Estimados Vaisnavas e Vaisnavis, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.
Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada !!!
Existe um livro muito importante chamado "Sri Krsna Bhajanamrta" de Srila Narahari Sarakara Thakura:
http://www.krishna-das.com/ksyberspace/docs/skb.txt
O Sri Krsna Bhajanamrta é provavelmente o único livro que lida com os aspectos práticos do relacionamento entre discípulos e Guru incluindo quando o Guru desvia-se.
Verso 59
"Se o Mestre Espiritual comete um acto errado e quebra os princípios Vaisnavas, então neste caso num lugar solitário o discípulo deve confrontar o Guru para sua retificação usando a lógica e as conclusões apropriadas das referências de Sadhu, Sastra e Guru, mas tal Guru não deve ser rejeitado."
Verso 60
"Não devemos ficar temerosos e hesitantes de confrontar o Mestre Espiritual, pois está prescrito que deve-se disciplinar mesmo um Mestre Espiritual que:
- está confuso sobre o que fazer e o que não fazer
- que é inexperiente ou ignorante
- que desviou-se do caminho da Consciência de Krsna
- ou que está confuso com o falso prestigio"
Verso 64
No entanto, se o Mestre Espiritual:
" *actua invejosamente em relação a "isvarebrantah", o que é
conectado com o Supremo;
* está confuso em relação a Suprema Personalidade de
Deus;
* é avesso à expansão da fama do Senhor Krsna;
* pessoalmente se recusa a aceitar ouvir ou cantar sobre
os passatempos gloriosos do Senhor Sri Krsna;
* tornou-se totalmente confuso, ouvindo falsos
elogios de pessoas ignorantes e cada dia é mais e mais
contaminado materialmente e caído
___então tal Mestre Espiritual deve ser rejeitado."
Verso 65
"Nestas circunstâncias, não se deve duvidar, "Como eu posso deixar meu Mestre Espiritual? "Com um forte desejo de alcançar
serviço devocional espontâneo e alcançar os pés de lótus do Senhor Krsna, a
Suprema Personalidade de Deus, um devoto aceita o abrigo de um Mestre Espiritual, se este Mestre Espiritual assume qualidades "asuricas"
ou uma mentalidade demoníaca, então é um dever rejeitar tal Guru demoníaco "Asura"
e em seu lugar aceitar um Mestre Espiritual consciente de Krsna
e adorá-lo."
Então existem dois casos que são muito diferentes entre si. 1 - Quando o Guru envolve-se em actos impróprios e não deve ser rejeitado porque não assume uma posição antagônica em relação a filosofia e aos Vaisnavas e actua para redimir-se.
2 - E quando o Guru envolve-se em actos impróprios e além disto assume uma posição antagônica em relação a filosofia e aos Vaisnavas e deve ser rejeitado.
O caso de Sua Graça Sriman Param Gati Prabhu, não está enquadrado na segunda situação e portanto seus discípulos (Diksa e Siksa) não deveriam rejeitá-lo. Existiram Gurus na ISKCON enquadrados no segundo caso que tiveram que ser rejeitados mas este não é o caso de SG Sriman Param Gati Prabhu.
Então isto deve estar bem claro.
Pessoalmente tive o privilégio de assistir no último Gaura Purnima uma das melhores explicações que já ouvi sobre o aparecimento de Sri Caitanya Mahaprabhu por SG Sriman Param Gati Prabhu. Ele continua a ser meu Siksa Guru sem alterar nada. Como eu poderia rejeitá-lo se ele continua extremamente apegado ao Guru e Krsna? Embora por humildade ele diga que podemos procurar outro Diksa ou Siksa Guru, continuamos do seu lado.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari (HDG)
Estimados Vaisnavas, por favor, aceitem minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Muito obrigado.
Tudo o que é citado nos Sastras, principalmente nos Bhakti Smrti Sastras tem uma aplicação prática. Não podemos pensar que as instrucções de tais Sastras são utópicas ou fora da realidade. Muito pelo contrário. Não aplicar as injunções dos Bhakti Sastras no dia-a-dia é que é viver uma "irrealidade".
O "Sri Krsna Bhajanamrta" foi escrito por um associado íntimo de Sri Caitanya Mahaprabhu e lida com aspectos bastante práticos.
