हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

domingo, 6 de outubro de 2013

Parakya noutras Rasas

Se diz que Parakya Rasa ocorre em Madhurya Rasa. No entanto os Acaryas explicam que Parakya também ocorre em outras Rasas. Parakya significa pertencer a outro. Não é Svakiya, que significa pertencer a mim.
Por exemplo mesmo os amigos de Krsna estão também em Parakya no sentido em que a palavra quer dizer pertencer a outro. Sridama, Subala pensam que Krsna é amigo deles. Balarama pensa que Krsna é Seu irmão. Mas eles sabem que na verdade Krsna pertence a Mathura, e pode ir para lá a qualquer momento. A qualquer momento Vasudeva poderá chamá-Lo de volta e assim perderão o amigo e irmão.
Portanto, nos Vrajavasis há sempre esta sensação de separação, Vipralambha, esta sensação angustiante de que Krsna peretence a outro, pertence a Mathura, a qualquer momento poderá partir. Ele não nos pertence. Assim como as Gopis pensam. Ele não é casado conosco. Ele não nos pertence.
Assim, Parakya não somente em Madhurya, mas também em Sakhya, Vatsalya.
Assim como Mãe Yasoda pensa que a qualquer momento Krsna poderá partir para Mathura. Nanda e Yasoda são pais adoptivos de Krsna.
Quando Nanda Maharaja vai a Mathura pagar impostos e encontra-se com Vasudeva, Vasudeva pergunta: "Como está meu filho? Está a cuidar bem do meu filho?"
Então, Nanda Maharaja se lembra: "Oh sim, Ele é o teu filho" E Nanda Maharaja pensa consigo mesmo: "Eu amo tanto Krsna, mesmo mais do que meu próprio filho. A qualquer momento Vasudeva poderá chama-Lo."
Assim Nanda Maharaja fica em ansiedade pela eminência de perder Krsna. Yasoda também fica ansiosa. Balarama fica ansioso. Os vaqueirinhos ficam ansiosos. O que dizer então das Gopis.
Então neste humor de ansiedade o amor deles é realmente muito, muito, muito intenso.

Buscar