Nanda Gopa Prabhu, por favor, aceite minhas humildes reverências. Srila Prabhupada Ki Jaya !!! Fico muito feliz que você dê as boas vindas a todos. Sim, não há nenhuma dúvida, somos todos servos de Krsna e almas espirituais. Porém temos diferentes roupagens. Eu sou branco, homem e heterosexual. Mas existem almas que tem a roupagem de negro, mulher e homosexual. Apesar de todas as declarações muito fortes que Srila Prabhupada fez a respeito dos negros, mulheres e homosexuais, e sabemos porque ele o fez, também sabemos que na prática como um devoto puro Maha Bhagavata, Srila Prabhupada misericordiosamente via todos como almas espirituais e ocupava-os em serviço devocional. No entanto, muitos usam e usaram as citações de Srila Prabhupada para denegrir, explorar e diminuir. Certo? Seu servo Prahladesh Dasa Etiquetas na ISKCON O que se segue é uma aula de Srimad Bhagavatam Canto 4 Capitulo 8 Verso 55 dada por Hrdayananda Das Goswami em Atlanta Georgia no dia 14 de Fevereiro 2002. Outro ponto é o que diz respeito a nossa etiqueta. Etiqueta especialmente. Bem não especialmente. Mas gostaria de falar com relação à etiqueta entre homens e mulheres. Disse anteriormente que os homens deveriam ser cavalheiros. Que é parte da 'hmmm' revolução da ISKCON. Ou da revolução na ISKCON. Que os homens deveriam ser cavalheiros de fato, e que um dia os homens podem oferecer flores primeiro no guru-puja e no dia seguinte as mulheres, e o mesmo vale para os artigos e as lamparinas. Aqui está um verso, este é o Bhagavatam, o Bhagavatam de Prabhupada, Primeiro Canto, Capitulo 8 Texto 1. Suta Uvaca: atate samparetanam. ..... Esta é uma tradução: Suta Goswami disse : Após isto os Pandavas (isto foi após a batalha de Kuruksetra) desejando dar água aos parentes mortos que haviam desejado isto foram ao Ganges com Draupadi. As damas (senhoras)caminhara m na frente. As damas caminharam na frente. Então (pausa).nós estamos na América, nós estamos em Atlanta Georgia, é 14 de Fevereiro do ano 2002. Em Atlanta, Georgia, e em geral nos EUA no ano de 2002, a maioria das pessoas educadas, a maioria das pessoas educadas, a esmagadora maioria das pessoas educadas deste pais achariam ignorante e ofensivo ver num centro espiritual que os homens, as mulheres, você sabe os homens sempre são os primeiros e as mulheres sempre tomam, são as segundas. Bem isto é simplesmente um fato. Não estou falando sobre o que é certo ou errado. Sobre o que é vedico ou não vedico. Estamos só falando sobre o fato que estamos nos EUA e que neste pais isto seria considerado pela maioria das pessoas, de fato pela maioria das pessoas em geral, certamente pela maioria das pessoas educadas, como sendo algo ignorante e inapropriado. Então a próxima pergunta é : temos alguma razão imperativa, alguma razão essencial e vital que temos que fazer isto de forma que mesmo que as pessoas nos odeiem por isso nós ainda assim temos de faze-lo porque é uma parte essencial de nossa cultura. E isto também descobrimos não ser o caso. Isto descobrimos não ser o caso pois não há nenhuma injunção vedica, não há nenhuma instrução por Prabhupada, não há nenhuma afirmação em nenhuma literatura vedica que diz que temos que....que os homens sempre tem de ter a precedência em rituais religiosos. E portanto se somos racionais, se somos inteligentes, se somos brahmanas, e se nossa cultura nos dá uma escolha em alguma situação em particular e uma escolha é favorável para o serviço ao Senhor e a outra é desfavorável para o serviço ao Senhor, se nós consistentemente escolhermos aquela que é desfavorável, o que estamos fazendo ? Se nós de fato, se as escrituras e os ensinamentos de Prabhupada nos dão uma escolha, e nós consistentemente escolhemos o que é desfavorável para o serviço a Krsna, então... porque fazemos isto? A única explicação possível que eu posso pensar é ignorância. Que somos simplesmente ignorantes. Quero dizer o verso que estamos analisando hoje confirma um outro ponto com o qual tenho estado incomodando vocês. E só para parar de incomodar você com este ponto. Prabhupada diz que o método de adoração, e guru puja é adoração, o método de adoração não é estereotipado. O método de adoração, isto vem do significado de ontem, não é estereotipado nem é exatamente o mesmo em todo lugar. Está especificamente mencionado neste verso que a pessoa deveria tomar em consideração a época, o lugar e as conveniências disponíveis. Nosso movimento para a consciência de Krsna está acontecendo no mundo todo. E também instalamos deidades em diferentes centros. Algumas vezes nossos amigos indianos, 'inflados' com noções inventadas criticam que : isto não foi feito, aquilo não foi feito. Mas eles se esquecem desta instrução de Narada Muni a um dos maiores Vaisnavas, Dhruva Maharaj, que a pessoa tem que considerar a época em particular, o pais e as conveniências. Então nesta época e neste pais é extremamente inconveniente ter um padrão de comportamento chauvinista na nossa comunidade. É provavelmente a coisa singular mais destruidora que podemos fazer se estamos de fato tentando atrair pessoas inteligentes. E portanto para as próprias mulheres, serem muito tímidas e humildes, e esquecer estes arranjos que estamos fazendo não é de fato timidez mas é também simplesmente ignorância. Ou é uma timidez ignorante, vamos por assim. Então não precisamos de timidez ignorante, precisamos de timidez inteligente. Sim. Devoto: Sobre o que você acabou de dizer. Quando me juntei, eu não cresci no movimento nem me juntei quando Prabhupada estava aqui então não tive o pano de fundo que todos os devotos seniores me deram. Mas quando me juntei ao movimento tive uma sensação distinta, me lembro que tive de superar o sentimento que este era um clube exclusivo para o qual eu não fora exatamente convidado e que tinha de forçar minha entrada. E algo disso tinha a ver você sabe com as vestes, o ritual, algumas das coisas que são essenciais para a cultura vedica. E algo disto é exatamente sobre o que você está falando. Tudo isto era tão diferente da minha experiência do mundo. SS HM : Então por exemplo após oferecermos a lâmpada, ou a água para Prabhupada ou para as deidades. Qual injunção vedica estamos seguindo que os homens sempre pensam que eles deveriam ser os primeiros a aceita-las, e que tipo de ... e, e não penso que não seja apenas não necessariamente vedico, eu penso que de certas formas é até mesmo não vedico. Porque me parece ser que se você está protegendo alguém, se você está protegendo alguém então é natural que você queira dar primeiro para a pessoa que está protegendo. Por exemplo Makhancora, é você não é ? Não se preocupe, você não está encrencado. (risos) Você tem uma filha muito bonita. Madhavi, uma filha maravilhosa. Então agora você é responsável pela proteção dela não é verdade? Então quando você traz sua filha para o templo é seu instinto coloca-la atrás de você e ir você ver as deidade ou leva-la na frente para ver as deidades primeiro? Qual é o seu sentimento natural? Makhancora: Leva-la primeiro. SSHM: O que quero dizer é que não é assim que um pai ou mãe amoroso primeiro quer oferecer tudo as suas crianças antes de tomar qualquer coisa para si, quero dizer você vê isto em toda parte. Esta é simplesmente a natureza da proteção amorosa. Devoto: Não é simplesmente estranho também os homens de pé de um lado e as mulheres do outro lado. SSHM: Não. Porque creio que isto seja civilizado. Devoto: Mas li que nos primeiros dias os homens e as mulheres se misturavam. SSHM: Eles o faziam mas Prabhupada. Mas as mulheres e homens ficavam separados quando Prabhupada estava aqui. Quero dizer que simplesmente ter um lugar para as mulheres e um para os homens, não quero ficar malvado aqui mas assim como há uma banheiro para homens e outro para mulheres, ou clubes (associações) para homens e mulheres, é .... se pomos as mulheres em desvantagem é que creio seja ignorância. Vou lhe dar um exemplo, eu nasci num meio ambiente judaico e quando estava em Harvard meus pais vieram me visitar e então era um feriado judaico e eu os levei ao... acho que era o Centro de Harvard para estudantes e professores de origem judaica, e fomos à missa ortodoxa e eles tinham os homens e as mulheres separados, e de fato eles eram mais estritos que nós, eles de fato, bem imagine se este fosse a sala do templo deles e digamos aquele fosse o altar deles, bem eles não tem deidades, mas eles tem a Torah, então eles tinham as mulheres sentadas de um lado e os homens do outro, é claro que em cadeiras, e tinham um pano no meio , de forma que os homens e as mulheres nem podiam ver um ao outro, é claro que quando você, nós não vamos fazer isso não se preocupem, (risos) mas quando você, mas também quando você entrava, quando você entrava no saguão, também notei que a primeira porta era para as mulheres, em outras palavras eles haviam facilitado para as mulheres e os homens tinham de dar a volta. De forma que a porta mais conveniente estava reservada para as mulheres. Mas o ponto é que meus pais. Vocês sabem, da Califórnia, eles são bem tradicionais, e são bem Califórnia, e eu me lembro que minha mãe ficou encantada, ela disse : "Oh isto é tão legal. De fato é bastante civilizado." Então creio que, estudos recentes demonstram que as mulheres de fato tem desempenho acadêmico melhor em escolas de meninas. Devota: Sim sei que isto está sendo muito recente e é bom ter esta explicação, então é um alivio de fato para mim não ter ..... SSHM : Sim, as meninas...., de fato fizeram estudos, as meninas tem melhor desempenho e são mais felizes nas escolas de meninas do que são em escolas mistas. Então para mim ter as mulheres e os homens, quero dizer em outras igrejas eles fazem isto também, então para mim ter as mulheres e os homens de uma certa forma separados mas tendo facilidade iguais é defensável. É algo que creio poderia filosoficamente defender. Enquanto que os homens, se você é responsável por cuidar de alguém, se você é responsável por proteger alguém e você interpreta isto como querendo dizer que você deveria sempre ficar com a melhor parte, e dar à pessoa que você está protegendo a parte inferior. Que você sempre tem de ser o primeiro e sempre empurrar a pessoa que você está protegendo para trás de você. Empurra-las para o fundo. Acho que esta é uma noção muito estranha de proteção. Devoto: Pode-se também explicar uma razão para isto. Que os homens estão tentando refrear o pensar nas mulheres e coisas assim. E que as mulheres também querem evitar que os homens as vejam para ajudar os homens nesta pratica. SS HM : Antes de mais nada eu já conversei com muitas e muitas mulheres que não se sentem animadas de ficar de pé atrás dos homens meditando nas costas deles. A maioria da mulheres com que falei prefeririam olhar as deidades que para as costas dos homens. Devoto: Mas eu estou falando sobre... SSHM : Mas o que isto tem a ver, eu não vejo a relevância, esta explicação parece ser para mim que diz que fazemos isto por causa daquilo mas aquilo nada tem a ver com isso. Em outras palavras como é que, eu francamente creio que é muito mais fácil de se praticar o celibato se você respeitar as mulheres porque se você pensar sobre o que a luxuria é, a luxuria é que você vê uma mulher como um objeto de seu desfrute, e assim ter o sentimento que as mulheres são até espiritualmente inferiores, ou que são sempre inferiores em todos os sentidos, cria uma situação muito conducente a também ver uma mulher como tendo, como não sendo um sujeito em seu próprio direito, não sendo uma pessoa que tem seu próprio interesse mas simplesmente um objeto de meu interesse, um objeto de meu desfrute, a estratégia vedica para se ser casto e a de ser ver a mulher como uma mãe. E não vê-las como sujeira. E portanto eu sei que se minha mãe viesse a esta sala de templo eu certamente ofereceria tudo a ela primeiro antes de pegar para mim. E espero que todos você também sejam civilizados o bastante que ofereceriam as coisas primeiro para suas mães. Devoto: Mas a forma que adotamos é apenas uma forma de evitar a associação. SSHM : Mas como você....em outras palavras simplesmente não consigo entender isto. Se uma lamparina de ghee for oferecida e posta numa mesa, se um homem a pega e a oferece aos homens e então a entrega às mulheres, ou se as mulheres a pegarem e a honrarem e então coloca-la de volta e os homens pega-la , como é que uma forma envolve mais associação que a outra ? Portanto para mim esta explicação é mistificadora. Parece que não é uma explicação, que não explica nada. Como é que uma mulher é mais, quero dizer é incrível como alguém sequer tenha pensado que isto é uma explicação. E em ultima instancia porque é natural para os homens protegerem as mulheres e porque não vamos reinventar a cultura vedica, não vamos simplesmente mudar tudo para satisfazer os ocidentais, ou os orientais, o que quero dizer é que esta é nossa filosofia, é nossa cultura que os homens devem proteger as mulheres, mas o que quer dizer proteger alguém. Por exemplo a policia nos protege, em Atlanta a policia deve nos proteger, mas isto não quer dizer que ela nos maltrata, que ela vem e que simplesmente nos incomoda, não quer dizer que nos atacam, não quer dizer que ela nos manda, que nos controla além do que é necessário. É obvio que se houvesse um incêndio ou uma emergência eles deveriam vir e ser capazes de legalmente nos controlar e dizer, você sabe: saia deste edifício, fique ali , evacuem esta área, etc, etc. Mas se quando não há necessidade a policia vem e quer ficar nos empurrando isto se tornaria opressivo. Então o que quer dizer proteger alguém. Certamente não quer dizer dar-lhes qualquer tipo de problema desnecessário. E não quer dizer , quer dizer que devemos de fato facilitar as coisas para elas. Eu notei, em termos da cultura hindu, que praticamente quase todo programa hindu que fiz , ou muitos dos programas hindus que faço, especialmente os de classe social mais alta, são as mulheres que vem e se sentam na frente. As mulheres se sentam na frente. Por que? Porque os homens de fato entendem que seu dharma é de estar protegendo as mulheres (Acaryadeva tem usado a expressão 'is supposed to' e tenho dificuldade em encontrar um termo equivalente em o português, não é bem deveria nem deve, é algo que é suposto que você deva fazer naturalmente, vou optar por dharma de agora em diante) E eles querem. Quero dizer assim como você faz com crianças. Você quer empurra-las para frente para que vejam as deidades, porque você quer protege-las. Porque proteção não é meditar na parte de trás de sua cabeça. Não entendo como meditar nas costas da cabeça de um homem protege uma mulher. Me parece ser que a proteção é ver as deidades. A proteção é se tornar apegado a Krsna. Parte 3 Devoto: Estou só tentando ver isto de uma forma um pouco histórica pois quando me juntei em 73 desde do principio aprendi que esta é minha mãe devo ser muito respeitoso, mas acho que foi em 75 mais ou menos, uns dois ou três sanyasis que voltaram ou vieram da Índia ou sei lá começaram a viajar pela América pregando que os templos eram maya, que as mulheres eram maya, e assim muito do treinamento que os bramacaris recebiam era : bem as mulheres são o problema. Elas são o problema e devem ser mantidas afastadas, nós somos melhores que elas. Renunciados e dedicados ao serviço devocional. Então as pessoas que se casaram eles também carregaram isto para seus casamentos. E as mulheres foram abusadas: pois é você que está causando os meus problemas. E eu estou só pensando que a forma que você está pregando agora é tão importante, que os devotos estão ouvindo sobre a forma correta de se respeitar uns aos outros, amar um ao outro no formato consciente de Krsna apropriado, porque há um resto de filosofia de que mulheres são ..... ainda flutuando. SSHM : Sim vou lhe dizer algo. Uma historia de Prabhupada para ilustrar isto. Eu estava com Prabhupada em São Francisco em 1974 na época do Ratha Yatra, será que foi 74, de qualquer forma, foi nesta época. E o presidente do templo estava falando com Prabhupada e falou orgulhosamente para Prabhupada que : Somos muito estritos neste templo Prabhupada, e após o mangal artik os bramacaris cantam japa na sala do templo e não permitimos que as mulheres cantem japa no templo. E Prabhupada olhou para ele como se ele fosse louco. E disse : porque você faz isto? E ele disse: bem porque os bramacaris talvez fiquem agitados. E Prabhupada ficou só desgostoso. Ele disse: O que! Então deixe-os ir para a floresta. Se estão agitados. Em outras palavras se o homem está agitado e a mulher não está agindo de forma desapropriada. Se alguma mulher de repente aparece vestida de forma desapropriada ou não vestida é obvio que, em outras palavras todos tem de se comportar de forma apropriada. Mas se as mulheres estão se comportando e o homem está agitado então ele deveria reconhecer que ele deveria se sentir muito humilde e reconhecer que é caído, que seu coração é poluído, e se remover para um lugar seguro. E orar a Krsna que remova sua poluição. Então de qualquer forma estas pequenas coisas que estamos fazendo. Um dia as mulheres oferecem as flores primeiro para Prabhupada e em outro dia os homens oferecem primeiro. Nós também deveríamos alternar, não quero fazer disso algo muito técnico, mas basicamente quando os itens são oferecidos no artik ou no guru puja as mulheres deveriam pelo menos a metade do tempo aceitar os artigos primeiro. Isto não é, ... os devotos deveriam entender que quando você se esquece de fazer estas coisas, ou quando você não faz estas coisas, que você está danificando nosso movimento. Porque as pessoas simplesmente ficaram desgostosas. As pessoas inteligentes irão considerar isto como sendo muito ignorante e então quando nos esquecemos de fazer estas coisas estamos de fato danificando nossa missão de pregação. Então se uma mulher pensa: eu sou muito tímida, não farei isto, isto é muito bom, mas desafortunadamente sua timidez não é favorável para a missão de Prabhupada. Não é verdadeira timidez, porque verdadeira timidez seria uma tendência a se submeter ao que Prabhupada precisa para seu serviço. Devoto: Isto me lembrou de algo que realmente me chocou quando me juntei. Ofereci passagem a uma mãe que estava subindo as escadas carregando algo e ela me disse : não , não, as mulheres não vão primeiro aqui. E isto realmente me chocou porque eu estava tentando ser respeitoso, e ela disse não, não isto não é permitido aqui. Foi muito estranho. SSHM: Então acho que a mensagem é que está tudo bem se os homens, quero dizer será um alivio de fato para os homens maduros, que é OK se ser um cavalheiro. Porque acho que por anos pensamos que não era permitido ser um cavalheiro porque isto não é vedico. Quando de fato é OK ser um cavalheiro. De qualquer forma é assim como Balabhadra também disse, que se temos esta forma apropriada.. .., nós também não vamos como Prabhupada disse começar a adorar mulheres, quero dizer vamos apenas começar a respeita-las como Vaisnavis. O que quero dizer é que nós as adoramos sim, como Vaisnavis, mas não queremos ir ao outro extremo e .... devemos só ser damas e cavalheiros. Só sermos graciosos uns com os outros. Então este ponto sobre nosso comportamento. Se em publico agimos como pequenos porcos-espinhos que não respeitam mulheres, esqueça a pregação. Esqueça impressionar qualquer pessoa inteligente neste pais. Então penso que realmente temos de prestar atenção a isto. E temos de quebrar este hábito desfavorável que qualquer coisa que for oferecida deva imediatamente ir para ao homem porque eles é que são os verdadeiros devotos. Balabhadra você quer falar algo. Parte 4 Balabhadra: Sobre tempo, lugar, e circunstancia. Prabhupada disse que os bramacaris na Índia vão mendigar de porta em porta mas em seu país isto não é muito apreciado e portanto eu criei um sistema no qual vendem livros e assim se tornam mais respeitáveis. E assim ele disse temos de ajustar. Devota: Quando há harinam e Balabhadra está ali ele coloca as mulheres no meio. Mas quando ele não está lá não sinto que , OK estou sendo protegida, SSHM : Em outras palavras. Os homens, se você tivesse sido criado numa cultura muito nobre e você saísse em publico e sua mãe estivesse ali e sua irmã, quero dizer o que você faria ? Se você fosse um verdadeiro cavalheiro com uma cultura elevada ? Devoto : Coloca-las na frente. Abrir as portas para elas. SSHM : Pelo menos no harinam coloca-las numa boa posição. Devota: É mal se.... SS HM: É mal. Não só dá má impressão. É mal. De novo, só temos que criar uma cultura que é graciosa e que faz sentido no pais no qual é nosso dharma estarmos pregando. Agora outro ponto é ....sim. Devoto: Acho que você mencionou que um dia um homem e no outro uma mulher. Mas não deveriam as mulheres sempre ser as primeiras ? SSHM : Não deveriam as mulheres sempre serem as primeiras? Hmmmmm. Eu acho que é legal ter turnos. irmãos e irmãs. Acho que há algo atrativo sobre o equilíbrio. Porque você pode ir para o outro extremo. Por exemplo há outros setores, sabe numa sociedade liberal politicamente correta na América onde as mulheres estão sempre certas e os homens se sentem como que culpados, sabe do que estou falando? Você pode ir a ambos os extremos. Sim. Devoto: Eu nunca de fato tinha realizado que pudesse ser algo menos ser oferecido para mim algo de Prabhupada, quer eu seja primeiro ou segundo. SSHM : Sim. Não é que seja espiritualmente menos. Não espiritualmente é tão potente quanto ou ainda mais potente. Mas acho que há uma razão sublinhada pela qual os homens sempre assumem. Ou pela qual a ISKCON sempre assumiu que tudo deveria sempre ser primeiro oferecido aos homens, acho que ... e afortunadamente as boas novas são que esta mentalidade sublinhada já não está mais tão presente, e pelo que você disse está claro que há muitos devotos que tem a consciência correta e não são ... quero dizer eles são cavalheiros, que estão como que presos nesta cultura retrograda que criamos. Em outras palavras houve um tempo no qual o movimento era bastante imaturo , muito imaturo. Eu não acho que seja a culpa de ninguém, como disse antes mesmo se você estudar o comportamento dos animais, elefantes ou outros animais, se eles forem privados de todos seus mais velhos, se não há mais velhos então o comportamento deles simplesmente se torna muito estranho. Então nós não escolhemos nos juntar a um movimento na primeira geração, não escolhemos viver numa sociedade espiritual sem mais velhos, nós só , isto é o que significa ser um pioneiro. Pioneiros frequentemente tem de tolerar muitos problemas que pessoas em civilizações mais velhas não tem. Então. Mas, de novo, por outro lado pioneiros recebem muita gloria. No primeiros anos do movimento não haviam mais velhos, quero dizer havia uma pessoa mais velha, Prabhupada. E ele era para o planeta todo. Então na nossa vida diária não havia mais velhos, ninguém nos fez damas e cavalheiros. E portanto esta, de certa forma, cultura crua emergiu, uma cultura que é de certa forma chauvinista, e barulhenta, e que têm muita comoção, e bagunçada, uma cultura templaria crua. E enquanto isso os devotos creio eu estão amadurecendo, mas há algo muito forte na tradição por si só. Simplesmente por se estar fazendo algo por um longo tempo isto adquire muito 'momentum'. (um devoto fala algo) Sim há então está resistência cega à mudança em todos. Do tipo: é assim que fazemos as coisas. E é por isso que temos de intervir e dizer não, isto não está bem. Que não queremos. Uma sociedade espiritual não deveria ser chauvinista. Mesmo se, digamos, os membros realmente não pensam desta forma, mas estamos presos há um velho padrão de comportamento. Não deveria ser chauvinista, não deveria ser bagunçada, não deveria ser suja, não deveria ser não saudável. E então estamos no processo agora, temos esta grande oportunidade aqui em Atlanta, uma das mais importantes cidades da América, temos uma das mais belas propriedades na ISKCON da América do Norte e há muitos bons devotos aqui. Então temos esta oportunidade histórica de mostrar o que um templo Hare Krsna pode ser quando tudo, tudo, está organizado de uma forma madura e inteligente. Sim Makhancora. Makhancora: Sobre oferecer para mulheres antes dos homens. Mas é os mais velhos, os devotos seniores, não é apropriado oferecer antes para eles ? SSHM: Sim é claro. Apesar que as vezes pode se tornar muito técnico, tipo você começar a olhar ao seu redor e : espere um minuto ele se juntou em 94, ele em 95 ou não, será que ele é de 93 e ... Makhancora: Não. Estou falando de sannyasis... . SSHM : Sim se alguém é senior claramente você pode fazer isto, mas em geral depois você retornar para seja