou seja, para aqueles que ainda não estão situados na plataforma de devoção pura, as coisas externas como a vestimenta contam muito, e para estes últimos a sua (deles) consciência esta geralmente voltada para considerações externas que devem ser ajustadas e direcionadas neste caso para o uso de um "uniforme devocional".

Para estes últimos, utilizar uma roupa limpa e casta não é o suficiente, mas eles precisam usar e ver que outros usam um "uniforme devocional" o qual dá-lhes mais força nas suas práticas.

Srila Prabhupada poderia ter escolhido qualquer vestimenta como um "uniforme devocional" e a que ele escolheu foi para os que praticam a renúncia e vivem num Templo da ISKCON em regime de monastério (Aqui estamos a falar de uma Instituição religiosa, e todas as Instituições religiosas organizadas tem uma vestimenta padrão):

Tilaka, Kunti Mala, cabelo repartido no meio e apanhado e Saris para as Brahmacarinis;

Tilaka, Kunti Mala, cabeça raspada com Sikha, Dothi ( Lungi) e Kurta de cor açafrão (cor que favorece a renúncia) para os Brahmacaris,Vanacaris e Sannyasis.

Estes renunciantes não devem se preocupar em o que irão vestir no Templo, eles já tem um "uniforme devocional". Mas poderão existir excepções de acordo com as necessidades e a tais renunciantes será permitido utilizar em casos especiais outra vestimenta para fins de pregação quando não estão no Templo.

Tilaka, Kunti Mala como indispensáveis e o restante opcional para o(a)s Grihasthas (aconselhados a usar Dhoti, Kurta e Sari nas actividades do Templo).

Em qualquer dos casos, com Dhoti, Sari ou outra vestimenta qualquer, a apresentação de um devoto(a) deve ser limpa, casta, com estilo e bom gosto.

As Vestes do Mundo Espiritual

Sriman Hari Sauri Prabhu salienta:

"No que diz respeito a Dhotis e Saris, talvez alguém afirme que esta não é a vestimenta de Goloka. Eu sei que na tradução de Srila Prabhupada do Srimad Bhagavatam ele se refere várias vezes a Mohini Murti, como vestindo um Sari. Também no SB 10.9.3 ele descreve Mãe Yasoda assim: "Vestida com um Sari amarelo-açafrão, com um cinto amarrado sobre seus quadris, mãe Yasoda puxou a corda, ..."
Pode-se argumentar que, em ambos os exemplos a palavra "Sari" não aparece no original em sânscrito. É Vastra ou Dukula Usat ou Ambara etc. Mas se Srila Prabhupada escolheu traduzir como Sari, por que não deveríamos aceitar isso?

Mais uma vez, encontramos no Caitanya Caritamrita Madhya 8-166 estes comentários por Srila Prabhupada sobre Radharani vestindo um Sari:
"Esta descrição (encontrada nos versos 165-181) é baseada em um livro de Srila Raghunatha Dasa Gosvami conhecido como Premambhoja Maranda. Tradução de Srila Bhaktivinoda Thakura do sânscrito original e diz o seguinte: "... Ela dorme no Seu quarto com o aroma do orgulho, e quando Ela se deita em Sua cama, a variedade transcendental de Seus êxtases de amor é como um medalhão de jóias no meio de um colar de separação. Seus transcendentais seios estão cobertos pelo Seu Sari, sob a forma de afecto e de raiva para com Krsna. ... "

Madhya 8-168 "Após Seu banho do meio-dia, Radharani toma outro banho no néctar do brilho do Seu corpo, e ela coloca o vestido de timidez, que é o seu Sari de seda preta.

Significado - Para além dos outros banhos, o banho na parte da tarde é tomado no néctar de beleza. Este néctar representa as qualidades pessoais de beleza e brilho. Assim, há três banhos em diferentes tipos de água. Radharani em seguida, coloca duas peças - uma peça de roupa inferior e uma peça de roupa superior. A peça superior é rosa e é sua afeição e atracção por Krsna, e a inferior é um Sari de seda preta, e é a sua timidez. "

Madhya 14-195 "Quando Krsna vem e agarra com avidez na borda do Seu Sari, Srimati Radharani realmente fica muito satisfeita interiormente, mas ainda assim Ela tenta impedi-Lo."

