हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

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sábado, 2 de maio de 2009

Teodicéia


Todos as tradições religiosas aperfeiçoaram bons sistemas éticos de moralidade.

No entanto, a crença religiosa não é uma garantia de integridade moral. Olhando para a história da nossa espécie e das nossas tradições religiosas vemos que entre os que causaram mais problemas, usaram a enganação e a brutalidade, massacraram outros religiosos seus semelhantes, houve muitos que professavam uma religião, por vezes com ostentação.

Porém, é óbvio que devemos aceitar a religião como fundação da ética e conduta moral.

Mas mesmo aceitando isto, não podemos pretender criar um código de regras ou de leis que respondam a todos os dilemas éticos.

Mas isto não quer dizer também que seja inútil tentar estruturar um código de regras desta natureza.

E é também bastante claro que os Sastras apresentam este código de regras.

No entanto para determinar o valor ético e moral de um acto com base nos Sastras e visto que a Ética significa o que é bom para o indivíduo e para a sociedade, é preciso alcançar o equilibrio entre o "Absolutismo Moral" e o "Relativismo Moral", o qual podemos chamar de dilema ético ou tensão entre os princípios morais da justiça e os princípios morais da misericórdia.

Relativismo Moral


Ser um relativista moral é pensar que todas as posições éticas são relativas ( ao lugar, ao tempo, ao contexto cultural e, muito particularmente, às sensibilidades individuais) e que, em conseqüência, não existe posição ética absoluta, racionalmente fundamentada ou universal.


Absolutismo Moral

Aqui existe um padrão universal de conduta, que independe da cultura, da época ou da vontade de cada ser humano e é estabelecido nos escritos sagrados.

Fim das definições.

Sem dúvida, o progresso espiritual não é possível sem uma conduta moral apropriada.

Por isso os 4 princípios e uma série de coisas a serem evitadas como:sexo no casamento (Heterosexual ou Homosexual) que não seja para procriar;
aborto;
divórcio;
sexo antes do casamento;
masturbação;
pornografia;
eutanásia,
suicidio;

clonagem terapêutica (células tronco);
uso de preservativos;
anticoncepcionais;
etc, etc...


No entanto, vemos o quão Krsna e Seus associados puros são misericordiosos com aqueles cuja conduta não é a mais apropriada.

Então podemos perguntar:

A Tradição Gaudiya Vaisnava apregoa um Relativismo Moral ou um Absolutismo Moral?

Apregoa um Absolutismo Moral no sentido de que existe um código Moral e de Ética Vaisnava a ser seguido.

Não que o índividuo escolhe o que é certo ou errado como no Relativismo Moral.

Mas também apregoa um Relativismo Moral no sentido de que embora a Moralidade seja extremamente importante, os devotos recebem um tratamento especial de Krsna e Seus associados, mesmo que cometam os actos mais abomináveis (do ponto de vista da Moralidade) por fraqueza de coração (Hrdaya Daurbhalyam).

E ainda, a conduta Moral desenvolve-se gradualmente na proporção da prática espiritual.Ou seja, numa certa medida, Bhakti está acima de Dharma, no sentido de que a Moralidade não é a única regra de Krsna.

Teodicéia

Agora, uma outra questão a ser colocada é que mesmo que as pessoas sigam um padrão de ética baseada na religião, ainda assim, continuaria a existir o mal.

O mal físico (doenças, catástrofes, etc) e o mal moral (corrupção, enganação, etc).

E esta é outra questão que no Ocidente é tratado por Teodicéia, ou a relação entre Deus, o homem e o Mal. Ou ainda, uma Teodicéia, é a tentativa de fornecer justificativas para a existência do mal.

Como é possível existir o mal e o sofrimento se Deus é bom? E se Deus é todo-poderoso, porque não acaba com o mal e o sofrimento?

Ou ainda, porque Deus criou almas que podem sujeitar-se a imperfeição (origem da Jiva)?

Na sua Teodicéia, Leibiniz diz: "Se Deus existe, de onde vem o mal? Se não existe, de onde vem o bem?".

A resposta mais popular ao problema do mal entre os filósofos da religião contemporâneos, se baseia na posição de que seres humanos nunca podem esperar entender o divino, e porque se Deus criou o mundo assim é por um propósito superior.

Sobre a origem da Jiva ou porque ela afasta-se de Krsna, Srila Prabhupada explica:

"Este é o mistério da criação material. Realmente não importa como estas entidades vivas ou entidades superiores do Senhor Supremo entraram em contacto com a natureza material. Entretanto, a Suprema Personalidade de Deus sabe como e porque isto de facto aconteceu."