o homem ou a mulher. Sim acho que de fato é bom para os homens. Acho que não seja apenas bom para taticas de pregação. Acho que porque precisamente os homens tem como dharma proteger as mulheres, é muito bom para um homem ser regularmente lembrado que na plataforma espiritual ninguém é inferior, como alma espiritual. Acho que é muito saudável ser lembrado regularmente. Esta é a grande coisa com o cristianismo. Esta é uma das grandes coisas nos ensinamentos de Jesus. Por exemplo que devemos ser bons com os pobres. Com as porções rejeitadas da sociedade. E isto também pode ir a um extremo. Que acho que os cristãos muitas vezes vão. Não os cristãos padrão que vão à igreja nos Domingos mas creio que há certas porções onde a interpretação é que as pessoas ricas são más e as pobres são boas. O que obviamente é tolice e Prabhupada não aceitava isto. Mas ainda assim é um bom exercício espiritual, é apesar ..., é um bom exercício espiritual honrar pessoas que normalmente você pode correr o risco de pensar que são menos que você. Somente pela forma como a sociedade é. Então para os homens honrar as mulheres desta forma, porque receber qualquer coisa primeiro é um tipo de honra. Por exemplo no sacrifício de rajasuya houve um grande debate sobre quem receberia o agra puja, a primeira adoração ou as primeiras honras, então há algo sobre ser o primeiro que em toda sociedade é frequentemente compreendido indicativo de algum tipo de honra , ou orgulho de posição, estamos falando sobre o fato daquilo que é oferecido à deidade vez sim vez não ser oferecido primeiro às mulheres e depois aos homens, é sobre isto que estamos falando. Eu também estava levantando o ponto que para as mulheres esquecerem que este é o sistema é timidez mas é uma timidez ignorante, que é desfavorável para o serviço a Krsna porque se quiséssemos afastar as próprias pessoas que Prabhupada nos disse para atrair, uma das melhores formas seria ter este tipo de cultura chauvinista. Isto não quer dizer que os devotos são chauvinistas, só quer dizer que estamos presos a estes velhos padrões de se fazer as coisas. Então outra coisa que queria ler antes que o tempo acabe, de fato deixe-me ler este verso, porque também tem algo importante para minha 'campanha' . Então vou ler este verso também. Om namoh bhagavate Vasyudevaya Certa vez Prabhupada estava dando aula de Bhagavatam em Vrindavana e quem era esse devoto, um pandit em sanscrito que compôs um verso para Prabhupada.. ... não, não,não, ele era indiano, esqueci seu nome. Mas Prabhupada gostava...de qualquer forma, quando ele estava lendo as palavras ele separava o sandhi e restaurava a forma original das palavras, tirando o sandhi, o ajuste eufônico que você faz como por exemplo a palavra neste verso ankushaish é de fato no original ankushai mas então se torna um s para ir com o c , de qualquer forma Prabhupada disse que isso era bom. De qualquer forma era isto que eu estava fazendo. Mais para frente teremos uma aula e iremos ensinar os devotos a pronunciar o sanscrito de forma apropriada. Há uma ciência para isso. Então vou traduzir este; A pessoa deveria adorar o Senhor oferecendo água pura, guirlandas de flores puras , - vocês começam a suspeitar o que vou falar – frutas, flores e vegetais que estão disponíveis na floresta, ou coletando grama que acabou de nascer ou pequenos botões de flores ou até a casca de arvores e se possível por oferecer folhas de Tulasi que são muito queridas pela Suprema Personalidade de Deus. Então isto é relevante para a era da gordura. Devota: Lá vamos nós Parte 5 SSHM : Então. Está especificamente mencionado aqui, no significado de Prabhupada, que folhas de Tulasi são muito queridas para a Suprema Personalidade de Deus, e devotos deveriam ter um cuidado especial em ter folhas de Tulasi em cada templo e centro de adoração. Nos países ocidentais enquanto ocupado em propagar o movimento para a consciência de Krsna nos foi trazida infelicidade porque não podíamos encontrar folhas de Tulasi. Estamos muito agradecidos (Prabhupada de fato usa a palavra obliged – obrigado , que em inglês tem sentido literal) portanto para com nossa discípula Srimati Govinda Dasi porque ela se deu ao trabalho de crescer plantas de Tulasi de sementes, e foi muito bem sucedida pela graça de Krsna. Agora plantas de Tulasi crescem em quase todos os centros de nosso movimento. As folhas de Tulasi são muito importantes no método de adoração da Suprema Personalidade de Deus. Neste verso a palavra sailay(sic) quer dizer ao lado da água, é claro que Dhruva Maharaj estava adorando nas margens do Yamuna. O Yamuna e o Ganges são sagrados e as vezes os devotos na Índia insistem que as deidades tem que ser adoradas com as águas do Ganges ou do Yamuna. Mas aqui entendemos desa , kala como tendo o significado de tempo e país. Nos países ocidentais não há rio Yamuna ou Ganges. Água de tais rios sagrados não está disponível, será que isto quer dizer que a adoração deva ser por essa razão parada, não. Sailay se refere a qualquer água, o que quer que esteja disponível, mas tem que ser muito límpida e coletada de forma pura. Esta água pode ser usada. A outra parafernália tais como guirlandas, flores, frutas vegetais etc deveria ser coletada de acordo com o país. E de acordo com a disponibilidade da mesma. As folhas de Tulasi são muito importantes para satisfazer o Senhor e portanto até onde possível um arranjo deveria ser feito para cultivar folhas de Tulasi. Dhruva Maharaj foi aconselhado a adorar o Senhor com as frutas e flores disponíveis na floresta. No Bhagavad Gita o Senhor Krsna francamente diz que Ele aceita flores fruta vegetais etc.. A pessoa não deveria oferecer ao Senhor Vasudeva nada além do que é prescrito aqui pela grande autoridade Narada Muni. A pessoa não pode oferecer à deidade de acordo com seus caprichos. Considerando que estas frutas e vegetais estão disponíveis em qualquer parte do universo deveríamos observar este pequeno ponto de forma muito atenta. Srila Prabhupada ki jay. Namah om visnu padaya bhu tale Srimate Bhaktivedanta swamin iti namne Namaste Sarasvate deve gouravani pracarine nirvesesa sunyavadi pascatya desa tarine Então suci, suci quer dizer limpo ou puro, está especificamente dito aqui que a pessoa deveria adorar o senhor, arce e 'ca' quer dizer 'e', como arca vigraha, arcit quer dizer que a pessoa deveria adorar prabhum o Senhor, Tulasi ya priyayya, com a querida Tulasi, e com água pura. Agora ontem alguém levantou o ponto que o leite, o leite não orgânico nos países ocidentais aparentemente tem todos os tipos de coisas desagradáveis dentro dele. E é claro que iremos pesquisar isto, e se isto for verdade não iremos oferece-lo. Porque Krsna diz aqui que a pessoa deveria oferecer srilay sucibhir, pura, nanyai, guirlandas de flores, vanyai. Agora algumas pessoas pensam que você, é claro que Dhruva Maharaj estava na floresta mas de novo nós estamos na América. E então vanya da palavra vana em sanscrito, vana quer dizer floresta, e vanya da floresta. Então algumas vezes é traduzido em alguns livros como coisas da floresta (forest fare) ou em outras palavras comida da floresta. Então alguém pode dizer que não é fidedigno oferecer a Krsna coisas simples, tudo deve ser muito opulento, muito gorduroso, tem de ser prasadam matadora. Se não for mortal para homens, mulheres e crianças a deidade não gosta. Mas isto não é o que Prabhupada está falando aqui, não é o que Krsna está dizendo aqui. De fato Prabhupada diz aqui, as vezes , aqui ele diz nossos amigos indianos mas há muitos tais amigos, também de outros países, mas aqui Prabhupada diz as vezes nossos amigos indianos inchados de orgulho com noções inventadas criticam que isto não foi feito aquilo não foi feito mas eles se esquecem de considerar tempo, país e conveniências. E então uma conveniência é ser saudável. É muito conveniente não ter ataques do coração, hemorragias cerebrais, e diabetes. Não ficar diabético e não ter um ataque do coração prematuro desnecessariamente é de fato conveniente para alguém que está tentando servir Krsna. E é por isto que estamos insistindo em nutrição. E este verso confirma isto. Vanya, coisas da floresta, coisas simples, orgânicas, naturais. É isto que Narada diz a Dhruva que ele deve oferecer. Então de qualquer forma cobrimos alguns pontos diversos aqui. Qualquer perguntas sobre qualquer um dos pontos que levantamos. Sim. Devoto: Mula e.... SSHM: Mula, raízes, sim me esqueci deste, raízes e frutas, mula phala, esta certo. Que é claro temos batatas e cenouras e coisas diferentes, gengibre é uma raiz não é. E então frutas. Sim. Devoto: ............ ..... SSHM : Se temos tantos cozinheiros que podemos fazer isto e dinheiro suficiente que podemos construir outra cozinha tendo certeza que o edifício não vai cair na cabeça dos Vaisnavas, neste caso esta seria uma boa idéia. Apesar que um outro ponto é que encontramos no Ramayana que quando o Senhor Rama saiu de Seu palácio opulento e foi para floresta Ele de fato disse: "Gosto mais disto.' Vemos que grandes reis como Santanu, Pandu e o próprio Rama gostavam mais de ir para floresta mais do que ficar em seus palácios. Então não acho que seja necessariamente o caso que coisas simples não agradam o Senhor. Em outras palavras temos esta noção que Krsna, em alguns templos a deidade está como enterrada viva sob jóias e guirlandas e você tem que olhar para ver se realmente há uma deidade em algum lugar ali. Então esta noção que, é compreensível, eu posso compreender porque para alguns devotos é bom oferecer a Krsna o melhor de tudo, jóias, ouro e mármore e ônix e os alimentos mais ricos e os ornamentos mais elaborados e tudo. Prabhupada de fato disse que se alguém está vindo de um meio ambiente materialista onde alguém realmente valoriza estas coisas. Então é claro purifique-se oferecendo as coisas que você valoriza mais a Krsna. Agora pessoalmente não venho de um meio ambiente assim. Quero dizer, quando eu estava crescendo nunca pensava que quando crescesse gostaria de ter muitas jóias, e ouro e moveis sofisticados, eu simplesmente jamais achei que isto fosse particularmente agradável. E notei que algumas pessoas acham. Notei que na Índia por exemplo as pessoas as vezes usam muitos anéis. Enquanto no ocidente é considerado, de certa forma, exótico fazer isto. E as pessoas usam ouro e assim por diante. De fato há , de novo Prabhupada fica repetindo de novo de novo de novo e de novo de novo. Tempo , país, circunstancias. Se quisermos fazer um pouco de antropologia cultural aqui por um momento. O que poderemos notar sobre a América é que, especialmente entre as pessoas inteligentes há uma tendência em direção à simplicidade. Por exemplo sei que na Califórnia, nas melhores vizinhanças, nas vizinhanças mais ricas. É considerado muito, não é algo da moda, mas as pessoas simplesmente gostam de sair de camiseta e calças e algo assim, você sabe. As vezes eles querem uma casa grande e ter um belo carro e em algumas coisas eles por assim dizer perdem o controle de seus sentidos mas no geral as pessoas de fato gostam de coisas simples. Há um certo estilo no qual, você sabe, alguém é um bilionário, mas estão usando jeans e tênis. E mesmo se você for às casa de pessoas ricas. Eu pessoalmente, de qualquer forma, muitas pessoas, bem conheço muitas destas pessoas, venho de uma comunidade onde há muitas pessoas ricas, então a coisa é que mesmo se você olhar as casas deles. Casas muito caras e moveis muito caros mas há uma certa simplicidade sobre tudo. Eu vi parentes gastar centenas de milhares de dólares para por alguns moveis em suas salas, e eram de fato, simples. Elegantes, mas simples. Por outro lado há algo, se eu puder ser, não critico, mas só honesto, se você olhar para a cultura indiana, se você olhar para a cultura indiana, e não me refiro à cultura vedica, quero realmente dizer cultura indiana. Não estou dizendo que é inferior mas eles estão realmente ligados no que seria considerado no ocidente opulência cafona, e um tipo de demonstração ostentatoria de riqueza. É claro que eles não podem fazer isto hoje em dia devido à influencia comunista e eles não querem acabar sequestrados ou assaltados ou algo assim, mas. Em outras palavras o design indiano é muito mais ornado e .....enquanto que simplesmente há um gosto diferente no ocidente e tenho que admitir que gosto, fui criado