हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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terça-feira, 14 de julho de 2009

E talvez uma das mais importantes "inovações" deixadas por Srila Prabhupada e não só, foi a de que para propagar eficazmente a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu seria necessário criar um Corpo Administrativo (GBC) contrário a linha tradicional de somente um Acarya em cada Matha, como sendo a única forma de fazê-lo pelos devoto(a)s das gerações vindouras.

SS Bhakti Caru Swami (imagem acima) explica:

"Srila Bhaktivinoda Thakura, enquanto revivia o Movimento de Sankirtana de Sri Caitanya Mahaprabhu, realizou que a gigantesca tarefa de espalhar a Consciência de Krsna em todo o mundo, em todas as vilas e aldeias, não seria possível sem o esforço colectivo de devotos comprometidos das gerações vindouras.
Portanto ele viu a necessidade de uma Instituição, e fez o projecto desta Instituição na forma do seu "Namahatta" (o mercado do Santo Nome) e a "Visva Vaisnava Raja Sabha" (Assembléia Real dos Vaisnavas de Todo o Mundo)

Srila Bhaktisidhanta Sarasvati Thakura deu forma a este conceito na forma da sua "Gaudiya Matha" e quando esta Instituição afastou-se, Srila Prabhupada reviveu o espírito de seu Guru Maharaja através da ISKCON.

É importante notar que Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Bhaktisidhanta Sarasvati Thakura e Srila Prabhupada, todos os três, deram mais importância a Instituição do que a sua própria autoridade - mesmo sendo os fundadores e organizadores das suas Instituições eles colocaram-se eles mesmos como membros ordinários das suas respectivas Instituições.

Por exemplo, Srila Bhaktivinoda Thakura identificou-se ele mesmo como um varredor do Namahatta. Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura chamou a si mesmo de um servo da Gaudiya Matha, e Srila Prabhupada identificou-se a si mesmo como um membro comum do Corpo Administrativo da ISKCON."

SS Bhakti Caru Swami continua a explicar porque a Gaudiya Matha desintegrou-se por não seguir esta linha:

"Isto ocorreu porque a maior parte dos seus proeminentes seguidores não puderam entender a importância de continuar a missão através de uma Instituição que ele estabeleceu. Eles mantiveram o conceito tradicional e concluíram que um legado espiritual não poderia efectivamente continuar através de uma Instituição administrada por um punhado de administradores mundanos, e assim desafiaram a instrucção do seu Mestre Espiritual e apontaram um Acarya (que eventualmente caiu), e a Instituição que ele meticulosamente havia estruturado colapsou."

SS Bhakti Caru Swami explica que nós na ISKCON cometemos o mesmo erro:

"Todavia, após o desaparecimento de Srila Prabhupada, nós na ISKCON cometemos também o mesmo erro. Pensando que Srila Prabhupada tinha apontado 11 sucessores nós também nos precipitamos na mesma síndrome de apontar cabeças espirituais da Instituição presumindo que após o desaparecimento de Srila Prabhupada eles haviam herdado a ISKCON.

Em 1987, cerca de 10 anos após o desaparecimento de Srila Prabhupada, este erro foi apontado por devotos líderes preocupados da ISKCON, mas não foi plenamente corrigido. Simplesmente por adicionar mais Gurus e permitir que eles iniciassem aonde eles pudessem atrair discípulos, este erro foi simplesmente diluído até certo ponto mas não foi realmente corrigido.

Recentemente, o corpo do GBC tornou-se dolorosamente consciente que através deste erro uma linha paralela de autoridade foi criada na ISKCON o qual esta a causar uma grande quantidade de prejuízo para a Instituição e a impedir o crescimento do Movimento. É notório por parte do corpo do GBC que eles tem dado bastante importância a este ponto ao duramente tentar rectificá-lo.

De forma a efetivamente estabelecer uma Instituição precisamos de dois elementos essenciais - a cabeça da Intituição e sua estrutura administrativa. Na ISKCON temos que ter absolutamente bem claro que Srila Prabhupada é a cabeça da Instituição e que ele continuará a sê-lo tanto quanto a Instituição durar, e que a estrutura administrativa que Srila Prabhupada estabeleceu - o GBC, Presidentes de Templo, chefes de departamento, etc, devem ser funcionais sem nenhum desvio."

Fim da citação.