Quando um devoto(a) desvia-se dos princípos reguladores deve sofrer alguma sanção? É claro que sim.
Quando um devoto(a) comete algum crime grave punível pela Lei Penal deve ser julgado e se for considerado culpado, deve ser condenado? É claro que sim.
Mas tais devotos, se não são antagônicos a Filosofia da Consciência de Krsna não devem ser rejeitados.
Temos o exemplo de um devoto condenado a prisão perpétua por homicídio que recebeu Sannyasa na prisão. Ele faz parte do Ministério das Prisões da ISKCON. Escreve livros aceitos pela ISKCON e inspira muitas outras pessoas dando Siksa.
Srila Narahari Sarakara Thakura explica que o Guru deve ser rejeitado quando a
cada dia é mais contaminado materialmente e caido.
E assim devemos diferenciar Hrdaya Daurbalyam (fraqueza de coração) de acções premeditadas reincidentes e graves acompanhadas de desvios filosóficos ou causadas por desvios filosóficos. E assim cada caso deve ser considerado individualmente com muito cuidado.
Srila Narahari Sarakara Thakura no verso 42 explica que todos os Vaisnavas são considerados como nossos Gurus ou Mestre Espirituais.
Sendo assim estou disposto a ouvir Krsna Katha da boca de todos os devoto(a)s, sejam eles Kanistha, Madhyama ou Uttama Adhikaris.
Quando o devoto(a) estiver preparado Krsna manifesta-se como um Paramahamsa Uttama Bhakta para guiar-nos nas fases finais do processo de Bhakti. Até lá estamos dispostos a receber instrucções de qualquer devoto sincero que tenha grande fé no Santo Nome ainda que com dificuldades em manter seus votos.
No Madhurya Kadambini, Srila Visvanatha Cakravarti Thakura explica que na fase de Anisthita Bhajana Kriya o devoto(a) as vezes será capaz de seguir votos e as vezes não, mas continua a ser um devoto(a). Mesmo destes devoto(a)s temos muitas coisas a aprender. materialmente e caído. E assim devemos diferenciar Hrdaya Daurbalyam (fraqueza de coração) de acções premeditadas reincidentes e graves acompanhadas de desvios filosóficos ou causadas por desvios filosóficos. E assim cada caso deve ser considerado individualmente com muito cuidado.
Srila Narahari Sarakara Thakura no verso 42 explica que todos os Vaisnavas são considerados como nossos Gurus ou Mestre Espirituais.
Mais uma vez, cada caso deve ser considerado individualmente com muito cuidado.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Vosso servo
Estimado Sriman Ramacandra Prabhu, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada !!!
Muito obrigado.
Prabhu Praladesh!
Meus respeitos!
Na verdade, penso que essa discussão é infrutífera. Gostaria que não o fosse, mas é!
Pessoalmente não considero infrutíferas. Nestas trocas de realizações sempre aprendo muito com diferentes devoto(a)s e espero contribuir da melhor forma possível.
Não sei maiores detalhes do que aqueles que colocaste sobre o devoto condenado a prisão perpétua, isto é, só sei que ele foi condenado à prisão perpétua por homicídio, nada mais. Portanto, devo me abster de fazer juízo de valor a respeito da pessoa dele por uma questão de justiça. Falando nela, bem sabemos que ela erra (a dos homens) e com uma frequência maior do que aquela que gostaríamos. Não saberia dizer se foi ou não o caso. Mas penso que para alguém ser condenado a pena da prisão perpétua não deve ter sido algo simples. Daí parto para a minha conclusão e espero que seja claro o suficiente para não ficarmos em infinitas réplicas, tréplicas, etc. Não acho que valha a pena permanecer em discussões intermináveis como os eruditos de outrora faziam. Não pelo menos aquelas nos façam permanecer andando em círculos. Por partes: "Tudo o que é citado nos Sastras, principalmente nos Bhakti Smrti Sastras tem uma aplicação prática"(citação sua). Discutível. Bem discutível. Mulheres são admitidas em templos? Não há referência nos Sastras para tal prática. Mas Prabhupada como Acarya pode fazer isso e com sanção de Krishna, não tenho dúvidas. Há uma série de instruções sobre adoração as deidadesnos Puranas. Boa parte delas Prabhupada simplificou considerando o estado das coisas. .O Sastras estavam errados? Claro que não. Mas não penso que seja uma ofensa mortal aventar a possibilidade de que alguns itens se prestavam mais aos costumes de uma época do que fossem verdades absolutas válidas sempre e independente do tempo, lugar e circunstâncias. Obviamente, os pilares permanecem e o permanecerão pela eternidade, como a adoração a Krishna (Adhoksoja), como meta suprema da vida ( e isto também pode ser aprofundado como podemos perceber pelas conversas entre o Senhor Caitanya e Ramananda Raya). Muda a forma, mas a adoração permanece. Faço um paralelo com o Antigo Testamento. Muitas das injunções do levítico (um autêntico códico penal para os judeus que viviam no deserto) são completamente descabidas na atualidade. Exemplo: " Não deve-se deitar no mesmo leito de uma mulher com fluxo (menstrual), pois se ficará impuro". Não é difícil de concluir que aqueles homens atrasados moralmente fariam sexo com suas mulheres de qualquer forma não houvesse uma injunção "divina" condenando a prática em tal situação. poderiam ir longe com isso, o que não desejo. A questão é: a essência é o foco. eu bem sei que o que falei seria suficiente para conclyuirem que me voleti contra os vaisnavas e Krishna e me excomungarem.
Então vamos por partes. Ninguém vai excomungá-lo. O Sastras devem ser aplicados na prática. E isto quer dizer que muitas vezes como você citou serão aplicados pelo Acarya observando-se Desa Kala Patra (tempo, lugar e circunstância). Mas os Sastras devem ser aplicados e devem ser seguidos. Utilizando o seu exemplo, Srila Prabhupada estipulou que as mulheres podem viver nos Templos. Então esta regra deve ser seguida na prática. Podemos dar muitos exemplos, entre eles de que os Sastras estipulam que o sexo deve ser somente para procriar e no casamento. Esta, como muitas outras regras Sastricas, foi aceita pelos Acaryas no passado e é aceita no presente momento. E deve ser aplicada na prática. Não aplicar estas regras na prática é viver uma "irrealidade" como vivem a maioria das pessoas que não aceitam as injunções dos Sastras (obviamente com o crivo dos Acaryas).
Especificamente sobre a citação Sastrica do "Sri Krsna Bhajanamrta" de Srila Narahari Sarakara Thakura está bem claro que se o Guru não se afasta da Consciência de Krsna e não assume uma mentalidade "Assurica", não deve ser rejeitado.
Pode não usar mais vestes de Sannyasi, mas continua a ser Guru para aqueles que se sentem inspirados. Pessoalmente eu não vejo o que pode ser alterado nesta injunção de Srila Narahari Sarakara Thakura em relação a Desa Kala Patra. Simplesmente temos que seguir esta injunção.
Só penso que humildemente deveríamos aprender a reconhecer os nossos erros e não ficarmos procurando injunções védicas para justificar todo o tipo de atrocidade que membros e ex membros da instituição cometeram.
Se todos estes membros e ex membros que cometeram todo o tipo de atrocidades não tivessem sido punidos pela Instituição ISKCON e pela Justiça comum então eu concordaria consigo. Mas todos estes membros e ex membros foram punidos pela Instituição ISKCON e/ou pela Justiça comum.
Especificamente, SG Sriman Param Gati Prabhu já não é nem Sannyasi e nem Diksa Guru.
Não me refiro a Param gaccit Das, reitero isso. Só não acho nada de anormal entenderem um caminho do meio. Jamais o rejeitei como devoto e jamais rejeitarei Param gaccit, mas digno que a amiro parte dos devotos que conheci, um devoto sincero como poucos. Mas considerá-lo como mestre é outro departamento, consegue me compreender prabhu? E serei bem claro mesmo agora e peço o perdão seu se sentir ofendido com o que vou dizer. Devemos vigiar e vigiar demais, antes que seja tarde e transformemos de uma vez por todas nossa instituição numa segunda igreja católica, que a cada dia se vê invadida por acusações de pedofilia pelos seus membros e pensa quer se eles pedirem perdão a Deus está tudo bem e podem continuar ostentando uma batina da qual já não sai mais dignos. Que continuemos aceitando Param Gaccit das como devoto. Quem aqui tem cabedal moral para rejeitá-lo cvomo vaisanava. mas como mestre?! sabes melhor do que eu porque é bem mais antigo na instituição que esta não foi o primeiro deslize dele. Que já aconteceu mais de uma vez, compreende? e achar que ele pode permanecer como sannyasi ou mestre inciador.
Todas as Instituições podem e devem estabelecer normas de conduta para seus membros. Mas em última análise a relação Mestre-discípulo é algo muito pessoal. Pode ser que a Instituição estabeleça que um determinado Guru já não possa ser mais Sannyasi ou Diksa Guru. Mas se tal devoto(a) continua a estar fixo na Consciência de Krsna poderá inspirar e ser considerado Siksa Guru por muitas pessoas. Não deveriamos diferenciar Diksa de Siksa.
Um exemplo, durante alguns anos, convivi com um discípulo de Prabhupada que tinha problemas com o álcool e sexo ilícito.
Chegando ao ponto de aparecer completamente bêbado no Templo, quando então tivemos que junto com outros devotos dar um banho de água fria e cuidá-lo até se recuperar.
Tivemos também que pedir que ele não manifesta-se contatos físicos sexuais nas dependências do Templo.
No entanto eu e minha espôsa consideramo-lo nosso Siksa Guru, apesar de sabermos de tudo isto, porque quando ele falava sobre a Consciência de Krsna e Prabhupada era realmente muito sincero e inspirador devido a tudo pelo que tinha passado. Para realmente entender isto era preciso conhece-lo pessoalmente.
Todos os devotos, sejam Kanistha, Madhyama ou Uttama são nossos Gurus e temos muito a aprender com todos eles.
Que a menos que o devoto condenado seja inocente, concender a ordem de sannyasi a dele não soa fanatismo prabhu? Não? não, já que ele dnão rejeitou os devotos ou os Sastras. se lele cometeu mesmo tal crime, ele está perdoado porque canta Hare Krishna? Que ele trabalhe pela evangelização da humanidade , que fale de Krishna, que acolha os familiares de quem assassinou, mas lhe dar Sannyasi.
Este devoto é discípulo de Prabhupada, Tirtha Das. Foi iniciado como Tirtha Swami mas prefere ser chamado Tirtha Das e não usa vestes de Sannyasi na prisão. Aqui neste caso especial (tempo, lugar e circunstância) Sannyasa foi-lhe concedido para demonstrar que verdadeira Sannyasa é entregar tudo para Krsna e dedicar-se completamente a Consciência de Krsna e não a formalidade externa. BG 18.11
Um devoto pode não vestir-se como um Sannyasi mas se dedica-se completamente a Krsna, isto é verdadeira Sannyasa.
A fé é fundamental, a fé cega desemcaminha. se não abrirmos o olho, em breve haverá prabhu devotos fazendo guerra santa e achando justificativa nos sastras para isso. de alguém que continua vendo Parbhupada como um modelo, confiando em Krishna, mas que acha que precisamos ter mais auto-crítica para não viraramos objeto de ridículo!
Penso que de um modo geral os devotos na ISKCON tem sabido guiar-se pelo caminho do meio entre a Misericórdia e a Justiça, embora isto nem sempre seja fácil.
Caro prabhu Praladesh, Aceite minhas reverências!
Na verdade, já voltando atrás (porque cá estou novamente e disse que não retornaria nessa discussão). devo dizer que mesmo que continue discordando do senhor em vários pontos, também devo ser humilde e saber que não devo nem deveria jamais objetivar nesta discussão o convencimento da sua parte do meu ponto de vista, algo que denotaria nada mais que a vaidade berrando! Então, cá vamos...Eu gostaria de ter o mesmo otimismo que o senhor demonstra com a conduta dos devotos no sentido de fazer bem o caminho do meio entre justiça e misericórdia, mas não compartilho mesmo do mesmo otimismo. Não é o que eu observei, é verdade e tenho observado. Não quero entrar em exemplos que envolvam terceiros porque seria no mínimo uma indelicadeza. Mesmo em relação a Param Gaccit já fui longe demais, penso eu. Eu espero poder algum dia conversar com ele pessoalmente sobre esses assuntos e lamento que seja provável que isso não ocorra em breve. Eu sei que muitas vezes há maior tolerância com faltas sérias como essa do que com um devoto que frequente pizzarias mundanas,coma em restauarntes comuns por absoluta falta de opções "Hare" mesmo que só coma sabores vegetarianos. Só falta ser excomungado. Se frequenta a praia nos fins de semana e nas suas férias, bebe refrigerante, ousa ouvir Beatles, ir a um show do U2 ou assistir um grenal no estádio...só pode ser aprendiz de raksasa ( este aí sou eu, não ninguém me apontou o dedo assim não, mas sei que é melhor evitar de dizer isso a determinados devotos)! É caído. Independente de sua dedicação a seguir Krishna, a rezar Kirtana ou Bhajam. Se luta para passar num concurso público e arrumar meios honestos de manter a sua família, mesmo que nessa busca procure ocupações que o mantenham longe de ocupações associadas a matança de animais, bebidas, etc, não parece suficiente. Uma atitude institucional nisso? Não, não mesmo. É frequente? Não como no passado, é verdade. Mas se revela em conversas com outros devotos, compreende?
Mudando de assunto: Há uma preocupação institucional da Isckon em buscar ampar crianças abusadas e reparar abusos que devotos tenham cometido com crianças? É posição da instituição que se alguém for flagrado cometendo abusos, crimes de todo o tipo( inclusive ter desviado dinheiro e ser procurado pela justiça de algum país) ou for feita descoberta, deva ser ele entregue á justiça? Ou não será feito isso se ele se arrepender e não ir contra os devotos? Se for um palestrante poderá fazê-lo normalmente mesmo que tenha lesado alguém? No caso do devoto que cometeu homicídio, houve uma busca da parte dele ou um incentivo institucional em fazê-lo pedir perdão para os familiares da pessoa assassinada? Ou bastou ele ter aceitado sannyasa e ter entregue tudo para Krishna que tal ato o eximiu disso? Houve uma preocupação da instituição com as pessoas atingidas? A Isckon tem alguma comissão que trabalhe neste sentido e no de punir e trabalhar para eliminar os abusos da instituição? Eu sei de um devoto acusado de assassinar a namorada no Rio e enterrar o corpo no quintal que que fugiu do país e ainda teve apoio de alguns líderes. Eu sei disso porque pessoas próximas me falaram e o caso teve repercussão, entende? Quero crer que a Isckon trabalha para eliminar esses equívocos, que não acoberta alguém que tenha cometido crimes por ser devoto nem é duro como um raio com os "Karmis" ( termo muitas vezes usado de forma pejorativa pelos devotos que se acham por vezes acima do bem e do mal e que considera estes demônios por princípio) e suave como uma rosa com os devotos, independente da seu comportanmento(se ele vai no mangala arati mesmo que coma o rim do próximo, sem problemas).
Por fim prabhu, um associado do Senhor Caitanya é uma autoridade grandiosa, digna de todo o nosso respeito. Mas a palavra de Srila Narahari Sarakara Thakura não é a última sobre esse assunto. Srila Rupa Goswami inicia o Upadesamrta estabelecendo as qualidades de quem está apto a fazer discípulos em todo o mundo. Conhecemos bem o Verso que começa com "Vaco vegam,..."é bem claro.E há injunções que dizem que ninguém deve se tornar guru a menos que seja capaz de controlar os seus sentidos. Não quero aqui simplesmente fazê-lo aceitar o meu ponto de vista e penso que deve o senhor se nortear da mesma maneira. Só lhe peço a humildade de ver que a conclusão a que chegas não é a definitiva. Que há devotos outros , bem eruditos e não menos compassivos, que também acham que os devotos merecem toda misericórdia quando se arrependem sinceramente, mas que não concordam que ele continue sendo um guru (sim, eu sei que ele não é Diksa guru, ele mesmo liberou os seus discípulos) que não pensam exatamente. Que o senhor continue vendo ele como um mestre, ok. Que divulgue sua conclusão sobre o assunto, ok. Mas que não pense´que essa é a conclusão final. Eu vejo-o como um democrata, imagino que me compreenderás. Eu serei eternamente grato pela atitude sempre compassiva de Param Gaccit para comigo. Ele deve saber e espero poder dizer pessoalmente a ele que sempre poderá contar comigo, que sempre terá em mim um amigo mais novo.
Bom, eu discordo do senhor em vários pontos, mas é algo civilzado, porque acima de tudo procuramos servir ao mesmo Senhor Krishna. Eu só me preocupo que sejamos equânimes com todos, independentes de pertencerem ou não a instituição. Que sejamos justos, que aprendamos a olhar para os nossos erros e procurar aprender com eles ´para não repiti-los.! Um abraço fraterno do seu servo, Ramacandra Das!