Fim da citação.

E assim a Jiva com livre arbitrio fica sujeita a Lei do Karma. 
E de acordo com a Lei do Karma, Deus não castiga ninguém nem recompensa ninguém e cada um recebe o que lhe é devido.

Assim como existem aqueles que aprendem somente por ouvir sobre as misérias deste mundo material sem passar pelas mesmas, e aqueles que somente aprendem sobre as misérias deste mundo material por passar pelas mesmas, da mesma forma as Jivas eternamente liberadas (Nitya Siddha) são plenamente conscientes de toda a manifestação do Senhor embora mantenham-se afastadas desta realidade material, enquanto as Jivas eternamente condicionadas (Nitya Baddha) envolvem-se nesta realidade material.

No entanto, Srila Prabhupada explica que ainda assim sempre é possível para todas as Jivas envolverem-se nesta natureza material por uma ou outra razão.

Não podemos esperar uma resposta objectiva para uma questão subjectiva.

Pela miséricórdia dos Vaisnavas, Vaisnavis e de Sri Guru, ao cantarmos puramente o Santo Nome tudo nos será revelado. 

No "Jaiva Dharma", Srila Bhaktivinoda Thakura explica no capítulo 16 intitulado "As almas individuais engolidas por Maya" (Prameyantar Gata Maya Kavalita Jiva Vicara):

Vrajanatha: Oh! Mestre, porque algumas almas deixam a fronteira 
entre a matéria e o espírito, e entram no mundo de Maya? Porque as outras almas vão para o mundo espiritual

Babaji: As qualidades de Krsna estão presentes em uma quantidade diminuta nas almas espirituais. Porque Krsna tem livre arbitrio, da mesma forma almas individuais possuem também uma pequena quantidade de livre arbitrio. Quando este livre arbitrio é utilizado adequadamente, a alma é favorável à Krsna e volta-se na direção dEle. Quando o livre arbítrio é mal utilizado, a alma torna-se avessa à Krsna e afasta-se dEle. Então, a alma tenta desfrutar de Maya. Inflada com orgulho mesquinho, a alma pensa, "Eu sou o desfrutador da matéria." Então a forma pura espiritual da alma torna-se coberta pelas cinco tipos de ignorância que começam com a ilusão e falso-ego. Assim, é o bom ou o mau uso do livre arbítrio que nos traz tanto a libertação ou a prisão no mundo material. 

Vrajanatha: O Senhor Krsna é extremamente misericordioso. Por que, então, Ele fez a alma espiritual individual tão fraca inserida no mundo de Maya? 

Babaji: Como Ele é misericordioso, Krsna também é brincalhão. Desejando muitos tipos diferentes de passatempos com almas espirituais individuais em muitas e diferentes condições de vida, Ele criou muitas condições exaltadas que culminam em "Maha Bhava" um grande amor espiritual extático para com o Senhor,e Ele também criou, com a ajuda de Maya que é uma expansão de Sri Radha, as condições materiais degradadas da vida que atingem o seu ponto mais baixo em "Ahankara" (a identificação da alma com a matéria).

Desta forma, pela influência de Sri Radha-se alcança-se a realização de um êxtase transcedental ilimitado, e pela influência de Maya, há uma descida para condições muito baixas. As almas que, assim, entram no abismo de Maya não estão interessadas em seu próprio bem-estar espiritual. Elas são avessas ao Senhor Krsna e interessadas no seu próprio prazer egoísta. Assim elas descem mais baixo e mais baixo. No entanto, o extremamente misericordioso Senhor Krsna envia Seus próprios associados a partir do próprio mundo espiritual para o mundo material para fazer essas almas tornarem-se favoráveis para com Ele e para levanta-las para fora deste abismo. Desta forma algumas destas almas caídas tornam-se gradualmente elevadas e, eventualmente, voltam ao mundo espiritual aonde tornam-se associadas eternas do Senhor. 
      
Vrajanatha: Por que as almas individuais devem sofrer para que o Senhor desfrute destes passatempos?
      
