Krsna não precisa comer nada. O que Ele aceita na nossa oferenda é o amor e carinho que oferecemos. Então Ele misericordiosamente toma os alimentos. Krsna tem sentidos intercambiáveis. Ele come com os olhos e com os ouvidos !!!
"Kṛṣṇa não precisa de alimento, pois Ele já possui tudo o que existe, não obstante, Ele aceitará a oferenda daquele que deseja Lhe fazer essa manifestação de carinho. O elemento importante, ao preparar, ao servir e ao oferecer, é agir com amor a Kṛṣṇa." (Srila Prabhupada)
Por favor, veja o verso famoso da Gita:
patraṁ puṣpaṁ phalaṁ toyaṁ
yo me bhaktyā prayacchati
tad ahaṁ bhakty-upahṛtam
aśnāmi prayatātmanaḥ
http://www.vedabase.com/pt-br/bg/9/26
E então se a oferenda de alimento é feita com amor e devoção Krsna aceita e este alimento torna-se espiritualizado (Prasadam).
Ou seja, Krsna sendo totalmente espiritual não toca em nada material.
É a energia material que se transforma em energia espiritual diante dos nossos olhos. De facto, tudo é espiritual quando utilizado no serviço a Krsna.
Então se é oferecido com amor e devoção, Krsna aceita e o alimento é tocado pelos lábios de Krsna (adhara-amṛta)
CC Antya 16.94
‘ei dravye eta svāda kāhāṅ haite āila
kṛṣṇera adharāmṛta ithe sañcārila’
"Sri Caitanya Mahaprabhu considerou: "De onde vem o sabor que esta Prasadam têm? Certamente é devido a ter sido sido tocada pelo néctar dos lábios de Krsna."
Além disso, devemos considerar:
"Krsna não tem esta diferença entre material e espiritual. Para Krsna, tudo é espiritual. Porque material e espiritual, são duas energias apenas, mas elas são energia de Krsna. Assim, para Krsna, não há distinção entre material ou espiritual. Ele pode converter o material em espiritual e o espiritual em material, porque Ele é a fonte original destas duas energias. Ele é a fonte original." (Srila Prabhupada)
Apesar de Krsna num sentido estar muito longe, Ele também está muito perto. Assim, aonde quer que estejamos quando oferecemos algo para Krsna, com devoção, isto O atrai para perto de nós.
"Aquele que canta o Santo Nome de Krsna simplesmente uma única vez é considerado um devoto. Tal pessoa é adorável e é o ser humano mais elevado." (CC Madhya 15.106)
Claro, depois vamos avançando aos poquinhos
Claro, um devoto é naturalmente sempre humilde e mesmo que seja muito avançado em sua devoção sempre vai considerar que não é. E assim temos outra definição de que um devoto é aquele que ..... não se considera um devoto.
"O devoto é sempre muito feliz por possuir o serviço devocional ao Senhor." (Srila Prabhupada SB 4.31.21)
É tão, tão feliz por ser um devoto, que não aguenta tanta felicidade e que dar isto para os outros.
Este é o humor do Sankirtana de Sri Caitanya. Os Sankirtanas eram privados ... até que se tornou intolerável tanto néctar e felicidade que eles inundaram as ruas de Navadvipa com o Santo Nome.
Citamos antes o mínimo para ser um devoto. Então temos:
1 - "Aquele que canta o Santo Nome de Krsna simplesmente uma única vez é considerado um devoto. Tal pessoa é adorável e é o ser humano mais elevado." (CC Madhya 15.106)
2 - "Uma pessoa que está sempre a cantar o Santo Nome é um devoto superior e o seu dever é servir seus pés de lótus." (CC. Mad.16.72)
3 - "O devoto mais elevado é aquele/a que pela sua simples presença faz com que outros cantem o nome de Krsna. Este devot/a é superior a todos os outros." (CC. Mad.16.74)