हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

domingo, 23 de novembro de 2008

O Lado Positivo das Dez Ofensas

Hare Krsna Prabhu Prahladesh Dasa!
Glórias a Srila Prabhupada!

(...todos os Vaisnavas devem abster-se estritamente das Namaparadhas e desfrutar do serviço devocional puro ao Senhor Krsna.)

Por favor Prabuji, em que sentido é que não devemos desfrutar deste serviço?

Obrigado e tudo de bom,
Hari bolo
Ts João Fernandes

Querido João, por favor, aceite minhas humildes reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

As almas individuais no seu estado original são plenas de bem-aventurança.

O maior desfrute destas almas individuais é ver quando Sri Krsna está a desfrutar.

O devoto desfruta muito quando Sri Krsna desfruta. Este é o único desfrute de um Vaisnava ou Vaisnavi. E ninguém desfruta mais do que os devotos.

E por causa deste desfrute espiritual mantemo-nos afastados do desfrute material.

A seguir um poema muito belo:

"Hábitos solitários,
outrora cálidos,
foram por mim aviltados.

Como pude enganar-me com o sabor da efemeridade?
Pobre de mim, coitada!

Há pouco, até em desfrutar do serviço devocional a minha mente viciosa pensava...
Não obstante,
girei o canhão de luz,
firmei o foco,
abri as cortinas:
no centro, Krishna, o Senhor dos sentidos.
Ele é o desfrutador de todo prazer, deleite, contentamento e júbilo.

Como pude esquecer-me do sabor da eternidade?
Pobre de mim, coitada!

Viverei em vigília,
quero apenas servi-lO."

Poetisa: Krishna Mayi Devi Dasi

Agora, devemos ser muito cuidadosos com as ervas daninhas que crescem com a planta de Bhakti.
O próprio processo de Bhakti oferecerá facilidades que poderão levar o Bhakti Yogi a não buscar proporcionar o desfrute de Krsna, e procurar o desfrute pessoal.

Os Anarthas que surgem de Bhakti são:

Labha - facilidades.
Puja - adoração.
Pratistha - fama.

Anarthas-Origem e como Elimilar.

No seu Madhurya-Kadambini Srila Visvanatha Cakravarti Thakur explica todas as fases no desenvolvimento de Bhakti.

Sraddha, Sadhu-Sanga, Bhajana-Kriya, Anartha Nivrttih, Nistha, Ruci, Asakti, Bhava e Prema.

Com alguma fé (Sraddha) e associando-se com Guru e Sadhu (Sadhu-Sanga) o devoto começa a praticar actividades devocionais (Bhajana-Kriya).
Bhajana-Kriya é de dois tipos.

Anisthita (Hesitante, Irresoluto)
Nisthita (Firme, Resoluto)

ANISTHITA BHAJANA KRIYA

Divide-se em seis:
Utsaha-mayi- Uma pessoa que esta a começar o serviço devocional pode ter a audácia de pensar que sabe tudo. Cheia (inflada) com entusiasmo.

Ghana-tarala- As vezes pratica diferentes formas de serviço devocional e outras vezes negligencia as mesmas. (condensado-diluido)

Vyudha-vikalpa- A mente gasta muito tempo vacilando entre a vida de renúncia e a vida familiar.(Especulação extensiva).

Visaya-sangara- Batalha com os desejos de desfrute sensorial, onde as vezes sai vitorioso e as vezes derrotado. Inabilidade para abandonar desfrute sensual.

Niyamaksama- Inabilidade para seguir regras e votos, ou incrementar seu serviço devocional.

Taranga-rangini-Inabilidade para arrancar as ervas daninhas ao redor da trepadeira de Bhakti.

As ervas daninhas são:

Labha- facilidades materiais oferecidas por Bhakti.
Puja- adoração por parte de outros.
Pratistha- fama, posição.

Após a fase de Anisthita Bhajana Kriya vem Anartha-Nivrtti. Srila Prabhupada enfatiza muito a fase de Anartha-Nivrtti.

ANARTHAS E SUA ORIGEM

Duskrtottha- surgem dos pecados passados e são:

Ignorância
Falso Ego
Apego
Ira
Medo da morte

Sukrtottha- surgem de atividades piedosas passadas e são:

Desfrutar de acções piedosas

Desejo de Liberação

Aparadhottha-surgem das ofensas:

Seva-aparadha
Nama-aparadha
Vaisnava e Guru-aparadha (Sadhu-ninda)
Deva-aparadha
Sruti-Sastra-ninda

Os Anarthas que surgem por Aparadhas fazem o devoto perder todo o gosto por Nama-kirtana.

Bhaktyuttha-surgem de Bhakti e são:

Labha-facilidades.
Puja-adoração.
Pratistha-fama.

CINCO ETAPAS DA ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS

«1» Eka-desa-vartini-Parcial

«2» Bahu-desa-vartini-Dominante

«3» Prayiki-Quase completa

«4»Purna-Completa

«5»Atyantiki-Absoluta

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE APARADHA

Bhaja-Kriya «1»
Nistha «2»
Rati ou Bhava «3»
Prema «4»
Associação do Senhor «5»

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE PECADOS PASSADOS E ACTIVIDADES PIEDOSAS

Bhajana-kriya «3»
Nistha «4»
Asakti «5»

ERRADICAÇÃO DOS ANARTHAS QUE SURGEM DE BHAKTI

Bhajana-kriya «1»
Nistha «4»
Ruci «5»

Na fase de Anartha-nivrtti nem todos os Anarthas são erradicados. É muito difícil erradicá-los. Muitos Anarthas acompanham o devoto até Bhava.

Para passar a fase seguinte é precisso superar alguns obstáculos.

Os obstáculos para Nistha são:

Laya- Adormecer durante Kirtana e Japa, Sravana e Smarana.

Viksepa- Distracção em relação a tópicos mundanos enquanto pratica serviço devocional.

Apratipatti- Desinteresse em tópicos espirituais.

Kasaya- tendência inata para qualidades como ira, avareza e orgulho.

Rasasvada- inabilidade para absorver a mente em Kirtana se obtém a oportunidade por prazer sensorial.

Na ausência destas faltas Nisthita-Bhakti aparece.

Vosso servo
Prahladesh Das

www.bhakti-tattva.blogspot.com

Jaya prabhu Prahladesh,

Todas as glórias a Srila Prabhupada!

Por favor aceite minhas respeitosas reverências!

Espero que esta o encontre o senhor e a família bem de saúde e em paz.

Muito obrigado por suas mensagens e artigos, sempre muito esclarecedores e úteis a nós praticantes neófitos de Bhakti.

Tenho uma pergunta para o senhor, uma pessoa passa para a fase de Anartha-Nivrttih mesmo sem ainda ter recebido a benção de ter a guarida, guia e Diksa, iniciação espiritual, de um Guru autêntico? 

Isso é compulsório, é apenas após este estágio e seu adequado posicionamento por parte do praticante no processo da Ciência de Bhakti que isso é mais adequado para uma pessoa erradicar certos Anarthas (ou se esses são erradicados neste momento da iniciação, e permanecem suas sementes que não devem ser regadas?), mesmo agindo em serviço e rendição ao Senhor e a seu Guru instrutor?

Pois pelo que pude entender apenas os Anarthas de pecados passados e atividades piedosas Karmicas é que são erradicados, limpos, de forma completa na fase de Bhajana-Kriya, é isso?; o serviço ao senhor e ao Guru sempre tem de ser imotivados e é prioritário em qualquer estágio e é ele que limpa a pessoa dos Anarthas, das coisas indesejáveis na vida espiritual em qualquer fase?.

Aguardo suas respostas.

Abraços em seu coração, desejando serví-lo e agradecendo por tudo e pela oportunidade de poder indagar,

Seu servo, amigo e aprendiz,

Bhakta Ivan.

Dandavat's

HARIBOL!!

Todas as glórias aos devotos e devotas reunidos!!!!

Srila Prabhupada Ki Jaya!!!!!!!! !!!

Caro Ivan, por favor, aceite minhas humildes reverências.

Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Muito obrigado, também aprendo muito com seus textos.

No "Sri Upadesamrta - O Néctar da Instrucção" de Srila Rupa Goswami, Srila Prabhupada comenta em relação ao verso 5 que ao aceitarmos um Guru Madhyama Adhikari, não receberemos orientação suficiente de tal mestre espiritual.

Tal mestre espiritual somente pode nos levar até onde ele se encontra.

E um Guru Uttama Adhikari pode nos levar até Krsna Prema, o último estágio de serviço devocional.

De qualquer das formas, no processo de Bhakti Yoga, no processo de serviço devocional amoroso à Krsna, aceitar Diksha e Siksha é essencial, e não poderemos avançar sem o fazê-lo.

Porque o mestre espiritual é um representante de Balarama?

Porque Krsna é o Deus servido e Balarama é o Deus que serve.

Portanto, e de acordo com Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, O Guru é o Deus que serve.
Nós não vamos a lado nenhum sem o mestre espiritual.

Quanto aos Anarthas e de acordo com o Madhurya Kadambini, mesmo depois de aceitar Diksha e Siksha, eles nos acompanham até as fases mais avançadas de serviço devocional, e são gradualmente eliminados com a ajuda do Guru.

Os Anarthas que surgem de Aparadha somente são erradicados de forma absoluta (Atyantiki) quando e somente quando tivermos a associação directa do Senhor Krsna.

Os Anarthas que surgem de pecados passados e actividades piedosas passadas somente são erradicados de forma absoluta (Atyantiki) na fase de Asakti.

Os Anarthas que surgem de Bhakti somente são erradicados de forma absoluta (Atyantiki) na fase de Ruci.

Todas as glórias ao vosso serviço devocional

Prahladesh Dasa

Buscar