Sad Darshana - Seis Sistemas Filosóficos
Degradação da Cultura Védica
Originalmente, ou em eras passadas somente existia Bharata Varsa que é o que conhecemos hoje como o mundo todo.
No SB 2.4.18, Srila Prabhupada explica acerca de diferentes povos que estavam espalhados pelo mundo todo e que abandonaram a Cultura Védica.
Por exemplo, os Pulindas eram Ksatriyas que abandonaram a cultura Brahminica e tornaram-se Mlecchas (os Gregos).
Os Hunas (Europeus e Russos) mais tarde absorveram o legado Mleccha Grego.
Os Yavanas (Turcos) abandonaram a cultura Brahminica e tornaram-se Mlecchas.
Os Khasas (Chineses) também são incluídos bem como os Kiratas que as vezes Prabhupada também chama de Nisadas (presente Africa).
Originalmente, antes de Kali Yuga somente existia um reinado e uma religião e cultura: a Védica.
No entanto, com o começo de Kali Yuga a religião, entre outras coisas começou a deteriorar-se.
Sringi, o filho do Brahmana, amaldiçoou o grande Pariksit Maharaja e começou toda a degradação.
SB 1.18.45: "Nesta altura o povo em geral vai falhar sistematicamente o caminho de uma civilização progressista em relação aos compromissos qualitativos das castas, das ordens da sociedade e as injunções Védicas."
O seis sistemas de Filosofia Védica (Nyaya, Vaisesika, Sankhya, Yoga, Karma Mimansa e Vedanta) que apresentavam um sistema unificado de entendimento dos Vedas, com o advento de Kali Yuga, seus diferentes seguidores dividiram-se e começaram as contendas.
Também surgiu o Budismo (que é ateísta e contra os Vedas), o Impersonalismo (Sankara) e o Sahajyanismo.
Também surge a adoração aos semideuses.
No Harinama Cintamani ao explicar a segunda ofensa ao Santo Nome, Srila Bhaktivinoda Thakura explica:
"Devido ao advento de Kali Yuga e a contaminação
Mayavada, as pessoas desconsideram a posição suprema do Senhor Visnu e
adoram os semideuses independentemente dEle.
Pode-se, no entanto, adorar os semideuses como gunvataras,
saktyavesvataras ou como servos do Senhor Visnu. Ninguém é
independente do controle de Visnu, pois Ele é o supremo
controlador e mestre de todas as energias. Semideuses como Siva,
Brahma, Ganesha e Surya foram investidos com as
potências do Senhor. Assim, eles são poderosos. O Senhor Supremo é
um, o resto são Suas energias."
O impersonalismo é muito antigo (4 Kumaras e Sukadeva Goswami), mas Sankara (encarnação de Siva) propagou que o impersonalismo era a única forma de realizar a Verdade Absoluta (no entanto a Verdade Absoluta pode ser realizada como Brahman, Paramatma e Bhagavan). Também propagou os Agama Sastras (Tantras) especulativos (Brahma Samhita 5-45) tanto de direita como de esquerda (Vamacara e Daksinacara).
Também surgiram as diferentes religiões Abrahamicas (Judaismo, Islamismo e Cristianismo), que embora sendo
Teístas (neste sentido Védicas) apresentam um processo incompleto e não científico de auto realização (devido a Kali Yuga), e por isto são classificadas de religiões dos Yavanas e Mlecchas.
Então tudo isto ocorre em Kali Yuga. Em outras eras não ocorre nada disto e está tudo unificado.
No entanto, nesta era degradada também surge Sri Caitanya Mahaprabhu e dissemina o cantar dos Santos Nomes e a filosofia perfeita de Acintya Bheda Abheda.
Uma era dourada de 10.000 inicia em Kali Yuga e após esta era dourada as coisas começam a degradar-se de forma gradual e imparável até o advento de Kalki Avatara.
SB 12.2.1: Sukadeva Goswami disse: "Então, ó rei, a religião, a veracidade, a limpeza, a tolerância, a misericórdia, a duração da vida, a força física e a memória vão diminuir dia após dia por causa da poderosa influência da era de Kali."
No significado, em relação a religião,
se explica:
"No mundo ocidental, os teólogos foram incapazes de apresentar cientificamente as leis de Deus, ou, de facto, o próprio Deus e, portanto, na história intelectual ocidental uma rígida dicotomia surgiu entre teologia e ciência.
Na tentativa de resolver este conflito, alguns teólogos concordaram em modificar suas doutrinas de modo a conformar não só para com os factos científicos provados, mas mesmo para com especulações pseudocientíficas e hipóteses, que, embora não comprovadas, hipocritamente são incluídas no domínio da "ciência". Por outro lado, alguns teólogos fanáticos ignoram completamente o método científico e insistiem na veracidade do seus dogmas antiquados e sectários.
Assim, destituídos da sistemática teologia védica, a ciência material passou para o domínio destrutivo do materialismo bruto, enquanto que a filosofia ocidental especulativa descambou para a superficialidade da ética relativista e análise lingüística inconclusivas.
