"No Vedanta-sutra, as entidades vivas de diferentes gradações são comparadas com velas ou lâmpadas com potência diferente. Por exemplo, algumas lâmpadas elétricas têm o poder de mil velas, algumas têm o poder de 500 velas, algumas o poder de cem velas, cerca de cinquenta velas, etc, mas todas as lâmpadas elétricas têm luz. Luz está presente em cada lâmpada, mas as gradações de luz são diferentes.
Da mesma forma, existem gradações de Brahman. As expansões Vishnu svamsa do Supremo Senhor Vishnu em diferentes formas são como lâmpadas, o Senhor Shiva também é como uma lâmpada, e o poder supremo de vela ou luz a cem por cento, é Krishna.
O Visnu-tattva tem 94 por cento, o Siva-tattva tem 84 por cento, o Senhor Brahma tem 78 por cento, e as entidades vivas são também como Brahma, mas no estado condicionado o seu poder é ainda mais fraco. Existem gradações de Brahman, e ninguém pode negar este facto." (SB 4.1.15)
O Laghu Bhagavatamrta e o Caitanya Caritamrta explicam detalhadamente as formas Svayam-rupa, Vilasa, Svamsa, Avesa, etc do Senhor.
Em algumas Maha Kalpas uma Jiva torna-se Brahma. Em outras Maha Kalpas, Maha Visnu torna-se Brahma.
Siva
também as vezes é uma Jiva. As vezes é um Amsa Avatar. As vezes nasce de entre as sobrancelhas de Brahma. As vezes de entre as sonbrancelhas de Visnu.
Siva, como Sadasiva é uma expansão directa (Svamsa) e reside em Sivaloka.
Siva como Guna Avatar é tocado pelo modo da ignorância. Siva como Sadasiva não é tocado pelo modo da ignorância.
Laghu Bhagavatamrta Chapter TwoThe Purusa and Guna Avataras
27 The scriptures explain that, as Brahma is, so Siva is sometimes a jiva soul and sometimes an amsa-avatara like Lord Sesa.
28 Because He is an incarnation of the Personality of Godhead, He is generally beyond the modes of material nature. However, because he is touched by the mode of ignorance, He is thought to be affected by it.
30 Sometimes He is born from Brahma's forehead and other times from Vishnu's forehead. At the kalpa's end He is born from Lord Sankarsana as the fire of time.
31 Siva's form named Sadasiva, who is a direct expansion of the Personality of Godhead, is the cause of all causes, is free from the slightest scent of the mode of ignorance, and resides in Sivaloka, is described in the Vayu Purana and other scriptures.
Laghu Bhagavatamrta (43): sadasivakhya tan murtis tamoguna varjita "Ao contrário do Siva comum, Sadasiva está além de Tamo Guna".
Embora os Gaudiyas considerem que Sadasiva não é tocado por Tamo Guna e que Rudra seja tocado por Tamo Guna, isto não significa que Rudra Siva é afectado pela ignorância.
"Eles não têm nada a ver com esses modos materiais da natureza. Assim como uma pessoa responsável do departamento criminal ou departamento de prisão, mas não devemos pensar que ele também é um dos presos, porque ele é o responsável do departamento de prisão. Não. Da mesma forma, Shiva, o Senhor Shiva, ele está no comando dos modos da ignorância, mas ele não é ignorante. Ele é o devoto mais iluminado do Senhor. Ele tem um Parampara, sucessão discipular, que é chamado Vishnu Svami-sampradaya .
Siva, outro significado da Siva é "auspicioso". Essas pessoas nefastas que estão na ignorância, para eles, adoração à Siva, adoração ao Senhor Siva, é recomendado para que gradualmente venham para os modos da paixão e bondade, e depois eles são liberados." Srila PrabhupadaNova York, 20 de dezembro de 1966
"O Senhor Shiva é chamado de Bhuta-natha, sendo assistido por vários tipos de fantasmas poderosos e habitantes do inferno -. Bhutas, Pretas, Pramathas, Guhyakas, Dakinis, Pisacas, Kusmandas, Vetalas, Vinayakas e Brahma-Raksasas (de todos tipos de fantasmas, o Brahma-Raksasas são muito poderosos. Brahmanas transferidos para o papel de fantasmas se tornam Brahma-Raksasas.) "
Livro de Krsna, Capítulo 63
"O Senhor Shiva é descrito aqui como caracara-guru, o mestre espiritual de todos os objetos animados e inanimados. Ele é conhecido como Bhutanatha, que significa" a divindade adorável daqueles que são estúpidos". Bhuta também é por vezes utilizado para indicar os fantasmas . O Senhor Shiva toma conta de reformar os fantasmas e demônios, para não falar de outros, que são piedosos, por isso ele é o mestre espiritual de todos, tanto os estúpidos e demoníacos como os Vaisnavas altamente qualificados ".
Srimad-Bhagavatam 04:02:02
"O Senhor Shiva é descrito aqui como bhuta- rat. Os fantasmas e aqueles que estão situados no modo material da ignorância são chamados bhutas, assim bhuta-rat refere-se ao líder das criaturas que estão no mais baixo nível dos modos de materiais de natureza. Outro significado de bhuta é qualquer um que tomou nascimento ou qualquer coisa que é produzido, portanto, nesse sentido o Senhor Shiva pode ser aceito como o pai deste mundo material. "
Srimad-Bhagavatam 04:02:32