A palavra democracia teve sua origem na Grécia Antiga (demo=povo e kracia=governo). Este sistema de governo foi desenvolvido em Atenas (uma das principais cidades da Grécia Antiga). Embora tenha sido o berço da Democracia, nem todos podiam participar nesta cidade. Mulheres, estrangeiros, escravos e crianças não participavam das decisões políticas da cidade.
Porque?
Porque de acordo com eles somente desta forma a "Democracia " poderia funcionar.
Hoje em dia, nas Democracias em geral todos podem votar e participar.
Mas podem Mllechas governar e/ou escolher Mllechas?
Não somos governados por Sudras, mas por Mllechas.
Não existe Varnasrama Dharma em Kali Yuga.
Origem do termo Kalau Sudra Sambhavah
Esta afirmação origina-se de um verso do Skanda Purana:
asuddhah sudra-kalpa hi
brahmanah kali-sambhavah
asuddhah - impuro, sudra-kalpa - como sudras, brahmana - brahmanas, kali-sambhavah - nascido em Kali-yuga, presente era de degradação
Em Kali yuga, os Brahmanas certamente tornar-se-ão (nascerão como) Sudras impuros. (Sem Samskaras e treino espiritual, os Brahmanas de Kali Yuga são considerados Sudras)
Portanto, esta afirmação refere-se aos assim chamados Brahmanas de Kali Yuga.
Todos os outros estão na plataforma de Mllechas e Candalas.
É preciso que fique bem claro que nós os habitantes de Kali Yuga, não somos todos Sudras, mas sim somos todos Mllechas e Candalas.
Degradação do Varnasrama em Kali Yuga
"Neste momento as pessoas em geral cairão sistematicamente do caminho progressivo da civilização em relação a ocupação nos Varnas e Ashramas e das injunções Védicas.
Assim eles se sentirão mais atraídos ao desenvolvimento econômico e a gratificação dos sentidos, e assim existirá uma população indesejada (Varna Sankara - degradação dos Varnas) no nível de cães e macacos." SB 1.18.45
"Pessoas que são as mais baixas entre os homens e confundidas com a energia ilusória do Senhor Supremo irão abandonar o Varnasrama Dharma original e suas regras e regulações..." SB 5.6.10
kaler dasa-sahasrani
madbhaktah samti bhu-tale
ekavarna bhavisyamti
madbhaktesu gatesu ca
"Por 10.000 mil anos de Kali, Meus devotos preencherão o Planeta.
Após a partida de Meus devotos existirá somente um Varna (Mllechas)." Brahma Vaivarta Purana 4.129.59
Agora somente existe Ekavarna (um Varna), todos Mllechas.
De acordo com o "Sonho" de Srila Prabhupada e dos Acaryas, durante 10.000 mil anos de Kali Yuga (Dasa Sahasrani), o Varnasrama Dharma será reestabelecido.
Depois novamente Ekavarna (um Varna), todos Mllechas.
Como isto vai acontecer? Isto já está a acontecer. Não é que devamos colocar a questão se vai ou não acontecer. Os devotos não vivem "no mundo da Lua" e nem tampouco estão fora da realidade.
Muito pelo contrário, duramente estão todos empenhados em difundir o Santo Nome e quando a sociedade estiver preparada o Varnasrama será estabelecido.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
http://www.bhakti-tattva.blogspot.com/
ROGERIO RODRIGUES TEIXEIRA:
Democracia é anti-varnashrama?
Em verdade, em verdade vos digo: a democracia é uma ilusão. Na medida em que se vote em pessoas supostamente capacitadas, na idéia de que pessoas cultas são "os melhores"(?) , torna-se então uma Aristocracia.
Democracia seria o governo do povo, pelo povo e para o povo, onde o peso do voto de todos é igual e todos decidem sobre os rumos da sociedade em que se vive, como se fosse uma assembléia. O que vivemos na verdade é uma República, onde o povo elege seu representatnte( ?)...Mas o que vemos é na verdade o governo movido por interesses do poder econômico, corrupção, falcatruas e patifarias da pior espécie.
