Voltar ao lar, voltar ao Supremo pode indicar simplesmente voltar à Krsna, a Pessoa Suprema origem de tudo e de todos e não necessariamente que tivemos uma relação plenamente desenvolvida com Ele
"Alcança novamente o serviço devocional" será lido como alcança novamente a sua posição eterna como um servo de Krsna que está e sempre esteve potencialmente na constituição da Jiva.
Jīvera svarūpa haya-kṛṣṇera nitya-dāsa
E não necessariamente que teve uma relação plenamente desenvolvida com Krsna.
Não é preciso buscar outras literaturas. Nos livros de Prabhupada teremos ambas afirmações.
Alguns devotos irão harmonizá-las de uma forma e outros devotos de outra forma.
A Iskcon e sua liderança deixam o tema em aberto. Não vale a pena insistir numa posição única.
"A Iskcon não insiste numa maneira única de ver este assunto. Dentro da ISKCON devotos diferentes têm opiniões diferentes. A situação no terreno da ISKCON é a de diferentes pontos de vista sobre esta questão." (H.D. Goswami)
Nós, Jivas comuns (Tatastha Sakti), certamente não estamos na mesma categoria dos associados (Svarupa Sakti) íntimos e eternos de Krsna como as Ashta Sakhis Lalita, Visakha, etc, Nanda, Yasoda, Sudama, Sridama, Patraka, Raktaka, etc, etc.
Porque existe esta distinção? Porque não poderia ser diferente? Porque não poderíamos ser todos associados íntimos de Krsna? Não seria Krsna "despótico" ao permitir diferentes categorias de entidades vivas, umas mais "frágeis" produto de Tatastha Sakti?
E a única resposta para tudo isso é que as coisas são como são porque Krsna quer que sejam assim.
Ainda assim, de forma alguma há injustiça porque Krsna acompanha a Jiva comum e está sempre a seu lado neste mundo material com o Maha Mantra Hare Krsna, o Paramatma, o Guru, os Sadhus, os Sastras, a Deidade e o Dhama sagrado.
Penso que estamos todos plenamente de acordo que depois de alcançarmos devoção pura por Krsna aqui neste mundo material, ingressaremos no mundo espiritual para relacionarmo-nos com Krsna numa das diferentes Rasas.