Da mesma forma, o rei Prthu, uma encarnação de Deus, é descrito por Srila Prabhupada como a usar Dhoti, embora o termo sânscrito no verso seja um pouco diferente:

SB 4.21.17 dukula agrye - vestido com um Dhoti; Tradução "O cabelo preto, liso na sua cabeça era muito fino e encaracolado, e seu pescoço, como um búzio, era decorado com linhas auspiciosas. Ele usava um Dhoti muito valioso, e havia um invólucro bonito na parte superior de seu corpo. "

Em todas as pinturas feitas pelo nosso departamento de arte da ISKCON, o Senhor Visnu é descrito como vestindo uma Dhoti amarelo. Novamente, o sânscrito costuma dizer "pita-ambara - vestido amarelo" , mas esta retratado com um Dhoti. Por quê? Porque Srila Prabhupada instruiu os artistas para mostrá-Lo dessa maneira. Srila Prabhupada supervisionou pessoalmente as pinturas, até os pequenos detalhes. Se ele escolheu para mostrar o Senhor Visnu em Dhoti amarelo, como podemos argumentar que um Dhoti não é uma vestimenta espiritual?
Mas eu teria que perguntar por que Goloka está sendo usada como ponto de referência? A melhor referência, no contexto da nossa pregação, é certamente o Senhor Caitanya e Seus associados. Somos, afinal, um ramo do movimento Gaudiya Vaisnava. Antes do aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, não havia movimento Hare Krishna como tal. Estamos agindo sob as ordens de Sri Caitanya e dos seus associados. Eles são os nossos exemplos imediatos e nosso ponto de referência imediata. Nossa identidade é com os seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu, pelo menos tanto quanto como devotos de Sri Sri Radha Krsna. Tanto quanto eu sei, Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus seguidores usavam Dhotis e Saris. Na secção de Goloka em que os passatempos do Senhor Caitanya se manifestam, eles usam Saris e Dhotis ou não? Se esta vestimenta é suficientemente boa para eles, porque não é suficientemente boa para nós?"

O Mundo Espiritual é repleto de Variedade

O que está revelado nos Sastras acerca do mundo espiritual deve ser aceito sem resevas, mas esta revelação representa somente uma pequeníssima porção da variedade infindável desta realidade. Nem todos irão usar Dhotis e Saris no Mundo Espiritual. E nem todos irão para Goloka Vrndavana. Os macacos associados de Sri Ramacandra que acompanham-no eternamente nos Seus passatempos em Vaikuntha, por exemplo. Isto é vividamente descrito no Brhad Bhagavatamrta de Srila Sanatana Goswami, que mostra a enorme variedade de formas e vestimentas do Senhor e Seus associados na plataforma espiritual.

Do Brhad Bhagavatamrta, Capitulo 4 (Vaikuntha), textos 141-144:

"Os devotos alcançam a mesma forma do Senhor (Sarupya), de acordo com a natureza e forma especificas do Senhor Supremo que são adoradas pelos devotos e nais quais eles meditam como suas amadas. Eles adquirem as mesmas encarnações do Senhor como humanos, sábios, semideuses e filósofos e também encarnações do Senhor como Matsya, Kurma, Varaha, Nrsimha, Vamana, Siva, Brahma, Indra, Sesa, Surya, Indu, Vayu, Vahni e muitas outras formas. Eles também alcançam quatro braços, bem como muitas outras formas com as vestes específicas destas mesmas formas do Senhor."

Texto 147

"Em Vaikuntha todos vêem o Senhor Supremo Narayana, que manifesta várias formas apropriadas para cada pessoa."

Sriman Akruranatha Prabhu coloca:

"A Consciência de Krsna não vai dominar o mundo por fazer com que todos deixem seus empregos, seus hobbies, seus métodos habituais de auto-expressão, e fazê-los viver em Templos da ISKCON.
Vai dominar o mundo, quando um número suficiente de pessoas cantarem Hare Krsna, lerem os livros de Prabhupada, e usarem o que têm para glorificar a Krsna.
Tudo o que eles realmente tem que desistir é de comer carne, embriaguez, jogos de azar e sexo ilícito. Eles não têm que abandonar a ciência, música, arte, filosofia, poesia, cinema, astronomia, política e finanças.
Seria bom se pudéssemos aprender a viver sem uma indústria pesada da idade de ferro, automóveis, aviões, usinas de energia, mas não é realmente necessário. Provavelmente nem acontecerá assim. Devotos usam carros, aviões e computadores. Claro que sim."

Por fim, em relação a vestimenta, um devoto(a) pregador irá usar roupa ocidental sem radicalismos quando necessário, ou Dhoti e Sari sem inibição quando necessário.

Vosso servo

Prahladesh Dasa Adhikari

www.bhakti-tattva.blogspot.com

Buscar