Somos governados por shudras "orientados" (manipulados, co-agidos) por vaishyas!
Pára o mundo que eu quero descer!
fábio mullik escreveu:
Eu fico feliz que prabhu Advaya tenha comentado algo sobre esse assunto. Desde então, gostaria de aproveitar a sua presença nesse tópico:
A pergunta de Ratna Radhika devi dasi é : O senhor poderia, por favor, descrever como o sistema varnasrama pode ser estabelecido hoje?
- Sem dúvidas, uma boa pergunta.
Todos nós sabemos que a resposta de Bhakti Charu Swami segue linha de raciocinio similar a de Srila Prabhupada em muitos de seus comentários sobre o assunto. Contudo, a minha pergunta é: a resposta de Bhakti Charu Swami - postada nesse forum sob o título impactante de "Democracia é Anti-Varnashrama" foi capaz de dar resposta satisfatória a pergunta inicial?
- Na minha opinião, Não!
Antes de continuar, gostaria de esclarecer que estou apenas tentando aproveitar esse assunto interessante para expor algumas dúvidas e reflexões pessoais sobre esse assunto e sobre como, na maioria das vezes, construimos uma tapeçaria ideológica com retalhos de informações sobre a idéia de um sistema social e político ideal (o assunto em questão) ou sobre qualquer assunto.
Para mim a discussão desse assunto é muito séria. Na maioria das vezes, nossas discussões se resumem a descrever um "paraíso na terra", em contra-posição ao sistema social e político que vivenciamos, sem considerarmos o caminho complexo, quase um labirinto, para uma educação social e política de acordo com guna karma (afinal, como definir e como descobrir o guna karma?).
Discutir sobre Varnashrama é fácil?
Não é nada fácil. Falamos sobre um sistema social e político sem termos referências históricas recentes de seu funcionamento e sucesso. Na história nada se repete em absoluto. O momento histórico é tecido por fatores, cenários e personagens únicos e complexos.
Mesmo em nossas escrituras vemos exemplos de tensões constantes dentro desse sistema. Ao longo do Bhagavatam, Mahabharata e Ramayana verificamos que a cultura e era védica não estavam livres de tensões morais, sociais e políticas.
Descrever apenas que tal sistema social e político é melhor que outro por "N" motivos não responde a pergunta.
A resposta de Bhakti Charu Swami apenas seguiu por uma descrição parcial de certas diferenças sobre o sistema político-social que vivemos e Varnashrama (o que também é questionável).
Em nenhum momento ele tocou nos pontos delicados do assunto, como sutilmente colocados por Advaya Prabhu, e sobre o "como" chegaremos a varnashrama - a pergunta de Ratna Radhika d.dasi.
Em nenhum momento ele tocou nos pontos delicados do assunto, como sutilmente colocados por Advaya Prabhu, e sobre o "como" chegaremos a varnashrama - a pergunta de Ratna Radhika d.dasi.
É muito fácil tomar a resposta sob o título impactante "Democracia é Anti-Varnashrama" como definição e xeque-mate da questão, mas, será que é mesmo?
Vamos refletir sobre o assunto?
Seu servo, Paresha Dasa.
José Cavalcante :
Interessante, o último que tentou ascender pelo seu próprio poder foi Hitler.
Kalau sudra sambhavam. Se em Kaly Yuga todos são sudras não se pode desconsiderar isto ao se analisar a democracia como forma de gestã.
Os brahmanas caíram desde o episódio de Srngi e Pariksit Maharaja, os ksatryas não estão comprometidos com os princípios religiosos e os vaisyas não alimentam toda a sociedade, mas seus próprios bolsos. Ainda acho que em Kai-yuga é melhor a democracia do que um governo de brahmanas caídos, ksatrias despóticos e vaisyas gananciosos. Pelo menos você pode usar o voto para remover quem estiver pisando na bola.
seu servo
Advaya Dasa
Bhagavan dasa escreveu:
http://www.bhakticharuswami.com/
Democracia é Anti-Varnasrama
por Bhakti Caru Svami
Ratna Radhika devi dasi: O senhor poderia, por favor, descrever como o sistema varnasrama pode ser estabelecido hoje?
