Fica a pergunta:
Em qual Templo da ISKCON, em qual centro cultural da ISKCON, em qual comunidade rural da ISKCON não esta estabelecido o Nivrtti Daiva Varnasrama Dharma e consequentemente o Pravrtti A Daiva Varnasrama Dharma?
Em qual ou em quais?
Estão estabelecidos em todos.
Especificamente em relação as comunidades rurais, é preciso incentivar mais a auto suficiência agrícola e a protecção às vacas, que é ocupação dos Vaisyas.
Mas isto é outra coisa.
Não é porque existe uma "escassez" de um determinado Varna que o sistema não esteja implantado.
Isto pode ocorrer em comunidades não muito numerosas.
O sistema manifesta-se plenamente quando todos os Varnas e Ashramas estão activos.
E isto é perfeitamente visível em comunidades muito numerosas.
Outro exemplo:
Digamos que num Templo existam devoto(a)s com tendência Brahmínica, Ksatriya e Sudra.
E que este projecto não tenha devoto(a)s com tendência Vaisya.
Certamente enfrentarão dificuldades a nível econômico.
Mas o sistema está estabelecido.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Prahladesh Das:
Por isto a importância da teoria.
A Instituição de Nivrtti Daiva Varnasrama Dharma já está instituida na ISKCON.
Nada mais prático:
"Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama, ou na Instituição da ISKCON, todos os Varnas também estão activos.
Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.
Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.
Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.
Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).
Os Sudras ajudam os outros.
Gopala Bhatta Gosvami, no seu Sat Kriya Sara Dipika, diz que:
"O Sudra que é um servo de um Brahmana Vaisnava é superior a um Ksatriya e Vaisya."
Assim tanto em Pravrtti Marga Varnasrama como em Nivrtti Marga Varnasrama todos são ocupados de acordo com sua natureza.
Suhotra Prabhu conclui primorosamente:
"Tanto o Kanistha Adhikari como o Madhyama Adhikari cultivam as qualidades descritas por Narada Muni para a sociedade humana Védica.
Ambos desenvolvem estas qualidades de acordo com seus Dharmas.
O Kanistha desenvolve estas qualidades para seu próprio benefício.
O Madhyama desenvolve-as para o benefício do mundo inteiro."
(SS Suhotra Prabhu Tapovanacari)
Conclusão: O Daiva Varnasrama já está instituido na ISKCON.
Falta instituir o Varnasrama na sociedade em geral.
É por isto que os devotos investem na educação das pessoas em geral.
Vamos recapitular novamente.
A ISKCON investe na educação das pessoas em geral e trá-las ao nível de seres humanos.
Então elas optam por seguir Daiva Varnasrama Dharma ou A Daiva Varnasrama Dharma.
É muito simples.
Em relação a teoria.
Ao negligenciarmos o aspecto teórico corremos o risco de não sabermos o que estamos a fazer.
Além do mais a teoria é dada pelo próprio Senhor Krsna e pelos Acaryas.
As escrituras devocionais não são para ser lidas somente uma vez.
Devem ser consultadas constantemente.
Isto é serviço devocional.
Teoria e prática andam juntas.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Parece-nos que o texto abaixo de SS Suhotra Tapovanacari que já publicamos diversas vezes é extremamente elucidativo.
Varna - Asrama
De acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:
Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma
Suhotra Prabhu comenta:
"Qual é a responsabilidade da ISKCON enquanto Instituição para o desenvolvimento social dos seus membros?"
A única resposta que posso dar a esta pergunta é que a primeira responsabilidade da ISKCON é educar as pessoas nas Gunas (Qualidades) que Narada Muni prescreve para todos os seres humanos."
Srimad Bhagavatam 7.11.8-12
"Estes são os princípios gerais a serem seguidos por todos os seres humanos: veracidade, misericórdia, austeridade (observar jejum em certos dias do mês), banhar-se duas vezes por dia, tolerância, distinguir entre o certo e o errado, controle da mente, controle dos sentidos, não-violência, celibato, caridade, leitura das escrituras, simplicidade, satisfação, prestar serviço às pessoas santas, deixar gradualmente as ocupações desnecessárias, perceber quão fúteis são as actividades desnecessárias da sociedade humana, permanecer silencioso e grave e evitar conversas inúteis, analisar se a pessoa é o corpo ou a alma, distribuição equânime de alimentos para todas as entidades vivas (tanto para os homens como para os animais), ver toda alma (especialmente sob a forma humana) como parte do Senhor Supremo, ouvir sobre as actividades e instrucões da Suprema Personalidade de Deus (que é o refúgio das pessoas santas), glorificar estas actividades e instrucções, sempre lembrar-se destas actividades e instrucções, procurar prestar serviço, executar adoração, oferecer reverências, tornar-se servo, tornar-se amigo e render-se completamente.
Ó rei Yudhisthira, estas trinta qualificações devem ser adquiridas na forma de vida humana. Pelo simples facto de adquiri-las, a pessoa pode satisfazer a Suprema Personalidade de Deus."
Srila Prabhupada queria que com cada centro da ISKCON houvesse um Colégio Varnasrama multidisciplinar.
Estas qualidades devem ser seguidas por todos os Asramas e Varnas e por todos os três tipos de Varnasrama citados acima.
Aqui não existe a dificuldade de apresentar um mesmo tema de diferentes maneiras, pois estas qualidades devem ser seguidas por todos.
Estas qualidades diferenciam um ser humano de um animal.
Suhotra Prabhu continua a explicar:
"Após serem educadas nas qualidades acima referidas, as pessoas devem então ser educadas nas qualidades e deveres específicos dos Varnas (incluíndo as mulheres)."
A partir deste ponto, Suhotra Prabhu dá uma explicação muito elucidativa sobre a opção de seguir Pravrtti Marga Varnasrama Dharma ou seguir Nivrtti Marga Varnasrama Dharma.
Continuando:
"Após serem educados desta forma, aqueles que desejarem praticar Nivrtti Marga Varnasrama Dharma devem permanecer na ISKCON.
Isto significa que o único objectivo nas suas vidas é compreender completamente o conhecimento transcendental.
Aqueles que desejarem praticar Pravrtti Marga Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados da Instituição.
Mas devem participar nas actividades da Instituição na medida do possível como uma forma de Yajna.
Podemos ver que em Pravrtti Marga Varnasrama todos os Varnas estão activos.
Porém, os Brahmanas em Pravrtti Marga não se dedicam muito ao conhecimento transcendental... as pessoas aproximam-se deles para aprender Pujas ritualísticos, e também Astrologia e Ayurveda.
Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama, ou na Instituição da ISKCON, todos os Varnas também estão activos.
Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.
Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.
Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.
Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).
Os Sudras ajudam os outros.
Gopala Bhatta Gosvami, no seu Sat Kriya Sara Dipika, diz que:
"O Sudra que é um servo de um Brahmana Vaisnava é superior a um Ksatriya e Vaisya."
Assim tanto em Pravrtti Marga Varnasrama como em Nivrtti Marga Varnasrama todos são ocupados de acordo com sua natureza.
Suhotra Prabhu conclui primorosamente:
"Tanto o Kanistha Adhikari como o Madhyama Adhikari cultivam as qualidades descritas por Narada Muni para a sociedade humana Védica. Ambos desenvolvem estas qualidades de acordo com seus Dharmas. O Kanistha desenvolve estas qualidades para seu próprio benefício. O Madhyama desenvolve-as para o benefício do mundo inteiro."