Babaji: O que deve ser dito é isto: é pela grande misericórdia do Senhor que as almas individuais têm livre arbítrio. Porque não falar dessa maneira? A matéria inanimada está numa categoria muito baixa e sem importância porque não tem livre arbítrio. É porque a alma individual têm livre arbítrio que pode tornar-se mestre do mundo da matéria. "Dor" e "prazer" são dois destinos que a mente pode atingir. O que eu e você chamamos "dor", uma outra pessoa, que está apegada a isto pode chamar "prazer". Todos os prazeres materiais trazem só dor no final. Eles não levam a nada mais do que isso. Por conseguinte, uma pessoa que esta apegada aos prazeres materiais torna-se infeliz no final. Quando essa infelicidade se torna muito aguda, a alma começa a desejar a felicidade que não é misturada com sofrimentos. Deste desejo vem a inteligência, e desta inteligência vem o espírito inquisitivo. Do espírito inquisitivo vem a associação com pessoaos santas, da associação com pessoas santas vem a fé na vida espiritual, e da fé na vida espiritual a pessoa torna-se gradualmente elevada.

Neste caminho que começou como a dor, no final torna-se uma felicidade auspiciosa. O ouro torna-se puro quando é aquecido e derretido. Da mesma forma, quando sofrem no mundo material de Maya, as almas impuras avessas ao Senhor Krsna e ansiosas por desfrutar de Maya tornam-se purificadas.

E assim, é misericórdia de Krsna que todo este sofrimento transforma-se em felicidade.

Portanto, aqueles que tem uma mente aberta vêem todo este sofrimento das almas condicionadas eventualmente transformar-se em felicidade.

Aqueles que têem uma mente fechada não conseguem ver isto. Eles somente conseguem ver sofrimento.
      
Vrajanatha: Embora possam trazer felicidade no final, no presente momento o sofrimento das almas condionadas é muito doloroso.
Não poderia o Senhor todo-poderoso inventar um caminho diferente, sem esses sofrimentos?
      
Babaji: O Senhor Krsna desfruta de muitos tipos diferentes de maravilhosos passatempos. Este é um dos Seus maravilhosos passatempos. Uma pessoa que é extremamente independente pode desfrutar de muitos tipos diferentes de passatempos, e este pode ser um deles. Porque não? Se o Senhor tem toda a espécie de passatempos, então este não pode ser rejeitado. Se um passatempo é substituído por outro, ainda assim algum tipo de problema deve ser esperado. O Senhor Krsna é a Pessoa Suprema e o criador. Todo mundo está sujeito a Sua vontade. Se uma pessoa está sujeita a vontade de outro, não haverá alguma dificuldade nisto? Se esta dificuldade eventualmente leva à felicidade, então não é dificuldade de todo. Por que você diz que é sofrimento e dificuldade? Se ao expandir os passatempos do Senhor Krsna o indivíduo passa por algumas  dificuldades, as dificuldades são só felicidade. Os passatempos do Senhor Krsna são naturalmente cheios de felicidade. Se um indivíduo por sua livre vontade deixa estes passatempos e entra no mundo de Maya e aceita o sofrimento ali, então se alguém está em falta, quem está em falta é a alma individual. Krsna não está em falta. 

Vrajanatha: Nesta situação, qual seria o mal do Senhor Krsna não dar o livre arbítrio para a alma individual? Krsna sabe tudo. Portanto Krsna sabe se uma certa alma individual irá utilizar erradamente o seu livre arbitrio e trazer sofrimento a si própria. Nessa situação, é cruel  Krsna dar a uma pessoa o livre arbítrio. Não é?
     
Babaji: O livre-arbítrio é uma jóia preciosa. No mundo material existem muitos objetos materiais inanimados. A nenhum deles foi dada a jóia do livre arbítrio. É por isso que objetos inanimados estão numa categoria muito baixa e sem importância. Se Ele não tivesse dado o livre arbítrio, a alma individual também estaria nesta categoria muito baixa e sem importância, tal como os objetos materiais inanimados. A alma individual é uma pequena partícula de espírito. Qualquer que sejam as qualidades que o espírito tenha, a alma também deve ter. O livre-arbítrio é uma das qualidades do espírito. O espírito não pode nunca ser separado  das suas eterna qualidades. Portanto, como uma pequena partícula de espírito, a alma deve ter livre arbítrio. É porque têem livre arbitrio que as almas individuais são superiores a matéria inanimada e  são os mestres do mundo material. Todas as almas tem livre arbitrio, e todas são servas amorosas do Senhor Krsna. Quando elas usam inadequadamente o livre arbítrio e entram no mundo da ilusão, o misericordioso Krsna chora ao ver como eles estão sofrendo. Ansioso para libertá-las, Ele segue as almas individuais até o mundo material. Sabendo que as almas não verão Seus passatempos neste mundo material, Ele traz Seus passatempos inconcebíveis ao mundo material. 

