Śrī Caitanya Caritāmṛta Madhya 22.158, Bhakti-rasāmṛta-sindhu (1.2.295):
sevā sādhaka-rūpeṇa
siddha-rūpeṇa cātra hi
tad-bhāva-lipsunā kāryā
vraja-lokānusārataḥ
"O devoto avançado que está inclinado ao serviço amoroso espontâneo deve seguir as actividades de um associado particular de Kṛṣṇa em Vṛndāvana. Ele deve executar o serviço externamente como um devoto regulado, bem como internamente a partir de sua posição de auto-realização. Assim, ele deve executar o serviço devocional tanto externa quanto internamente."
Aqui, devoto avançado, significa nada mais do que aceitar seriamente um mestre espiritual. E isto porque este verso está na secção de Sādhana.
O significado da forma Sādhaka é evidente, isto significa o corpo físico atual. No entanto, o conceito da forma Siddha merece uma análise mais aprofundada. Como é que se pode servir numa forma Siddha, se a pessoa não atingiu a perfeição (Siddhi)?
Afinal, o devoto(a) Siddha é aquele que alcançou Prema, e este verso aparece numa secção que descreve Sādhana-bhakti. Não é isto um oxímoro?
Para isto, os comentadores (Jīva Gosvāmī, Mukunda Gosvāmī e Viśvanātha Cakravartī Ṭhākura) respondem em coro:
siddha-rūpeṇa antaś-cintitābhīṣṭa-tat-sevopayogi-dehena ||
"A forma Siddha significa uma forma internamente pensada e desejada, um corpo interno adequado para o Seu serviço."
Aqui, a palavra "abhīṣṭa", "desejada", revela que estamos a falar de algo que ainda está para ser alcançado.
O conceito é ainda mais esclarecido por Śrī Narottama dāsa Ṭhākura no seu Prema-bhakti-candrikā 5.8:
sādhana bhāvibo yāhā, siddha-dehe pābo tāhā |
rāga pathera ei se upāya ||
"Seja qual for o Siddha-deha que se almeje durante o Sādhana é o que se alcança no estágio Siddha. Este é o método para aqueles no caminho de Rāgānugā-bhakti."