Seleção de trechos da obra Bhaktivinoda Vani Vaibhava referente ao assunto de literatura. O Bhaktivinoda Vani Vaibhava é uma compilação de citações de Srila Bhaktivinoda Thakura organizadas a pedido de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati na forma de resposta a perguntas formuladas posteriormente aos escritos do Thakura.
Capítulo 38 – O Srimad-Bhagavatam
3. O Srimad-Bhagavatam é um livro moderno, escrito pelo homem?
O Srimad-Bhagavatam não é um livro recente. Ele é eterno e antigo como os Vedas. O respeitado Sridhara Svami confirma a eternidade do Bhagavatam utilizando as palavras tarankurah sajjanih. O Srimad-Bhagavatam é aceito como o fruto supremo da árvore-dos-desejos Védica.
nigama-kalpa-taror galitam phalam suka-mukhad amrta-drava-samyutam
pibata bhagavatam rasam alayam muhur aho rasika bhuvi bhavukah
”Ó homens peritos e reflexivos, desfrutem o Srimad-Bhagavatam, o fruto maduro da árvore-dos-desejos da literatura Védica. Ele emanou dos lábios de Sri Sukadeva Gosvami. Em razão disso, este fruto tornou-se ainda mais saboroso, embora seu suco nectáreo já fosse desfrutável por todos, inclusive pelas almas liberadas”. – Srimad-Bhagavatam 1.1.3
Do pranava (om), veio o Gayatri; do Gayatri, vieram os Vedas; dos Vedas, veio o Brahma-sutra, e, do Brahma-sutra, veio o Srimad-Bhagavatam, que é conhecido como Paramahamsa-samhita. O Srimad-Bhagavatam, que surgiu fulgurantemente como um sol sac-cida-ananda após ser refletido através do samadhi do autor, consiste em tópicos inconcebíveis relativos à Verdade Absoluta. Aqueles que têm olhos devem ver, aqueles que têm ouvidos devem ouvir, e aqueles que têm mentes devem meditar nos tópicos do Srimad-Bhagavatam. Aqueles infectados pela cegueira do preconceito são privados do sabor doce do Srimad-Bhagavatam. – Sri Krsna-samhita, Introdução
4. Qual é o verdadeiro comentário ao Vedanta?
O Srimad-Bhagavatam, composto por Vyasadeva, é o único comentário ao Vedanta-sutra. Todas as conclusões do Srimad-Bhagavatam são as verdadeiras conclusões do Vedanta. Sriman Mahaprabhu disse que, quando o próprio autor escreve o comentário, o verdadeiro significado é derivado. Portanto, o comentário Srimad-Bhagavatam deve ser aceito por todos como as declarações do Vedanta. – Sajjana-tosani 2.6
8. O que Sri Bhaktivinoda diz em relação ao Srimad-Bhagavatam ser o único livro que é benéfico a todos?
Podemos dizer que, se todas as escrituras religiosas dos Hindus forem atiradas no oceano e apenas o Srimad-Bhagavatam for preservado, não haverá nenhum prejuízo aos Arianos ou às entidades vivas comuns. – Sajjana-tosani 8.12
Capítulo 39 – Literatura Espiritual
1. Que tipo de poesia é o Sri Gita-govinda? Quem é qualificado para estudá-lo?
O Gita-govinda é um livro de poesia especial, repleto de nuanças transcendentais do serviço devocional, e ele descreve os elevados passatempos do Brahman Supremo. Não há um livro similar a ele no mundo. Visto que os leitores ordinários não podem compreender as doçuras conjugais do Senhor Supremo e visto que são afeiçoados ao desfruto material, seu estudo do Sri Gita-govinda não é perfeito. O poeta Jayadeva Gosvami não ofereceu seu livro a semelhantes leitores, senão que, ao contrário, proibiu que lessem esse livro. Para aqueles que são inexperientes nas doçuras transcendentais de Vraja, o fato de discutirem Jayadeva Gosvami e sua obra é prova de sua impudência. – Sajjana-tosani 7.2
2. Qual é o significado do Sri Ujjvala-nilamani? A ciência da consciência de Krsna está sob a jurisdição da natureza material?