Com muitas das melhores mentes ocidentais dedicadas à análise materialista, naturalmente grande parte da vida religiosa ocidental, separada da corrente intelectual, é dominada pelo fanatismo irracional de cultos misteriosos e místicos não autorizados. As pessoas tornaram-se tão ignorantes acerca da ciência de Deus que muitas vezes incluem o Movimento da Consciência de Krsna nesta variedade ímpar de tentativas fantasiosas de teologia e religião. Assim, o Dharma, ou a religião verdadeira, que é a rigorosa e consciente obediência à lei de Deus, está diminuindo."
Sad Darshana - Seis Sistemas Filosóficos
O seis sistemas de Filosofia Védica (Nyaya, Vaisesika, Sankhya, Yoga, Karma Mimansa e Vedanta) que apresentavam um sistema unificado de entendimento dos Vedas, com o advento de Kali Yuga, seus diferentes seguidores dividiram-se e começaram as contendas. Também surgiu o impersonalismo de Sankara.
Os sistemas filosóficos vêem em pares de dois:
Vaisesika - Kanada = Nyaya - Gautama
Sankhya - Kapila = Yoga - Patanjali
Karma or Purva Mimansa - Jaimini = Vedanta ou Brahma Mimansa - Vyasadeva.
Também a interpretação impersonalista de Sankara.
Correlação entre eles:
http://en.wikipedia.org/wiki/Mimāṃsā
http://en.wikipedia.org/wiki/Vaisheshika
http://en.wikipedia.org/wiki/Samkhya
Jaimini rejeitou o serviço devocional, que é o propósito dos Vedas, e fez o Senhor Supremo subordinado ao Karma (anteriormente Karma Kandha era um passo na realização de Deus e não uma meta em si).
Kapila rejeitou o verdadeiro significado dos Vedas e declarou que a natureza material é a causa do mundo material (Este é o Kapila ateista. Anteriormente era Sankhya Yoga do Senhor Kapiladeva).
Gautama e Kanada afirmaram que o átomo é a causa do mundo material (anteriormente Nyaya e Vaisesika estavam vinculadas a noção de que a Superalma é a origem dos átomos).
Da mesma forma, Mayavadis, como Astavakra, disse que o Brahman impessoal é a causa do mundo material (anteriormente não havia filosofia impersonalistra de Sankara).
O Raja Yoguis, encabeçados por Patanjali, estabeleceram seu Deus imaginário para ser a Verdade Absoluta, com base em seu Yoga Sastras (anteriormente o Yoga era baseado na Sankhya teísta do Senhor Kapiladeva e não na Sankhya ateísa ou o impersonalismo de Sankara).
Todos estes acaryas rejeitaram o Senhor Supremo, que é apoiado pelo Vedas, eestabeleceram sua própria idéia de Deus.
Depois de cuidadosamente discutir e refutar a opinião destes filósofos, Sri Vyasadeva compilou o Vedanta Sutra, que estabelece a supremacia do Senhor.
Na opinião do Vedanta, o Supremo Brahman tem uma forma Sac Cid Ananda.
De acordo com estes outros filósofos, ninguém pode alcançar Visnu, a causa suprema. Em outras palavras, eles não aceitam Visnu como a causa de todas as causas. No entanto, eles se esforçaram para estabelecer a sua própria opinião por refutar a verdadeira conclusão autorizada.
Em Samkhya, Yoga, Purva Mimamsa, Vaisesika e Nyaya, na Madhva Sampradaya e algumas linhas Sivaistas, a realidade é encarada como a Diferença sendo real e a Identidade sendo irreal.
No impersonalismo de Sankara e algumas linhas Sivaistas como a Identidade sendo real e a Diferença sendo irreal.
Na Ramanuja Sampradaya, Nimbarka Sampradaya, Vallabha Sampradaya, Gaudiya Vaisnava Sampradaya e em algumas linhas Sivaistas e Saktas, Ambas Identidade e Diferença são reais (cada uma com suas peculiaridades).
"Ao estudar as seis teorias filosóficas (Karma Mimamsa, Sankhya ateista, Nyaya, Vaisesika, Yoga e Impersonalismo), não se pode chegar à Verdade Absoluta. Portanto, é nosso dever seguir o caminho dos Mahajanas, as autoridades. O que quer que eles digam deve ser aceito como a verdade suprema." (CC Madhya 25.56)
Significado: "...O objectivo final de se estudar toda a literatura Védica é a aceitação de Krsna como a Suprema Personalidade de Deus. O movimento da consciência de Krsna é propaga a conclusão filosófica de Srila Vyasadeva e segue outros grandes Acaryas como Ramanuja, Madhvacarya, Visnu Swami, Nimbarka e Sri Caitanya Mahaprabhu..."
Enquanto o Vedanta aceita como Pramanas, Sabda, Pratyaksa e Anumana, dá especial atenção à Sabda (testemunho verbal dos sábios e os Sastras). Enquanto os outros sistemas darão especial atenção à Pratyaksa (percepção sensorial directa) e Anumana (inferência).