no ocidente e aconteço de gostar deste gosto ocidental e acho que é apropriado para pregar. E de forma alguma o considero culturalmente inferior há algo muito mais ornado, elaborado, você sabe jóias e ouro e tudo o mais. Uma demonstração opulenta e rica. Quero dizer que de forma alguma considero esta simplicidade elegante como sendo culturalmente inferior. Não creio que temos que abandona-la e ir para a Índia ou qualquer outro país para aprender a fazer as coisas da forma certa. Neste aspecto. Então acho que nossos templos, francamente, mesmo o ônix e as cerâmicas verdes. Quero dizer isto só nós diz que os devotos no inicio antes de entrarem no movimento estavam tomando LSD creio. Mas de qualquer forma o que quero dizer é que há uma maneira de se ser elegante e apropriado no ocidente. E acho que esta é a afirmação cultural correta. Como Prabhupada fica falando aqui. É claro que você pode fazer todo tipo de preparações para Krsna, é claro que você pode, eu pessoalmente organizei muitas comunidades onde tínhamos uma cozinha separada para as deidades. Então sua sugestão não é..... O que penso é isto: eu acho que se você tem Mayapur ou outros lugares onde você tem montes de devotos alimentando centenas e centenas e centenas de pessoas não há como ser tão delicado e tão preciso quanto você tem estes enormes panelões e estes, você sabe, remos que você segura como robôs e tem de mexer as panelas e tudo. E você tem milhares de pessoas com fome vindo. É obvio que neste tipo de situação de distribuição em massa você realmente tem que ter uma cozinha separada onde você pode ser preciso e delicado e muito atento, apenas para as deidades. Mas nesta comunidade onde não há tantas pessoas de fato. Não diria que esta é uma prioridade imediata. Nos não podemos nunca eliminar nenhum serviço às deidades como principio. A este respeito sua pergunta me lembra de algo, Krsna me deu um tipo de visão extática, quero dizer não era nada místico, só pensei em algo, mas a inspiração que tive foi que nós realmente temos esta grande oportunidade histórica de estabelecer o que Prabhupada queria. Prabhupada queria um movimento de alta classe. Se você olhar para Prabhupada na Índia antes de vir para a América, se você olhar para Prabhupada quando ele estava sozinho na cidade de Nova Iorque para quem ele estava escrevendo suas cartas : o chefes de estado, representantes das nações unidas, grandes fundações de caridade. Era a essas pessoas que Prabhupada se dirigia e então por arranjo de Krsna Prabhupada veio à América e porque as assim chamadas pessoas respeitáveis eram condicionadas demais jovens vieram, foi uma simples necessidade histórica você poderia dizer , numa sociedade você não pode fazer com que as pessoas radicalmente mudem sua cultura a não ser que se tornem digamos des...alienadas desta cultura e então foi só no momento quando as pessoas se tornaram radicalmente alienadas da cultura principal que puderam efetuar aquela quebra e as boas novas são que eles estavam tão alienados que puderam assumir uma nova cultura, mas as más noticias são que porque eles eram pessoas jovens alienadas elas também pensaram que cultura em geral é maya, e até as boas coisas que aprenderam eles rejeitaram e chegaram a uma situação onde basicamente como regra não respeitávamos qualquer tipo de cultura a não ser que estivesse escrito em algum livro em sanscrito. Ou a não ser que Prabhupada houvesse dito. E Prabhupada estava com esperança que nos trouxéssemos algum tipo de cultura humana comum conosco que é claro não fizemos. Primeiro de tudo porque tínhamos aquele tipo de idéia neófita fanática que se não estiver em um dos novos livros que acabei de aceitar não me importo com isto. Somado a isto como forma de nos tornarmos desapegados do mundo material nos tornamos por assim dizer meio selvagens. E portanto nos primeiros dias deste movimento, é claro que recebemos a mais avançada cultura e também trouxemos um pouco da cultura mais baixa conosco. E agora temos esta oportunidade de de fato mudar e estabelecer o que Prabhupada de fato queria. Uma instituição de alta classe. Então esta comunidade aqui. Esta comunidade é claro é para o mundo. Mas em termos das facilidade residenciais as pessoas daqui deveriam viver aqui por duas razões, ou porque são brahmanas dedicados, de fato três razões, talvez sejam brahmanas dedicados, ou são estudantes muito sérios de religião, ou talvez sejam devotos que não são brahminicos por natureza mas são devotados e estão trabalhando duro para reformar os prédios ou o que for. E são completamente cooperativos, são damas e cavalheiros em seu próprios hábitos e são dedicados a trabalhar para as deidades. Estas são as únicas razões para se estar aqui. Então temos de fazer deste lugar um lugar silencioso, sereno. É claro que há uma hora para se cantar e dançar, mas mesmo ai não deveria ser feito de uma forma que ataca seus ouvidos, que danifica seus ouvidos, que totalmente ignora a acústica do edifício. E que faz algo que não seria possível de se interpretar como sendo boa musica para as deidades. Mas em geral, eu estive em locais católicos como monasterios, ou trapistas ou ashrams ou locais de yoga onde apesar que eles não tem este conhecimento superior há algo simplesmente pacifico e sereno sobre o lugar, uma cultura de um tipo muito braminica. As coisas são muito limpas, as pessoas são gentis, enquanto que no nosso movimento para ser honesto, mesmo apesar que penso que os devotos são em ultima analise as melhores pessoas, estamos arrastando junto conosco esta velha forma de se fazer as coisas. Os templos tem a tendência de ser barulhentos , agitados com as pessoas correndo, batendo as portas, bagunçados, em outras palavras... Correndo para entrar no templo, jogando os sapatos por ai, deixando os sapatos na entrada. Há algo realmente profundamente ignorante sobre a subcultura que criamos. Não é a cultura vedica por sinal. Graças a Deus. Em outras palavras não é cultura vedica por exemplo que durante uma palestra alguém entre falando e coloque um saco de arroz para as deidades ali. Isto não cultura vedica. Não é cultura vedica bater as portas. Prabhupada foi embora de Los Angeles, ele encurtou sua visita ali e disse que não queria voltar porque os devotos estavam batendo as portas. Então esta coisa toda. Como Balabhadra dizia hoje de manhã. Foi ótimo que vendemos tantos livros. Mas a forma como entramos nesta consciência paramilitar suja que nem sequer era do padrão militar, pois os militares tendem a ser muito limpos de fato, esta consciência paramilitar hippie. Vocês sabem, a bagunça, a sujeira, o jogar qualquer coisa em qualquer lugar. Eu passei a manhã inteira tirando coisas da sala do templo. As pessoas simplesmente jogam suas coisas. Então esta cultura ignorante, gordurosa, de baixa classe, de terceiro mundo, que de alguma forma se instalou nos templos Hare Krsna tem de ser simplesmente eliminada. E como os Beatles dizem se você deixar entrar sob sua pele você começa a fazer as coisas melhorarem . Então em termos da musica, da limpeza, e como você abre e fecha as portas , e como nos dirigimos uns aos outros, e que tipos de comidas oferecemos às deidades. Tudo. Nós simplesmente temos de sair da idade das trevas. E parar com esta, esta cultura de baixa classe, gordurosa, bagunçada, e barulhenta. Que de alguma forma agora está poluindo os templos de Prabhupada. Ou mesmo pequenas coisas. Colocamos a fita de Prabhupada hoje de manhã, com Prabhupada cantando japa e eu tive que abaixar. Porque me sentia mais meditativo que .... Há algo tão barulhento sobre a ISKCON. Se você só viajar por ai indo aos centros da ISKCON, uau você simplesmente tem esta sensação de: não consigo aguentar todo este barulho. Então de novo não vamos nos tornar impessoais, um pequeno grupo silencioso impessoal onde você não pode ficar extático. Este é um movimento extático e o Senhor Caitanya disse kebo ananda khanda , ou Locana Dasa Thakur, que é só bem aventurança, mas há momentos quando um kirtana fica de fato extático. Quando as pessoas realmente ficam extáticas e Krsna de repente revela esta bem aventurança em nossos corações e nos começamos a dançar, as vezes, como Prabhupada dizia, como Pavões jubilantes. E cantamos alto. Mas isto é êxtase de verdade, êxtase de verdade. Não é só ir ao templo e ter uma cultura 'default' onde você bate pedaços de metal, e martela os tambores para fazer a sala vibrar, isto não é êxtase, é só barulho e comoção e crueza. Devoto: Isto me lembra de um trabalho que tive em uma igreja. Sobre serenidade. Então nesta igreja mesmo quando ninguém estava lá, mas havia algo sobre aquele lugar que nos fazia sentir muito respeitosos. Havia algo sobre a cultura deste pais que mesmo quando não havia ninguém lá simplesmente fazia com que você fosse muito respeitoso. SSHM: Então de qualquer forma este foi só um trailer das próximas atrações. Mas é para ai que estamos indo. Se você quiser saber para onde estamos indo. Estamos indo para que .....este lugar será um campus espiritual. Será muito belo, incluindo os jardins, terá lindas placas em frente aos edifícios, terá pessoas gentis e civilizadas dentro deles, que estão trabalhando duro, puramente e humildemente para Krsna. Haverá uma ênfase na educação. Será como um seminário Vaisnava em outras palavras. Onde adoramos as deidades, fazemos nosso trabalho prático, mas há uma ênfase na educação, limpeza, tranquilidade. De forma que quando as pessoas vierem para cá eles realmente sintam que este é um lugar sereno e espiritual. E estas pessoas são pessoas espirituais. Eu tive muitos problemas viajando pela ISKCON, que é claro é minha família, minha sociedade, eu não tenho nenhuma outra sociedade dentro da qual poderia viver. Mas eu tive muitos problemas. Você viajar na ISKCON, de templo para templo e ter muita dificuldade em simplesmente encontrar um momento pacifico ou lugar. Só para encontrar , só para ter um pouco de paz e silêncio. Muitos de você creio, como eu , eu estava só procurando um movimento espiritual pacifico, minha intenção era encontrar paz e espiritualidade e algo saudável de alta classe. Então as boas novas são que agora podemos satisfazer nosso desejo. Então é isto que temos que fazer converter isto em uma comunidade muito pacifica, muito limpa, muito braminica, esta manhã tive que fazer arranjo para tirar o lixo de um dos banheiros dos visitantes e tive que varias vezes ajudar as pessoas a fazer tarefas tão sofisticadas quanto colocar seus sapatos alinhados no lugar apropriado. De qualquer forma vamos nos fixar nisso. Então muito obrigado e apreciei que todos tenham participado disto Srila Prabhupada Ki jay Inveja O que se segue é uma aula do Srimad Bhagavatam 4.40.13 dada por Hrdayananda das Goswami em New Vrindavana no dia 14 de Junho 2002 A tradução de Prabhupada : Oh! filhos do Rei Pracinabarhisat. Pramloca, donzela da sociedade celestial, manteve a filha de olhos de lótus de Khandu sob cuidado das árvores da floresta e voltou para o planeta celestial. Esta filha nasceu pelo copular da apsara chamada Pramloca com o sábio Khandu. O significado de Prabhupada para este verso: Sempre que um grande sábio se submeta a severas austeridades em busca de poder material o rei dos céus, Indra, se torna muito invejoso. Todos os semideuses têm posições de responsabilidade pela administração dos afazeres materiais e são muito qualificados com atividades piedosas. Apesar de serem entidades vivas comuns são capazes de chegar a posições de responsabilidade, como o Senhor Brahma, Indra, Candra e Varuna. Como é da natureza deste mundo material, Indra, o rei dos céus, fica muito ansioso se um grande sábio se submete a severas austeridades. Todo o mundo material está preenchido de tal inveja de modo que todos se tornam temerosos de seus vizinhos. Todo homem de negócios tem temor de seus associados porque este mundo material é o campo de atividades para todos os tipos de pessoas invejosas que vieram para cá para competir com a opulência da Suprema Personalidade de Deus. Portanto, Indra, muito perturbado pelas grandes austeridades praticadas pelo grande sábio Khandu, enviou Pramloca para quebrar os votos e austeridades de Khandu. Um incidente similar ocorreu no caso de Visvamitra. De outros incidentes nos sastras parece ser que Indra tem sempre sido invejoso. Quando o Rei Prithu estava celebrando vários sacrifícios, superando Indra, este se tornou invejoso e perturbou o sacrifício do Rei Prithu. Isto já foi discutido em capítulos anteriores. O Rei Indra foi bem-sucedido em quebrar os votos do grande sábio Khandu, e Khandu foi atraído pela beleza da linda donzela celestial Pramloca e gerou uma criança feminina. A criança está aqui descrita como tendo olhos de lótus e sendo muito bela. Bem sucedida em sua missão, Pramloca voltou aos planetas celestiais deixando a criança recém-nascida aos cuidados das árvores. Afortunadamente as árvores aceitaram a criança e concordaram em criá-la. Srila Prabhupada ki jay. nama om Visnu padaya Krsna presthaya bhutale Srimate Bhaktivedanta Swamin iti namine namaste sarasvate deve gaura vani pracarine nirvesesa sunyavadi pascatya desa tarine. ( SSHM canta o verso em sânscrito ) Há duas sentenças em sânscrito neste verso então, antes de mais nada, vamos ao significado literal. Há pontos interessantes se você olhar para este verso. Um ponto interessante é : o que é cultura Védica ? Porque nós muitas vezes ouvimos que na cultura védica um homem talvez se case com várias mulheres, ou certamente pode casar-se com uma mulher, mas aqui temos um caso de poliandria, é assim que é chamado quando diversos homens casam com uma mulher, e é claro há o caso ainda mais famoso de Draupadi e os Pandavas que surpreendeu o pai de Draupadi. Muitos de vocês aqui tem crianças, como seria então se sua filha chegasse em casa um dia e dissesse: "Papai vou casar com cinco homens."