Bhakti Caru Svami: Em um sistema democrático, o varnasrama jamais poderá ser estabelecido. Democracia é do povo, de controle do povo e para o povo. A massa de pessoas é ignorante. Eles são sudras. Em uma sociedade padrão, para cada dez sudras, há um vaisya; para cada dez vaisyas, há um ksatriya; e, para cada dez ksatriyas, há um brahmana. E na era de Kali, a maior parte das pessoas se tornam sudras. Portanto, democracia significa uma sociedade de sudras. Os sudras estão elegendo um sudra maior para liderá-los.
Um sudra jamais reconhecerá as qualidades de um brahmana. Conseqüentemente, ele jamais elegerá um brahmana ou uma pessoa superior a ele em qualidades. E em uma sociedade democrática, não há espaço para ksatriyas, porque os líderes são eleitos por voto popular e o governo não permite indivíduos ascenderem ao governo através de seu próprio poder .
Sociedade varnasrama significa que o indivíduo mais poderoso, o ksatriya, torna-se o governante de todo o planeta e os outros se subordinam a ele. Todavia, na sociedade atual, está sendo feito um arranjo sistemático para tornar o mundo inteiro democrático. Toda a sociedade humana está se tornando uma sociedade de sudras. Há poucos vaisyas que, com o poder de seu dinheiro, dominam os sudras. A sociedade atual, portanto, é dominada pelo dinheiro, o poder financeiro. Atualmente, o mundo é dominado pelos Estados Unidos. E, embora os Estados Unidos seja o maior proponente da democracia, sua verdadeira política é o capitalismo. Promovendo a democracia, é fácil para os Estados Unidos colocar os outros paises sob seu controle. Esta é a razão para os Estados Unidos serem tão enfáticos no estabelecimento da democracia por todo o mundo.
Se olhamos para a sociedade, podemos ver que uma sociedade dominada pelos sudras é uma sociedade democrática, uma sociedade dominada pelos vaisyas é capitalista, uma sociedade dominada por ksatriyas é imperialista e, quando os ksatriyas atuam sob a guia de brahmanas qualificados, então temos a sociedade varnasrama. Na sociedade humana, todo indivíduo tem um papel, e a sociedade varnasrama permite que todos se tornem produtivos de acordo com suas propensões, que são governadas por guna e karma. Krsna colocou isso muito enfaticamente no Bhagavad-gita: "prakrteh kriyamanani gunaih karmani sarvasah". Todo indivíduo está sendo controlado pelos modos da natureza material e pelo karma, suas atividades passadas. Então, todos estão sendo controlados ou motivados por guna e karma e agindo de acordo. Krsna dividiu a sociedade assim: aqueles no modo da bondade são brahmanas, aqueles no modo da paixão são ksatriyas, aqueles na mistura de paixão e ignorância são vaisyas, e aqueles em ignorância são sudras. Em toda sociedade humana, mesmo em selvas africanas, podemos encontrar essas quatro divisões.
Mas, em uma sociedade democrática, não há espaço para ocupações de acordo com guna e karma. De uma maneira decente, eles [os democratas] tentam tornar todos iguais, enquanto que, no comunismo, todos são forçados a se tornarem iguais. Na verdade, ninguém é igual. Cada um tem suas qualidades de acordo com guna e karma. Diferentes indivíduos têm diferentes propensões. Alguns gostarão de conseguir um emprego e trabalhar sob direção, outros gostarão de possuir um negócio independente para produzir lucro, outros gostarão de dominar outros através do poder físico ou militar, enquanto que outros serão completamente desapegados e indiferentes a todas as ocupações. Na sociedade varnasrama, é dada facilidade para que todos se ocupem de acordo com sua propensão individual.
Os governantes e guias, especificamente os ksatriyas e os brahmanas, apontam que todos têm a liberdade para se ocuparem de acordo com seu ímpeto interior, de acordo com sua afinidade espontânea.
Tradução por Bhagavan dasa (DvS)