Podemos observar que as "inovações" estabelecidas pelos Acaryas ao invés de enfraquecer e comprometer a observância dos princípios básicos da tradição, fortalecem-na. No entanto, somente os Acaryas sabem quais inovações poderão comprometer ou fortalecer a tradição.
Todo o artigo muito interessante, e comentários de outros devotos em:

http://www.dandavats.com/?p=7467

Os livros são a Base.
Utilidade é o Princípio.
Pureza é a Força.
Pregação é a Essência.

Onde estas premissas, dadas por Srila Prabhupada, são observadas estritamente, temos a ISKCON.
Onde estas premissas, dadas por Srila Prabhupada, não são observadas estritamente...............

Srila Prabhupada revolucionariamente seguindo a mesma linha de seu Guru, criou uma Comissão do Corpo Governamental (GBC) exatamente para que esta Comissão ficasse encarregada de que estas premissas estivessem sendo observadas estritamente, tanto fora como dentro do próprio GBC.

Ou seja com este sistema de Corpo Administrativo, o "poder decisório" não ficaria restrito a somente um único devoto(a), mas a um grupo de devotos.

Apesar de todas as "turbulências" a "forma" de um Corpo Administrativo manteve-se, e neste sentido pode-se dizer que não houve contaminação.
Podemos, no entanto, dizer que houve contaminação na "substância" devido a diferentes falhas tanto fora como dentro do próprio GBC.
De qualquer forma o GBC tem sido capaz de intrepida e humildemente admitir tais falhas e executar esta dificílima tarefa, e aprendido com estes diferentes erros tanto fora como dentro do próprio GBC.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

http://www.bhakti-tattva.blogspot.com/

Aceitem TODOS minha reverências.
TODAS as Glórias a Srila Prabhupada !

Inovação e Tradição

Uma das habilidades marcantes em Srila Prabhupada foi seu caráter inovador. Sabemos como Srila Prabhupada foi capaz de fazer mudanças e adaptações aos desafios e características próprios das pessoas, culturas e maneiras ocidentais. Como um empreendedor, Srila Prabhupada foi muitíssimo bem-sucedido. Seu sucesso é incontestável. Do ponto de vista do empreendedorismo, ele, partindo do nada, conseguiu estabelecer uma instituição com presença nas principais cidades do mundo, a notável e grandiosa ISKCON.
* * *
Pode ser que alguns, imbuídos de zelo demasiadamente ortodoxo, prefiram ver as mudanças como desnecessárias. Para estes, inovações e tradição não caminham de mãos dadas. A história nos mostra exatamente o contrário: as inovações introduzidas por Srila Prabhupada foram todas necessárias e dentro da tradição Vaishnava. Nenhuma de suas "inovações" comprometeu ou enfraqueceu a observância dos princípios básicos dessa mesma tradição.
Srila Prabhupada foi sábio ao flexibilizar sua pregação e conduta de acordo com tempo, lugar e circunstância, sem abrir mão dos parâmetros e da autenticidade estabelecida por guru (seu mestre espiritual), sastra (escrituras reveladas) e sadhu (exemplo dado pelos devotos santos).
* * *
Na Índia, até o início do Século XX, o contexto sócio-religioso mantinha que jamais se deveria pregar os ensinamentos das Escrituras para um estrangeiro (mlecha), nem era aceitável a iniciação espiritual para esses estrangeiros e tampouco para mulheres. Srila Mahaprabhu, o Senhor Caitanya, admitiu como seguidores íntimos e amados os irmãos Srila Rupa Goswami e Sanatana Goswami que tinham trabalhado para o governo muçulmano, fato este que, de acordo com o conceito ordinário da época, tornava-os intocáveis e desqualificados para estudarem as Escrituras e freqüentarem Templos. O grande Vaishnava Haridasa Thakura era ele mesmo um muçulmano, embora fosse muitíssimo querido por Sri Caitanya. A um hindu, não era permitido sequer tocar um muçulmano sob pena de não mais ser considerado hindu, e, a partir daí, forçosamente ter de se converter ao islamismo. Segundo opinião equivocada de pessoas ordinárias, eles (Rupa, Sanatana e Haridas) não eram elegíveis nem para serem olhados! O melhor que poderiam fazer era esperar por um nascimento mais adequado, como homens, hindus, nascidos na Índia. Sri Caitanya, entretanto, não estava inovando ao aceitá-los, pelo contrário, Ele estava praticando o que Sri Krishna dispõe no Bhagavad-gita (5,18):
Os sábios humildes, em virtude do conhecimento verdadeiro, vêem com uma visão equânime um brahmana culto e gentil, uma vaca. um elefante, um cachorro e um comedor-de-cachorro (paria).
Quando Sri Caitanya Mahaprabhu introduziu o método do canto congregacional dos Santos Nomes de Hari foi muito criticado pelos sannyasis eruditos que questionavam sua inovação. Mahaprabhu, entretanto, estava apenas tornando realidade injunções contidas em várias escrituras sagradas, dentre as quais o Kalisantarana Upanishad. Para alguns, devido à capacidade limitada de suas compreensões, poderia tratar-se de uma invenção ou inovação caprichosa, porém devemos saber que sankirtana -yajña é o método prescrito para essa Era de Kali e, por ser prescrito, nada tem de caprichoso.

Srila Bhaktivinoda Thakur, no final do Século XIX, teve a clara visão de centenas de milhares de Vaishnavas, de todas as partes do mundo chegando a Sridhama Mayapur para reverenciar o Senhor Caitanya. Uma visão, diga-se, bastante não-ortodoxa.
Sua Divina Graça Srila Bhaktisiddhanata Saraswati Maharaj, o Grande Acharya Vaishnava, no início dos anos 1930, enviou dois de seus discípulos para pregarem a Consciência de Krishna na Inglaterra e nos países europeus. Foram eles Vana (Bon) Tirtha Swami Maharaj e Bhakti Saranga das (que mais tarde tomaria a ordem renunciada, sannyasa). Como resultado dessa pregação, trouxeram dois `bhaktas´ de origem alemã, Dr. Ernst Georg Schulze (Sadananda das) e Walter Eidlitz (Vamana das). Uma moça inglesa de família aristocrática chamada Daisy Cecilia Bowtell também foi iniciada por Srila Bhaktisiddhanta com o nome espiritual de Srimati Vinode Vani Dasi. Esta senhorita doou uma casa para que se tornasse o primeiro Templo Vaishnava na Europa, que foi inaugurado em 14 de Fevereiro de 1933 o qual pertence a Gaudiya Mission e ainda funciona com Deidades de Sri Sri Radha-Krishna e de Sri Caitanya.
A foto abaixo, mostra a chegada da Europa de Sua Santidade Vana (Bon) Tirtha Naharaj, que foi recepcionado por uma multidão de devotos.

Na extrema esquerda da foto está E. G. Schulze (Sadananda das), ao centro segurando a tridanda SS Bon Maharaj, e, curiosamente, na extrema direita da foto o jovem senhor Abhay Charan De (sem turbante), e que mais tarde seria conhecido como Abhay Charanaravinda (A. C.) Bhaktivedanta Swami Maharaj Prabhupada.
Esta é uma foto realmente especial e muito reveladora.
O que estaria pensando, nesse exato instante, o jovem Abhay Charan De?
Certamente que todo esse evento viria a ressoar no coração e mente desse jovem senhor por toda uma vida.
Estaria nesse momento sendo plantada no jovem devoto a semente da pregação mundo afora ?
Estaria ele se inspirando no exemplo de pregação dado por seus irmãos espirituais seniores na execução das ordens e desejo do Guru?
Quanto mais eu admiro essa antiga foto, mais sinto-me tentado a quase imaginar seus sentimentos a partir de sua face serena adornada com olhos bem alertas. Possivelmente aí estava sendo plantada uma semente, que em `solo´ fértil, se desenvolveria numa arvore grandiosa, de deliciosos frutos de prema por Sri Sri Radha-Krishna; a arvore cuja seiva é o Maha-Mantra, cujo tronco é o Senhor Caitanya, plantada e cultivada por nosso querido Srila Prabhupada.
* * *
Dessa forma, muitas coisas "introduzidas" por Srila Prabhupada foram, inicialmente, efetivadas por seu Guru Maharaj, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati, provando que nosso amado Srila Prabhupada seguiu os passos de seu Guru e dos acharyas anteriores.
Pregação no Ocidente, iniciação indiferenciada para homens e mulheres de quaisquer classes sociais, iniciações para pessoas de diferentes raças e etnias, distribuição de prasadam, canto congregacional (sankirtana), instalação de deidades em templos desprovidos de arquitetura tradicional indiana. Todas essas coisas foram `inovações´ introduzidas por Srila Prabhupada, mas com a devida autorização (pelo exemplo) de seu amado mestre espiritual, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati. A eles devemos nossas mais humildes e respeitosas reverências; dois grandes santos Vaishnavas, dois grandes e tradicionais inovadores. Hare Krishna !
Eternamente seus,

Jayadeva das
aqui, rm Recife

S - desculpem esse e-mail tão longo, é que eu estava sem sono e minha mente fervilhava. :o)

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