हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Sadhana da Jiva - Bhakti Pura

10º Capítulo do "Mahaprabhura Siksa: Os Ensinamentos de Caitanya Mahaprabhu" de Srila Bhaktivinoda Thakura, intitulado "Sadhana da Jiva - Bhakti Pura":
"O devoto de Caitanya Mahaprabhu, após ter desenvolvido uma avidez genuína, pratica Raganuga Bhakti. Seguindo as mesmas regras que Vaidhi Bhakti (Sadhana Raganuga externo), o devoto toma abrigo de uma verdadeiro Guru, serve a Deidade, associa-se com os Vaisnavas, estuda a literatura devocional, vive em um lugar de passatempos do Senhor, e canta o Santo Nome do Senhor. Juntamente com isso, o devoto serve Krsna em um intenso sentimento de amor com seu corpo espiritual (Siddha Deha), seguindo os sentimentos dos Vraja Vasis (Sadhana Raganuga interno)."

Fim da citação.

Ao praticar Raganuga Bhakti seguindo as mesmas regras de Vaidhi Bhakti, o Gaudiya Vaisnava evita de seguir uma Raga "corrompida" (Sahajiya).
O Thakura explica muito bem este ponto:
"No caminho de Raga, no entanto, é necessário evitar a imitação ou engano. Se isso ocorre, ela produz perturbações e obstáculos, pois a pessoa pode pensar que sua Raga corrompida é a Raga real. No final, a associação material transforma esta Raga em atração material e causa a queda da Jiva."

Fim da citação.

Agora como desenvolver avidez ( Lobha) genuína por seguir um habitante de Vraja?
O Thakura explica:

"Escritura e lógica não são os sintomas de avidez para com o Senhor. Quando a mente ansiosamente absorve-se no sentimento de amor de ouvir a doçura de um humor particular isto é chamado avidez pura.

O Senhor Caitanya ensinou que as tendências da Jiva manifestam-se de repente através do processo de Raganuga. O Senhor Caitanya aprovou o culto no humor de Raga (Raga Marga). Se uma alma por boa fortuna obtém associação com devotos que tem a misericórdia de Gauranga, ela irá certamente tornar-se ávida pelo humor dos Vraja Vasis."

Fim da citação.


Fomos questionados:


"Entendo então que raganuga bhakti é o fim indicado por Sri Caitanya Mahaprabhu. Mas então e o prema bhakti convive com raganuga?

O objectivo de Vaidhi Sadhana Bhakti é Vaikuntha Prema Bhakti.

O objectivo de Raganuga Sadhana Bhakti é Vraja Prema Bhakti.


O tema de raganuga parece então que já ultrapassa o mero estudo dos vedas.

Isto é explicado no Sri Sri Raga Vartma Candrika de Srila Visvanatha Cakravarti Thakur, Prathama Prakasha (Primeira Difusão):

"Agora, quando os Raganuga Bhaktas tornam-se inquisitivos em como alcançar o humor dos associados de Vraja, então novamente tornam-se dependentes da informação das escrituras reveladas e dos argumentos lógicos.

O caminho só pode ser mostrado pelas regras estipuladas nas escrituras.


Não há outra forma.

Da mesma maneira quando alguém deseja o leite da vaca, deve perguntar para alguém que conhece acerca de como obter o leite, e deve-se depender destas instrucções.
A pessoa irá dizer: "Você deve comprar uma vaca", também instruirá como trazer a vaca, como alimentá-la e como tirar o leite."

Srila Visvanatha Cakravartipada Ki Jaya!!!

A minha concepção é que Krsna sravana-kirtana, o processo básico de auto-realização, já está em plano secundário em raganuga bhakti.

Correcto, o Maha Mantra Hare Krsna é o impulsionador de Raga.

E para os Gaudiya Vaisnavas seguidores de Caitanya o Maha Mantra Hare Krsna é um Kevala Raga Madhurya Maya Yugala Radha Krsna Mantra.


Aprendi agora que o desejado é (que Sri Guru e Gauranga possam-nos) criar um apego por um comportamento de um servente de Sri Krsna em Vrndávana.

Correcto, enquanto Vaidhi é dependente das injunções escriturais, Raganuga é dependente de um desejo espiritual (Lobha) que surge da misericórdia de Deus e de Seus devotos amorosos.

E portanto, devemos absorvermo-nos nos passatempos amorosos dos Nitya Parikaras (associados íntimos de Krsna) conhecidos como Sakhas (amigos), Gopas (pais) e Gopis (vaqueirinhas), como encontrados nos livros de Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, para despertar tal Lobha (avidez genuína) de servir tais associados conhecidos como Ragatmika Bhaktas.


Estudando o seu humor, personalidade, etc. (lê-se isso no néctar da devoção, sim?) Poderá-se considerar que Bhakti vinoda takhur, vivendo a sua vida social de magistrado, havia alcansado esse humor? ou esse fim propôe inevitávelmente sannyass?

Sem dúvida, internamente o Thakura servia (e continua a servir) no Nitya Vraja Lila de Sri Sri Radha Madhava como Kamala Manjari.

E externamente tinha sua vida social familiar e de Magistrado.

Não, esse fim não propõe inevitavelmente Sannyasa.

O serviço devocional puro está mais além.


Mais perguntas ficam no ar, neste limitado sangha por escrito.

Do amigo
Prahladesh Dasa

Buscar