O significado do Sri Ujjvala-nilamani é muito confidencial. Os passatempos de Sri Krsna são sempre transcendentais. Conquanto apareçam no mundo material, não há nenhum traço de matéria neles. Os passatempos puros e supremamente elevados de Sri Krsna aparecem neste mundo material juntamente com a Vraja de Goloka por meio da energia do Senhor para o benefício das entidades vivas. A associação entre macho e fêmea neste mundo é muitíssimo abominável. Uma entidade viva obtendo a associação de Krsna e uma forma de gopi em um corpo espiritual está além dos vinte e quatro elementos materiais. – Sajjana-tosani 10.6
3. Por que o Sat-sandarbha é muito querido aos Vaisnavas?
Sri Rupa e Sanatana são adornados pelos membros da Visva-vaisnava Raja-sabha e são seguidores de Sri Krsna Caitanyadeva, que encarnou para purificar as pessoas de Kali-yuga e outorgar-lhes a meta última da vida. Sob a guia de Sri Rupa e Sanatana, Sri Jiva Gosvami compôs esta grande obra, os Sandarbhas. Não temos a habilidade para descrever as glórias desta obra, que é dividida em seis partes. A primeira parte se chama Tattva-sandarbha; a segunda parte, Bhagavat-sandarbha; a terceira parte, Paramatma-sandarbha; a quarta parte, Krsna-sandarbha; a quinta parte, Bhakti-sandarbha, e a sexta parte, Priti-sandarbha. Todas as conclusões e pensamentos da sampradaya Vaisnava são encontrados nesta obra. – Sajjana-tosani 10.12
4. A obra Prema-tarangini encontra-se disponível na atualidade?
A obra sânscrita Prema-tarangini, escrita por Srimad Bhagavatacarya, é extremamente rara na atualidade. Temos uma fotocópia do livro, mas está repleta de erros de impressão e, em muitas partes, não faz sentido. Se algum devoto tem uma cópia do livro em boa condição, bondosamente dê para nós de modo que possamos fazer algo com ela. – Sajjana-tosani 9.12
5. Qual é a diferença entre um periódico mundano comum e um periódico espiritual? Qual é a posição dos escritos dos mahajanas?
Periódicos que fazem os leitores felizes escrevendo diariamente tópicos novos escrevem unicamente sobre variedades do mundo material, mas os tópicos do Senhor Hari são diferentes; eles jamais ficam velhos. Quanto mais alguém ouve ou fala do Senhor, mais desfruta desses tópicos. Ó leitores! Se vocês têm algum apego aos tópicos de Hari, então desfrutem as descrições escritas pelos mahajanas repetidamente. Embora este periódico seja muito pequeno; mesmo assim, em cada edição, as descrições conclusivas das nuanças do serviço devocional escritas pelos mahajanas anteriores são publicadas parte por parte. Uma vez que não há espaço para histórias mundanas neste jornal, temos que publicar composições dos grandes eruditos do passado. O mundo material está repleto de conversas disparatadas; portanto, não deixem de desfrutar os passatempos e a ciência do serviço devocional disponíveis neste pequeno jornal Sri Sajjana-tosani. Não há dúvida de que as composições dos grandes santos do passado serão mais publicadas do que os nossos próprios escritos.
Outro ponto de consideração é que aqueles que gostam de ler devem certamente ler a obra devocional dos santos anteriores. Se tais leitores gradualmente mergulharem nesses escritos e os saborearem, certamente obterão imenso prazer. Infelizmente, adoramos ler nossos próprios escritos ou os escritos de autores modernos. Todavia, quando nos absorvemos profundamente nas composições dos mahajanas, não mais gostamos das composições modernas. O ponto é que pensamos que podemos compor melhor do que os mahajanas, mas, quando essa ilusão é destruída, não mais gostamos das composições modernas. Grandes personalidades e poetas não vêm sempre ao mundo material. Eles são raros. Portanto, é muito difícil encontrar poetas como Jayadeva Gosvami e Srila Rupa Gosvami. Somente quando alguns receptáculos da misericórdia de Sri Krsna aparecerem neste mundo iremos novamente ver livros como o Sri Gita-govinda e o Sri Bhagavatamrta. Sentir-se feliz lendo as obras de autores e poetas modernos é como imaginar que se está desfrutando de leite enquanto se bebe leitelho em virtude da indisponibilidade de leite.
Não encontramos composição alguma mais doce do que aquelas dos mahajanas. Oh! Que livro pode ser mais instrutivo sobre rasa do que o Bhakti-rasamrta-sindhu? Todas as glórias a Sri Rupa Gosvami! Todas as glórias a Sri Sanatana Gosvami! Não encontramos nenhuma composição doce e conclusiva senão suas composições. Ó leitores, por favor, desfrutem diariamente da essência do Sri Brahma-samhita, Sri Krsna-karnamrta e Sri Bhagavatamrta. – Sajjana-tosani 10.5
6. Srila Vrndavana dasa Thakura é o poeta Bengali original?
Sri Vrndavana dasa Thakura é certamente o poeta Bengali original. Conquanto houvesse outros devotos, como Candidasa, que também houvessem composto canções, nenhum deles compôs poemas. A obra Krsna-mangala ou Krsna-vijaya escrita por Maladhara Vasu contém canções. – Do artigo "Srila Thakura Vrndavana dasa"
7. Em quais livros os ensinamentos de Sriman Mahaprabhu estão disponíveis? Por que o Sri Caitanya-caritamrta deveria ser aceito sob todos os aspectos?
Os Gosvamis compuseram muitos livros. Embora os ensinamentos de Mahaprabhu se encontrem neles, não há nada mencionado sobre os próprios escritos de Mahaprabhu. O Sri Caitanya-caritamrta é um livro autêntico. Ele é inteiramente enriquecido com as características e instruções do Senhor. Essas instruções do Senhor são completamente confirmadas pelas declarações dos Gosvamis. O Sri Caitanya-caritamrta é tido, portanto, como o livro mais respeitável. Logo após o desaparecimento de Mahaprabhu, Sri Krsnadasa Kaviraja Gosvami compôs este livro. Muitos discípulos diretos de Sriman Mahaprabhu, como Sri Rupa Gosvami e Sri Raghunatha dasa Gosvami, ajudaram Sri Kaviraja Gosvami na composição do Sri Caitanya-caritamrta. Antes disso, Sri Kavi-karnapura ajudou Sri Kaviraja Gosvami de muitas maneiras escrevendo o Sri Caitanya-candrodaya-nataka e Sri Vrndavana dasa Thakura ajudou Sri Kaviraja Gosvami de muitas maneiras escrevendo o Sri Caitanya-bhagavata. Considerando todos os aspectos, somos compelidos a aceitar o Sri Caitanya-caritamrta. – Caitanya-siksamrta
8. As entidades vivas podem se beneficiar lendo tópicos de Hari escritos na forma de romances?
Atualmente, as pessoas amam ler romances. O nosso dever é ensinar a ciência do serviço devocional pouco a pouco através de romances, como a ministração de uma dose de medicamento homeopático. Injetando pequenas quantias de conhecimento espiritual nos corações dos materialistas, seus corações se tornarão fiéis ao serviço devocional. – Sajjana-tosani 10.12
9. Devemos oferecer algum respeito aos livros dos sahajiyas?
Amrta-rasavali é uma obra puramente sahajiya. Nesse livro, está escrito: “A vida de alguém que não pode compreender o significado de espontaneidade, e que não se torna sahaja, ou espontâneo, é inútil”. Muitos de tais livros são encontrados entre os adulas e sahajiyas. Enquanto procurando por alguns livros, encontramo-nos com alguns de tais livros. Após lê-los, sentimo-nos enojados; nós os atiramos no Ganges e assim nos tornamos purificados. – Sajjana-tosani 10.12
Tradução de Bhagavan dasa (DvS) – Outras traduções disponíveis em www.devocionais.xpg.com.br