Frequentemente, são publicados aqui no Krishna-katha e-mails que, dentre outras coisas, formulam perguntas, propõem desafios, instigam à pesquisa ou ao pensar etc. Em uma das postagens recentes um devoto respondeu fazendo citações aos sastras e baseado nas instruções das escrituras. Em resposta à sua resposta, foi levantado o ponto de que os argumentos formulados eram ingênuos, careciam de fundamentos filosóficos claros e aceitáveis.
Há alguns anos, aqui em Recife, SS Param gati Swami falava-me sobre a dificuldade de pregação na França, local onde o budismo crescia muito; trocamos algumas idéias e eu prometi pensar no assunto. Tempos depois escrevi para o Krishna-katha e Brazilian Fórum um artigo sobre o tema e Maharaja me escreveu muito agradecido, dizendo que o artigo era esclarecedor e ajudaria na pregação. Muitos outros e-mails de apreciação me foram enviados. Na época, Rasananda Maharaj, inclusive publicou-o em seu, então, site de pregação.
Parte desse artigo, foi adaptado e re-publicado há alguns dias aqui, no Krishna-Katha. Neste caso, o título do e-mail foi convenientemente mudado em alusão à citação feita pelo Prahladesh Prabhu, e constante no final do mencionado e-mail.
Parece que o titulo do e-mail e o que eu afirmei ao final melindrou algumas pessoas, que aceitam que se ofenda a Deus, dizendo que ele é vazio, que tudo é vazio, mas não gostaram quando eu disse (aceitando em parte a conclusão dos próprios budistas) que seus cérebros é que são vazios ! :o)
Minhas motivações sempre foram (e são) em poder servir, na medida do possível, aos Vaishnavas ocupados na tarefa de pregação.
No Caitanya Caritamrita – Madhyalila, Capítulo 9, verso 49 – reproduzido a seguir, vemos a tradução do verso e o início do respectivo Significado por Srila Prabhupada:
CC Madhya 9.49: As escrituras do culto Budista têm como base principal o argumento e a lógica, e elas contêm nove princípios diretivos. Como Sri Caitanya Mahaprabhu derrotou os budistas com seus próprios argumentos, eles não puderam estabelecer seu culto.
Significado – Ninguém pode alcançar a Verdade Absoluta por meio de argumentos. Uma pessoa pode ser muito habilidosa no uso da lógica, enquanto outra pode ser até mais hábil na arte da argumentação. Como existe muito jogo de palavras na lógica, nunca se pode chegar à real conclusão acerca da Verdade Absoluta pelo uso de argumentos. Os seguidores dos princípios Védicos entendem isso. Portanto, vemos aqui que Sri Caitanya Mahaprabhu derrotou a filosofia budista pelo argumento. Aqueles que são pregadores na ISKCON certamente encontrarão muitas pessoas que só aceitam argumentos intelectuais. A maioria dessas pessoas não aceita a autoridade dos Vedas, não obstante elas aceitarem especulação e argumentos intelectuais. Portanto os pregadores da Consciência de Krishna devem estar preparados para derrotar outros pelo uso de argumentos, assim como fez Sri Caitanya Mahaprabhu. Tarkei khaṇḍila prabhu é claramente mencionado nesse verso, o que indica que o Senhor Caitanya Mahaprabhu utilizou argumentos tão fortes que os budistas não puderam contradizê-Lo para manterem suas crenças.
Em outra parte é dito o seguinte:
CC Madhya 22.65 - Aquele que é habilidoso no uso da lógica, argumentação, conhece as Escrituras Reveladas e tem firme fé em Sri Krishna, é classificado como o devoto mais elevado. Ele é capaz de liberar o mundo inteiro.
Todo esse capítulo 9 do Sri Caitanya Caritamrta (Madhya-lila) é muito elucidativo para aqueles que quiserem entender o sentido deste Movimento. Ele narra as atividades do Senhor Caitanya por todo o Sul da Índia. Ele ia de templo em templo e convertia os seguidores do Senhor Shiva, os mayavadis, os budistas e até devotos Vaishnavas de outras sampradayas (escolas). Ele induzia TODOS, aos princípios Vaishnavas verdadeiros e ao cantar do Maha-Mantra. Esse foi Seu exemplo de compaixão. Convido a TODOS, os mais velhos, os mais eruditos, os iniciados, os novatos e os recém-chegados a esse fórum que, além de cantarem o Maha Mantra Hare Krishna diligentemente, leiam, aprendam com os mais experientes, leiam bastante, estudem, pesquisem, sempre. Em especial aos devotos mais novos, pois assim entenderão que a associação entre Vaishnavas, mesmo aqui, num fórum na web, é mais do que uma comunidade de relacionamentos sociais, mais do que um local para se conversar sobre os bichinhos de estimação de cada um, sobre os filhos, seus aniversários ou realizações, a troca de receitas culinárias; mais do que um local para alguns afirmarem suas opções sexuais, suas emoções, convicções, falsos egos, seus feitos ou defeitos.... ......
Filosoficamente, entretanto, este fórum é nosso local virtual, é aqui que devemos nos inspirar, enquanto espaço na WEB......os OUTROS que tenham seus lugares, ou, se aqui estão, entendam que o espaço é nosso !
Fora daqui, fora de nossos TEMPLOS e comunidades, que prevaleça a maya do politicamente correto. Neste caso poderemos ser tolerantes e complacentes além de nossos limites, se assim for possível. Em nossos domínios, entretanto, demonstramos respeito e compaixão verdadeiros quando informamos às pessoas que elas estão indo na direção oposta. O contrário disso é sentimentalismo.
Pessoalmente eu posso não ser um grande pregador, posso nem mesmo estar pregando Consciência de Krishna. Mas sempre estarei municiando os devotos com elementos que os ajudem em suas atividades de pregação para que eles satisfaçam os requisitos enunciados no CC Madhya 22-65, acima. Se eu puder fazer isso, por si só, será (para mim) motivo de grande alegria. Hare Krishna !
Eternamente seus,
Jayadeva das
aqui, em Recife
PS - no significado completo referente ao verso 9-49 do CC Madhya lila, Srila Parabhupada refuta de forma inequívoca os nove pontos fundamentais da doutrina ateísta budista. Vale a pena estudar.
|
हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे