Hare Krsna, Jaya Deva Prabhu.
Muito Obrigado.
Você escreveu:
"Numa Democracia qualquer um poderá se candidatar, mas o povo consciente de Krishna apenas elegerá devotos Vaishnavas capazes."
Mas se o Vaisnava não for capaz, para que irá se candidatar?
Democracia significa que pessoas incapazes, mesmo sendo boas pessoas e bons devoto(a)s candidatem-se.
Mesmo que algum "candidato" seja boa pessoa e bom devoto(a) não será capaz
de governar se isto não estiver de acordo com seu Guna e Karma.
Na Cultura Védica a Monarquia não é necessariamente imposta ou
hereditária, mas electiva.
Os "candidatos" a Rei, Ksatryas que estão situados de acordo com Guna e Karma
são escolhidos e desta forma governam.
Esta é a forma de governação na Cultura Védica, porque é a melhor.
De acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:
Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma
SS Suhotra Tapovanacari explica:
Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama, ou na Instituição da ISKCON, todos os Varnas também estão activos.
Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.
Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.
Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.
Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).
Os Sudras ajudam os outros.
Fim da citação
Um exemplo muito simples:
Digamos que um Templo precisa escolher um novo(a) Presidente ou um conjunto de devoto(a)s para a Administração do mesmo.
Todos são Vaisnavas e todos são Brahmanas (ou serão no futuro).
Não são todos que serão capazes de Administrar.
Nós todos temos experiência disto.
Voltamos a repetir, são todos Vaisnavas, Brahmanas (ou serão no futuro).
Mas alguns com tendência Brahminica, outros com tendência Ksatrya, outros com tendência Vaisya e outros com tendência Sudra.
Para que devotos com tendência Vaisya irão se candidatar?
Ou Brahmana, ou Sudra?
E isto é Democracia.
Somente devotos com tendência Ksatrya, situados de acordo com Guna e Karma devem candidatar-se, e não qualquer um como na Democracia.
Agora falando da sociedade em geral.
A Democracia numa sociedade corrupta descamba em Demagogia, e numa sociedade consciente de Krsna elege pessoas incapazes.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Parece-nos que o texto abaixo de SS Suhotra Tapovanacari que já publicamos diversas vezes é extremamente elucidativo.
Varna - Asrama
De acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:
Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
A-Daiva Varnasrama (Varnasrama comum) ou Pravrtti Varnasrama Dharma
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Daiva Varnasrama (Varnasrama para Vaisnavas) ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma
Suhotra Prabhu comenta:
"Qual é a responsabilidade da ISKCON enquanto Instituição para o desenvolvimento social dos seus membros?"
A única resposta que posso dar a esta pergunta é que a primeira responsabilidade da ISKCON é educar as pessoas nas Gunas (Qualidades) que Narada Muni prescreve para todos os seres humanos."
Srimad Bhagavatam 7.11.8-12
"Estes são os princípios gerais a serem seguidos por todos os seres humanos:
veracidade, misericórdia, austeridade (observar jejum em certos dias do mês), banhar-se duas vezes por dia, tolerância, distinguir entre o certo e o errado, controle da mente, controle dos sentidos, não-violência, celibato, caridade, leitura das escrituras, simplicidade, satisfação, prestar serviço às pessoas santas, deixar gradualmente as ocupações desnecessárias, perceber quão fúteis são as actividades desnecessárias da sociedade humana, permanecer silencioso e grave e evitar conversas inúteis, analisar se a pessoa é o corpo ou a alma, distribuição equânime de alimentos para todas as entidades vivas (tanto para os homens como para os animais), ver toda alma (especialmente sob a forma humana) como parte do Senhor Supremo, ouvir sobre as actividades e instrucões da Suprema Personalidade de Deus (que é o refúgio das pessoas santas), glorificar estas actividades e instrucções, sempre lembrar-se destas actividades e instrucções, procurar prestar serviço, executar adoração, oferecer reverências, tornar-se servo, tornar-se amigo e render-se completamente.
Ó rei Yudhisthira, estas trinta qualificações devem ser adquiridas na forma de vida humana. Pelo simples facto de adquiri-las, a pessoa pode satisfazer a Suprema Personalidade de Deus."
Srila Prabhupada queria que com cada centro da ISKCON houvesse um Colégio Varnasrama multidisciplinar.
Estas qualidades devem ser seguidas por todos os Asramas e Varnas e por todos os três tipos de Varnasrama citados acima.
Aqui não existe a dificuldade de apresentar um mesmo tema de diferentes maneiras, pois estas qualidades devem ser seguidas por todos.
Estas qualidades diferenciam um ser humano de um animal.
Suhotra Prabhu continua a explicar:
"Após serem educadas nas qualidades acima referidas, as pessoas devem então ser educadas nas qualidades e deveres específicos dos Varnas (incluíndo as mulheres)."
