Se tudo está sob a protecção de Krsna e se nós sabemos que Krsna sempre protege-nos, porque orar para pedir a protecção de Krsna através da Nrsimha Kavaca ou Narayana Kavaca?
Uma das funções destes Mantras é que são objectos para lembrarmos do Senhor, como a Rainha Kunti ora, "que venham as calamidades" e assim poderemos nos lembrar de Krsna.
Uma oportunidade para mais rendição.
Em relação ao apego as prescrições Karma Kandikas, quando o devoto(a) pede protecção através destes Mantras, fá-lo principalmente e exclusivamente para pedir que seus desejos "demoníacos" e contaminações materiais sejam destruídos para avançar no seu serviço à Guru e Gauranga, embora tais Kavacas refiram-se a dificuldades externas.
Agora, seria uma mentalidade fruitiva pedir ajuda com problemas de relacionamento familiar, insucesso nos negócios, doenças, etc?
Poderíamos dizer que não é uma mentalidade fruitiva se o devoto(a) pretende ultrapassar estes obstáculos para poder servir melhor à Krsna.
Por exemplo, na adoração à Deidade e antes de inicia-la o devoto realiza entre outros procedimentos, o Dig Bandhana, ou proteger-se a si mesmo das influências negativas subtis com o Mantra Om Astraya Phat e o Cakra Mudra.
Também realiza o procedimento de Vahni Prakara, ou seja, "constrói" uma parede de fogo em volta do Templo e de sua cabeça, para proteger a si mesmo e a sala do Templo de más influências utilizando o Agni Bija Mantra (Ram) e o Agni Bijaksara Mudra.
Então um devoto poderá pedir protecção à Krsna, mas sua principal atitude será sempre de que:
"Qualquer coisa que me aconteça, é por Sua (de Krsna) doce vontade; não vou pedir protecção"
De outra forma, poderemos pensar que se não formos protegidos por Krsna, então abandonaremos o serviço devocional. Mas deveríamos executar serviço devocional simplesmente por questão de dever independentemente de bons ou maus resultados.
No entanto, o devoto(a) sabe que Krsna sempre protege, e que nem sempre podemos perceber esta protecão. Porque Krsna permitiu que Sua mãe e pai permanecessem na prisão por muitos anos? Para mostrar que apesar das dificuldades, no final, Seus devotos sempre saem beneficiados.
Krsna não deixa de ouvir uma única oração de Seu devoto querido.
Só que depois, Ele sabe melhor do que nós como ajudar-nos.
As vezes as próprias dificuldades pelas quais um devoto tem que passar fazem parte da intervenção de Krsna. Ou uma experiência necessária pela qual teremos que passar para o nosso próprio bem.
Devotos muito avançados colocam suas vidas nas mãos de Sri Sri Radha Krsna e dependem completamente Deles, e não de cartas astrológicas (embora Jyotish faça parte dos Vedas) e de poderosas Kavacas.
SS Sacinandana Swami explica:
"Uma resposta as formas misteriosas de procedimento de Krsna talvez encontremos na seguinte citação de Srila Bhaktivinoda Thakura no seu Saranagati:
"Todas as dificuldades encontradas no Seu serviço devocional são uma grande fonte de felicidade, pois no Seu serviço devocional felicidade e sofrimento são igualmente grandes riquezas, porque ambas destroem a miséria da ignorância."
SS Romapada Swami explica:
"Aqueles que se renderam completamente a Krsna não estão mais sob a influência da energia externa do Senhor, o agente do karma, e essa é a solene promessa de Krsna. Tais devotos estão agindo sob a potência interna de Krsna, e, mesmo quando há alguma dificuldade vindo da energia material, ela deve ser compreendida como um lembrete de seus erros passados enviado diretamente por Krsna, diretamente orquestrado por Krsna para o maior avanço deles em devoção. Tais eventos NÃO devem ser vistos como decretados pela energia material externa.
Não devemos compreender erroneamente a proteção de Krsna como proteção material absoluta, e isso é, de fato, um ponto que os devotos freqüentemente tendem a compreender de modo errado na empolgação e no idealismo iniciais de quando entram em contato com a filosofia da consciência de Krsna. E esta pode ser uma maravilhosa oportunidade para você também abordar este ponto com os devotos da sua congregação! A promessa de Krsna de proteger Seus devotos significa que o corpo de um devoto jamais irá minguar ou morrer? Ou que devotos jamais sofrerão um acidente ou fracassarão em algum empreendimento. Não. O devoto puro, entretanto, não é afetado por tais mudanças externas, estando situação em sua posição constitucional e absorto em sua relação com Krsna."
Um outro ponto importante é que talvez um devoto(a), por ser muito misericordioso e não gostar de ver ninguém a sofrer, não peça protecção para si mesmo mas peça protecção para os outros devotos e outras entidades vivas para que avancem espiritualmente, mesmo sabendo que cada um tem o seu próprio Karma.
Teu servo
Prahladesh Dasa
Hare Krishna!
Jaya Jaya Sri Caitanya Jaya Nityananda!!
Prabhu, ainda tenho uma colocação: se este é o caso, se Krishna ainda assim faz as coisas acontecerem como devem acontecer (sob Sua proteção, claro), qual a verdadeira utilidade destes mantras todos? Não basta simplesmente tomarmos consciência de que Krishna é o Controlador Supremo (ishvara parama krishna - ishavasyam idam sarvam) e compreendermos que, em essência, tudo está sob a proteção de Krishna e, o que quer que aconteça, Krishna está nos dando por pura misericórdia? Pois assim, com este raciocíonio, estes mantras de proteção e afins tornam-se OU objetos para lembrarmos do Senhor OU um apego às prescrições karma-kândikas, desejando que Krishna faça as coisas do NOSSO jeito, e não do jeito dEle.
Por favor, prabhu, poderia esclarecer-me esta dúvida?
Muito obrigado por estas respostas e pelas diversas contribuições pertinentes que o senhor faz no brazilian forum. Cada dia mais fico desejoso de poder ter uma milésimo de sua associação, pra ver se me apego à Krishna de vez. ;)
De seu servo,
Brahmarsi das
As escrituras também dizem que mesmo grandes personalidades as vezes tem dificuldade em entender os arranjos de Krishna. Temos vários exemplos nas escrituras da dificuldade de entender os planos de Krishna,
Abhimanyu, o filho único de Subhadra, a irmã de Krishna, foi morto de uma maneira injusta na grande batalha de Kuruksetra. Os Pandavas, devotos íntimos de Krishna também passaram por muitas tribulações. Uma coisa que devemos ter em mente é que a visão de Krishna é muito diferente da nossa visão. Krishna sabe de tudo o que está acontecendo a cada momento no presente com todas as entidade
Tudo o que aconteceu no passado com todas as entidades vivas e Ele também sabe o que vai acontecer no futuro. Por outro lado a nossa visão é extremamente limitada. Desta maneira as vêzes é difícil para nós entendermos os planos do Senhor Supremo. Mas o devoto que conhece a natureza bondosa e sábia de Krishna continua orando e tenta satisfazê- LO se esforçando da melhor maneira que pode.
Hare Krishna!
Queridos devotos e devotas, por favor, aceitem minhas sinceras reverências.
Que Srila Prabhupada seja glorificado sempre e sempre!!
Param vijayate sri-krishna-SANkirtanam!
Hare Krsna Brahmarsi Prabhu.
Gaura Premanande !!!
Muito obrigado pelas várias questões que ajudam-nos a aprofundar o Siddhanta Vaisnava.
Buscando melhor compreender toda a nossa ritualística, venho cogitar um ponto:
- Um devoto recita o Nrisimha kavaca diariamente, de maneira adequada/apropriada: banha-se, passa tilaka, usa roupas limpas, faz acamanya, ora ao mestre espiritual, Srila Prabhupada e Senhor Caitanya para que este kavaca possa ser recitado, medita na rupa de Nrisimhadeva como descreve o kavaca, visualiza numa imagem Nrisimhadeva, recita apropriadamente.