Sem dúvida muitos erros foram cometidos e são cometidos a nível Institucional.
As vezes peca-se pelo excesso de misericórdia e falta de justiça. Outras vezes peca-se pelo excesso de justiça e falta de misericórdia.
Sigamos em frente na esperança de realmente aprendermos com os nossos erros.
hare Krishna,. seu servo, ramacandra Das( nome dado por Param gaccit e que seguirei usando com orgulho)!
Hare Krsna
Teu servo e amigo na missão da ISKCON de Srila Prabhupada
Prahladesh Dasa ( Não recebi este nome de SG Param Gati Prabhu, mas também com muito orgulho continuo a considerá-lo meu Siksa Guru)
Caro prabhu Praladesh!
Minhas humildes reverências!
Obrigado pelos seus emails. Volto atrás em achar infrutífera essas conversas. Se pareci revoltado até, me perdoe. Ando mesmo deseperançado com as instituições em geral, não apenas a nossa Isckon. Eu acho que não podemos jamais perder a esperança. Eu sei que quando leio o Bahagavad-Gita, o Bhagavatam ou encontro um inegavalmente bom devoto como o senhor (todas as pessoas que o conhecem em Porto Alegre sempre o elogiaram), mesmo que muitas vezes discordemos, me sinto inspirado a seguir em frente.. Basta de críticas da minha parte e que eu ponha a mão na massa e contribua para que as coisas sigam um rumo sempre melhor. Inspirado em Krishna e em bons devotos. Um abraço sincero e reverências!
Seu servo
Ramacandra Das
Estimado Sriman Acyutananda Prabhu, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada !!!
Muito obrigado.
No Bhagavad Gita 10.32, Sri Krsna diz:
Vadah pravadatam aham
Vadah - a conclusão natural; pravadatam - dos argumentos; aham - Eu sou.
"...entre os lógicos, sou a verdade conclusiva."
No significado, Srila Prabhupada explica:
"Entre os lógicos, há diferentes espécies de argumentos. Apoiar o próprio argumento com evidência que também apóia o lado opositor chama-se Jalpa..." (e não se chega a lugar nenhum).
"...Tentar simplesmente derrotar o adversário chama-se Vitanda..." (e não se chega a lugar nenhum). "...Mas a verdadeira conclusão chama-se Vada. Esta verdade conclusiva é uma representação de Krsna."
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
O Nyayasutra 1.1.41 diz:
Vimrsya paksa-pratipaksabhyam arthavadharanam nirnayah
"Após deliberar sobre uma tese e uma tese contrária, quando a certeza em relação a um tópico é alcançada, isto é chamado uma decisão."
Os Nyaya Sastras também explicam que em Vitanda apresenta-se tanto Paksa (Tese) como Pratipaksa (Tese contrária), mas não existe um suporte para Pratipaksa em Vitanda. O principal propósito em Vitanda é demolir a posição contrária e não há nenhuma base Sastrica ou racional.
Em Jalpa, apresenta-se tanto Paksa (Tese) como Pratipaksa (Tese contrária) juntamente com o suporte de Pratipaksa, mas tal suporte não é dado através de base Sastrica ou racional.
Contrariamente, em Vada o suporte é dado tanto através de base Sastrica e racional.
Paksa (Tese - O Guru que desvia-se deve ser sempre rejeitado)
Pratipaksa (Tese Contrária - O Guru que desvia-se, em alguns casos deve ser rejeitado e em outros não)
Vada - Base Sastrica
"Sri Krsna Bhajanamrtam" de Srila Narahari Sarakara Thakura
Vada - Base racional
Uma Instituição poderá legislar a relação Mestre-discípulo somente até um certo ponto.
Uma Instituição tem todo o direito de estabelecer regras de conduta a seus membros e restringir legitimamente que algum deles sejam Diksa Gurus. Mas não poderá legislar no sentido de que tais devoto(a)s sejam considerados Siksa Gurus. Não deveríamos diferenciar Diksa de Siksa.
Estou disposto a ouvir Krsna Katha da boca de um Kanistha, Madhyama ou Uttama. São todos meus Gurus.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari