No Sri Navadvipa Dhama Mahatmya, Sri Nityananda Prabhu descreve a verdadeira natureza de Navadvipa Dhama:
"Esta Navadvipa é a essência de todos os lugares sagrados. Depois de atravessar o rio Sri Viraja, Brahma Dhama e assim por diante, chega-se a Vaikuntha. Além de Vaikuntha esta Svetadvipa, Sri Goloka. Acima de Sri Goloka esta Krsnaloka -Gokula e Vrndavana." (79-80)
"Esta morada [Sri Krsnaloka] se manifesta em dois humores transcendentais (Bhavas) que nutrem Rasa: doçura (Madhurya) e munificência (Audarya). (81)
"Embora Audarya exista em pleno dentro de Madhurya e Madhurya exista em pleno dentro de Audarya, a secção [de Sri Krsnaloka] em que Madhurya predomina é conhecida por pessoas afortunadas como Vrndavana." (82-83)
"E a secção [de Sri Krsnaloka] em que Audarya predomina é chamada Sri Navadvipa Dhama em todos os Vedas." (84)
"Não existe diferença entre Vrndavana e Navadvipa, pois elas são distinguidas apenas por Rasa." (85)
Assim como Radha Krsna executam passatempos eternos em oito periodos do dia em Gokula no mundo espiritual - Sri Sri Radha Krsna Asta Kaliya Nitya Lila - da mesma forma Sri Caitanya Mahaprabhu executa passatempos eternos com Seus associados em oito periodos do dia em Navadvipa no mundo espiritual - Sriman Mahaprabhu Asta Kaliya Nitya Lila.
Em Goloka no mundo espiritual, na porção conhecida como Gokula, não existe a matança de demônios. Existe só um "rumor" ou uma concepção de que existem demônios somente para nutrir a Rasa. Mas os demônios nunca aparecem. É só uma concepção. Os demônios que aparecem de verdade no mundo material são a materialização da concepção que existe no mundo espiritual
Da mesma forma em Navadvipa no mundo espiritual o Senhor Caitanya não vai para Jagannatha Puri e nem há a liberação de Jagai e Madhai ou do Cand Kazi.
Mas ainda assim o Senhor e Seus associados saem todos os dias a Harinama Sankirtana em Navadvipa no mundo espiritual.
Mas não há ninguém para ser liberado e salvo? Ainda assim, Audarya (generosodade de dar) está presente e é intrínseco em Gaura Lila. Portanto, esta generosidade (Audarya) manifesta-se no mundo material como a concretização da Audarya que está no mundo espiritual em Navadvipa.
Portanto não existe superior ou inferior no plano Absoluto. No entanto, neste mundo material pode-se afirmar que Audarya Rasa é superior a Madhurya Rasa.
Porque?
Porque Audarya Rasa significa dar Madhurya Rasa para quem não tem. Os seguidores de Sri Caitanya Mahaprabhu realizam plenamente sua relação com Sri Sri Radha Krsna em Krsna Lila. E porque eles tem Madhurya Rasa ou Krsna Prema, eles dão generosamente (Audarya) para os outros.
Audarya Rasa significa dar Madhurya Rasa.
Como vamos dar o que não temos?
E o melhor exemplo é Srila Prabhupada. Um devoto puro fixo no seu amor a Sri Sri Radha Krsna numa Rasa especifica em Krsna Lila, e que deu generosamente (Audarya) o acesso disso para os demais.
Audarya Rasa (generosidade) significa dar Madhurya Rasa para os demais.
हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे