हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Krsna West e Raganuga?

Rafael Mollica: "o que nos garante de sermos um pássaro, ou uma grama lá em Vrindavana?"

Exatamente por isso que Raganuga Sadhana faz parte de Sadhana Bhakti. O devoto(a) será no mundo espiritual aquilo o que ele(a) cultivar na etapa de Sadhana.

Se alguém atrai-se por Santa Rasa, sem dúvida será um animal ou vegetal em Goloka.

No entanto, aqueles que atraem-se por um relacionamento pessoal com Krsna serão servos, amigos, pais ou amantes em Goloka.

O cultivo de uma relação específica com Krsna dá-se neste mundo material na fase de Sadhana. Nós obtemos aquilo que cultivamos.

Como bem disse Yajnamurti Das: "se levarmos em conta que o processo da consciência de Krsna tem como finalidade nos preparar para voltarmos ao mundo espiritual seria sábio pesquisar qual é a cultura em prática no mundo espiritual e procurar começar se adaptar a esta cultura do mundo espiritual."

Tudo isso está detalhadamente descrito nos Rasa Sastras e Lila Granthas.

Como Krsna e Seus associados se vestem, suas actividades, passatempos, tudo esta detalhadamente descrito nos Rasa Sastras e Lila Granthas.

É preciso conhecê-los.

"A idade eterna de Krsna no mundo espiritual é de 15 anos, 9 meses, 7 dias e meio e todos os detalhes estão lá."

"O Krsna Dhyana é o seguinte: 

Em Sua mão Ele segura uma flauta (vamsi), Ele veste roupa amarela, é refulgente como uma safira, e tem a bela jóia Kaustubha em Seu pescoço. 

O topo de Sua cabeça é adornada com uma pena de pavão, e jóias e colares de sementes de Gunja estão penduradas no Seu peito. 

Uma guirlanda de flores silvestres (como Malati, Mallika, Jati, Yuthi, Ketaki, Campaka, Nagakesara, etc.) pende até Seus pés de lótus. Ele usa um ornamento de ouro reluzente em seu pescoço, e tem uma linha dourada de cabelo no lado esquerdo do peito, junto com a Vaijayanti Mala. 

Pendurado em Seu nariz está uma pérola preciosa vinda a partir da cabeça de um elefante. Suas orelhas são decoradas com brincos em forma de golfinho, e Ele usa pulseiras em Suas mãos. 

Tilaka feita de Kunkuma embeleza Sua testa. Ele veste sinos Kinkini na cintura, com sinos de tornozelo sobre os pés de lótus.

Então, quando Krsna vai pastorear as vacas, Ele é decorado desta forma: 

No lado esquerdo do Seu abdomen, Krsna dos olhos de lótus tem um chifre de búfalo preso no cinto, e em Seu lado direito Ele coloca sua flauta Murali de jóias. Em Sua mão esquerda ele carrega uma vara de madeira, e na direita de brincadeira Ele gira uma flor de lótus amarela."

Nós aceitamos os Rasa Sastras e Lila Granthas?

Se aceitamos, então está bem. Sem dúvida independentemente da roupa externa podemos cultivar internamente nossa relação com Krsna.

Já que foi mencionado o Siddha Rupa. O verso que define os 11 aspectos do Siddha Rupa:

nama rupam vayo vesa sambhanda yutha eva ca
ajna seva parakastha palyadasi nivasaka

Onde Vesa é a vestimenta na qual o Sadhaka deve meditar no seu Siddha Rupa.

Então outra vez, sem dúvida independentemente da roupa externa podemos cultivar internamente nossa relação com Krsna.

Porém, eu já vi muitas vezes na discussão deste tópico a não aceitação por parte de alguns dos Rasa Sastras e Lila Granthas e de que tanto na meditação interna devemos rejeitar as vestimentas de Krsna e de Seus associados.

Outra vez. Externamente podemos andar até mesmo nus. Mas internamente sabemos exatamente em qual vestimenta devemos meditar com nosso Siddha Rupa.

Os Gosvamis vestiam-se externamente como Babajis de acordo com a época. Ok.

Mas internamente, como Manjaris, vestiam-se de Saris.

O Sari de Rupa Gosvami (Rupa Manjari) é Mayura Pincha (cor e formato das penas de pavão).

Estes são os Rasa Sastras e Lila Granthas que delineiam as vestimentas da Deidade, Sua adoração e consequente meditação interna:

Srimad Bhagavatam,

Bhakti Rasamrta Sindhu,

Ujjvala Nilamani,

Caitanya Caritamrta,

Brhad Bhagavatamrta,

Gopala Campu,

Krsna Bhavanamrta,

Radha Rasa Sudha Nidhi,

Vidagdha Madhava,

Lalita Madhava,

Vilapa Kusumanjali,

Krama Dipika,

Padyavali,

Sangita Madhava,

Stava Mala,

Caitanya Caritamrta Maha Kavya,

Caitanya Candrodaya Nataka,

Ananda Vrndavana Campu,

Govinda Lilamrta,

Stavavali,

Dana Keli Kaumudi,

Krsnahnika Kaumudi,

Alankara Kaustubha,

Gita Govinda,

Jagannatha Vallabha Nataka,

Krsna Karnamrta,

Vrndavana Sataka,

Stavamrta Lahari,

Madhu Keli Valli,

Govinda Rati Manjari,

Sadhanamrta Candrika.

No 11º Canto, 27º Capitulo o próprio Sri Krsna instrui acerca da adoração à Deidade.

http://www.vedabase.com/en/sb/11/27

Instrucções do Senhor Krsna sobre o processo de adoração à Deidade

Srimad-Bhagavatam 11.27.32

vastropavitabharanna-
patra-srag-gandha-lepanaih
alankurvita sa-prema
mad-bhakto mam´ yathocitam

"Meu devoto deve então amorosamente decorar-Me com roupas, um cordão de brahmana, vários ornamentos, marcas de tilaka e guirlandas, e deverá ungir Meu corpo com óleos perfumados, todos na forma prescrita".

Significado pelos discípulos de Srila Prabhupada, SS Hrdayananda Dasa Gosvami, Gopiparanadhana Dasa Adhikari e Dravida Dasa Brahmacari:

"Srila Sridhara Svami cita as instrucções do Senhor Sri Visnu para Ambarisa Maharaja no Visnu-dharma Upapurana da seguinte forma: "Absorvendo sua mente completamente na Deidade, você deve abandonar todo outro tipo de abrigo e considerar a Deidade seu íntimo bem-querente. Você deve adorá-La mentalmente e meditar sobre Ela enquanto você anda, enquanto você está de pé, enquanto você dorme e come. Você deverá ver a Deidade na sua frente, atrás, acima, abaixo e em ambos os lados. Desta forma, você deve lembrar constantemente Minha forma da Deidade." No Gautamiya-tantra explica-se que devemos dar um cordão de brahmana para a Deidade, se possível, um feito de ouro. No Nrsimha Purana afirma-se: "Se alguém oferece ao Senhor Govinda um cordão sagrado amarelo contendo três vertentes de seda, ele vai se tornar um especialista em Vedanta".

A questão toda aqui é que externamente se um devoto(a) tiver que vestir-se com terno, gravata, tailleur sendo isto mais apropriado para divulgar a Consciência de Krsna, nenhum problema, e só mostra a inteligência em propagar de acordo com tempo, lugar e circunstância.

Porém, internamente, o devoto(a) deverá habituar-se ao estilo em prática no mundo espiritual, Goloka Vrndavana. Onde Krsna e Seus associados têm uma forma de vestir  (e também muitos outros detalhes) como delineado nos Rasa Sastras e Lila Granthas.

Srila Rupa Gosvami - Bhakti Rasamrta Sindhu 2.1.350-1:

catuskam - catuskam kajcukosnisa-tunda-bandhantariyakam || 350 ||

"A roupa de quatro peças refere-se a camisa, turbante, faixa e roupa inferior."

yatha - smerasyah parihita-patalambara-sris
channagah purata-rucoru-kajcukena |
usnisam dadhad arunam dhatim ca citram
kamsarir vahati mahotsave mudam nah || 351 ||

"O inimigo de Kamsa cria alegria em nós, por sorrir com grande satisfação, e por usar um Dhoti [dhatim] rosa, turbante laranja, um excelente colete de ouro brilhante e faixa multi colorida."

Srila Krsna Dasa Kaviraja Gosvami - Caitanya Caritamrta 2.8.168:

lavanyamrta-dharaya tad-upari snana
nija-lajja-syama-pattasati-paridhana

"Depois do banho do meio-dia, Radharani toma outro banho no néctar do brilho corporal, e Ela veste a roupa da timidez, que é Seu Sari [patta sati] de seda preta."

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura - Radhika Dhyanamrta 24:

priyanaga-keli-bharaikanta-vati-
pativa sphuraty acita patta-sati
vicitrantariyopari sri-bharena
ksipanti navendivarabhambarena

"Seu Sari [patta-sati] de seda é como uma cabana que abriga Seus passatempos amorosos com Seu amado. Sobre Seu Sari colorido Ela coloca um xale lindo, esplêndido como um lótus azulado."

Então, novamente fazemos a pergunta, nós aceitamos os Rasa Sastras e Lila Granthas dos Gosvamis de Vrndavana como descrições autênticas ou são livros que descrevem o Mundo Espiritual de acordo com uma certa cultura deste mundo material?

Vosso servo
Prahladesa Dasa

Buscar