हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Lobha não faria nenhum sentido

Da próxima vez que alguém afirmar que Raganuga Bhakti, Rasa Tattva e Siddha Rupa são tópicos irrelevantes ..........

Se um devoto(a) afirma que: "Eu não sei qual é minha relação (Rasa) com Krsna. Eu agora só estou a executar serviço devocional. Eu não sei se vou ser uma vaquinha, um servo, um amigo, pai ou mãe ou uma amante de Krsna", esta afirmação não faz nenhum sentido. E com esta afirmação Lobha também não faria nenhum sentido.

Lobha significa desejar avidamente servir a Krsna numa relação (Rasa) específica.
CC Madhya 22-155: "Quando um devoto avançado e realizado ouve sobre os assuntos dos devotos de Vrndavana - nos humores da Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya - ele torna-se inclinado a um desses caminhos, e sua inteligência torna-se atraída . Na verdade, ele começa a desejar este tipo particular de devoção."

Avançado e realizado não significa aqueles que estão a rolar no chão em êxtase. Mas simplesmente que tem fé de que Krsna é a Suprema Personalidade de Deus e aceitam seguir rigidamente os princípios.

Alguém poderia argumentar que esta Lobha, Lalasamayi só se manifesta num estágio muito avançado. Não é o caso.

Se manifesta desde o início em Sraddha.

No Bhakti Tattva Sutra, Srila Bhaktivinoda Thakur explica que existem dois tipos de fé inicial.
Sastra Visvasamayi Sraddha, ou fé inicial baseada nas injunções do Sastra e Bhava Lobhamayi Sraddha, ou fé inicial baseada no intenso desejo de experimentar os doces desejos dos Vraja Vasis.
Desde mesmo o início o devoto(a) manifesta uma inclinação.

CC Adi 4-34 - Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada
"Apreciação natural especial da descrição de um passatempo específico de Deus indica a posição constitucional de uma entidade viva." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - CC Adi 4-34)

No Bhakti Sandharbha Anucchedya 311, Srila Jiva Goswami explica:
"Devotos que apresentam interesse em praticar Raganuga Bhakti, mas ainda são Ajata Ruci Raganugas (sem muito gosto por ouvir e cantar), devem combinar os princípios de Vaidhi Bhakti com a prática de Raganuga Bhakti."

Portanto, a falsa idéia de que basta executar serviço devocional e de uma forma geral considerar-se um servo de Deus sem especificar uma relação (Rasa) para que "por um passe de mágica" o devoto(a) conheça sua relação com Krsna não é o caminho. Krpa Siddha é muito, muito, muito raro. Para nós o caminho é Sadhana Siddha, ou especificar uma relação (Rasa) com Krsna na fase de Sadhana.

Aqueles que não especificam uma relação (Rasa) com Krsna na fase de Sadhana no máximo obtém um bom nascimento na próxima vida.
Na verdade, querer especificar uma relação (Rasa) com Krsna é prova de submissão e não de desfrute pessoal.

"Quando a pessoa percebe um pouco da sua relação constitucional com a Suprema Personalidade de Deus, ela entende sua posição original e quer ser reintegrada nesta posição, quer seja como amigo, servo, pai ou amante conjugal de Krsna. Isso é chamado de Lalasamayi, ou muito ansiosamente desejar ir para a sua posição natural."
(Srila Prabhupada - Néctar da Devoção 9)

Lobha e Lalasamayi significa que o devoto(a) por ouvir os passatempos de Krsna em Vraja, passa a desejar avidamente ser reintegrado numa Rasa específica.
"Lembrança dos passatempos do Senhor é a vida e a alma do devoto. Lembrar os doces e amorosos passatempos de Radha e Krsna é a essência de todos os processos. Este é o objectivo da vida, bem como a melhor forma de alcançar a meta." (Narottama Dasa Thakura - Prema Bhakti Candrika, 61)

Tika de Visvanatha Cakravarti Thakura:
"Esta é a essência de todas as instrucções referentes a regras e regulações. A lembrança dos passatempos do Senhor é o único processo para atingir a meta de sua vida, saboreando as Rasas transcendentais dos passatempos de Radha e Krsna. Não há maior objectivo ou processo do que isto. A lembrança dos passatempos de Sri Sri Radha Krsna é a essência de todas as instrucções dadas nas escrituras."

"Srila Visvanatha Cakravarti Thakura nos deu uma literatura transcendental chamada "Krsna Bhavanamrta", a qual está repleta de passatempos de Krsna. Os devotos podem ficar absortos em pensamentos de Krsna por ler estes livros. Qualquer livro de Krsna Lila, mesmo este livro, Krsna, ou nosso livro Ensinamentos do Senhor Caitanya, são realmente um consolo para os devotos que estão sentindo a separação de Krsna." (Srila A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada - O Livro de Krsna 46 - Uddhava visita Vrndavana)

"Vaidhi-bhakti, isto é aprendizagem. Bhakti verdadeira, Para-bhakti, é Raganuga-bhakti. Esta Raganuga-bhakti, nós temos que alcançar depois de passar Vaidhi-bhakti. No mundo material, se não tentamos fazer mais e mais progresso em serviço devocional, se estamos simplesmente aderindo ao processo de regulação Sastrica e não tentamos ir além disto... Portanto, não estamos a saborear realmente." (Srila Prabhupada - Palestra sobre SB 1.2.33 - Vrndavana, 12 de novembro de 1972)

Buscar