A partir deste ponto, Suhotra Prabhu dá uma explicação muito elucidativa sobre a opção de seguir Pravrtti Marga Varnasrama Dharma ou seguir Nivrtti Marga Varnasrama Dharma.
Continuando:
"Após serem educados desta forma, aqueles que desejarem praticar Nivrtti Marga Varnasrama Dharma devem permanecer na ISKCON.
Isto significa que o único objectivo nas suas vidas é compreender completamente o conhecimento transcendental.
Aqueles que desejarem praticar Pravrtti Marga Varnarsama Dharma ( o qual permite numa certa medida o envolvimento no conceito corpóreo) devem estabelecer-se separados da Instituição.
Mas devem participar nas actividades da Instituição na medida do possível como uma forma de Yajna.
Podemos ver que em Pravrtti Marga Varnasrama todos os Varnas estão activos.
Porém, os Brahmanas em Pravrtti Marga não se dedicam muito ao conhecimento transcendental... as pessoas aproximam-se deles para aprender Pujas ritualísticos, e também Astrologia e Ayurveda.
Podemos ver que em Nivrtti Marga Varnasrama, ou na Instituição da ISKCON, todos os Varnas também estão activos.
Mas estes Nivrtti Marga Varnas estão dedicados ao conhecimento transcendental.
Sendo assim os membros destes Varnas são pregadores dedicados ou dedicam-se activamente a auxiliar a pregação ( a sua maior motivação é que o conhecimento transcendental seja espalhado pelo mundo todo).
Os Brahmanas pregam o conhecimento transcendental de uma forma muito científica.
Os Ksatriyas administram a distribuição deste conhecimento transcendental.
Os Vaisyas distribuem conhecimento transcendental através de negócios (por exemplo através de distribuição de prasadam acompanhada da distribuição de livros).
Os Sudras ajudam os outros.
Gopala Bhatta Gosvami, no seu Sat Kriya Sara Dipika, diz que:
"O Sudra que é um servo de um Brahmana Vaisnava é superior a um Ksatriya e Vaisya."
Assim tanto em Pravrtti Marga Varnasrama como em Nivrtti Marga Varnasrama todos são ocupados de acordo com sua natureza.
Suhotra Prabhu conclui primorosamente:
"Tanto o Kanistha Adhikari como o Madhyama Adhikari cultivam as qualidades descritas por Narada Muni para a sociedade humana Védica.
Ambos desenvolvem estas qualidades de acordo com seus Dharmas.
O Kanistha desenvolve estas qualidades para seu próprio benefício.
O Madhyama desenvolve-as para o benefício do mundo inteiro."
Jose de Araujo Filho
Por favor aceitem minhas reverências !
Todas as Glórias a Srila Prabhupada !
Queridos Prahladesh Dasa e Ananda Krsna Lila Devi Dasi, obrigado por suas considerações.
Permitam-me dizer: realmente não precisamos de uma análise profunda prá entendermos um argumento tão simples. Se a Consciência de Krishna pode ser instituída numa era tão degradante quanto Kali-yuga, não importa o sistema sócio-político-cultural, pois as pessoas se libertarão de suas propensões materialistas e, farão o bem não importa o sistema político-social vigente. Em outras palavras, não vejo qualquer problema no que eu disse antes. QUALQUER sistema é bom, o que faz falta mesmo é a CONSCIÊNCIA DE KRISHNA ! Tomemos um exemplo simples: um bisturi nas mãos de um médico competente opera milagres, mas na mão de um louco violento . . .
TUDO o que existe no mundo pode ser utilizado para o bem ou para o mal, mas depende de quem faz uso dessas coisas. A democracia, ou qualquer outro sistema, parece ruim porque as pessoas que estão no comando são ruins ! Nada mais certo que isso.
Eu conheci um "prabhu" que se utilizava do Bhagavad-gita apenas para conquistar a atenção de mulheres, mas isso não quer dizer que devamos substituir o Bhagavad-gita !
O ponto a considerar sobre o que escrevi é o fato inegável de que se formos puros TUDO será implementado e executado puramente.
Numa Democracia qualquer um poderá se candidatar, mas o povo consciente de Krishna apenas elegerá devotos Vaishnavas capazes. Por outro lado se não existe consciência de Krishna nem mesmo o sistema varnashrma poderá dar certo !
Por favor entenda. Não estou aqui defendendo este ou aquele sistema político/administrativo, mas estou tão somente expondo a super-excelência da prática gloriosa do serviço devocional. Numa sociedade consciente de Krishna, o sistema varnashrama aflorará naturalmente, pois a natureza (guna) das pessoas as fará procurar atividades compatíveis com suas tendências naturais. (risos)
Em essência foi o que eu disse e Isso é muito básico e simples !
Espero que estejamos todos bem, na tentativa de termos mais amor a Sri Krishna !
HARE KRISHNA !
Eternamente seus,
Jayadeva das
aqui, em Recife