Estimado Rupa Vilasa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes e respeitosas reverências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Srila Purushatraya Maharaja Ki Jaya !!!
Sankirtana Yajna Ki Jaya !!!
ISKCON Portugal Ki Jaya !!!
Penso que o seu texto está muito bom para ser apresentado no Encontro Inter Religioso, especificamente quando falamos com Budistas.
Muito bom e parabéns !!! Estou certo que será uma boa apresentação e seu Guru irá ficar muito feliz.
Se você quizer aprofundar o tema, aconselho que leia o significado do BG 13.5 do discípulo querido de Srila Prabhupada, Bhurijana Prabhu em (desculpe, está em espanhol - Surrender unto Me - Rindete a Mi):
Ali ele explica que basicamente existem dois sistemas ( Vyasti e Samasti ) Védicos para progredir indirectamente na realização de Krsna, sem uma informação descendente.
Brahma Puccham é o sistema Vyasti. Vale a pena conferir, pois é muito elucidativo. Também: tasmad va etasmad atmana akashah sambhutah ity adina brahma puccham pratishtha ity astenanna-mayam pranamaya-mano maya-vijnanamayananda-mayah panca-purushah pathitas teshv annamayadi-trayam jada-kshetra-svarupam. tato bhinno vijnanamayo jivas tasya bhokteti jiva-kshetrajna-svarupam. tasmac ca bhinnah sarvantara anandamaya itishvara-kshetrajnasvar upam uktam (Taittriya Upanishad 2.1.2). "There are five purushas: annamaya (only being conscious of food), pranamaya (only being conscious of life), jnanamaya (being conscious of atma-tattva), vijnanamaya (being conscious of practical service to Krishna) and anandamaya (only being conscious of blissful Radha-Krishna seva). The first three (annamaya, pranamaya and jnanamaya) represent the inert kshetra (material body). Different from them is the vijnanamaya-purusha, the jiva- who, as the knower of the kshetra (this material body), is the secondary kshetra-jna. Antaryami, the Supersoul of everyone, is distinct from these two and He is the anandamaya-purusha. This anandamayapuru sha is, indeed, Parameshvara (the Supreme Controller), sarva-niyanta (the regulator of everything), sakshi (the witness) and the original kshetra-jna. There are three types of ksetra:(1) annamaya, (2) pranamaya and (3) jnanamaya. And there are two types of ksetrajna: (1) vijnamaya (the living entity) and (2) anandamaya (the Supreme Lord). Complete knowledge includes annamaya, pranamaya, etc... , which explains the field of activities (the body), the living entity and the Lord. Teu servo e amigo
Prahladesh Dasa
Diálogo Inter-religioso 29/4/09 estrutura do texto: realização de Krishna por Brahma Puccham (bg 13.5 sign) Eu nasci, estou aqui, posso explorar este mundo fabuloso. Este turbilhão de acontecimentos e emoções com tantas ideias e opiniões. Olho para o meu corpo. Tenho-o. é uma certeza. Vejo a minha mão, sinto todos os meus musculos. Doridos ou então com vitalidade e energia. Dependo do alimento, (sb 1.7.5) julgo-me um produto da natureza, vindo de uma mesma fonte de todo este universo divino, mas então sofro e regojizo com todas as acções e reacções que acontecem perante mim. E tanta coisa acontece no meu dia. Num minuto sinto prazer, no seguinte sinto dor ou desilusão. (bg 7.27) Desde que nasci, sinto que estou iludido pelas dualidades advindas do desejo e da repulsa.
átyantika-duhkha-nivrtti, o objectivo da vida de alguém deve ser parar o sofrimento.
Existe a felicidade e a aflição a seguir a cada esquina. Mas de esquina em esquina sentimos um gosto que nos faz continuar, sempre superar. Para lá deste forte e denso turbilhão da vida cotidiana, há algo que nunca vi, outra vida divina, muitas vezes nem a sinto, mas repáro, no silêncio, que até no silêncio ela está lá. Sou capaz de discernir e escolher, posso escolher sempre superar-me por virtudes, ou empobrecer por cobiças e ansiedades. Posso escolher onde me associar, posso escolher isso a cada minuto. Assim sei, está garantido, que posso encontrar o divino a manifestar-se em cada pensamento, sentimento ou desejo. Encontra-se escrito, na sabedoria védica antiga, o seguinte: (S isop 7) Aquele que vê constantemente todas as entidades vivas como partículas espirituais com a mesma qualidade divina, torna-se o vedadeiro conhecedor. O que pode então ser ilusão ou ansiedade para ele? O eu é puro, é eterno, imutável, está em todos os lados dentro desta criação, é consciente. A sua fonte. Essa, é conhecedora de tudo e é tudo o que é congnoscível, (bs 1) é sem origem e é a origem de tudo, é a causa de todas as causas e de tudo o que existe. Eternamente estamos a receber energia, alimento e, no silêncio, sabedoria. Eternamente estamos a receber prazeres superficiais ou profundos, eternamente, sem saber bem como, estamos num jogo, uma brincadeira magnífica onde eu mudo de papel, de personagem, e recebo frutos agradáveis e desagradáveis para que eu me possa sempre encontrar com Esse Supremo. E esse Supremo fala aos homens. Conhece-se a sua voz. No silêncio Ele já disse: (sb 9.4.68) Um devoto puro está sempre dentro do meu coração, e eu estou sempre no coração do devoto puro. Os meus devotos não conhecem outra coisa para além de Mim, e eu não conheço ninguém para além deles. |
हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे