हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Raganuga e Deidade

O Logotipo da Gaudiya Matha. Desenhado por Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur.

"Desenhado por Srila Sarasvati Thakura, o logotipo da Gaudiya Matha retratava bhagavata-marga (o caminho da devoção centrado em sravana e kirtana, culminando na devoção espontânea, Raga-bhakti) e pancaratrika-marga (o caminho de bhakti de acordo com regulamentos prescritos nas escrituras, vidhi-marga, centrado na arcana) funcionamento lado a lado. As palavras eram escritas em Devanagari Sânscrito ou Bengali.

O lado direito representa bhagavata ou raganuga-marga, e à esquerda, pañcaratrika ou vidhi-marga.
No segmento superior está o Senhor Caitanya, Sua mão erguida, incentivando todos a participarem em kirtana. À Sua esquerda está o Srimad Bhagavatam. Abaixo (na posição de 15 horas) está Sri Radha-Krsna e a palavra raga, significando Raga-marga.

Abaixo d'Eles há uma prensa, uma mrdanga e a palavra kirtanam - significando que tanto cantando os nomes de Krsna com o acompanhamento de mrdanga, bem como a impressão de livros sobre Krsna, são formas de kirtana, sendo esta combinação o sadhana principal para raganuga-bhaktas.

Na parte de baixo tem um símbolo de tilaka e as palavras guruh e gaudiyah. À esquerda está um sino, a palavra arcanam e um lâmpada de ghee.

Acima destes estão Sri Laksmi-Narayana em um trono e a palavra vidhih, indicando o modo para adorá-Los.

Acima d'Eles está o Pancaratram, que descreve o processo de arcana.

Dentro dos seis triângulos formando uma estrela no centro estão as palavras que indicam as seis opulências proeminentes da Suprema Personalidade de Deus: (de cima, prosseguindo no sentido horário) yasah (fama), sri (beleza), jnanam (conhecimento), vairagyam (renúncia), aisvaryah (riqueza) e viryah (força).

Escrito no centro da estrela está o OM nama. OM é geralmente considerado como a representação sonora inespecífica da verdade absoluta, mas é entendido pelos Vaisnavas como sendo Bhagavan e Sua potência interna. Nama é o nome específico da verdade absoluta, a Personalidade de Deus Sri Krsna, e não sendo diferente d'Ele é o possuidor das seis opulência.

Certa vez um pandita fez a seguinte pergunta para Srila Sarasvati Thakura sobre o logotipo de Gaudiya Matha:

"Todas as representações são tradicionalmente indianas exceto a prensa. Por que você incluiu este ítem estrangeiro? "Srila Sarasvati Thakura respondeu: "Nada usado para o kirtana do senhor Caitanya é estrangeiro ou indiano, mas aprakrta. Quando usada no serviço a Krsna, a impressora é tão sagrada quanto a parafernália de arati ou o khol [mrdanga] e karatalas." (Bhakti Vikasa Swami)

"O Ministério da Adoração à Deidade da ISKCON não aceita Deidades do Templo sendo vestidas de uma forma não tradicional. Estamos conscientes de que incidentes ocorreram no passado, onde Templos da ISKCON vestiram as Deidades de forma não tradicional, não temos conhecimento de quaisquer incidentes nesta última temporada que foram trazidas à atenção do Ministério. Se algum devoto têm conhecimento de ocorrências recentes ou futuras, incentivamos a trazer isto para a nossa atenção.
Devemos realizar a adoração à Deidade de acordo com as instruções que são dadas pelo Guru, Dadhu e Sastra. O Senhor Krsna pessoalmente instrui Uddhava no Srimad Bhagavatam:

"Na adoração à Deidade noTemplo, meu querido Uddhava, o banho e decoração são as oferendas mais agradáveis. " (SB 11.27.16 )

Assim, entendemos que vestir e decorar são aspectos muito importantes da adoração. No entanto, devemos oferecer esta adoração com reverência. Srila Prabhupada oferece as seguintes instruções aos seus discípulos nesta matéria :

" ... Krsna quando Ele está aparecendo em nossos templos é a idade Kaisora, e as vestes que eu apresentei é Sua veste de idade Kaisora. Nos nossos Templos as Deidades de Radha e Krsna são adoradas como Laksmi Narayana com todas as opulências de Suas Senhoria em Dwaraka. A adoração de Radha Krsna como eles aparecem em Vrndavana é um estágio muito avançado, por isso nós adoramos nos Templos como Laksmi Narayana. Realmente não há nenhuma diferença, porque Laksmi Narayana é directamente uma expansão da Radha Krsna. Estamos seguindo o método prescrito de adoração no Templo, como é o programa eficaz para desenvolver a mais alta perfeição do amor puro por Krsna." (Srila Prabhupada para Yamuna, 16/01/1970)
"Você pode vestir o Senhor Caitanya na forma padrão, a coisa principal é fazê-lo bem, não torná-lo cômico ...

" (Srila Prabhupada para Dhruvananda , 4/01/1973)
Além disso, a oferta de amor e devoção a Krsna não é algo tão rápido e fácil de desenvolver. Se tomarmos as coisas de forma barata, não faremos progresso espiritual. Portanto, somos aconselhados a adorar de acordo com os princípios Viddhi Marga, ou de acordo com regras e regulamentos. Mesmo que o nosso amor se desenvolva à medida que entramos em Raga Marga, ou devoção de Vraja, externamente, a nossa adoração, em grande parte parecerá o mesmo. Sivarama Swami dá uma boa explicação em seu livro, Suddha Bhakti Cintamani, com base nas instrucções de Srila Prabhupada, como segue:

"Os devotos primeiramente adoram Radha e Krsna, com reverência, o clima de adoração oferecido a Laksmi Narayana. À medida que avançam, o humor torna-se mais de Vraja, embora sua adoração externa permaneça formal e regulamentada."
Na adoração reverencial regulada, Radha e Krsna retribuem no humor de Laksmi Narayana. Devotos neófitos que evitam as sessenta e quatro infracções na adoração à Deidade estão gradualmente purificado-se e elevado-se para o que Srila Prabhupada chama de "plataforma de Vrndavana". [Srimad -Bhagavatam 4.24.45-46, significado]

Neste estágio, os devotos adoram Radha e Krsna com atração natural e Suas Senhorias retribuiuem com eles nesse sentido.
Isso significa que a medida que os devoto(a)s avançam para a plataforma de Vraja em Raganuga o padrão de adoração da Deidade na ISKCON deveria mudar?

Não, não deve mudar, porque haverá sempre devotos neófitos que visitam ou juntam-se aos Templos e a adoração à Deidade deve ser sempre adequada para eles. Caso contrário, os novatos não irão fixar-se nos princípios essenciais da devoção regulada e podem se tornar Sahajiyas. Devotos avançados não precisam mudar a forma externa de sua adoração. Eles só precisam mudar seu estado de espírito de adoração.
Assim, a adoração de Radha e Krsna segue os regulamentos de Pancaratrika Vidhi. Para os devotos fiéis aos ensinamentos de Srila Prabhupada, o clima de adoração regulada gradualmente se transforma em Raga Marga ou a "plataforma de Vrndavana". No entanto, para o observador, tanto o devoto neófito como o avançado parecem estar envolvidos no mesmo tipo de adoração.

Jayananda dasa
ISKCON Ministério da Adoração à Deidade, América do Norte"

"Depois de Anartha Nivritti é Artha Pravritti, serviço puro a Radha e Krsna (numa Rasa especifica). Essa é a realidade transcendental. Se não sabemos deste reino transcendental, em seguida, todos os nossos esforços podem terminar em Nirvisesa Vada (Impersonalismo - Vácuo Devocional).
Aqueles que são iniciantes não deveriam ouvir sobre isso, mas aqueles que estão a cantar por 15, 20 anos eles devem saber, eles devem ouvir sobre isso." (Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura)

CC Madhya 22-155: "Quando um devoto avançado ouve sobre os assuntos dos devotos de Vrndavana - nos humores da Santa, Dasya, Sakhya, Vatsalya e Madhurya - ele torna-se inclinado a um destes caminhos, e sua inteligência torna-se atraída. Na verdade, ele começa a desejar e cobiçar este tipo particular de devoção."

Buscar