Prabhuji Advaya, quando não há mais nada para comer até um Hare Krsna pode comer carne. Qualquer profeta ou Acarya não irá enfatizar a importância de não matar os animais numa situação destas. Mas quando existe abundância de alimentos como o senhor afirma que nas "civilizações Judaicas eles viviam da agricultura e pecuária tanto leitera quanto de abate" a ênfase para não matar os animais sempre existiu no Judaísmo.
Ora vejamos:
Antes de Noé, o homem era vegetariano.
Os eruditos Judeus concordam que o mandamento de Deus para Noé permitindo comer carne foi temporário devido a que depois do dilúvio a terra estava improdutiva.
Depois quando os Judeus estavam no deserto, os animais só poderiam ser abatidos e consumidos como parte de um serviço de sacrifício no santuário (Levítico 17:3-5). O acto de comer "carne não consagrada", carne de animais abatidos para consumo privado não era permitida. Cada refeição de carne, portanto, era parte integrante de um rito sacrificial e para que os Judeus não se ocupassem em ritos pagãos.
Finalmente, Deus permitiu que as pessoas comessem carne, mesmo que não fazendo parte de uma oferta de sacrifício:
"Quando o Senhor teu Deus dilatar os Seus termos como te prometeu, e tu disseres: "Eu vou comer carne", porque desejas comer carne, poderás comê-la, devido ao teu grande desejo."(Deuteronômio 12:20)
Esta carne permitida foi chamada b'sar ta'avah, "carne de luxúria", assim chamada porque, conforme os seguintes ensinamentos rabínicos indicam, a carne não é considerada uma necessidade para a vida. O verso acima não manda as pessoas comer carne. A tradição rabínica percebe isso para indicar que é o desejo das pessoas de comer carne e não uma ordem de Deus para as pessoas fazerem isso. O rabino Elijah Juda Schochet , autor de Vida animal na tradição judaica, (1984), admite que "a Escritura não ordena que os Judeus comam carne, mas permite esta dieta como uma concessão à luxúria".
"Uma galáxia inteira de líderes espirituais rabinicos tem vindo a afirmar o vegetarianismo
como o significado último da moral judaica".
Rabino Isaac Ha-Levi Herzog,
Ex-rabino chefe de Israel
"Não há dúvida de que o ideal da Torah é o vegetarianismo."
Rabino Bonnie Koppell
"Eu vejo o vegetarianismo como uma mitzvah (acto de bondade)".
Rabino Fred Scherlinder Dobb
“Ao não comer carne, estou muito mais seguro de nunca violar, mesmo acidentalmente, as proibições bíblicas e rabínicas, no que respeita a carne não Kosher. A produção de carne Kosher nunca previu matadouros massivos ou quintas industriais. É questionável se a maior parte da carne ou aves produzidas neste país que são vendidas como sendo kosher, estarão, realmente, de acordo com as leis tradicionais do Kashrut, assim como a proibição da crueldade para com os animais.”
Rabino Jon-Jay Tilsen
“Talvez o argumento mais poderoso a favor do vegetarianismo hoje mais do que nunca seja a proibição contra o ‘chillul HaShem’, a blasfémia contra o nome de Deus. É, decerto, uma blasfémia quando Judeus praticantes comem animais produzidos sob condições de crueldade que violam flagrantemente os ensinamentos e as proibições Judaicas.”
Rabino David Rosen, antigo Rabino-Mor da Irlanda
“As leis sobre a alimentação servem para nos ensinar a ter compaixão e levar-nos lentamente (de volta) ao vegetarianismo.”
Rabino Shlomo Raskin
“O destino dos Homens e o destino dos animais, ambos têm o mesmo e único destino. Quando um morre, também o outro, e ambos têm o mesmo espírito.”
Eclesiastes 3:19
“Devemos manter todos os nossos consumos o mais sagrados possível. Quanto mais tentarmos viver como se estivéssemos na era messiânica, mais próximos estaremos dela.”
Rabino Rami Shapiro
“O que, um dia, possa ter feito sentido, não mais pode ser justificado. Podemos, hoje, chegar à conclusão de que, na maior parte dos casos, “carne Kosher” é uma contradição."
Rabino Fred Scherlinder Dobb
“Não há simplesmente nenhuma defesa espiritual nas tradições religiosas tanto do Ocidente como do Oriente para se comer carne.”
Rabino Marc Gellman, “The First Hamburger”
“Não deveria ser crença generalizada que todos os seres existem só para servir o Homem. Pelo contrário, todos os outros seres existem para si mesmos e não para outra finalidade qualquer. Não há diferença entre a dor dos animais e a dor dos seres humanos.”
Rabino Moses Maimonides (1135-1204), Guia Para os Perplexos
“Há crueldade na matança de animais.”
Rabino Joseph Albo, Sefer Ha-Ikarim, Vol. III, Ch. 15
“Fazer animais sofrer é proibido pelo Torah.”
Rabino Shear Yashuv Cohen, Rabino-Mor Ashkenazi de Haifa, Israel
“As leis sobre a alimentação servem para nos ensinar a ter compaixão e levar-nos lentamente (de volta) ao vegetarianismo.”
Rabino Shlomo Raskin
“Ter compaixão pela vida animal não é só uma questão de ser responsável pela vida animal, questão essa bem exposta no Torah e expandida pelos nossos mentores espirituais, mas também uma questão de nos imbuirmos dos valores que realmente são importantes.
Se formos indiferentes em relação à vida animal, então somos indiferentes como seres humanos. Assim, um ser humano verdadeiramente sensível, compassivo em relação a outros seres humanos, também é compassivo para com os animais.”
Rabino David Rosen, antigo Rabino-Mor da Irelanda
“A destruição ambiental causada pela agro-pecuária, pela quantidade de fezes produzidas, pela quantidade de detritos que vão parar aos nossos sistemas de águas e saneamento, não deixa dúvidas de que está a destruir o nosso mundo e está em violação do mandamento Judaico de proteger e cuidar da Terra. Estamos a ignorar coisas que são essenciais e que são fundamentais ao carácter do Judaísmo, de forma a ceder aos nossos desejos egoístas."
Rabino Adam Frank
“Este é o caminho dos piedosos e dos espiritualmente mais elevados. Eles não desperdiçam nem um grão de mostarda e sofrem com cada desperdício e destruição que vêem, e, se forem capazes de salvar ou poupar, eles salvarão qualquer coisa da destruição com todas as suas forças.”
Rabino Aaron HaLevi de Barcelona, Século XIII, Sefer HaChinuch 529
“Aquele que mata um boi é como se matasse uma pessoa.”
Isaías 66:3
“Quem destrói uma única vida, considera-se que tenha morto um mundo inteiro, e alguém que tenha salvo uma vida, considera-se que tenha salvo um mundo inteiro.”
Talmud, Sanhedrin 4:5
“O destino dos Homens e o destino dos animais, ambos têm o mesmo e único destino. Quando um morre, também o outro, e ambos têm o mesmo espírito.”
Eclesiastes 3:19
“Não quero que as minhas preferências alimentares sejam coniventes com o sofriemento que ocorre na indústria alimentar animal. O Judaísmo toma muito a sério a ideia da responsabilidade pessoal. A mudança comunitária para melhor e o comportamento ético em sociedade começam com o indivíduo.
Rabino Adam Frank
“As Leis do Kashrut vêm ensinar-nos que a primeira preferência de um Judeu deveria ser uma refeição vegetariana.”
Rabino Pinchas Peli, Torah Today
“O vegetarianismo é uma forma superior de ser Kosher.”
Rabino Daniel Jezer
“Devemos manter todos os nossos consumos o mais sagrados possível. Quanto mais tentarmos viver como se estivéssemos na era messiânica, mais próximos estaremos dela.”
Rabino Rami Shapiro
“O que, um dia, possa ter feito sentido, não mais pode ser justificado. Podemos, hoje, chegar à conclusão de que, na maior parte dos casos, “carne Kosher” é uma contradição."
Rabino Fred Scherlinder Dobb
“Ao não comer carne, estou muito mais seguro de nunca violar, mesmo acidentalmente, as proibições bíblicas e rabínicas, no que respeita a carne não Kosher. A produção de carne Kosher nunca previu matadouros massivos ou quintas industriais. É questionável se a maior parte da carne ou aves produzidas neste país que são vendidas como sendo kosher, estarão, realmente, de acordo com as leis tradicionais do Kashrut, assim como a proibição da crueldade para com os animais.”
Rabino Jon-Jay Tilsen
“A maneira mais simples (de manter o Kashrut), que é o melhor caminho aos olhos da tradição, é ser-se vegetariano.”
Rabino Michael Cohen
“Se não comes carne, és certamente Kosher. E acredito que deveríamos dizê-lo aos nossos amigos coelhos.”
Rabino Shear Yashuv Cohen, Rabino-Mor Ashkenazi de Haifa, Israel
“Os Nazis explicitamente estruturaram a sua destruição industrial dos Judeus usando como modelo o massacre dos animais. Não serve para comparar o sofrimento de animais e humanos, mas mostra que a forma de como tratamos os animais é semelhante à forma de como os Nazis nos trataram."
Rabino Hillel Norry
“Sejam compassivos e carinhosos para todas as criaturas que Deus, abençoado seja, criou neste mundo. Não batam nem inflinjam dôr a nenhum animal, besta, ave ou insecto. Não atirem pedras a nenhum cão ou gato, nem matem moscas ou vespas.”,
Sefer Chasidim [Livro dos Piedosos]
“Não se pode pedir constantemente o perdão dos pecados, enquanto se usa artigos feitos com a pele de animais massacrados”
Shulchan Aruch [Código da Lei Judaica]
“Talvez o argumento mais poderoso a favor do vegetarianismo hoje mais do que nunca seja a proibição contra o ‘chillul HaShem’, a blasfémia contra o nome de Deus. É, decerto, uma blasfémia quando Judeus praticantes comem animais produzidos sob condições de crueldade que violam flagrantemente os ensinamentos e as proibições Judaicas.”
Rabino David Rosen, antigo Rabino-Mor da Irlanda
“Comer a carne de animais não traz nenhum benefício. De facto, é prejudicial à saúde humana, destrutivo para o ambiente e desperdiça recursos valiosos que poderiam ser mais bem utilizados para alimentar os que têm fome e prover aos que têm necessidades básicas. Todos estes são valores do Torah.”
Rabino Hillel Norry
“A minha repulsa pela ideia de matar e comer animais tornou-se maior, por isso parei.”
Rabino Jon-Jay Tilsen
“As necessidades básicas da vida não incluem carne.”
Rabino David Golinkin
“A minha decisão para abster-me do consumo de produtos animais é o reflexo da minha adesão à Lei Judaica.”
Rabino Adam Frank
“Mesmo o próprio Torah reconhece que comer carne não é o ideal para um ser humano. Não é a dieta ideal para a raça humana.”
Rabino Simchah Roth
“Não há simplesmente nenhuma defesa espiritual nas tradições religiosas tanto do Ocidente como do Oriente para se comer carne.”
Rabino Marc Gellman, “The First Hamburger”
“Eu relaciono o vegetarianismo com o Judaísmo de diversas formas. A tortura dos animais e o sofrimento por que eles passam, ao serem criados em fábricas e depois comidos vai contra as leis do Judaísmo.”
Adam Stein, estudante para Rabino
Portanto, a conclusão é que sim Moisés e toda a tradição Judaica admoestava aqueles que comiam carne. E assim os profetas e Acaryas como Srila Prabhupada estão em perfeita sintonia quanto a não matar os animais...;)
Mas voltando ao que realmente interessa, já concordamos que a crítica transcendente para nós seguidores de Srila Prabhupada é mais importante do que a crítica imanente. E também já concordamos que algum argumento deve ser apresentado, e que esse argumento é de que no paraíso o homem não comia carne, para que desta forma ainda que indirectamente os líderes Cristãos ou quaisquer outros sejam constantemente e vêementemente alertados sobre estarem a actuar de forma errada e cruel e de não estarem a seguir correctamente suas tradições com base neste argumento.
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
www.bhakti-tattva.blogspot.com
--- On Tue, 5/31/11, advaya.dasa.acbsp <advaya.dasa.acbsp@bol.com.br> wrote:
Prabhu, acho que está evidente que o que você diz é pura interpretação sob o nosso ponto de vista. Nas civilizações judaicas, quando se estabeleciam em um lugar, eles viviam da agricultura e da pecuária tanto leiteira quanto de abate. Evidentemente, você está querendo forçar a aplicação dos preceitos védicos à Bíblia, e acho isso pouco inteligente de quem quer que seja.AD
Pessoalmente não penso que devamos convencer ninguém. Nem os materialistas e nem os religiosos. Devemos simplesmente alertá-los quando e somente quando necessário e de uma forma muito desapegada, para não passarmos por fanáticos inflexíveis.
Se aceitarem, aceitam, se não aceitarem, somos todos irmãos na mesma...;)
Mas temos que estar preparados para alertá-los.
Como Srila Prabhupada explica não estamos aqui para converter Cristãos ao Hinduísmo, ou Hindus ao Cristianismo, ou Muçulmanos ao Cristianismo, etc, etc, mas para que cada um siga melhor sua própria opção religiosa.
PD
--- On Wed, 6/1/11, advaya.dasa.acbsp <advaya.dasa.acbsp@bol.com.br> wrote:
From: advaya.dasa.acbsp <advaya.dasa.acbsp@bol.com.br>
Subject: Re: (krishna-katha) Re: Adendo ao email "Crítica transcendente e crítica imanente"
To: krishna-katha@yahoogrupos.com.br
Date: Wednesday, June 1, 2011, 1:09 PMAcho que erro de estratégia é focar quem já segue algum princípio religioso. Há milhões de materialistas que podem ser muito mais receptivos à nossa filosofia e não têm tantas defesas teológicas. Pessoalmente, acho mais fácil convencer um materialista a aceitar o conhecimento védico do que um cristão evangélico ou católico praticante.
AD
Hare Krsna !!! Reverências a todos.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
Mataji, que desonestidade existe em discutir um tema? A senhora nos considera desonestos?
Por exemplo, não precisa ser PHD para ver que no texto enviado abaixo, uma pregação informal de Prabhupada para um estudante sem muito preparo, há pelo menos três questões teológicas que dificilmente convenceriam a deixar de comer carne um cristão mais bem preparado intelectualmente. Transcrevo:
"Eu disse a vocês algumas vezes, acho que, no aeroporto de Nova York. Ao nos ver, os sadhus, um jovem se aproximou de mim. Ele se apresentou, "senhor, eu sou cristão. E executo fielmente meus princípios religiosos." Então eu lhe disse, "não, não. Você não executa fielmente sua religião." Ele ficou surpreso que sem nem mesmo conversar com ele, imediatamente eu cobrei : "você não segue sua religião cristã". "Não ? Porque o senhor diz isso?" " Você come carne?" "Sim senhor." "Então você não é um cristão. Você não é um cristão. Porque na religião cristã o Primeiro Mandamento é `Não matarás'. Fazendo isso você está encorajando a matança. Como é que você é cristão? Você não é cristão."
O primeiro mandamento bíblico é amar a Deus acima de tudo, não ter outros deuses diante de Deus, etc. Não matarás é o quinto mandamento e a etmologia da palavra se refere a assassinato. Suponha que eu seja um seguidor desonesto de Prabhupada ou mesmo um cristão. Como você provaria para mim que eu devo seguir os ensinamentos de Prabhupada se o primeiro mandamento da minha Bíblia é não aceitar outro deus. Por que eu deveria aceitar Krsna e seguir as suas ordens em vez de aceitar o meu Deus e me alimentar como ele me permite, visto que nas minhas escrituras não existe nenhuma proibição expressa e a sua interpretação de Não matarás não está de acordo com o preceito original. Além disso, como um cristão, eu lhe diria que Jesus jamais instruiu seus discípulos sobre os 10 mandamentos, e resumiu todos eles em "Amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo, esta é toda a lei e os profetas".
Bem, utilizariamos o argumento dos Cristãos vegetarianos que está em completa sintonia com Srila Prabhupada no que diz respeito a não matar os animais. E assim não é uma tradição (Vaisnava) que ataca outra tradição (Cristã). Aqui estamos a falar de uma mesma tradição. Então de qual Cristianismo estamos a falar? O Cristianismo não é somente a Igreja Católica, mas tem muitas vertentes.
Ora, são os próprios Cristãos (vegetarianos) que consideram que Cristãos que permitem a matança de animais não estão a seguir o Cristianismo. Srila Prabhupada somente segue a mesma linha.
Sim toda a Lei resume-se em amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a si mesmo. E ao fazermos isso, como consequência natural iremos parar de matar os animais, por exemplo e também iremos parar de roubar, de cometer adultério, etc, etc. Da mesma forma das 26 qualidades de um devoto a mais importante é Krsnaika Sarana (o devoto(a)) está totalmente rendido a Krsna), todas as outras qualidades irão seguir-se. Mas se isso não acontece, algo está errado. Se alguém ama a Deus e continua a matar os animais, a furtar, a cometer adultério, a não honrar pai e mãe, etc, etc, algo está errado.
Portanto, meu caros devotos que se acham os únicos seguidores honestos de Srila Prabhupada, estudem um pouco mais, porque com este xiitismo vocês só podem convencer pessoas ignorantes, e nesse campo vão perder para os evangélicos, que têm muito mais receptividade entre elas.
Eu prefiro ser um seguidor desonesto se honestidade significa que eu deva abandonar o bom sens. Vocês querem pintar um Prabhupada sectário e dogmático que nunca existiu, porque Srila Prabhupada tem "n" outras afirmações em que a questão é relevada e existem dezenas de passagens em que ele aceita as observações dos seus discípulos.
Desculpe a exigência, mas creio que seja necessário. Advaya Prabhuji, o senhor poderia apresentar as "n" afirmações de Srila Prabhupada sobre a questão de "Não Matarás" em que ele tenha mudado sua posição depois de receber observações dos seus discípulos e outros líderes Cristãos !!!
Parece também que vocês pegaram o bonde andando, porque logo no início do debate foi feita a observação de que Prabhupada pregou numa época em que havia poucos devotos e a maioria era muito estrita, e portanto ele di rigiu sua pregação de forma a incentivar os cristãos a aprimorarem sua espiritualidade sob a ótica do vaishavismo.
Hoje, como sabemos, a situação não é a mesma, milhares de seguidores de Prabhupada estão desviados e se ele voltasse talvez se preocupasse mais em dizer aos vaishnavas caídos porque não seguem sua própria religião ou mesmo por que negligenciaram sua ordem de manter a distribuição de livros como a principal atividade do movimento.
Eu percebo a preocupação de Advaya Prabhuji ao afirmar que hoje, diferentemente da época de Srila Prabhupada, nem todos seus seguidores sejam muito estritos. Temos que aprender com outras vertentes religiosas, nomeadamente a Igreja Católica, que pediu e pede perdão pelos seus erros. Da mesma forma, as diferentes vertentes Cristãs também podem aprender com a ISKCON a respeitar os animais como seres com alma espiritual. Uns aprendem com os outros.
Então temos que ser capazes de reconhecer nossas falhas a nível institucional e pessoal, mas a "pregação" ou a preocupação em alertar nunca deve parar. Caso contrário somente os devotos puros Mahabhagavatas poderiam "pregar"...;) Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura explica que a potência da "pregação" de um devoto puro é completamente diferente da potência da "pregação" de um devoto comum. Mas ambos pregam e devem fazê-lo...;)
Se alguém não se sente confortável de dizer a um Cristão de que porque ele come carne não é um Cristão, como Prabhupada fazia, não há problema. Que use outra argumentação. E aqueles que se sentirem confortáveis com essa argumentação, pela força do Sadhana de toda uma vida, façam-no !!!
A forma como alguém "prega" é directamente proporcional ao grau de realização por misericórdia de Guru e Gauranga.
Tenente Mozee: Senhor, acaso a dificuldade não seria que, apesar de um pequeno círculo de sacerdotes e os devotos possam seguir os princípios religiosos, aqueles que se desviam podem causar problemas? Por exemplo, suponha que o Movimento Hare Krsna cresça a proporções gigantescas, como o Cristianismo.
Acaso o senhor não teria problemas com as pessoas à margem do movimento que professassem ser seguidores, mas que não fossem realmente?
Srila Prabhupada: Essa possibilidade está sempre lá, mas tudo que eu estou dizendo é que se você não é um cristão verdadeiro, então a sua pregação não será eficaz. E porque estamos seguindo estritamente os princípios religiosos, nossa pregação será eficaz na divulgação da Consciência de Deus e para atenuar o problema da criminalidade.
seu servo
Advaya dasa
Vosso servo
Prahladesha Das
Dandavats a todos.
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!
"O seguinte diálogo entre Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, a mãe de um devoto e um padre jesuíta teve lugar em Julho de 1973 em Londres.
Srila Prabhupada: [Para a mãe] De acordo com a nossa compreensão Védica, existem quatro pilares da vida pecaminosa: sexo ilícito, o abate desnecessário de animais, intoxicações, e jogos de azar. Nossos alunos foram treinados para ababndonar tudo isso. E como você pode ver o seu filho, eles esta feliz e satisfeito por comer alimentos agradáveis feitas de legumes e leite e por cantar Hare Krsna, o santo nome de Deus.
Mãe: Eu vejo que ele está feliz. Mas, o senhor sabe, ele veio de um lar muito feliz, então ele deveria estar feliz, não deveria?
Srila Prabhupada: Sim. Mas agora ele está ainda mais feliz. Ele estava feliz, mas agora ele está mais feliz.
Mãe: Eu estou feliz pela felicidade do Michael, mas estou muito decepcionada que ele não continuou a sua formação universitária.
Srila Prabhupada: O nosso movimento da consciência de Krsna não é privar as pessoas de sua educação. Nós dizemos: "Vá em frente com sua formação universitária, mas lado a lado, tornar-se competente para conhecer a Deus e amá-Lo. Então, sua vida é perfeita."
Mas em todo caso, qual é o propósito da educação? Nossa cultura védica ensina que o ponto culminante da educação é compreender Deus. Essa é a educação. Caso contrário, a educação para aprender a comer bem, dormir bem, fazer sexo e defender muito bem - este ensino está lá, mesmo entre os animais. Os animais também sabem como comer, como dormir, como fazer sexo, e como se defender. Estes quatro ramos de educação não são suficientes para os seres humanos. Um ser humano deve saber como amar a Deus - que é a perfeição.
Mãe: Sim. Eu concordo totalmente com o senhor, eu poderia citar um monte de homens brilhantes da ciência que estão muito perto de Deus. Onde estaríamos sem os nossos cientistas, sem os nossos médicos -
Srila Prabhupada: Mas simplesmente tornar-se um doutor em ciência médica não irá salvar ninguém. Infelizmente, a maioria dos médicos não acreditam na próxima vida.
Mãe: Oh, sim, eles acreditam. Eu conheço um médico que vai à igreja todos os domingos - e Michael conhece-o também. Ele acredita na próxima vida, ele é um homem muito bom.
Srila Prabhupada: Geralmente as pessoas no Ocidente que acreditam na próxima vida não acreditam de uma forma muito séria. Se eles realmente acreditassem em outra vida, eles estariam mais preocupados com que tipo de vida futura que iam ter. Existem 8.400.000 formas de vida. As árvores são uma forma de vida, os gatos e cachorros também são formas de vida, e o verme nas fezes é também uma forma de vida. Então, todos juntos, há 8,4 milhões de espécies. Uma vez que vamos ter uma próxima vida, pois temos que deixar nosso corpo presente e tomar um outro corpo, a nossa principal preocupação deveria ser o tipo de corpo que iremos ter. Mas qual a universidade que ensina seus alunos a se preparar para a próxima vida?
Padre Jesuíta: as universidades católicas de todo o mundo estão fazendo isso, e esse é o nosso principal objetivo - para ensinar os jovens a serem bem sucedidos neste mundo, mas, acima de tudo, o sucesso no próximo, o que significa união com Deus para a eternidade . Isso é a prioridade.
Srila Prabhupada: Então, como podemos saber que tipo de corpo que vamos ter na nossa próxima vida?
Padre Jesuíta: Tudo que sei é que não há aniquilação. Eu vou estar unido com Deus.
Mãe: Nós vamos estar unidos com o Deus Todo-Poderoso, isso é tudo. Estamos indo para Deus Todo-Poderoso, quando morremos. Nós não temos que nos preocupar.
Srila Prabhupada: Mas qual é a qualificação para ir a Deus? Todos vão para Deus?
Mãe e Padre Jesuíta: Sim. Sim.
Padre Jesuíta: Todo aquele que crê em Deus e que leva uma vida boa e faz o seu melhor neste mundo -
Srila Prabhupada: Então a próxima pergunta é: Qual é a boa vida?
Padre Jesuíta: obediência aos mandamentos de Deus.
Srila Prabhupada: Um mandamento é: Não matarás. Então, se alguém mata animais inocentes e come-os, ele está levando uma boa vida?
Padre Jesuíta: Pai, você está sendo um pouco injusto, Não matarás significa: "Não tirar a vida desnecessariamente" Como seríamos capazes de viver sem comer carne?
Srila Prabhupada: Como viver? Estamos comendo alimentos agradáveis preparado legumes, grãos, frutas e leite. Nós não precisamos de carne.
Padre Jesuíta: Olhe isto deste modo. O senhor acabou de dizer há poucos minutos que existem oito milhões de tipos diferentes de vida. Você concorda que a batata, a couve e outros vegetais também têm vida?
Srila Prabhupada: Sim.
Padre Jesuíta: Então, quando você ferve os legumes, você está tirando sua vida.
Srila Prabhupada: Qual é a sua filosofia - que matar uma batata e matar um animal inocente são iguais?
Padre Jesuíta: O senhor disse: "Não matarás", mas o senhor mata a batata.
Srila Prabhupada: Nós todos temos que viver comendo outros seres vivos: jivo jivasya jivanam. Mas comer uma batata e comer um animal não é o mesmo. Você acha que eles são iguais?
Padre Jesuíta: Sim.
Srila Prabhupada: Então por que você não mata uma criança e comê-a?
Padre Jesuíta: Eu nem por um segundo pensaria em matar uma criança.
Srila Prabhupada: Mas os animais e as crianças são iguais em que ambos são desprotegidos e ignorantes; Porque uma criança é ignorante, isso não significa que nós podemos matá-la. Da mesma forma, embora os animais possam ser ignorantes e pouco inteligentes, não devemos matá-los desnecessariamente. Um homem sensato, um homem religioso, deve discriminar. Ele deve pensar: "Se eu conseguir meu alimento de vegetais, frutas e leite, por que eu deveria matar e comer animais?" Além disso, quando você colhe uma fruta de uma árvore, não há matança. Da mesma forma, quando tomamos leite de uma vaca, não matamos a vaca. Então, se nós podemos viver de tal modo sem matar, por que deveriamos matar os animais?
Padre Jesuíta: Quer dizer que porque eu como carne e bacon e assim por diante - isso faz de mim pecador? Se eu não comesse isso, eu seria menos pecaminoso?
Srila Prabhupada: Sim.
Padre Jesuíta: Então, se eu deixar de comer carne e bacon e lingüiça, eu me tornaria uma pessoa diferente?
Srila Prabhupada: Você seria purificado.
Padre Jesuíta: Isso é muito interessante.
Srila Prabhupada: Aqueles que matam animais não podem compreender Deus. Eu já vi isso, é um facto. Eles não têm o cérebro para entender Deus."
Srila Prabhupada afirma que "se você é um Cristão e come carne você não é um Cristão". Da mesma forma, se um "Hare" come carne não é um "Hare".
Ou em outras palavras, o Cristão continua sendo Cristão, mas não é um Cristão muito sério. E o "Hare" continua sendo "Hare", mas não é um "Hare" muito sério. Porque eles tem muitas outras coisas para comer...;) A não ser que vivessem no Círculo Polar Ártico...;D
"Os princípios da religião, ou seja, austeridade, limpeza, misericórdia e veracidade, como já apresentado anteriormente, devem ser seguidos pelos seguidores de qualquer fé." (Srila Prabhupada)
Os aspectos externos das diferentes vertentes religiosas variam de acordo com tempo, lugar e circunstância. E na ISKCON isto também deve ocorrer para não haver estagnação. Muitos aspectos externos estão a mudar constantemente.
Mas existem princípios que são da religião e são comuns a todas e que nunca mudam:
Austeridade, limpeza, misericórdia e veracidade. Isso não muda nunca e é para todas, e aproxima-as todas.
Vosso servo
Prahladesh Dasa
Estimado Sriman Advaya Prabhuji, por favor, aceite minhas mais humildes e respeitosas reverências.
Todas as glórias sejam para Srila Prabhupada. Hare Krsna !!!
Muito obrigado.
Prabhu, a frase com que você termina esta mensagem foi tirado do contexto. Princípios espirituais não são os princípios regulativos, mas os fundamentos pelos quais os princípios regulativos se expressam. A aplicação prática desses princípios espirituais difere mesmo entre os diferentes varnas na cultura védica, para não falar em outras religiões.
Temos que entender a diferença entre os princípios espirituais e os princípios regulativos. Os princípios espirituais são eternos e absolutos, mas a sua forma de expressão, os princípios regulativos, são relativos ao tempo, lugar e circunstância, visto que nem todos podem praticar os mesmos sistemas religiosos em função das diferentes situações nos modos da natureza material.
Por exemplo, não tem sentido falar em misericórdia como não matança de animais, de limpeza como a abstenção de sexo ilícito ou de austeridade como abstenção de intoxicantes para um habitante de Vaikunth a. Se os princípios espirituais são eternos e válidos em qualquer situação, para eles certamente se manifestam de outras formas, pois não há questão de violência, sujeira ou fraqueza mental para um habitante de Vaikuntha. Eles não precisam de princípios regulativos, o que não significa que não vivam segundo os princípios espirituais.
Prabhuji de acordo com o sistema Védico, existem dois caminhos:
Pravrtti Marga - caminho do desfrute sensorial.
Nivrtti Marga - caminho da renúncia.
De acordo com Srila Bhaktivinoda Thakur existem três classes de Varnasrama:
Daiva Varnasrama ou Nivrtti Marga Varnasrama Dharma, ou o Varnasrama da renúncia.
A-Daiva Varnasrama ou Pravrtti Varnasrama Dharma, ou o Varnasrama do desfrute.
Asura Varnasrama ou Smarta Varnasrama (Sistema de Castas)
Aqueles pertencentes ao Daiva Varnasrama (Varnasrama da renúncia) seguem os princípios espirituais expressos nos princípios regulativos na sua forma mais elevada, ou seja, abstém-se completamente de comer carne, sexo ilícito, etc,etc...;D Quem são aqueles que seguem o Daiva Varnasrama? São os líderes das diferentes vertentes religiosas. Os líderes, os líderes e os líderes...;) Os Acaryas, os Gurus, os profetas, os Bispos, os Papas... (Varnasrama da renúncia) Estes todos somente comem carne se estiverem no Círculo Polar Ártico...;) Estes todos estão acima dos modos da natureza material (Varnasrama da renúncia)
Aqueles pertencentes ao A-Daiva Varnasrama (Varnasrama do desfrute) seguem os princípios espirituais expressos nos princípios regulativos na sua forma relativa, ou seja, comem carne em raríssimas ocasiões (e não de matadouros - Sim Prabhuji, Srila Prabhupada sabia que a população havia aumentado e mesmo assim condenou os matadouros) e de animais inferiores, etc, etc. Quem são aqueles que seguem o A-Daiva Varnasrama? São os leigos que ainda estão sob a influência dos modos da natureza material (Varnasrama do desfrute)
Líderes Cristãos não podem pertencer ao Varnasrama da renúncia e depois do jantar com um bom bife, fumarem um cigarrinho !!! Eles no máximo podem ser considerados líderes para aqueles que estão também sob a influência dos modos (Varnasrama do desfrute).
No diálogo que você reproduziu, podemos ver isso na própria escala de valores que dele surgiu. O jesuíta fala dos vegetais, demonstra que eles também tem vida, mas Prabhupada compara a violência contra os vegetais e os animais com a violência contra os seres humanos. Ou seja, existem diversas formas de aplicar o princípio da misericórdia. Por isso, nessa questão, usamos o conceito de menor violência, visto que não é possível viver sem violência.
"Srila Prabhupada: Aqueles que matam animais não podem compreender Deus. Eu já vi isso, é um facto. Eles não têm o cérebro para entender Deus."
Aqueles que matam os vegetais e não oferecem a Krsna também acumulam Karma. Então temos que ver qual o alimento que Krsna quer. E ele quer alimentos vegetarianos. E Deus na Bíblia também quer os alimentos vegetarianos (Velho Testamento). E Jesus também quer os alimentos vegetarianos, pois, como o senhor sabe no primeiro Concílio de Nicéia muita coisa foi politicamente ajustada simplesmente para Constantino aceitar o Cristianismo. Ou seja, antes deste Concílo, os primeiros Cristãos eram muito estritos em relação a alimentação. Srila Prabhupada sabia disso e muitos acadêmicos eruditos CRISTÃOS também sabem-no.
De fato, se você quiser estender o quinto mandamento além da proibição dada na etmologia da palavra ratsahh, que significa assasinato, verá que � � impossível seguir o quinto mandamento. Se o mandamento fosse não matar, genericamente, ele não poderia ser cumprido, porque mesmo quando respiramos estamos matando seres vivos microbiais, e Deus seria um legislador incompetente por passar uma lei impossível de ser cumprida. Quando se fala de lei, ela deve ser clara e precisa, especialmente quanto é restritiva. Portanto, o quinto mandamento se refere apenas a homicídio doloso.
O senhor sugere que nós nunca mais utilizemos ou apresentemos todas as citações de Srila Prabhupada em que ele não analiza desta forma? Srila Prabhupada contundentemente diz que "Não Matarás" refere-se também aos animais. OK, apaguemos todas estas citações...;) É isso que o senhor sugere?
Se para cada vez que algum devoto(a) postar aqui no Fórum uma citação de Srila Prabhupada em relação ao "Não Matarás" em que ele diz que isto refere-se também aos animais e o senhor disser que isso não está correcto, vão ser muitos e-mails, porque são muitas citações.
É claro que quando respiramos estamos matando seres microbiais, mas quando Srila Prabhupada usa este argumento de "Não Matarás", refere-se a matança desnecessária, ou seja, não matarás desnecessariamente.
De qualquer forma nós já haviamos concordado que algum argumento deve ser utilizado no alerta aos líderes Cristãos em relação a matança de animais, e o apoio grave a esta matança por estes mesmos líderes, utilizando o argumento que no paraíso o homem era vegetariano. Ou será que não podemos utilizar este argumento também?
Do blog Católico "Lux Aeterna":
"Muitos supõem que a alimentação vegetariana deve substituir totalmente o consumo de carne. Os que pregam tal coisa o fazem não por supostos benefícios físicos, mas baseados em sistemas religiosos IDÓLATRAS que propagam a crença de que a vida animal tem alma. Isto ocorre principalmente nos sistemas e crenças orientais, em especial de origem hindu.
As crenças hindus na sua maioria chegam ao absurdo de pregar que uma alma HUMANA pode "reencarnar" em animais ou deixam de comer determinado animal por considerá-lo "sagrado". É o famoso caso da vaca! Porém, todas essas coisas são absurdas e contrárias a revelação divina e encontra expressa oposição nas Sagradas Escrituras e em toda tradição judaico-cristã.
Em primeiro lugar é preciso separar a obra de Deus em dois aspectos: A CRIAÇÃO que engloba no seu sentido mais amplo toda OPUS DEI e as CRIATURAS, que estão contida na criação, mas dela se diferenciam por serem VIVENTES, dotados de inteligência e alma racional. Deus, na sua infinita bondade quis compartilhar Seu amor e para isso originou suas criaturas livres para ama-lo e viver com Ele a Sua bem-aventurança e como CRIATURAS só existem os anjos e nós homens.
Todas as demais coisas, o que inclui os animais, são apenas CRIAÇÃO no sentido geral, não havendo nada de especial e se encontrando no mesmo patamar que todas as demais coisas físicas: pedras, plantas, água, planetas, estrelas, galáxias etc.
Ora, além do mais uma planta é tão ser vivo como um boi, a diferença é que a planta não muge. Os vegetais vivem, respiram, se alimentam, se reproduzem... cumprem toda cadeia da vida do mesmo modo que os animais. Se do ponto de vista médico o consumo de vegetal é mais saudável do que a carne, embora nesse ponto exista muita discussão, no aspecto moral comer planta ao invés de carne ou vice-versa nada acrescenta ou diminui ao homem e a sua relação com Deus.
Logo, não existe qualquer diferença para Deus se a pessoa se alimenta de carne ou vegetais, isso não tem a menor importância. Contudo, é preciso tratar os animais com respeito e consideração, não se trata de tratá-los como nossos semelhantes, pois isso é absurdo, mas de servir-se deles com moderação e tão somente para fins moralmente aceitos, pois que nos são úteis e nos auxiliam em muitas coisas além de nos servirem de alimento."
Srila Prabhupada chama toda esta argumentação de que o animal não tem alma de "tolice".
Se os animais e as plantas estão no mesmo patamar de "coisa", porque no paraíso também não se come carne?
Dificilmente haverá resposta dos líderes Cristãos para esta questão.
Não, a alimentação vegetariana é a alimentação dos seguidores "do novo Adão", o Senhor Jesus Cristo que nos trouxe novamente o pacífico jardim do Éden.
Podemos dizer confortavelmente que ao comer carne os cristãos não praticam o mais elevado conceito de misericórdia, mesmo com referências da própria Bíblia, mas não podemos afirmar que estão desobecendo o quinto mandamento, porque Jesus não impôs aos seus seguidores todas as práticas do judaismo, especialmente porque pregava para gentios.
Estão desobedecendo o quinto mandamento porque estão matando desnecessariamente.
"Não Matarás desnecessariamente"...;)
O mesmo fizeram os apóstolos, que decidiram, num concílio, que as leis judaicas não seriam impostas aos cristãos.
Não, isto foi politicamente alterado para satisfazer Constantino. Muitos acadêmicos eruditos CRISTÃOS sabem disso.
Essa decisão deve ser respeitada, porque eles for am designados por Jesus para levar adiante sua missão, e mesmo Paulo, ao aconselhar os cristãos a se absterem de carne e vinho, também afirmou que não há impureza naquilo que Deus dá ou permite.
Sim, Deus permite que A-Daiva Ksatriyas e A-Daiva Sudras comam "excepcionalmente" carne devido a estarem sob a influência dos modos. Mas há impureza em líderes do Daiva Varnasrama (da renúncia) apoiarem a matança de animais. E também há impureza quando A-Daiva Ksatriyas e A-Daiva Sudras mantém matadouros. Deus somente permite "excepcionalmente" e "raríssimamente". De outra forma, manter matadouros é contra a vontade de Deus.
O problema que duma excepção foi feita uma regra.
"O acto de comer carne era desconhecido até o grande dilúvio, mas desde então passaram a colocar os mal cheirosos sumos da carne dos animais em nossas bocas, assim como o lançaram entre o queixoso e sensual povo do deserto. Jesus Cristo, que apareceu quando a hora havia chegado, novamente uniu o fim com o princípio, de modo que não nos é mais permitido comer a carne dos animais."
São Jerônimo
Tive uma prova disso na minha vida pessoal. Há cerca de 20 anos eu morava em Nova Iguaçu e pregava para um vizinho. Falei a ele sobre a prasadam, que tinha um sabor especial porque oferecíamos o alimento a Krsna e ele o temperava com sua "baba". Num dia seguinte, esse vizinho me disse que na hora do almoço tinha feito uma oração para Krsna, oferecendo o alimento, e que ao prová-lo sentiu um sabor que nunca sentira antes, algo totalmente diferente, e se sentiu feliz o resto do dia. Eu perguntei a ele o que tinha oferecido e ele me disse que fora um prato de arroz, feijão, salada, batata frita e bife!!!
Eu simplesmente havia esquecido de dizer a ele que não se devia oferecer carne a Krsna, mas Krsna certamente deu mais importância à atitud e devocional do meu vizinho em Lhe oferecer o alimento, segundo seu estado de consciência, e o agraciou com sua "baba".
Hummmmm !!! Maha Prasadam Ki Jaya !!!
Certamente o Senhor Krsna comeu o arroz, feijão, salada e a batata frita e pos ai Sua "baba". E depois o seu vizinho comeu e ficou em "êxtase". Mas no bife o Senhor Krsna não tocou. Porque o Senhor Krsna não come carne. O negócio de Krsna é saputi (no Brasil)...;)
Além disso, o seu vizinho não sabia o que deveria oferecer à Krsna. Mas quando alguém sabe o que Krsna, Deus e Jesus querem comer e não oferece isso e oferece carne... Todos já ouvimos falar "Krsna não aceita"...
Krsna é pavitram, puro e purificador, e se ele permite a uma pessoa que faça algo que aparentemente seja contrário aos princípios religiosos, isso não será irreligioso, porque cumprir a ordem de Krsna é o verdadeiro princípio religioso.
Arjuna também realizou isso após ouvir o Gita.
Se Krsna nos mandar comer carne nós o faremos. Mas Ele pede para oferecermos-Lhe arroz, feijão, salada, batata frita e...mais nada !!!
Quando Deus autorizou os seguidores da Bíblia a comer carne sob certas restrições
sim
e quando Jesus, o representante de Deus, bem como seus apóstolos, fizeram o mesmo, sem impor as mesmas restrições, não podemos considerar que haja impureza nisso.
Não, Prabhuji, isto foi politicamente alterado para satisfazer Constantino. Muitos acadêmicos eruditos CRISTÃOS sabem disso.
No entanto, Srila Prabhupada nos convida para uma consciência superior, a uma aplicação superior do princípio da misericórdia, e ao segui-lo obtemos um resultado superior, pois mesmo em Vaikuntha há graduações.
Na sua última frase, você diz, reproduzindo um diálogo de Prabhupada, que um cristão que come carne não é um cristão sério e de que um Hare Krsna que come carne não é um Hare Krsna sério.
Quanto á segunda parte, não há dúvida, pois para ser um Hare Krsna é prescrito expressamente o vegetarianismo e oferecer os alimentos a Krsna e honrar a prasadam. Mas para um cristão isso não é prescrito expressamente, apenas recomendado por inferência.
De acordo com os Cristãos vegetarianos é prescrito expressamente. De quais Cristãos esta o senhor a falar?
Em todas as vertentes ou Sampradayas Vaisnavas autorizadas há unanimidade em relação a não matar os animais.
Austeridade, limpeza, misericórdia e veracidade. Isso não muda nunca e é para todas, e aproxima-as todas. Especialmente no que diz respeito a liderança (Varnasrama da renúncia).
Prabhupada também escreveu nos livros - e isso é, segundo ele mesmo, superior ao que disse em seus diálogos - que as pessoas apegadas ao consumo de carne podem se alimentar de animais inferiores e preservar a vaca. Portanto, a questão não é tão pacífica como você pretende.
Srila Prabhupada prescreve que aqueles pertencentes ao A-Daiva Varnasrama (do desfrute), ou seja, A-Daiva Ksatriyas e A-Daiva Sudras possam comer carne excepcionalmente sem a manutenção de matadouros. Srila Prabhupada explica que estes terão que matar os animais inferiores por si mesmos e que o governo consciente de Deus não irá sancionar a manutenção de matadouros (sim, Prabhu, Srila Prabhupada sabia que a população havia aumentado).
"A produção de carne Kosher nunca previu matadouros massivos ou quintas industriais." Rabino Jon-Jay Tilsen
Por outro lado no Daiva varnasrama (da renúncia), ou seja, principalmente os líderes religiosos (Cristãos ou quaisquer outros), de forma alguma devem apoiar a matança indiscriminada de animais.
seu servo
Advaya dasa
Vosso servo
Prahladesh Dasa