Vendo que as almas condicionadas não entendem Seus passatempos, Ele desce até Navadvipa e ensina-as sobre a Sua forma, qualidades e passatempos e sobre o Seu próprio Santo Nome, que é o melhor caminho para o avanço espiritual, e Ele também ensina-as, agindo no papel de um devoto (Senhor Caitanya) Baba, como você pode colocar a culpa no misericordioso Krsna? Mesmo que Sua misericórdia seja insondável, ao fazê-lo você permanecerá infeliz e patético.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

'Quando a gente pensa que sabe todas as respostas, vem a vida e muda todas as perguntas'.

SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?

Finalmente a verdade é dita na TV Americana.

A filha de Billy Graham estava sendo entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou a ela:

'Como é que Deus teria permitido algo horroroso assim acontecer no dia 11 de setembro?'
Anne Graham deu uma resposta profunda e sábia:

'Eu creio que Deus ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós.

Por muitos anos temos dito para Deus não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas.

Sendo um cavalheiro como Deus é, eu creio que Ele calmamente nos deixou.
Como poderemos esperar que Deus nos dê a sua benção e a sua proteção se nós exigimos que Ele não se envolva mais conosco?'

À vista de tantos acontecimentos recentes; ataque dos terroristas, tiroteio nas escolas, etc...

Eu creio que tudo começou desde que Madeline Murray O'hare (que foi assassinada) , se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas Americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.

Depois disso, alguém disse que seria melhor também não ler mais a Bíblia nas escolas...

A Bíblia que nos ensina que não devemos matar, roubar e devemos amar o nosso próximo como a nós mesmos. E nós concordamos com esse alguém.

Logo depois o Dr.. Benjamin Spock disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação ficariam distorcidas e poderíamos prejudicar sua auto estima (o filho dele se suicidou) e nós dissemos:

'Um perito nesse assunto deve saber o que está falando'.

E então concordamos com ele.

Depois alguém disse que os professores e diretores das escolas não deveriam disciplinar nossos filhos quando se comportassem mal.

Então foi decidido que nenhum professor poderia tocar nos alunos...(há diferença entre disciplinar e tocar).

Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem.

E nós aceitamos sem ao menos questionar.

Então foi dito que deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas, quantas eles quisessem para que eles pudessem se divertir à vontade.

E nós dissemos: 'Está bem!'

Então alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia e uma apreciação natural do corpo feminino.

Depois uma outra pessoa levou isso um passo mais adiante e publicou fotos de Crianças nuas e foi mais além ainda, colocando-as à disposição da internet.
E nós dissemos:

'Está bem, isto é democracia, e eles tem o direito de ter liberdade de se expressar e fazer isso'.

Agora nós estamos nos perguntando porque nossos filhos não têm consciência e porque não sabem distinguir o bem e o mal, o certo e o errado;

porque não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios...

Provavelmente, se nós analisarmos seriamente, iremos facilmente compreender:

nós colhemos só aquilo que semeamos!!!

Uma menina escreveu um bilhetinho para Deus:
'Senhor, porque não salvaste aquela criança na escola?'
A resposta dele:
'Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!'

É triste como as pessoas simplesmente culpam a Deus e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno.

É triste como cremos em tudo que os Jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a Bíblia, ou do que a sua religião, que você diz que segue ensina.

É triste como alguém diz:

'Eu creio em Deus'.

Mas ainda assim segue a satanás, que, por sinal,também 'Crê' em Deus.

É engraçado como somos rápidos para julgar mas não queremos ser julgados!

Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas, quando tentamos enviar algum e-mail falando de Deus, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-los a outros!

É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na internet, mas uma discussão pública a respeito de Deus é suprimida rapidamente na escola e no trabalho.

É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana.

Você mesmo pode não querer reenviar esta mensagem a muitos de sua lista de endereços porque você não tem certeza a respeito de como a receberão, ou do que pensarão a seu respeito, por lhes ter enviado.

Não é verdade?

Gozado que nós nos preocupamos mais com o que as outras pessoas pensam a nosso respeito do que com o que Deus pensa...

'Garanto que Ele que enxerga tudo em nosso coração está torcendo para que você, no seu livre arbítrio, envie estas palavras a outras pessoas'.

Passe essa mensagem adiante, se acha que ela tem algum mérito.
Se não, ignore-a... e delete-a...

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