No final, pede perdão pelas ofensas cometidas consciente e inconscientemente... este padrão todo - tudo com um propósito específico - proteger um ente querido de influência de bhutas (isto três vezes ao dia!). Porém, mesmo assim, a pessoa por quem o mantra é entoado, mesmo mantendo-se numa conduta séria de prática espiritual e tudo mais, continua sendo atacada (lembrei agora de uma cena em comum para todos: a situação toda ocorrida com Jayapataka Maharaja, por exemplo.. Alguns dizem que tudo aconteceu devido a influência de "energias pesadas"..). Uma das "bênçãos" dada ao recitador do Nrisimha kavaca é a proteção contra este tipo de bhuta, porém, eles continuam em seu "ataque". O que isto quer dizer? Se resume em falta de devoção? O mantra não pode/deve ser recitado da maneira supracitada? O mantra está dando efeito e tudo isto é só um arranjo de Krishna para aprendermos algo que aida não fora revelado? O que é tudo isto?
Um dos sintomas de rendição (Saranagati) é a total dependência de Krsna. Quando "em perigo", um devoto pede a protecção por exemplo à Nrsimhadeva, ao recitar de forma concentrada e atenta o Nrsimha Kavaca, mas também sabe que se tiver que passar por algum inconveniente isto deve-se a um arranjo de Krsna em relação a Seus devotos puros e que Ele também controla pessoalmente o Karma residual e remanescente de Seus devotos que ainda não alcançaram os níveis mais adiantados de Bhakti. E assim o devoto(a) aceita a direcção dos acontecimentos tomada por Krsna.
O Srimad Bhagavatam explica que quando Krsna abandonou este planeta, e da forma como ocorreu ao ser "ferido" por uma flecha, fê- lo para demonstrar a temporareidade deste mundo material. Krsna bem como Seus devotos puros actuam neste mundo material por algum tempo e depois continuam com seus passatempos eternos.
"...O facto do devoto envelhecer ou adoecer na vida actual é apenas um ímpeto que o empurra para a vida eterna que lhe está garantida..." SB 2.3.17
Utilizando-me deste exemplo, expando para tudo o mais: agni-hotras, puja, japa-mala.
Precisaremos de muita determinação e da santa associação dos devoto(a)s avançados até alcançarmos a fase de Ruci no cantar.
Até esta fase o nosso cantar às vezes é atento e às vezes não.
Na fase de Anisthita (Instável) Bhajana Kriya, isto chama-se Ghana Tarala (às vezes empenha-se muito no cantar e às vezes negligencia o cantar - Condensado e Diluído)
Texto completo em:
Expandindo mais ainda, quero compreender o que é dito no verso citado antes da leitura do Srimad-Bhagavatam, onde diz que "tudo que é molesto ao coração é QUASE QUE completamente destruído....". Qual o significado deste quase?
Este "QUASE" refere-se ao início do processo de purificação.
Srila Prabhupada explica muito bem este "QUASE" numa aula:
"Desta forma, quando quase todas as coisas sujas estiverem limpas - não todas... Tão pronto todas as coisas sujas estejam limpas, então nós somos almas liberadas. Imediatamente amor à Deus, a consciência original. Você torna-se um louco. Assim como Caitanya Mahaprabhu..."
"Então nasta-prayesv abhadresu nityam bhagavata-sevaya [SB 1.2.18]. Nem tudo é limpo, mas Praya, podemos dizer, setenta e cinco por cento limpo..."
Toda aula em:
Por favor devotos, imagino que muitos tenham algo a dizer sobre o assunto, mesmo não sendo eruditos nem nada. Quem não quiser superlotar de mensagem este Brazilian Forum, mas tenham algo a dizer, por favor, escrevam para mim (ao menos). Estou querendo muito compreender o significado de nossa ritualística, e estou um pouco emperrado neste quisito em particular.
Agradeço a atenção e compreensão de todos.
Se fui desatento e ofendi a alguém, por favor, me avisem e me perdoem.
Que o humor de SANkirtan seja propagado por todo o Universo!!!
Brahmarsi das
servo em disposição e admirador dos vaishnavas.
Um abração
Prahladesh Dasa
|