oṁ ajñāna-timirāndhasya jñānāñjana-śalākayā
cakṣur unmīlitaṁ yena tasmai śrī-gurave namaḥ
I was born in the darkest ignorance, and my spiritual master opened my eyes with the torch of knowledge. I offer my respectful obeisances unto him.
śrī-caitanya-mano-'bhīṣṭaṁ sthāpitaṁ yena bhū-tale
svayaṁ rūpaḥ kadā mahyaṁ dadāti sva-padāntikam
When will Śrīla Rūpa Gosvāmī Prabhupāda, who has established within this material world the mission to fulfill the desire of Lord Caitanya, give me shelter under his lotus feet?
he krishna karuna-sindho dina-bandho jagat-pate
gopesa gopika-kanta radha-kanta namo ’stu te
I offer my respectful obeisances unto You. O my dear Krishna, You are the friend of the distressed and the source of creation. You are the master of the gopis and the lover of Radharani.
tapta-kancana-gaurangi radhe vrindavanesvari
vrishabhanu-sute devi pranamami hari-priye
I offer my respects to Radharani, whose bodily complexion is like molten gold and who is the Queen of Vrindavana. You are the daughter of King Vrishabhanu, and You are very dear to Lord Krishna.
nityanandam aham naumi sarvananda-karam param
hari-nama-pradam devam avadhuta-shiromanim
"I bow down to the Supreme Lord Nityananda Prabhu, who is the awarder of the highest joy to all, the bestower of the holy name and the crest jewel of all paramahamsa mendicants."
vancha-kalpatarubhyas ca kripa-sindhubhya eva ca
patitanam pavanebhyo vaishnavebhyo namo namah
I offer my respectful obeisances unto all the Vaishnava devotees of the Lord. They can fulfill the desires of everyone, just like desire trees, and they are full of compassion for the fallen souls.
sri-krishna-chaitanya prabhu-nityananda
sri-advaita gadadhara srivasadi-gaura-bhakta-vrinda
I offer my obeisances to Sri Krishna Chaitanya, Prabhu Nityananda, Sri Advaita, Gadadhara, Srivasa and all others in the line of devotion.
hare krishna hare krishna krishna krishna hare hare
hare rama hare rama rama rama hare hare
Então hoje comemoramos o aparecimento auspicioso de Sri Nityananda Prabhu.
Sri Nityananda Trayodasi Maha Mahotsava Ki Jaya !!!
Tentar explicar e descrever as glórias e opulências de Sri Nityananda Prabhu não é tarefa fácil. Podemos simplesmente com a misericórdia e permissão dos Vaisnavas dar algumas pinceladas.
Sri Nityananda é Deus que serve. Sri Caitanya é Deus que é servido. Da mesma forma, Balarama é Deus que serve e Krsna é Deus que é servido. Nityananda é Balarama.
"Que gênero de pessoas são vocês?"
"Vendo Nityananda Prabhu, Sarvabhauma Mahasaya humildemente tomou a poeira dos Seus pés de Lótus.Sarvabhauma conseguiu um guia e assim os devotos foram ver Jagannatha. O guia,de mãos postas,pediu aos devotos: "Por favor, mantenham-se calmos e tranquilos enquanto vêem Jagannatha.Não façam como o Gosai anterior. Eu não consigo entender que gênero de pessoas são vocês. Se me prometerem comportar-se tranquilamente,é a única forma de conduzi-los a ver Jagannatha. O que mais posso dizer? A maneira como o Gosai caiu no chão, nenhum homem poderia sobreviver. Por favor, eu peço a todos vocês para verem Jagannatha com muito cuidado e compostura."
Ao ouvir estas palavras,todos os devotos começaram a rir, dizendo "não se preocupe", e foram ver Jagannatha.....
....O muito sobrio Nityananda, cativado de amor por Caitanya tornou-se terrivelmente agitado ao ver o Senhor Jagannatha.Ele foi incapaz de manter-se em pé.Assim que viu Jagannatha,quis abraça-Lo.Os guardas não conseguiram segurá-Lo.Repentinamente subiu para o trono dourado de Jagannatha e abraçou a deidade de Balarama.Ao subir no trono, os guardas tentaram impedi-Lo, segurando a Sua mão.Nityananda simplesmente empurrou-os,então tirou a guirlanda do Senhor Balarama e colocou-a em Si mesmo....
....Usando a guirlanda de Balarama,Nityananda caminhava como o Rei dos elefantes....
....Todos os guardas do templo pensaram"Como alguém pode sobreviver após tocar Balarama?" Nós tentamos segurá-Lo firmemente,mas Ele atirou-nos como se fossemos palha"
Considerando isto, os guardas do Templo sempre mostravam respeito a Nityananda quando quer que o vissem." (Sri Nityananda Caritamrta de Srila Vrndavana dasa Thakura)
Explica as energias do Senhor. Antaranga, Tatastha e Bahiranga. Tatastha (a história da rapariga que devolveu os livros, etc)
Antaranga Svarupa Sakti divide-se em:
Samvit Sakti - manifesta todos os humores de relacionamento amorosos em Vraja, e é regido pelo proprio Krsna.
Hladini Sakti - manifesta toda a bem-aventurança destes relacionamentos, e é regido por Srimati Radharani.
Sandhini Sakti - manifesta tudo em Vraja, água, terras como as vilas, florestas, jardins, Giri Govardhana, os locais de passatempos de Krsna. Também manifesta todos os objectos transcedentais usados nos passatempos de Krsna, assim como os corpos transcedentais de Sri Krsna, Sri Radha, Sakhis, Sakhas, vacas, Dasas, Dasis e tudo o mais, e é regido por Sri Balarama.
Sem Sri Nityananda Balarama, não haveria existência dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna e as Gopis, e nem haveria a terra de Vrndavana, porque Nityananda Balarama é a potência da existência (Sandhini). Todos os associados em Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e inclusive Sri Radha manifestam-se de Sri Nityananda Balarama.
A função de Balarama e Nityananda é apoiar e servir. fazer com que tudo funcione na perfeição.
O Senhor Caitanya é considerada a encarnação mais misericordiosa de Krsna.
namo maha-vadanyaya krishna-prema-pradaya te
krishnaya krishna-chaitanya-namne gaura-tvishe namah
O most munificent incarnation! You are Krishna Himself appearing as Sri Krishna Chaitanya Mahaprabhu. You have assumed the golden color of Srimati Radharani, and You are widely distributing pure love of Krishna. We offer our respectful obeisances unto You.
Na "Ciência da Auto Realização", Srila Prabhupada diz:
"Sri Caitanya Mahaprabhu informa-nos que se pode inclusive ter um compromisso sexual com o Senhor. Esta informação é a contribuição singular de Caitanya Mahaprabhu. Neste mundo material, o compromisso sexual considera-se como o maior de todos, o maior prazer, ainda que exista de um modo pervertido. No entanto, ninguém havia concebido que poderia haver o emprego da sexualidade no mundo espiritual. Não há uma única citação teológica deste tipo em nenhuma parte do mundo. Esta informação é dada pela primeira vez por Caitanya Mahaprabhu; pode-se ter a Suprema Personalidade de Deus como esposo, como amante...
...Caitanya Mahaprabhu diz não somente que Deus tem uma forma, mas que também tem vida sexual. Esta é a maior contribuição de Caitanya Mahaprabhu."
E portanto os Gaudiya Vaisnavas alcançam Prema Bhakti no humor de grande intimidade em Madhurya Rasa e em Parakiya Rasa, ou o amor extra conjugal com Krsna. Claro, além de também poderem desenvolver outras formas de Rasas e relacionamentos com Krsna.
Esta é a contribuição única e exclusiva de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu.
Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu Ki Jaya !!!
Poderá haver alguém mais misericordioso do que Sri Caitanya Mahaprabhu?
Sim, Sri Nityananda Prabhu é mais misericordioso.
Hahahahahahaha
O Senhor Caitanya está a cantar Hare Krsna em êxtase absorto nos sentimentos de Radha em Madhurya Rasa. E o Senhor Nityananda, junto com o Senhor Caitanya (claro que o Senhor Caitanya também sai), é quem dá um impulso bem forte para disseminar, propagar, espalhar, sai para divulgar esta maravilha. Foi Ele o inaugurador do Nama Hatha.
O movimento de Sankirtana fervilha com o humor de Sri Nityananda Prabhu. O Gosthyanandi original.
Explica Bhajananadi e Ghostyanandi.
Como o Senhor Nityananda está pleno de Gaura Prema e Radha Krsna Prema, Ele não consegue conter-se e sai para chamar todos a participar de serviço devocional. Só de olhar para a forma de Sri Nityananda pode-se ficar contagiado com tanta devoção.
É por isso que se explica que Srila Prabhupada estava emponderado por Sri Nityananda Prabhu para propagar o Movimento de Sankirtana. Um Sakti Avesa Avatar. Com a Sakti do Senhor Nityananda.
Na verdade todos os integrantes do Movimento de Sankirtana, todos os devotos e devotas que estão aqui, estão sendo influenciados e direcionados por Sri Nityananda Prabhu.
Apesar de Nityananda ser o mesmo Balarama, há um aspecto particular que Os diferencia. Como foi mencionado, Balarama é o companheiro de Krishna (parikara), enquanto Nityananda é o parikara de Sri Chaitanya. A função do parikara é a de servir Bhagavan em Sua lila conforme Seu desejo. A lila que Krishna revela em Vraja é prema-lila ou a lila de amor. Em outras palavras, em Vraja Sri Krishna desfruta desse amor, prema, com Seus associados. Na realidade, tais associados são a própria essência do amor, possuindo-o plenamente. Assim, não há necessidade que haja a lila de distribuição desse prema. Portanto, apesar de Balarama ser a própria imagem da misericórdia, na vraja-lila Ele não Se ocupa em distribuir prema. Entretanto, a lila que Gauranga revela é a lila de prema-dana, ou seja, a lila da distribuição de prema para todo mundo, sem qualquer consideração acerca de qualificação. Portanto, o oceano de misericórdia de Nityananda ultrapassou todos os limites de qualificação ou de desqualificação e foi de porta em porta para distribuir vraja-prema (que até mesmo Brahma e Lakshmi anseiam, mas não podem obter) para os sudras, brahmanas, pessoas piedosas, impiedosas, homens ou mulheres, indistintamente (Sri Chaitanya-caritamrta Adi, 5. 30).
"Nityananda diferencia-se e supera Balarama porque induz a Lila da distribuição de Prema Bhakti". (Padakalpataru)
Nityananda é o samasti-guru, ou o guru coletivo. Todos os vyasti-gurus, ou gurus individuais, são os Seus vários braços. Não é possível alcançar Bhagavan ou prema sem a misericórdia do guru Nityananda.
Vartma Pradarsaka Guru, Siksa Guru, Diksa Guru, Sannyasa Guru, Caitya Guru (Paramatma - Assim como o Senhor Nityananda está constantemente a pedir e a orientar as Jivas para retornarem ao serviço devocional do Senhor, o Paramatma está constantemente a guiar as entidades vivas condicionadas de volta ao serviço supremo à Sri Sri Radha Krsna.).
Para aqueles em Madhurya Rasa, Srimati Radharani (Gadadhara Pandita) é Guru. E para aqueles nas demais Rasas (Santa, Dasya, Sakhya e Vatsalya) Nityananda (Balarama) é Guru. Mas mesmo aqueles em Madhurya Rasa refugiam-se em Nityananda Balarama, porque Ele se manifesta como Ananga Manjari.
Em Krsna Lila, Balarama para participar em Madhurya Rasa (Balarama participa em todas as Rasas) expande-se como Ananga Manjari.
Além disso, o Gaura Gannodesa Dipika explica que Sri Nityananda Prabhu é Sri Haladhara Balarama + Mula Sankarshana + As 3 encarnações Purusha (Paramatma) + Ananta Sesa.
E assim Nityananda Prabhu expande-Se em ilimitadas formas e maneiras para assessorar os passatempos do Senhor.
Sri Nityananda Balarama é o Deus que serve. Faz tudo para servir. E por isso o Guru é o representante de Nityananda, porque o Guru faz tudo para servir.
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"Nitai está dentro e fora de tudo. Ele está em todas as coisas neste mundo. Ele é o amigo e amante mais afetuoso. Todos dizem isto.
Nitai é meu objecto de adoração , meus princípios regulativos, e a luz dos meus olhos.
Nitai está em todas as dez direcções. De facto, ele preenche todos os três mundos.
Nitai como Ananga Manjari serve eternamente sua irmã Srimati Radhika.
Ele não é diferente de Baladeva, cuja face é mais refulgente do que milhões de luas e está rodeado por Sakhas e Sakhis.
A irmã de Radharani, Ananga Manjari, é muito querida de Sri Syama, e ela é a vida e alma de todas as Sakhis.
Ela decora a arena do Templo de Mani Mandira.
Nitai sustenta o Yogapitha e transforma-se no trono para o Senhor sentar.
Nitai também é as vestes e ornamentos.
Ele desfruta passatempos com as Sakhis.
O que mais posso dizer?
Nitai são os olhos, bocas e membros de todo o mundo.
Nitai, Nitai, Nitai, Nitai, eu só vejo Nitai a dançar.
Levantando minhas mãos e cantando Nitai, eu irei para Vraja.
Eu, Vrndavana Dasa, simplesmente peço que Nitai nunca me abandone."
(Srila Vrndavana Dasa Thakura na canção Antara Nitai Bahire Nitai)
"Ele é a raiz de Krsna-Prema Bhakti-Kalpa-Taru, a raiz da árvore da devoção amorosa a Sri Krsna. Eu faço meu bhajana do Senhor Nityananda, a raiz de Krsna-Bhakti-Vrksa."
(Srila Vrndavana Dasa Thakura no Sri-Nityanandastaka)
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Akrodha Paramānanda Nityānanda Rāya
Por Srila Locana Dasa Thakura
(1)
akrodha paramānanda nityānanda rāya
abhimāna śūnya nitāi nagare beḍāya
O nobre Senhor Nityananda nunca fica irado, pois Ele é a personificação da suprema bem-aventurança transcendental. Desprovido de qualquer noção de falso ego, Nitai circula por todas as vilas e aldeias a dançar e a cantar Hare Krsna oferecendo Krsna Prema indiscriminadamente para todos.
(2)
adhama patita jīvera dvāre dvāre giyā
harināma mahā-mantra dicchena bilāiyā
Ele vai de porta em porta e bate: "Tap! Tap!Tap!" Ele vai àqueles que são os mais desafortunados, aflitos e caídos. Ele vai até eles e dá-lhes Krsna Prema. Ele diz: "Por favor cantem! Por favor cantem!"
Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare
Se eles não cantam e fecham a porta, então Ele rola no chão e chora.
(3)
jā’re dekhe tā’re kahe dante tṛṇa dhari’
‘āmāre kiniyā laha bala gaurahari’
Quem quer que Ele encontre, Ele coloca uma palha entre os dentes, e pede: "Meus irmãos! Por favor façam o Bhajana de Sri Gaurahari e adquiram isto de Mim, adquiram de Mim, adquiram de Mim."
(4)
eta bali’ nityānanda bhūme gaḍi’ jāya
sonāra parvata jena dhūlāte loṭāya
Ao dizer isto, o Senhor Nityananda rola na poeira do chão, chora, e derrama lágrimas, parecendo uma grande montanha dourada a rolar no chão.
(5)
hena avatāre jā’ra rati nā janmila
locana bale sei pāpī ela āra gela
Tal encarnação misericordiosa é o Senhor Nityananda. Se alguém não desenvolve amor por tal encarnação como Sri Nityananda Rama, Locana diz: "Tal pessoa pecaminosa desperdiça sua vida, permanecendo no ciclo de nascimentos e mortes e não pode ser liberada."
Nityananda Trayodasi Ki Jaya !!!