? (risos) Talvez você quisesse conversar com ela a respeito. (risos) E esta foi exatamente a reação de Drupada. Ele disse: Podemos falar sobre isto ? Há uma distinção crucial na cultura védica, e se não fizermos esta distinção vamos muitas vezes falar e nos apresentar de formas tolas. E esta distinção é entre princípios básicos e detalhes. Se confundirmos estes dois, iremos andar e falar como fanáticos religiosos. Não estou querendo dizer aqui que devemos ignorar os detalhes. Eles muitas vezes são essenciais para nosso bem estar espiritual. Não podemos ter uma atitude frívola para com os detalhes, especialmente os detalhes dados por Srila Prabhupada, mas ainda assim deveríamos saber que detalhes são detalhes e são flexíveis, eles mudam de acordo a tempo e lugar. Se dissermos isto é cultura védica e estamos falando sobre algo que não é necessário, que é só uma aplicação detalhada para um tempo e lugar especifico, neste instante acho que começamos a ficar um pouco pomposos e "donos da verdade", e as pessoas em geral nos percebem assim, e aquilo que estamos chamando de ciência espiritual começa a parecer algo muito étnico. Começa a parecer muito específico e muito étnico. Por exemplo, para dar um exemplo simples: será que é cultura védica um homem casar com mais de uma mulher, ou uma mulher casar com mais de um homem? Você pode dizer que na cultura védica, diversos homens não casam com uma só mulher, mas você conhece casos assim? Ou por exemplo, você tem no Mahabharata, quer isto seja apenas uma interpelação hindu do Mahabharata, porque por sinal Sripad Madhvacarya, o grande Madhvacarya, aquele ao qual traçamos nossa linhagem, afirma que o texto em sânscrito do Mahabharata está extensivamente corrompido. Aí está um pequeno choque. Sripad Madhvacarya escreveu um pequeno livro sobre o Mahabharata chamado o Mahabharata tatpariniyaya (sic), que significa: descobrindo o significado do Mahabharata. E neste livro ele diz que o texto está corrompido. Sarvasa (sic), extensivamente. Isto não quer dizer que não haviam de fato cinco Pandavas e que não havia Draupadi. Temos o Srimad Bhagavatam que não está corrompido, de acordo com o Senhor Caitanya, e no Bhagavatam temos a historia básica do Mahabharata e então sabemos que a historia básica, como nós a aprendemos, de fato ocorreu. Esta é a verdadeira historia. Havia cinco Pandavas, quero dizer a coisa toda, basicamente. Agora os detalhes todos são outra coisa . Madhvacarya diz que há três tipos de corrupção no texto em sânscrito, que são os três tipos que qualquer acadêmico apontaria. A saber interpolação , colocar coisas que não estavam lá, extrapolação, tirar coisas que estavam lá, e transposição do texto, colocar as coisas na ordem errada. E se você de fato ler o Mahabharata completo, e não apenas aquelas pequenas versões que você encontra nas livrarias dos templos, você vai saber sobre o que Madhvacarya está falando. Então agora, se levantarmos a questão sobre o que é a cultura védica, vamos começar com a noção mais básica do que é a cultura védica, que a cultura védica é aquela cultura que tem por objetivo conhecer Krsna. Krsna diz no Bhagavad Gita que: "Através de todos os Vedas, sou Eu apenas que devo ser conhecido". Se levarmos a sério esta palavra Veda, que significa conhecimento, a cultura védica literalmente é uma cultura baseada em conhecimento. E conhecimento do quê? Conhecimento de Krsna. Porque Krsna é o Vedya, de acordo com o Gita, Krsna é o objeto do conhecimento. Krsna é aquilo que deve ser conhecido. Então no sentido literal da palavra, e porque não olhar para o sentido literal da palavra, cultura védica significa uma cultura que é conducente a se conhecer Krsna. Então, o que isto significa em diferentes lugares e circunstâncias? Aqui temos um caso de poliandria no qual vários homens, de fato muitos homens, acho que estamos falando sobre algo como 10 000 homens, acho que isto é provavelmente é algo único nos registros do casamento, mas de qualquer forma aqui temos 10 000 homens casando como uma garota. Agora se você olhar para o Mahabharata vai descobrir que por exemplo que após Sukrãcarya ter acidentalmente engolido seu próprio discípulo. Conhecem esta historia? De qualquer forma : Os semideuses e os demônios estavam brigando como de costume, e os demônios tinham esta arma secreta, seu guru tinha, Sukra tinha esta arma secreta, que qualquer demônio que fosse morto mas cujo corpo não tivesse sido desmembrado podia ser trazido de volta à vida, Sukra podia trazer esta pessoa de volta à vida. Os deuses não tinham esta tecnologia então quando há uma guerra e um dos lados tem uma arma extraordinária e o outro lado não, isto vai muitas vezes desequilibrar a guerra. Considere como terminou a segunda guerra mundial. Com uma arma. Uma arma especial. Que o outro lado não tinha. Bem de qualquer forma os semideuses estavam em ansiedade sobre isto então eles decidiram que teriam que enviar alguma pessoa inocente até Sukra, para se tornar seu discípulo e aprender esta arte, e enviaram o próprio filho de Brhaspati, Kacha. Então Kacha foi para lá, e de forma a ser agraciado por Sukra ele, acho que temos de dizer flertou, com a filha de Sukra, cujo nome era, como era? Ah sim Devayani é claro! E ela se apaixonou por ele, e era uma menina de pouca idade, e então Sukra ficou feliz com ele porque ele estava apegado a sua filha e então pegou aquela arma, não, de fato a forma como ele obteve a arma foi: os demônios sabiam o que Kacha estava fazendo, os demônios não estavam apegados a Devayani, viram exatamente o que estava acontecendo, que Kacha estava lá para pegar esta arma, ou esta tecnologia e então eles mataram Kacha. E para ter certeza que ele estava de fato morto eles literalmente o moeram até transformá-lo em pó. Então eles colocaram este pó....e neste caso demonstraram seu caráter como demônios, sempre deixe para os demônios surgirem com uma idéia muito esperta de como ser estúpido, (risos) e então os demônios pegaram este tipo de pó de Kacha e (risos) e colocaram no martini de Sukra. (risos) Porque naqueles dias os brâhmanas , entiendes la classe (SSHM se dirige a algum devoto de língua espanhola), naqueles dias as pessoas às vezes bebiam, incluindo os brâhmanas, sabe, eles às vezes tomavam, vocês sabem uma dosezinha para dar animo, (risos) acho que poderíamos dizer eka margaya em sânscrito ( a expressão em inglês que SSHM usa e que traduzi por uma dose para dar animo foi 'one for the road' literalmente : uma para pegar a estrada. Em sânscrito eka margaya : para a estrada. Ele mesmo ri da tirada. ) Bem de qualquer forma (as pessoas ainda riem um pouco). Então Sukra literalmente bebeu seu pobre discípulo.(risos) E aí. Bem de alguma forma ou outra, nós estamos falando aqui sobre seres celestiais e também estamos falando sobre uma história do Mahabharata, então, de qualquer forma, de uma maneira ou outra creio que quando Sukra ficou lúcido de novo ele sentiu algo no seu estômago, de alguma forma o corpo sutil de Kacha, o seu corpo físico estava uma bagunça, mas de alguma forma ele ainda estava consciente (a expressão em inglês é 'he had his wits about him') por sinal a palavra wit em inglês vem de vit de onde vem a palavra veda. Bem de qualquer forma ele ainda estava consciente e então ele começou a falar com Sukra de dentro do estômago dele dizendo: "Desculpe gurudeva mas nós temos um problema aqui". (risos) Então para encurtar uma longa história Kacha convenceu Sukra, ele disse "Por favor me dê ou me ensine a samjivani, me ensine este poder de trazer os mortos de volta a vida e então me traga de volta a vida!", porque Sukra disse : "Se eu trouxer você de volta, eu gostaria de trazer você de volta para minha filha, mas se eu o fizer você vai explodir de meu corpo e me matar!" Então Kacha disse: "Ei! Mas se você me ensinar aquela samjivani aí eu posso "explodir" de seu corpo e aí eu trarei você de volta a vida!"(risos) Mas aí Sukra disse: "Sim mas e se você não o fizer?" (risos) E Kacha disse: "Que é isso Gurudeva? Você pode confiar em mim." (risos) De qualquer forma eles concordaram, e Kacha explodiu do corpo de Sukra, matando-o, e Kacha fielmente o trouxe de volta à vida. E aí Kacha disse: "Bem Gurudeva acho que minha mãe está me chamando", porque ele queria ir para casa e dar este conhecimento para os semideuses então Devayani disse: "Ei, e quanto a mim?" E aí Kacha disse: "Você Mataji ?" (risos) Ele puxou o velho truque da 'mataji'(risos) Kacha disse que, bem o que ele disse de fato foi : "Bem, sendo que eu tenho tanto respeito por meu guru, e você sendo a filha de meu guru, você também é como meu guru e ..." De qualquer forma ela ficou tão satisfeita com esta resposta que ela o amaldiçoou (risos). Esta é outra história. Mas o ponto interessante, bem há muitos pontos interessantes, mas o ponto que queria levantar aqui é que após que tudo isto havia terminado, todo este episódio, Sukra percebeu: "Meu Deus ! Que bagunça. E tudo por causa da bebida. Porque se eu não tivesse bebido isto não teria acontecido". E então Sukra simplesmente ficou de pé com grande solenidade, de forma grave, ele simplesmente se levantou e declarou que daqui para diante será uma lei, dharma, que brâhmanas não podem beber, e se eles o fizerem todos os tipos de coisas horríveis acontecerão com eles. Bem e o que deveríamos concluir de tudo isto ? É tipo como estar vendo a criação da cultura védica, bem em frente a nosso olhos. Quero dizer: será que estas histórias são só historias ou...; será que sempre foi um principio que brâhmanas não devem beber ? E há outras tais historias. Há historias ainda mais escandalosas. No Mahabharata por exemplo Svetaketu, acho que este era seu nome, era um pai e um filho, me esqueço quem era o pai e quem era o filho, mas basicamente quando Pandu está tentando convencer Kunti que não há problema algum em ela chamar algum brâhmana para gerar um filho, já que ele foi amaldiçoado a não poder, e ele está desesperado por ter um filho, e então, no Mahabharata, a história é que está dizendo a Kunti : "Veja, não é nada demais, não é nada de demais, de fato no passado as mulheres estavam livres para sair com muitos homens." E o que é que nós deveríamos concluir disto? Será que isto faz parte do Mahabharata corrupto? Mas o que quero dizer é que nós devemos desenvolver alguma forma mais cuidadosa sobre falar a respeito da cultura védica em publico e fazer citações. Pandu então diz: "De fato os Kurus do norte" estes são, Kurus do norte significa nas montanhas, então no Mahabharata sempre há referência, nos vedas há sempre referência a estes uttara kurus, Kurus do norte, que vivem nas montanhas, que são misteriosos e tem poderes místicos, os Kurus do norte. Então Pandu diz: "Os kurus do norte ainda praticam este costume." Ainda praticam este costume e as mulheres basicamente tem permissão de se satisfazer onde e quando quer que elas precisem. E aí Pandu , de acordo com esta versão do Mahabharata, conta para Kunti uma história para explicar como a monogamia se tornou vigente, onde as mulheres só deveriam ter um esposo. E ele disse que certa vez havia este brâhmana e seu filho, e me esqueço mas um deles era Svetaketu, e aí um outro brahmana veio um dia e começou a levar a mãe deste menino pela mão, porque ele queria ter uma relação com ela. E o menino ficou furioso com isso mas seu pai disse: "Está tudo bem. Estas coisas não são erradas" Mas o menino ficou tão furioso e disse: "Não isto não pode continuar" e este menino, que era um brâhmana muito poderoso, declarou um dharma, a saber : que as pessoas tem de ser monogâmicas e que haveria todos os tipos de punições terríveis sobre aqueles que são promíscuos. Então você tem estas histórias, você tem Madhvacarya dizendo que texto do Mahabharata está corrompido, você tem estas historia sobre brâhmanas criando novas leis. Então será que era um sanatana dharma que só foi, digamos, trazido de volta ? Ou aqui está um outro exemplo. Bem de qualquer forma. É claro que estou tentando convencer a todos a 'blupiar (risos). Aqui está outro exemplo... (as pessoas ainda riem). No final disto tudo tenho algumas boas noticias que acho .... Outro exemplo é... Digamos que citamos os Puranas, buscamos algo nos Puranas. Bem se você ler os escritos dos goswamis, e mesmo de Madhvacarya, irá descobrir que eles citam, sei lá, do Purana ou do Manu Samhita ou isto ou aquilo, e aí você vai a uma livraria e compra este livro hoje e você não pode encontrar aquele verso. Será que isto quer dizer que eles inventaram? Não! Mas quer dizer que o texto foi ainda mais corrompido, mesmo nos últimos 400 anos. Quero dizer, há uma parte do mundo onde as pessoas tendem a fazer algumas coisas de forma não muito cuidadosa, sabem o que quero dizer? E é claro o favorito de todos é o Bhavisya Purana, que hoje em dia já deve ter até uma previsão a respeito empresa Apple de computadores. (risos) Agora há as boas novas, há um texto que tanto as autoridades reconhecidas e os acadêmicos reconhecem como sendo um texto que não foi corrompido, e este é o Srimad Bhagavatam. O Srimad Bhagavatam mostra todos os sinais tanto espirituais quanto materiais de ser um texto puro. E o Senhor Caitanya pessoalmente o aprovou na versão que foi comentada por Sridhar Swami. Então nós ainda temos o comentário de Sridhar Swami e estes comentários não são como os significados de Prabhupãda, nos quais você está de fato pregando e explicando a filosofia. Na maior parte do tempo os comentários de Sridhar Swami são mais parecidos aos sinônimos de Srila Prabhupada , onde Sridhar Swami só explica o que palavras obscuras significam, e qual a sintaxe, qual deveria ser a ordem correta das palavras, porque no sânscrito, às vezes pode haver ambigüidade sobre qual palavra modifica qual palavra e assim por diante. De qualquer forma, relações sintáticas. Sabemos, portanto, que temos o mesmo texto que o Senhor Caitanya ouviu e leu e sabemos que Senhor Caitanya o aprovou, e mesmo de um ponto de vista acadêmico, há todas as indicações de um texto não corrompido, então, temos o Srimad Bhagavatam. Mas quanto há outros textos, o Mahabharata, Madhvacarya diz ser um texto corrompido. E sabemos que os puranas são, de certa forma, flexíveis. E então o que é a cultura védica ? Agora se você experimentar este teste leia o Srimad Bhagavatam como um filólogo, que significa ler o Srimad Bhagavatam e tentar encontrar o máximo que puder sobre a cultura material das pessoas. Por cultura material, não me refiro à cultura mundana. Só me refiro ao que eles comiam, como eles se vestiam , como eram as casas deles, que tipo de música eles tocavam e escutavam... Leia o Bhagavatam e objetivamente olhe para as palavras, tente encontrar este tipo de informação. E creio que o que será notável será quão pouca informação você vai encontrar Eu pessoalmente estou certo que a razão para isso é que no Bhagavatam, que Krsna apresentou através de Vyasadeva, a intenção é apresentar uma ciência espiritual universal e não uma tradição étnica. Uma ciência espiritual universal e não uma tradição étnica. Então, como por exemplo : O que é que as pessoas comiam na cultura vedica? Bem, depende. Sabemos que comiam preparações feitas de produtos lácteos, sabemos que comiam preparações feitas de grãos, vegetais, e não sabemos muito mais além disto. É claro que estas coisas são interpretadas às vezes como sendo preparações específicas tais como puri e halava ou isso ou aquilo. Mas geralmente encontramos uma palavra tal como 'payasa', que, 'payas' quer dizer leite, como 'paya vrata', o voto do leite. Então 'payasa' quer dizer feito do leite, e é claro que como Prabhupada diz, há milhões de preparações que podem ser feitas do leite, e freqüentemente em nossos livros será como arroz doce ou mesmo talvez mais especifico, 'sandesh' ou 'rasagula', mas a palavra que você freqüentemente encontra no Bhagavatam é 'payasa'. Produto do leite. E assim por diante. Ou o que era a arquitetura. Qual era a aparência dos edifícios. Bem, a informação que temos do Bhagavatam é que em certas épocas haviam muros ao redor das cidades, o que era um costume por sinal até a primeira guerra mundial. Porque na primeira guerra mundial os alemães haviam inventado um canhão tão poderoso que quando marchavam pela Bélgica a caminho da França eles literalmente explodiam estas enormes paredes que eram consideradas impenetráveis. A Bélgica nesta época era um país muito rico, uma companhia de comercio, um país de comercio, e com toda sua riqueza eles haviam construído estas defesas muito poderosas, porque tinham a Alemanha e a França ao seu redor , e isto os deixou um pouco nervosos, e então eles investiram fortemente em tecnologia de defesa de primeira linha, que era ainda até aquele momento, basicamente muros. Muros muito grossos. E os Alemães tinham este canhão que haviam apenas inventado e explodiram as paredes e este foi o fim das cidades com muros. Então sabemos que as cidade tinham muros a seu redor às vezes, e que haviam portões, lindos portões de entrada, haviam torres, cúpulas, às vezes nos edifício haviam belas cúpulas como encontramos no edifício do governo da capital da Virgínia Ocidental que tem uma linda cúpula dourada, não é? Então quero dizer, o edifício do governo dos EUA tem uma cúpula. Então cúpulas sempre foram apreciadas, Sabemos que edifícios tinham cúpulas. E há palavras que são muitas vezes traduzidas como trabalho em látex. Quero dizer, há algo que sabemos sobre os edifícios mas será que se pareciam exatamente com templos indianos ? Não podemos dizer. Pelo menos não podemos dizer pelo Bhagavatam. Como as pessoas se vestiam , sabemos que as palavras dhoti e a palavra sari não são palavras sânscritas, e portanto jamais são mencionadas no Bhagavatam. É obvio que as pessoas vestiam algo. E tenho certeza que vestiam algo como uma túnica, tenho certeza que para aquele clima, naquela época histórica é muito provável, mas quero dizer , e de novo encontramos afirmações de renunciados voltando milhões de anos no passado que não vestiam dhotis, só vestiam um pano. Ou não vestiam nada. Ou talvez tenham usado calças. Há pinturas antigas de Krsna na Índia, pinturas com centenas de anos de idade onde Krsna está usando calças. Então, o que é roupa védica ? Será que as pessoas usavam kurtas? Exatamente do mesmo cumprimento que as nossas. E os mesmos bolsos projetados para se prender a maçanetas de portas (risos). Das duas uma, ou eles não tinham kurtas naquela época ou não tinham maçanetas (risos). Mas tenho certeza que não tinham ambos. A seleção natural os teria eliminado não é ? Você pode ver isto por exemplo nas nossas antigas ilustrações do Bhagavad Gita onde as pessoas estão vestidas neste tipo sapato de lâmpada de Aladim que se encaracolam na ponta e tudo. Então, se falamos sobre roupas, sabemos que os homens e as mulheres usavam um pano de cima e um pano de baixo. Assim como agora há calças e camisas ou isto e aquilo. Sabemos que havia um pano de cima e um pano de baixo. Não há sequer uma descrição detalhada. É claro que no Mahabharata está dito que Sakuni, não, não ele, quem era que tentou tirar o pano de Draupadi , Dushasana , que literalmente significa mal instruído, ou mal aconselhado, então Draupadi usava um pano, e você pode dizer isto prova que as pessoas usavam saris. Bem, não exatamente, pois o Mahabharata também diz que ela estava vestida de forma não comum naquele momento por que estava no seu período de menstruação. E porque estava ficando em seus aposentos, estava vestida com um pano único. Em outras palavras Draupadi não estava vestida normalmente quando foi à sala de jogo. Ela estava vestindo um pano único, manchado de sangue. E é claro que há muitas pinturas da ISKCON onde ela está usando um belo sari indiano com um choli indiano e tudo. Que não é o que o Mahabharata diz. Então como as pessoas se vestiam ? Que tipo de musica ouviam ? Sabemos que Narada tocava uma vina. Sabemos que a vina estava presente, mas quem mais tocava a vina? As escrituras normalmente mencionam que havia instrumentos de sopro, trombetas , tambores. Mas não dizem exatamente qual era a aparência destes tambores. Aí está uma boa pergunta. E havia outros instrumentos. As vezes é mencionado que havia uma banda. Como é que isto soava? Provavelmente o shenai não estava ali. Pois shenai é uma palavra persa. Então como soava a musica ? Então o que é musica védica? O que é arquitetura védica? O que é roupa védica? Basicamente meu argumento. O argumento que estou apresentando. É claro que há devotos que estão convencidos que exatamente como fazem as coisas hoje em dia na Índia é como são as coisas no céu e no mundo espiritual e quando você for ao mundo espiritual basicamente será como a Índia moderna. Quero dizer não como a Índia moderna, mas como a Índia nas últimas centenas de anos. E então se desviarmos de como são feitas as coisas na Índia, estamos desviando do mundo espiritual. Agora, há afirmações de Prabhupada dizendo que o que pode ser apropriado para a Índia talvez não o seja para a América e para o Ocidente. Por exemplo você pode ler o significado de Prabhupada para o Canto 4, Capitulo 8, Texto 54, onde Prabhupada diz : Nós temos que ajustar as coisas de forma que sejam convenientes para tempo e lugar. Meu argumento é que temos de começar, mais do que temos feito, a compreender a cultura vedica em termos de princípios. Por exemplo roupas. O que é roupa védica para mulheres? O que podemos dizer sem questionamento é que roupa védica para mulheres é roupa casta, limpa e apropriada para a ocasião, e o mesmo vale para os homens. Será védico para uma mulher cobrir sua cabeça? Esta é uma boa pergunta? Há alguma afirmação em qualquer parte do Bhagavatam onde uma mulher cobre sua cabeça? Não que eu conheça. Ao mesmo tempo a castidade é védica e quando uma mulher cobre sua cabeça muitas vezes isto tem o efeito de criar um ambiente casto. Então é védico? Sim. Como um detalhe. Será que é um principio básico que por milhões de anos por todo universo, onde quer que a cultura védica seja praticada, as mulheres cobrem as cabeças ? Eu não tenho nenhuma evidência disto. Acho que o ponto é que se começarmos a entender o que são princípios védicos e como Prabhupada os aplicou. Ainda, Prabhupada também pediu a nós que também encontrássemos maneiras práticas de apresentar a consciência de Krsna, como Bhakti tirtha Swami tem mencionado. Acho que vamos começar a soar muito mais científicos às pessoas e menos étnicos. Neste país há um verdadeiro perigo, que, usando bem conhecidos termos sociológicos, há um verdadeiro perigo de estarmos dando impressão às pessoas de sermos muito mais religiosos que espirituais. Esta é uma distinção comum feita hoje em dia, religioso X espiritual. Por exemplo, numa espécie de conceito sociológico moralmente neutro você teria que dizer que alguns destes fundamentalistas muçulmanos são religiosos , mas eles são totalmente não-espirituais, de fato são demoníacos. E como sabemos, como sabemos pelo Bhagavad Gita, há a assim chamada religiosidade no modo da ignorância, porque os princípios básicos da religião de acordo com o Gita são yajna, dhana, tapa: sacrifício, caridade e austeridade. E todos os três podem estar no modo da ignorância. Krsna diz que fé, sradha, pode estar no modo da ignorância, a adoração pode estar no modo da ignorância. Então, tomando religião agora não como religião verdadeira ou a religião mais elevada, mas simplesmente como seres humanos ocupados em rituais e tendo certas crenças relacionadas com aquilo que eles consideram ser mais importante, para usar uma definição simples de religião. Ai então há religião demoníaca neste mundo. E então neste sentido social científico, você pode ser religioso e demoníaco. Mas você não pode ser espiritual e demoníaco. Isto não é possível. Espiritual quer dizer que você de fato está ali. Então acho que quanto mais nós... Ah! que horas que a aula deve terminar? Só mais um ponto sendo que estou na minha página RAM aqui, só mais um ponto. E este é que Prabhupada falou sobre uma ciência espiritual e que, até certo ponto, em certos lugares e certas épocas, nosso movimento se torna literalmente enterrado vivo sob uma avalanche de superstição, irracionalidade, mitologia, etc..., que torna o movimento irreconhecível como uma ciência espiritual. Darei alguns poucos exemplos: provavelmente a maioria dos devotos com duas iniciações neste movimento, sendo que na ISKCON se você perguntar a um devoto se ele é um brahmin ele jamais dirá sim, ele sempre dirá : "Bem tenho um cordão de brâhmana, ou sei lá, é recebi segunda iniciação, mas de qualquer forma...." Há fotografias, lindas fotografias em technicolor de Prabhupada cantando o mantra gayatri com sua mão exposta a todos os duendes maus e coisas que voam por aí no ar e são invisíveis a nossos olhos. Mesmo assim, na ISKCON é praticamente um padrão universal cobrir a mão para protegê-la de todas estas influências maléficas (risos). Vou dar outro exemplo : é um padrão na ISKCON que você não pode usar nada costurado no altar. E quanto às fotos de Prabhupada fazendo exatamente isto, usando roupa costurada no altar? Já até ouvi dizer que isto vem do sul da Índia porque as roupas eram costuradas por mulheres, que são poluídas. E esta é uma explicação realmente vencedora no mundo contemporâneo. Então (risos) Você sabe como destruir o movimento Hare Krsna em dez passos fáceis (risos). Há até casos de devotos no norte da Irlanda onde está sempre frio e úmido, em algum edifício sem calefação, no altar, de pés descalços, pegando pneumonia, seguindo alguma regra smarta, que Prabhupada disse que não tínhamos que seguir, que não deveríamos seguir, que vem do sul da Índia onde basicamente é verão o ano todo (risos). Então este, quero dizer, certa vez eu estava em Vrindavana em nosso templo em Vrindavana escutando um conhecido devoto, bom contador de histórias ,contando uma história e deixando maravilhados centenas de devotos do mundo todo, sobre um devoto de segunda ou terceira geração do Senhor Caitanya, que estava ocupado numa espécie de batalha de poderes místicos com algum não-crente, e esta pessoa fez algo com uma parede que os dividia, moveu a parede por poder místico, e este devoto, devoto puro, sentou na parede e começou a voar em cima da parede. E os devotos estavam, vocês sabem, batendo palmas e torcendo. E aí escutei esta exata mesma historia até o ultimo detalhe contada numa comunidade muçulmana, sobre um santo sufi. Eu estava caminhando ao redor de Govardhana com um sannyasi da ISKCON que dizia : "isto aconteceu aqui e aquilo aconteceu ali". E eu disse : "e como é que você sabe?" E ele disse: "bem isto é o que o pessoal do local diz". Então eu perguntei: "E como é que eles sabem?" E ele não sabia como é que eles sabiam. Este movimento se tornou, está permeado, por irracionalidade, superstição, mitologia. Muitos devotos tem mais fé em alguma interpretação de Nostradamus do que em, digamos, geologia. Quero dizer, todos estes devotos...., Prabhupada era contra o cientificismo não contra a ciência. Falando nisto, Nostradamus nunca usou a palavra Califórnia, só queria que vocês soubessem disto (risos). Vocês não irão encontrar a palavra Califórnia nos escritos de Nostradamus. Havia uma previsão por Nostradamus, que um terremoto destruiria a nova cidade. E todos os devotos fugiram de São Francisco e aí então o terremoto de fato ocorreu, na Armênia. Prabhupada era contra o cientificismo. A palavra cientificismo quer dizer uma crença exagerada no poder, nos poderes explicativos da ciência material. Prabhupada era totalmente a favor da verdadeira ciência. Ele era contra o cientificismo. Prabhupada ficava deliciado em ver , por exemplo, os devotos usando a última tecnologia para publicar seus livros. Eu pessoalmente peguei Prabhupada certa vez no aeroporto em Los Angeles e seu avião pousou numa neblina muito espessa, e nos estávamos voltando no carro do aeroporto e Prabhupada estava deliciado e disse: "Como foi que aquele avião pousou na neblina?" E um devoto no carro explicou: "bem eles tem este radar e isto e aquilo". E Prabhupada riu e disse: "Na verdade neste mundo material não há nenhuma felicidade, mas se há um pouquinho de felicidade, está na América." (risos) Então é um fato que há geologia, e realmente parece ser que não é possível comprar propriedade futura de praia em Nevada. Porque, se eu puder ser bem direto, a Índia é um país em desenvolvimento, e na Índia você encontra a cultura mais elevada e você encontra sem sombra de dúvida uma cultura de terceiro mundo também. Você encontra uma influência forte no norte da Índia de cultura muçulmana, você encontra, especialmente nas vilas, todos os tipos de superstições e mitologias e isto é típico destes tipos de culturas. Há superstição ilimitada e histórias ilimitadas. E temos, como já disse, puranas que foram corrompidos nos últimos 300 ou 400 anos. Corrupções posteriores até mesmo dos textos sagrados, o que dizer de histórias de vilas, e tudo isto é trazido à tona novamente. E a ciência espiritual simplesmente fica enterrada sob esta montanha de irracionalidade. E então o que nos confiantemente pensamos algumas vezes como sendo citação tal e tal da mais elevada ciência espiritual, parece ser para as pessoas inocentes como sendo algum tipo tradição étnica supersticiosa. Quero dizer, quantas historias de fantasmas há na ISKCON? Quantas histórias sobre espíritos maus? Sobre os efeitos horrendo de se pegar no sono. Nós tivemos experiência num dos maiores templos da América do Norte, eu estava lá e uma jovem se juntou e parecia estar entusiasmada e era inteligente , e então ela veio até mim no dia seguinte e tinha dúvidas sobre ficar no templo, e a razão era que seu programa para bhaktins havia começado e 90% dele era , você sabe, todo tipo de advertências sobre espíritos maus, e coisas, e fantasmas e o que acontece se você corta suas unhas ou pega no sono ou dorme olhando para o lado errado ou algo, e ela estava pronta para sair correndo do templo. Ela pensou que estava em algum tipo de casa da 'Família Addams' ou algo assim (risos). Então assim como os goswamis tiveram que escavar Vrindavana, ela estava ali, estava ali, mas o mato havia crescido. Eu acho que temos que escavar até certo ponto. A ciência espiritual pura que Prabhupada nos deu. Para dar um exemplo: Prabhupada diz em seus significados que nós não seguimos o Hari Bhakti Vilasa. Sanatana Goswami escreveu este livro porque tinha que se manter alinhado com os dasas por assim dizer. Naquela época na Índia, as pessoas estavam realmente ligadas em todos os tipos de rituais técnicos. E para se manter alinhado e manter o Gaudya Vaisnavismo respeitável ele escreveu um livro com todo tipo de detalhes técnicos e Prabhupada disse que não seguimos isto. E temos um manual de adoração às deidades que creio foi baseado nele. Vou dar só mais um exemplo simples, não posso continuar para sempre, mas de todas as formas. Se queremos atrair as pessoas inteligentes, aqui está um pouco de antropologia cultural simples; Prabhupada disse temos a massa e temos a classe. Vá para os bairros. Vá para os bairros onde a massa vive. Você sabe a massa. Às vezes chamados a grande massa. Vá até os supermercados e veja que tipo de comida há nestes bairros. Vá aos bairros melhores. Vá a cidades universitárias. Vá a lugares onde há universidades respeitáveis. Vá a lugares onde a maior parte das pessoas do bairro tem educação superior. Vá às lojas de comida e veja que tipo de comida há lá. Veja onde lojas de produtos naturais posicionam suas lojas. É onde as pessoas são educadas ou onde elas não são educadas. Então há um mito na ISKCON que Krsna não gosta de nada a não ser que triplique seu colesterol (risos). Prabhupada disse siga o sastra, tudo está nos livros. No Bhagavatam, você sabe, o Srimad Bhagavatam no Udhava Gita o Senhor Krsna diz : "Me ofereça coisas no modo da bondade." No quarto canto Narada diz a Dhruva: "Quando você adorar a deidade, ofereça apenas substancias puras." Agora explique para mim como por exemplo, um produto lácteo comercial, que pode causar digamos seis ou oito tipos de câncer, como isto pode ser uma substancia pura. Krsna diz no Bhagavad Gita que a comida no modo da bondade prolonga a vida, ayusham, e é saudável, s-a-u-d-á-v-e- l. Agora se você ler o modo da bondade, se você ler o Gita, é claro que Senhor Krsna nos diz que apego ao modo da bondade é em si a causa de aprisionamento. Ainda assim por todo o Gita a preferência é dada sempre ao modo da bondade, sempre que você encontra sacrifício nos três modos, ou austeridade, nos três modos ou conhecimento nos três modos. O grande vencedor é sempre o modo da bondade. E Krsna diz no bhagavatam que você deve viver e oferecer no modo da bondade. Aí então se torna espiritualizado. Quero dizer, se você está falando sobre visudha sattva, bondade purificada, quer dizer que tem de haver bondade para ser purificada. Então Krsna diz, nas escritura, nas Suas próprias palavras , no Bhagavatam e no Gita, Krsna diz: "me ofereça comidas que sejam saudáveis e prolonguem a vida". Agora você não ficaria desapontado de descobrir que seus pais, sabendo, conscientemente, estavam lhe dando comidas não saudáveis, só porque eles gostavam de coisas não saudáveis e eles não se importavam com sua saúde. Krsna é nosso pai supremo, eu tenho uma experiência com Prabhupada quando eu era um jovem bramacari. Eu havia colocado esparadrapo em meus dedo pois costumava tocar a mrdanga , e Prabhupada estava passando e parou e disse: "O que está de errado com seu dedo?" Então ele seriamente, parou todo o que estava fazendo e estava muito preocupado em saber porque eu tinha esparadrapo em meu dedo. Este é Prabhupada! Não o Prabhupada que está pouco se lixando se estamos destruindo nossos fígados, que está pouco se lixando se pegamos câncer, que não está interessado. Somos transcendentais. Este não é o verdadeiro Prabhupada. Agora há todas estas histórias que Prabhupada disse isto ou aquilo, açúcar branco. Há cada vez mais informações disponíveis sobre estas coisas. Prabhupada dependia de nós para lhe dar retorno inteligente. Se queremos atrair pessoas inteligentes, quero dizer, não queremos nos estabelecer como tendo integridade? Será que realmente temos esperança que as pessoas confiem suas vidas a nós sem que tenhamos total integridade em suas mentes? E pode você, com integridade, dar algo a alguém que você sabe ser prejudicial para elas ? Você pode fazer isto com integridade? Então se queremos atrair pessoas inteligentes, se queremos ser inteligentes, se queremos ser saudáveis, temos que .... Simplesmente não podemos mais ir adiante com a reputação de ser um movimento étnico, gorduroso e fundamentalista. Eu não estou dizendo para mudar os ensinamentos básicos de Prabhupada. Não estou dizendo para mudar nosso programa básico. Não vou aparecer amanhã com uma túnica exótica (risos). Ou uma nova filosofia. Estamos mantendo os mesmos ensinamentos básicos de Prabhupada. O que Prabhupada disse especificamente sobre comida por exemplo. Cerca de três ou quatro vezes num mesmo significado: Você deve oferecer nos países ocidentais comida que é conveniente e apropriada aos países ocidentais. Então será que é sanatana dharma que você tem de oferecer às deidades docinhos de leite de manhã. Não. E se você acha que é, prove. Quero dizer não há nada de errado em fazê-lo. Mas se a única forma de fazer isto é oferecer à deidade bhoga carcinogênica, porque é só isso que você pode pagar, então talvez você devesse pensar no assunto. E New Vrindavana de todos os lugares, está especificamente aqui para ensinar o mundo, ou pelo menos para ensinar à América, como viver da forma apropriada. De viver da terra, ser saudável. Então em todas estas formas, na forma como nos apresentamos, na forma como nos entendemos, na forma como entendemos o que védico é. Se entendemos védico de uma maneira extremamente detalhada e étnica, este movimento não vai a lugar algum neste país. Se vocês estão esperando que os americanos se tornem indianos, não prendam a respiração. Porque vocês vão morrer jovens (risos). Eu estava contando esta história ontem. Prabhupada disse em Vrindavana quando ele voltou para Vrindavana em 1970, sua volta triunfante, após conquistar a américa, e o prefeito da cidade estava ali junto com todos os dignitários. Uma grande recepção formal para Prabhupada que havia deixado Vrindavana, ido para o ocidente e feito o que ninguém mais pôde: espalhar a consciência de Krsna na América. Prabhupada não aceitou simplesmente todas as congratulações. Ele falou com bravura e dizendo as pessoas alí : "Não pensem," e ele falou muito mais alto do que estou falando agora, "não pensem que fui a América e transformei Americanos em Hindus!". Não deixe a ISKCON Communications pegar esta fita, mas de qualquer forma. Ele disse: "Não pensem que fui a América e transformei Cristãos em Hindus, se você for para a América e disser para um Cristão" ele disse "que eles deviam se tornar um Hindu. Eles já têm a religião deles" E há por sinal alguns Cristãos vegetarianos. e há muito Hindus que comem carne. E vou lhes dizer mais uma coisa. Cristãos em geral. Judeus e cristãos em geral tem uma compreensão muito mais clara do que e maioria dos Hindus que eu encontrei, a respeito do monoteísmo. E, francamente, você teria que fazer um argumento muito forte, pelo menos um que pudesse me convencer, que o monoteísmo não é a grande água divisória entre religião que 'saca' e religião que 'não sacou'. Quero dizer, Houston Smith, que é um famoso professor de religião na América, muito favorável a nosso movimento, que vem palestrar em alguns de nossos programas, escreveu um livro no qual afirma que o politeísmo é característico de sociedades primitivas. E isto é de fato muito bem sabido entre acadêmicos. O politeísmo é considerado um estado primitivo de religiosidade. Eu fiz um tour americano este ano, há apenas uns poucos meses. Não estou atacando os Hindus aqui. Estou só levantando um ponto sobre nossa hostilidade contra o ocidente. E nosso chauvinismo com respeito à Índia. E é isto que é está ocorrendo em muitos casos. Não em todos os casos, mas em muitos casos. É chauvinismo, chauvinismo irracional. Eu acabei de completar um tour e tive muitas conversas com Indianos inteligentes e educados e tentei mantê-los fixos no conceito de monoteísmo, e eles ficavam evitando o ponto. Então Prabhupada disse: "Porque eles deveriam se tornar Hindus, eles já tem sua religião." E vocês talvez fiquem surpresos em saber que há tradições judaicas e cristãs, tradições místicas que falam sobre o corpo de Deus. Há uma famosa oração cristã musicada pelo grande compositor barroco Bukstahuda que foi como um..., de qualquer forma de uma geração antes de Bach e Haendel. Que assim como o Bhagavatam, é uma meditação no corpo do Cristo. É uma antiga oração Cristã chamada 'nam mieis brus nostri', algo assim. É uma meditação no corpo espiritual de Cristo, começando nos pés, subindo para os joelhos, as coxas, assim como o Bhagavatam! Não estou aqui dizendo que não há nada de único sobre a consciência de Krsna. Há também tradições místicas judaicas que meditam no corpo espiritual de Deus. Eu não estou dizendo....a Consciência de Krsna é a filosofia mais elevada, esta é a prática mais elevada, planejo pessoalmente fazer isto eternamente, a ISKCON é o maior movimento espiritualista, mas o nosso sentido exagerado de sermos únicos. Somos únicos, mas nosso sentido disto é simplesmente irracional. Sabe, Prabhupada deu o exemplo que o cego guia o cego e todos caem no poço. Afirmação védica? Não. Jesus disse isto. E Prabhupada citou. O cego que guia o cego, e ambos caem no poço que está no Bhagavatam, veio de Jesus. E Prabhupada ficou feliz em citá-lo. Prabhupada disse: "Porque eles deveriam se tornar Hindus. Eles já têm sua religião." E francamente são muito mais sérios a respeito do monoteísmo. São muito mais sérios sobre um único Deus pessoal. Eles podem não saber como este Deus é. Mas eles sabem que há um Supremo Deus Pessoal. Há clareza neste ponto profundamente importante. Eu diria uma clareza muito maior que a que você encontra no oriente. Então finalmente Prabhupada concluiu seus comentários dizendo: "Se você for para a América e dizer a um Cristão ou a um Americano que ele deve se tornar um Hindu ele vai lhe dar um chute na sua cara!" E Prabhupada disse isto muito mais alto do que acabei de falar. Agora estamos falando ao publico Americano efetivamente que devem se tornar Hindus ? Nós freqüentemente falamos que somos Hindus, esta agora é a política oficial da ISKCON. Se identificar como um tipo de ramo teista do Hinduismo. Esta é nossa política oficial. E nossos programas são freqüentemente inclinados ou organizados para ser apelativos não para as pessoas que Prabhupada principalmente veio para este país para salvar mas para as pessoas que num futuro próximo tem maior possibilidade de dar uma doação. Então nós deveríamos ser brâhmanas e certamente, entre nós , a ISKCON ainda não está tão fora de si que não podemos mais ter uma conversa franca entre nós. Acho que pelo menos podemos ser honestos conosco mesmos. Então o que estou dizendo é que se não superarmos nossa hostilidade contra a cultura ocidental, vocês sabem, que uma roupa indiana é intrinsecamente espiritual e uma roupa ocidental é intrinsecamente material. Nós até dizemos roupas de karmi, como se um par de calças fosse intrinsecamente fruitivo (risos). E aí nós damos estas explicações sem pé nem cabeça, bem vida simples e pensamento elevado, como se fosse mais simples usar um dhoti. Quer apostar ? Vamos fazer uma corrida. Você coloca um dhoti eu coloco um par de calças. Vamos ver quem se veste mais rápido ? (risos) E estou disposto a apostar corrida com qualquer um. E você não pode dobrar seu dhoti antes. Vamos ver o que precisa de mais pano ? Um par de calças ou um dhoti? Vamos ver o que precisa de mais pano? Vamos tentar fazer um pouco de trabalho prático e ver quem acaba tropeçando e com suas roupas caindo ? (risos) E francamente vamos ver quem acaba involuntariamente dando um show em público ? (risos) Então se há música no estilo indiano composta e tocada por um muçulmano, isto é espiritual. Se há música ocidental escrita num espírito abnegado para satisfazer Deus, é maya. O que estou sugerindo não é que mudemos nosso programa básico, não vamos mudar nossos ensinamentos básicos, não vamos mudar nossa filosofia básica, não vamos mexer no programa do templo. Mas acho que simplesmente não podemos espalhar este movimento... , acredito que a hostilidade que tantos Americanos sentem por este movimento é de fato, um ato recíproco. Um ato recíproco. Acho que a hostilidade gera hostilidade. E rejeição gera rejeição. Acho que freqüentemente temos uma atitude de rejeição para com a cultura ocidental e eles têm uma atitude de rejeição para conosco. Se pudermos aprender a respeitar e apreciar aquilo que é respeitável e admirar aquilo que é admirável e há muito que é admirável na cultura ocidental. Há muita coisa. Por exemplo, ordem civil. Na cultura védica, as pessoas, por assim dizer, aparam a grama e pintam suas casas. Na cultura védica há um nível muito alto, um sentido muito desenvolvido de responsabilidade cívica pública. Isto é eminentemente védico. E isto é muito mais altamente desenvolvido no ocidente que na Índia. O reinado da lei é védico. O oposto do reinado da lei é a paixão, ser governado pelos caprichos das paixões dos seres humanos. A América é muito mais governada pela lei que a Índia. A Índia é basicamente governada por subornos e coronelismo. Eu não quero parecer ser só negativo sobre a Índia. A Índia de muitas maneiras é o mais maravilhoso país do mundo. Mas nós temos algo que, freqüentemente eu só posso chamar de, temos uma atitude que só posso chamar de chauvinismo. Só posso chamar de chauvinismo. Que só se faz reforçar pelos nossos instintos por levantar fundos, em oposição a pregação. Prabhupada disse: "pregue e o dinheiro virá". A versão Vaisnava americana disto é "arrume dinheiro e a pregação virá". (pausa) Então de qualquer forma. E vocês como que estão indo? (risos) Como sempre peço por suas bençãos para sempre estar a serviço dos Vaisnavas Dasaanudasa , Karuna dasa http://palestras-para-devotos.blogspot.com/ Nanda Gopa Prabhu escreveu: HARE KRISHNA! TODAS AS GLÓRIAS A SRI SRI GAURA NITAI! TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR SRILA PRABHUPADA! TODAS AS GLÓRIAS AO SENHOR PURUSHATRAYA SWAMI! Quem ouviu dizer que a consciência de Deus é barata? Que Ela é fácil de se obter? Este movimento para a consciência de Deus é para que todas as almas condicionadas deixem este mundo repleto de misérias! É muito difícil abandonarmos as mentira das nossas ilusões, elas faz-nos parecer esperto e inteligente, ela faz-nos a não aceitar os princípios morais de Deus e a ética dos reais cavalheiros servos eternos do Senhor Supremo, SRI KRISHNA! Meus queridíssimos irmãos, por favor aceitem as minhas mais sinceras reverencias! Todos vocês estão neste momento praticando a maior austeridade existente nesta era de Kali. O Senhor Sukadeva Goswami deixou dito que não há maior austeridade nesta era, do que falarmos sobre o Senhor Supremo, não há outra austeridade que supere esta, nesta era. O cantar do MAHA MANTRA HARE KRISHNA é o maior sacrifício! Nesta era nenhum outro sacrifício supera a este! Portanto fomos agraciados por termos nascido nesta era das desavenças e hipocrisia e recebermos estas instruções vinda directamente do Senhor Supremo, pela sucessão discípular. Um devoto é um devoto, não há pai, mãe, filho, gay, caçador, empresário, cantor, pobre, rico, gordo, magro, feio, bonito…um devoto é a alma que se esforça para se livrar das designações externas! Os devotos vagueiam por varias Gunas, e ao mesmo tempo pode ele sentir fortemente a influencia de uma delas particularmente. Mas isto não o exclui, nem o inclui como sendo o melhor ou o pior, devemos ser tolerantes com os devotos e respeita-los, por eles estarem lutando para se livrar das impurezas adquiridas por tantas vidas já vividas! Em verdade devemos respeitar a tudo que existe, mas por termos um nível muito baixo de conhecimento espiritual, devemos ter uma atenção redobrada aos devotos do Senhor Supremo! As vezes surgem questões, no âmago desta instituição transcendental, a ISKCON, que deixam Seus membros atónitos! Mais eu vos digo com toda certeza de que a perplexidade dos devotos surgem da complexidade deste mundo fenomenal! A dica, sempre deixada por Deus não se encontra em segredo restrito a alguns, ela é para todas as almas sinceras, Ele sempre diz; Rendi-te a Mim. Para que tanto esforço para entendermos que Ele é o Supremo e que todos nós somos Seus servos! Qualquer um que queira servi a Deus e aos Seus servos genuíno e fidedigno com amor e devoção é bem vindo! Sejam todos bem vindos! Não é importante a sua posição actual, seja ela a de um ladrão, milionari, assassino, santo, imoral, corrupto…o importante é que esta alma venha praticar a maior austeridade e sacrifício desta era com sinceridade, e aceite os Seus representantes em uma determinada corrente, aonde o mestre original tenha sido sempre o mesmo a Suprema Personalidade de Deus, SRI KRISHNA! O senhor Srila Prabhupada, nós entregou este movimento com toda pureza, Ele é muito sério e muito querido pela Proeminente Radha! Se uma pessoa não quer se render a Deus, mesmo ficando deslumbrada com a Sua consciência, ela ira se depara com muitos obstáculos técnicos e morais, portanto eu sugiro que venhamos aceitar a Deus com a simplicidade das crianças, e com a confiança no remédio recomendado pelo Senhor Caitanya Mahaprabhu, a maior autoridade de nossos tempos! Todos os devotos deste movimento sabe disso, qual é a duvida? Vosso servo Nanda-gopa dasa HARE KRISHNA! |
हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे