Querido Francisco, por favor, aceite minhas humildes revrências.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Você é completamente livre para interpretar tudo isto a sua maneira.
Quanto a nós, preferimos dar a interpretação dos Acaryas e Sastras Vaisnavas.
O Brahman é o aspecto impessoal de Krsna, no qual se fundem os impersonalistas.
Nós não vemos a forma pessoal de Krsna no Brahman.
Somente vemos a forma pessoal de Krsna em Goloka Vrndavana.
E em relação ao Budismo, preferimos dar a interpretação do próprio SS o Dalai Lama, o qual de certeza não tem uma realização superficial da prática meditativa Budista.
Ou seja, sim, todos podem alcançar o estado de Buddha e devem ser vistos como tal.
No Budismo Tibetano, bem como no Budismo em geral, não existe um criador nem seres criados.
O estado de Buddha é estar livre de todos estes conceitos que nos aprisionam e nos fazem sofrer.
Esta é a conclusão de todos os Mestres Budistas.
Não conhecemos nem um grande mestre Budista, seja de qual linha for, que tenha revivido seu relacionamento com Deus.
Nenhum.
Mesmo nenhum.
E todos alcançaram o estado de Buddha.
No artigo anterior já discutimos sobre o Budismo ser um passo preliminar no processo espiritual, por incentivar a não-violência e valores éticos.
Mas posteriormente, o serviço devocional à Krsna deve ser praticado.
Os Budistas não aceitam os Vedas.
Mas os Vedas declaram que para cada era existe um processo de auto-realização.
Os Vedas não recomendam o meditar no vazio.
Os Vedas são muito misericordiosos, pois dão um processo acessível a todos, e não a alguns poucos.
Os Vedas recomendam para Kali Yuga o cantar de
HARE KRSNA HARE KRSNA
KRSNA KRSNA HARE HARE
HARE RAMA HARE RAMA
RAMA RAMA HARE HARE
É um processo extremamente simples e eficaz.
Temos só que experimentá-lo.
Depois, o Senhor Buddha estabeleceu um processo específico para uma época, que não era para ser praticado posteriormente.
Sejamos bem claros e realistas, as pessoas não meditam no vazio porque é um processo complicado e que nos afasta de Krsna.
Pessoas interessadas no Budismo que ao tentarem meditar no vazio descobriram a sua identidade com a Alma e com Deus, não praticaram corretamente a meditação Budista.
Teu servo
Prahladesh Dasa
O Avatar Buddha
Sri Caitanya Mahaprabhu, Srila Prabhupada e os Buddhistas
Do "Sri Caitanya Caritamrta - Madhya 9. 42-49"
"Existem muitos tipos de filósofos. Alguns são lógicos que seguem Gautama ou Kanada. Alguns seguem Mimamsa de Jaimini. Alguns seguem a filosofia Mayavada de Sankaracarya, e outros seguem a filosofia Sankhya de Kapila ou o sistema de Yoga mística de Patanjali. Alguns seguem os Smrti Sastras compostos de 20 escrituras religiosas, e outros seguem os Puranas e o Tantra Sastra. Desta forma existem diferentes tipos de filósofos."
"Todos estes seguidores de diferentes escrituras estavam preparados para apresentar conclusões das suas respectivas escrituras, mas Sri Caitanya Mahaprabhu quebrou todas as suas opiniões em pedaços e estabeleceu Seu próprio culto de Bhakti baseado nos Vedas, Vedanta, o Brahma Sutra e a filosofia de Acintya Bhedabheda Tattva."
"Sri Caitanya Mahaprabhu estabeleceu em todos os lugares o culto do serviço devocional. Ninguém podia derrotá-Lo."
"Sendo assim derrotados pelo Senhor Caitanya Mahaprabhu, todos estes filósofos e seus seguidores entraram para Seu culto. Desta forma o Senhor Caitanya tornou o Sul da Índia num local de Vaisnavas."
"Quando os descrentes ouviram falar da erudição de Sri Caitanya Mahaprabhu, eles aproximaram-se d'Ele com muito orgulho, trazendo seus discípulos com eles."
"Um deles era um líder do culto Buddhista que era muito erudito. Para estabelecer as nove conclusões filosóficas Buddhistas, ele veio perante o Senhor e começou a falar."
"Embora os Buddhistas não possam argumentar e não devam ser vistos pelos Vaisnavas, Caitanya Mahaprabhu falou com eles para acabar com seu falso orgulho."
"As escrituras Buddhistas são baseadas em argumento e lógica, e contém nove princípios principais. Porque Sri caitanya Mahaprabhu derrotou os Buddhistas na sua argumentação, eles não puderam estabelecer seu culto."
No significado deste verso, Srila Prabhupada rejeita estes nove princípios um a um.
Também diz:
"Aqueles que são pregadores na ISKCON irão certamente encontrar muitas pessoas que acreditam na argumentação intelectual.
A maioria destas pessoas não aceitam a autoridade dos Vedas. No entanto, aceitam a especulação mental e a argumentação.
Portanto, os pregadores da Consciência de Krsna devem estar preparados para rejeitá-los com argumentação, exatamente como Sri Caitanya Mahaprabhu fez."
1 - A criação é eterna, portanto não é necessário um criador.
"...o objectivo último Buddhista é dissolver o corpo.Isto é proposto porque o corpo tem um começo.
Da mesma forma, toda a manifestação cósmica é como um corpo gigante, mas se aceitarmos o facto de que a criação é eterna não há a questão da aniquilação.
Portanto, a tentativa de aniquilar tudo para alcançar o zero é um absurdo..."
2 - A manifestação cósmica é falsa
"...se os prazeres e dores do corpo são falsos, a criação também é falsa...
...a criação material não é falsa ou imaginária, mas é temporária."
3 - "Eu sou" é a verdade
"...isto exclui a individualidade de "eu e "você".
Se não existe "eu" e "você" ou individualidade não há possibilidade de argumentação e a filosofia Buddhista depende da argumentação..."
4 - Há a repetição de nascimentos e mortes
"...os Buddhistas não explicam apropriadamente o próximo nascimento..."
5 - O Senhor Buddha é a única fonte para entendermos a verdade
"...não podemos aceitar isto porque o Senhor Buddha rejeitou os princípios do conhecimento védico...
...é preciso aceitar o princípio padrão de conhecimento. Se todos são autorizados, as escrituras serão interpretadas de muitas maneiras diferentes..."
6 - O princípio de Nirvana ou aniquilação é o objectivo último
"...a aniquilação aplica-se ao corpo, mas a alma espiritual transmigra de um corpo para outro...
....uma pessoa pode transcender a transmigração de corpos materiais e retornar ao lar, retornar ao Supremo...
...não que a existência torna-se vazia ou um zero..."
7 - A filosofia de Buddha é o único caminho filosófico
"...não podemos aceitar esta teoria porque existem muitos defeitos na filosofia Buddhista...
...a filosofia perfeita é aquela que não tem defeitos, e esta é a filosofia Vedanta..."
8 - Os Vedas foram compilados por seres humanos comuns
"...não havia ninguém no começo da criação a não ser Brahma. E ainda assim ele não compilou os Vedas.
Portanto, a conclusão é que os Vedas não foram compilados por ninguém comum. O conhecimento védico foi dado pela Suprema Personalidade de Deus, que criou o mundo material..."
9 - Aconselha-se piedade e mostrar misericórdia
"...mostrar misericórdia e compaixão são actividades relativas.
Isto não é a Verdade Absoluta.
...Somos objectos de misericórdia de pessoas superiores
...dar a um homem doente um alimento proibido não é misericórdia. É crueldade...
...como a filosofia Buddhista não admite a existência da alma espiritual, a chamada misericórdia dos Buddhistas é defeituosa..."
Srila A.C.Bhaktivedanta Swami Prabhupada Ki Jaya !!!
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Caros amigos, queiram-me desculpar a minha ignorância relativa a estas questões...
Mas de facto é do "conflito dialéctico" que nasce a Luz...
"Então, afirmar que o Senhor Krsna poderá aparecer na prática meditativa Budista e ajudar-nos a realizar a Vacuidade e afastarnos do Seu próprio reino, parece-nos "que é ir longe demais !" "
Ontem á noite estava a meditar sobre as questões do Budismo, nomeadamente a não existência da Alma e de Deus...
E surgiu-me na minha mente a lógica matemática a elucidar-me sobre estes conceitos de uma forma simples...
Então vejamos amigos... alguém tem uma doença e toma um medicamento que contém um princípio activo (Deus - 1), mas misturado também tem uma substância placebo (vazio/não existência - 0)... então a cura virá do princípio activo que realmente existe...
De uma forma ainda mais simples... aprendemos na escola que o 1+ 0 = 1...
Ou seja, os Budistas aprendem todos os conceitos que são da mesma natureza divina que outras correntes filosóficas (1)... desenvolvem a estrutura moral, o carácter, os valores... são em qualidade iguais a krishna em algum grau... que para mim acho que já é num grau bastante elevado...
No entanto, acreditam em algo que de acordo com os ensinamentos de Krishna existe, mas eles não acreditam...
Mas não é por não acreditarem que deixa de existir... aquele zero na equação está lá, mas quer acredites ou não nele, ele não irá influenciar o resultado final que será sempre o 1... Krishna não precisa que acreditemos nele para que ele exista... ele É... por mais zeros que coloquemos sobre ele, ele sempre emergirá no fim das contas... por mais que a tua mente te tente fazer acreditar que não existe alma nem Deus, isso não afecta a Verdade Absoluta intrínseca da natureza...
Acho bem que façam por passar a mensagem de que a Alma e Deus existem... e que por isso o Budismo seja visto como um caminho desviante...
Mas a minha experiência diz-me, que para muitos ocidentais esse é um caminho do meio necessário percorrer... diria até natural e mais de acordo com a mentalidade ocidental que está cansada de dogmatismos, evangelistas, religiosidades fervorosas, e religiosos contraditórios, escandalos.. . etc...
Principalmente uma certa faixa da sociedade que não se identifica com a religiosidade vivida por outras faixas sociais...
Diria que o Budismo é apenas para um certo tipo de pessoas ocidentais.. . não agrada a todos... é talvez para as pessoas mais analíticas, materialistas, filosóficas, psicanalíticas. ..
Mas se falarmos do Budismo Mahayana, ai a coisa muda de figura... o Buda da compaixão e todos os seus principios aproximam-se já muito do Cristianismo. .. mas com a facilidade para alguns da negação da existência de Deus... mas ainda assim da existência da Buddha Nature... uma espécie de alma, ou essencia de Buda que está em todos os seres e que os move a tornarem-se como o Buda... compassivos, etc... a revelação dessa natureza do Buda que é só qualidades.. . ai o Budismo torna-se num polo de atracção ainda mais forte... já mais perto da existência da Alma e de Deus... de um Bem Supremo Perfeito... para o qual as pessoas se sentem atraidas naturalmente. .. e penso que é por essas características que são atraídas por essa forma de Budismo... e não tanto pelo vazio...
O Budismo Tibetano vai ainda um pouco mais longe... ao utilizar métodos que permitem transformar todos os aspectos "negativos" em positivos... e verem em todos os seres o próprio Buda... por isso SS Dalai Lama reverencia todos os seres, pois no B.T. têm de conseguir realizar que os outros são o próprio Buda...
Faz lembrar os ensinamentos do Gita... quem vê Krishna no brahman, ...
Penso que um ser que já desenvolveu todos estes aspectos por determinada prática, e os manifesta... . a própria prática tem assim credibilidade. .. ainda que não seja a Verdade Última... o Estágio Supremo de evolução...
Talvez seja isso que assusta, ao percebermos as qualidades do Dalai Lama e outros mestres, mesmo tendo praticado algo completamente contrário aos nossos ensinamentos. ..
A árvore julga-se pelos seus frutos... e os frutos do Budismo Tibetano estão ai a mostrarem-se ao mundo após séculos de isolamento.. . algo teremos de aprender com essa realidade, e talvez reavaliar os nossos dogmas relativos ás práticas espirituais. ..
E pela minha experiência também conheci algumas pessoas que se interessando pelo Budismo e pela meditação no vazio, ao tentarem meditar descobriram a sua identidade com a Alma e com Deus...
Sejamos claros e realistas... a maioria das pessoas que se interessam pelo Budismo no Ocidente ficam pelos livros, pelo entendimento. . pelas meditações mais superficiais. .. raros são os que realmente se atrevem a aprofundar na prática de meditação, na vacuidade, etc...
Por isso dizia que se calhar a maior parte ao tentar meditar no vazio, encontrará tudo menos o vazio... pois essa meta só é conseguida mediante rigorosas práticas e acompanhamento de um guru, etc... e os ocidentais não estão para isso... nem os tempos são favoráveis a isso.... e então misturam tudo, e usam apenas uma parte do budismo para terem um pouco mais de paz no seu dia-a-dia...
E aqueles que realmente meditam no vazio... só eles saberão o que lá encontram... não vale apena especularmos sobre isso... mas li em textos que realmente certas divindades se manifestam, entre outras percepções... embora não sejam o foco da meditação... talvez Krishna apareça no meio desse grande vazio a acenar ao devoto... quem poderá excluir essa hipótese quando Krishna nos tem mostrado que tudo pode acontecer... os paradigmas servem para mostrar ao homem as infinitas formas de salvação do senhor supremo...
Hare Krishna
F.