O Que dizem os livros de Srila Prabhupada Sobre o Ekadasi.
No Bhagavad Gita como ele é, há duas citações sobre o jejum de Ekadasi feitas por Srila Prabhupada. A primeira é no Capítulo 9 (O Conhecimento Mais Confidencial), significado do verso 14, parágrafo 3: "No serviço devocional, há certas atividades resolutas, tais como jejuar em certos dias, como no décimo primeiro dia depois da lua nova (Amavasya) e décimo primeiro depois da lua cheia (Purnima), Ekadasi, e nos dias de aparecimentos do Senhor (Krishna Janmastami, Goura Purnima, Rama Navami, NrisimhaCaturdasi, Radhastami, Nityananda Trayodasi, aparecimento do Senhor Balarama e etc.)”.
A próxima citação que Srila Prabhupada faz no Bhagavad Gita, é no Capítulo 11 (A Forma Universal) significado do verso 54: "Há tantas regras e regulações, e se alguém tem algum interesse em compreender Krishna , deve seguir os princípios reguladores descritos na literatura autorizada. Podem-se executar penitências de acordo com esses princípios. Por exemplo, para se submeter à penitência séria, pode-se observar jejum no Janmastami, o dia em que Krishna apareceu, e nos dois dias mensais de Ekadasi”.
Com relação à contagem do décimo primeiro dia depois da lua nova e da lua cheia, é bom que se entenda que no calendário vaishnava, esta contagem é feita não pelos dias convencionais que conhecemos, mas pelos dias lunares conhecidos como Tithi. Pode ocorrer que se faça o cálculo para determinar o dia deEkadasi, com base no calendário ocidental, e aconteça diferença de um dia antes ou depois. Isto ocorre porque no calendário lunar, há tithi que aparece em dobro (prolonga-se para o próximo dia) ou simplesmente o tithi torna-se ausente. Para entender melhor este assunto, há uma explicação mais detalhada na introdução doCALENDÁRIO VAISHNAVA.
Voltando a citações de Srila Prabhupada sobre o Ekadasi, vamos rever algumas no Srimad Bhagavatam. No Canto 3, Capítulo 27, significado do verso 22: "Deve-se executar serviço devocional em plena tapasya (austeridade). Deve-se jejuar nos dois dias de Ekadasi, que caem no décimo primeiro dia da lua crescente e da lua minguante, e nos aniversários do Senhor Krishna, do Senhor Rama e de Caitanya Mahaprabhu. Há muitos dias de jejum."
Encontramos no Canto 4, Capítulo 12, significado do verso 13, a seguinte afirmação de Srila Prabhupada: "O devoto não se preocupa com prazer ou com aflição, ele simplesmente deseja executar serviço devocional. O Srimad Bhagavatam diz que o serviço devocional deve ser apratihata, não obstruído pelas condições materiais de felicidade ou aflição. O devoto submete-se a processos de austeridades, tais como observar Ekadasi e outros jejuns semelhantes e a abster-se de vida sexual ilícita, intoxicação, jogatina e consumo de carne. Assim, ele se purifica das reações de sua vida passada, e, como se ocupa em serviço devocional, que é a atividade mais piedosa, ele goza da vida sem esforço adicional."
No Canto 9, Capítulo 4, significado do verso 29: "Observar Ekadasi vrata e Dvadasi vrata significa agradar à Suprema Personalidade de Deus. Aqueles que estão interessados em avançar na consciência deKrishna devem observar Ekadasi vrata (voto de Ekadasi) regularmente.”.
Verificando os livros de Srila Prabhupada, encontramos no Sri Caitanya Caritamrta, Adi Lila, volume 2, Capítulo 15 (O Pauganda lila do Senhor), significados dos versos 8 e 9 respectivamente: "Desde o começo de Sua infância, Sri Caitanya Mahaprabhu introduziu o sistema de jejuar no dia de Ekadasi. No Bhakti Sandarbha de Srila Jiva Goswami, há uma citação do Skanda Purana, advertindo que quem come feijões e cereais em Ekadasi torna-se o assassino de sua mãe, pai, irmão, e mestre espiritual, e, mesmo que se eleve a um planeta Vaikunta, cai. No Ekadasi, Cozinha-se tudo para Vishnu, incluindo cereais regulares e dhal(feijões), mas, está prescrito que o vaishnava não deve comer nem sequer Vishnu Prasada no dia de Ekadasi. Diz-se que o vaishnava não come nada que não seja oferecido ao Senhor Vishnu, mas, no dia de Ekadasi, ovaishnava não deve provar da Maha Prasada oferecida a Vishnu, embora se possa guardar tal Prasada para ser comida no dia seguinte. É estritamente proibido que alguém Aceite qualquer espécie de cereal ou feijão no dia de Ekadasi, mesmo que tenha sido oferecido ao Senhor Vishnu”.
"É um procedimento entre os smarta brahmanas que uma viúva deve jejuar no dia de Ekadasi, mas uma mulher casada não deve. Parece que, antes do pedido do Senhor Caitanya, Sacimata não observavaEkadasi por ela ser sa dhava, que quer dizer que seu esposo estava vivo. No entanto, Sri Caitanya Mahaprabhu introduziu o sistema de que a mulher, mesmo no caso de não ser viúva, deve observar o jejum padrão no dia de Ekadasi e não devem comer qualquer espécie de cereais e feijões, mesmo aqueles oferecidos à deidade de Vishnu”.
Sobre os smarta brahmanas, Srila Prabhupada nos ensinou que eles são aqueles brahmanas, que seguem as regras e regulações das escrituras, sem o firme propósito de avançar em consciência deKrishna.
Também no Sri Caitanya Caritamrta, Madhya lila volume 3, Capítulo 24, versos 341, 342, e 343,Sri Caitanya Mahaprabhu ao instruir Sanatana Goswami como escrever um guia sobre as atividadesvaishnavas, enfatiza: "Deves descrever os deveres ritualísticos diários, e deves descrever os deveres quinzenais - especialmente a observação do jejum de Ekadasi, que ocorre a cada quinzena. Deves também descrever os deveres mensais, especialmente a observância de cerimônias como Janmastami, Rama Navamie Nrisimha Caturdasi."
"Deve-se observar Ekadasi, Janmastami, Vamana Dvadasi, Rama Navami e Nrisimha Caturdasi”.
"Deves recomendar a abstenção de seguir o Ekadasi misto, e a efetiva execução da observação de jejum no Ekadasi puro. Deves também descrever o erro de não se observar isso. Deve-se ter muito cuidado quanto a esses itens. Quem não é cauteloso acaba negligenciando a execução do serviço devocional”.
"Tudo o que disseres sobre comportamento vaishnava, sobre o estabelecimento de templosvaishnavas e deidades e o que quer que digas devem ser apoiado pela evidência dos Puranas”.
No Néctar da Devoção, capítulo 7 está escrito sobre jejuar no Ekadasi o seguinte: No Brahma Vaivarta Purana se diz que aquele que jejua no Ekadasi livra-se de todas as espécies de reações de atividades pecaminosas e avança na vida piedosa. O princípio básico não é simplesmente jejuar, mas sim aumentar nossa fé e nosso amor por Govinda, ou Krishna. O verdadeiro motivo para se jejuar em Ekadasi é reduzir ao mínimo as exigências do corpo para ocupar nosso tempo no serviço ao Senhor, cantando ou executando algum serviço similar. A melhor coisa a fazer em dias de jejum é se lembrar dos passatempos deGovinda e ouvir constantemente Seu santo nome.
Mais adiante no capítulo 26, Estímulo para o amor extático, no título Dias especial para se lembrar de Krishna, pode-se ler o seguinte: "Há muitas declarações sobre os dias festivos em relação com diferentes atividades de Krishna. Um desses dias festivos é Janmastami, o dia do nascimento de Krishna. Para os devotos, este dia de Janmastami é o mais opulento dia de festival, que ainda é comemorado com grande pompa em toda casa hindu na Índia. Há vezes em que até os devotos de outros grupos religiosos tiram proveito deste dia auspicioso e gozam da realização da cerimônia de Janmastami. Também se desperta o amor extático por Krishna nos dias de Ekadasi, que são outros dias festivos que tem relação comKrishna.
O aparecimento de Sri Ekadasi
Certa vez, o grande sábio Jaimini, disse ao seu mestre espiritual:
-Ó Gurudeva! Anteriormente por sua misericórdia, o senhor descreveu para mim a história das glórias do rio Ganges, os benefícios da adoração a Sri Vishnu, a doação de grãos em caridade, a doação de água em caridade, a magnanimidade de se aceitar a água que foi usada para lavar os pés dos brahmanas. Ó melhor dos sábios, Sri Gurudeva, agora com grande entusiasmo, desejo ouvir sobre os benefícios de se jejuar noEkadasi e do aparecimento de Sri Ekadasi.
Ó Gurudeva, Quando Ekadasi nasceu e de quem ele apareceu? Quais as regras de jejuar no dia deEkadasi? Por favor, descreva os benefícios de se seguir este voto e quando ele deve ser seguido. Quem é a maior deidade adorável de Sri Ekadasi? Quais são os erros de não se seguir Ekadasi corretamente? Por favor, deposite sua misericórdia sobre mim e me diga sobre estes assuntos, pois o senhor é a única personalidade capaz de fazê-lo.
Srila Vyasadeva ouvindo estas perguntas de seu discípulo Jaimini, situou-se em transe transcendental e respondeu:
-Ó brahmana sábio Jaimini, Os resultados de se seguir Ekadasi podem ser perfeitamente descritos pelo Senhor Supremo, Narayana, pois Sri Narayana é a única personalidade capaz de descrevê-los na sua totalidade. Mas eu darei uma breve descrição em resposta a sua indagação.
No começo da criação material, o Senhor Supremo criou as entidades vivas móveis e imóveis, dentro deste mundo feito de cinco elementos grosseiros. Simultaneamente para o propósito de punir os seres humanos, Ele criou a personalidade cuja forma foi à incorporação do pecado (Papa-purusha). Os diferentes membros desta personalidade foram construídos de várias atividades pecaminosas: sua cabeça foi feita do pecado de assassinar um brahmana; seus olhos tiveram a forma do pecado de tomar tóxico; sua boca foi feita do pecado de ter relação ilícita com a esposa do mestre espiritual; seu nariz do pecado de matar sua própria esposa; seus braços a forma do pecado de matar uma vaca; seu pescoço feito de pecado de roubar a riqueza acumulada de outrem; seu peito do pecado do aborto; seu baixo tórax do pecado de ter sexo com a mulher de outro; seu estômago do pecado de matar seus parentes; seu umbigo do pecado de matar aqueles que são seus dependentes; seu pulso do pecado da auto-apreciação; suas coxas do pecado de ofender o guru; sua genitália do pecado de vender sua filha; suas nádegas do pecado de contar assuntos confidenciais; seus pés do pecado de matar seus pais e seu cabelo das formas das menos severas atividades pecaminosas. Desse modo uma personalidade horrível incorporando todas as atividades pecaminosas e vício foi criado. A cor de seu corpo é preta, seus olhos são amarelos. Ele impõe extrema misericórdia pelas pessoas pecadoras.
A Suprema personalidade de Deus, o Senhor Vishnu, vendo esta personalidade do pecado, começou a pensar o seguinte:
-Eu sou o criador das misérias e da felicidade das entidades vivas. Eu sou seu mestre porque criei esta personalidade do pecado; que é quem dá sofrimento para todas as pessoas desonestas, trapaceiras e pecadoras. Agora Eu devo criar alguém que controlará esta personalidade. Nesta época, Sri Bhagavam criou a personalidade de Yamaraja e os diferentes sistemas planetários infernais. Aquelas entidades vivas que são pecaminosas serão enviadas depois da morte para o reino de Yamaraja que por sua vez, de acordo com seus pecados, enviá-las-ão a região infernal apropriada para sofrerem.
Depois de ter sido feito ajuste, o Senhor Supremo, que é quem dá a desgraça ou felicidade às entidades vivas, foi à morada de Yamaraja, com ajuda de Garuda, o rei dos pássaros.
Quando Yamaraja viu que o Senhor Vishnu tinha chegado, ele imediatamente lavou os pés Dele e fez uma oferenda cerimonial a Ele, então fê-lo sentar num trono dourado. O Senhor Supremo, Sri Vishnu, ficou sentado no trono dourado de onde Ele escutou uns sons de choro muito alto vindo da direção sul. Ele surpreendeu-se com isto e perguntou a Yamaraja:
-De onde este choro alto está vindo?
Yamaraja em resposta disse:
-Ó Deva! As diferentes entidades vivas dos sistemas planetários da terra caíram nas regiões infernais, elas estão sofrendo extremamente por suas ações erradas. O horrível choro é por causa do sofrimento das reações de suas más ações do passado.
Depois de escutar isto o Senhor Supremo, Sri Vishnu, foi à região infernal do sul, quando os habitantes viram quem tinha chegado, eles começaram a chorar mais alto ainda. O coração do Senhor Supremo, Sri Vishnu, tornou-se cheio de compaixão. O Senhor Vishnu Pensou: Eu criei toda esta progênie e é por minha causa que eles estão sofrendo.
Srila Vyasadeva continuou:
-Ó Jaimini! Apenas ouça o que o Senhor Supremo fez em seguida: Depois Dele ter refletido sobre o que previamente considerou, Ele imediatamente manifestou de sua própria forma a deidade do dia lunar deEkadasi (nota 1). Em seguida as diferentes entidades vivas pecadoras, começaram a seguir os votos deEkadasi e foram então elevadas rapidamente para a morada Vaikunta. Ó minha criança Jaimini, então o dia lunar de Ekadasi é a mesma forma do Senhor Supremo, Vishnu, que é a Superalma do coração das entidades vivas. Sri Ekadasi é a ultima atividade e está situada como a cabeça entre todos os votos.
Seguindo a ascensão de Sri Ekadasi, aquela personalidade que é a forma da atividade pecaminosa, gradualmente viu a influência que ela tinha. Ele aproximou-se do Senhor Vishnu, com dúvidas em seu coração e começou a oferecer muitas preces, com as quais o Senhor Vishnu ficou muito satisfeito e disse:
-Eu tornei-me muito satisfeito com suas lindas preces. Qual é a dádiva que você quer?
O Papapurusha respondeu:
-Eu sou Sua progênie criadora, e é através de mim que Você quis o sofrimento dado às entidades vivas que são muito pecaminosas. Mas agora, pela influência de Sri Ekadasi eu tornei-me destruído. ÓPrabhu, depois da minha morte, todas as suas partes e parcelas que aceitaram corpos materiais, tornar-se-ão liberadas e assim retornarão à morada Vaikunta. Se essa liberação de todas as entidades vivas acontecer, então quem continuará Suas atividades? Não haverá ninguém para desempenhar os passatempos nos sistemas planetários da terra. Ó Kesava, se Você quer que estes passatempos eternos continuem, então, por favor, salve-me do temor de Ekadasi. Nenhum tipo de atividade piedosa pode atar-me, mas apenas Ekadasi, sendo sua forma manifesta pode impedir-me. Fora o temor de Sri Ekadasi eu escapei e defende-me dos homens; animais; insetos; montanhas; árvores; entidades vivas móveis e imóveis; rios; oceanos; florestas; sistemas planetários celestiais, terrestres, infernais; semideuses e os gandharvas'.
Eu não posso encontrar um lugar onde possa estar livre do temor a Sri Ekadasi. Ó meu mestre, Eu sou um produto de sua criação, portanto muito misericordiosamente indique-me um lugar onde eu possa morar sem medo.
Srila Vyasadeva disse a Jaimini:
-Depois de dizer isso, a incorporação das atividades pecaminosas (Papapurusha) caiu aos pés do Senhor Supremo, Sri Vishnu, que é o destruidor de todas as misérias e começou a chorar.
Depois disso o Senhor Vishnu, observando a condição de Papapurusha, com riso, começou a falar assim:
-Ó Papapurusha, levante-se! Não se lamente mais. Apenas ouça e Eu lhe direi onde você poderá ficar no dia lunar de Ekadasi. No dia de Ekadasi, que é o benfeitor dos três sistemas planetários, você poderá tomar conta (se ocultar) de víveres em forma de grãos. Não há razão
preocupar-se mais sobre isto, porque Minha forma como Ekadasi não o impedirá mais. Depois de dar a direção ao Papapurusha o Senhor Supremo desapareceu, e o Papapurusha voltou a executar suas próprias atividades.
Conseqüentemente, aquelas pessoas que são sérias sobre o benefício último para a alma, nunca comerão grãos em Ekadasi. De acordo com as instruções do Senhor Vishnu, todos os tipos de atividades pecaminosas que podem ser encontradas no mundo material tomam sua residência na forma de grãos alimentícios. Quem seguir Ekadasi, está liberto de todos os pecados e nunca entrará nas regiões infernais. Mas se a pessoa não seguir Ekadasi por causa da ilusão, ela é considerada a pior pecadora. Por cada bocado de grãos que é comido em Ekadasi por um residente da região terrestre, recebe-se a reação de assassinar milhões de brahmanas! É definitivamente necessário que se deixe de comer grãos em Ekadasi. Eu digo de novo mui fortemente:
-Em Ekadasi não comei grãos! Seja a pessoa um ksatrya, vaishya, sudra ou de qualquer família, ele deve seguir o dia lunar de Ekadasi. Disso a perfeição de varna e ashama será atingida. Especialmente, até mesmo se por trapaça, uma pessoa seguir o voto de Ekadasi, todos os seus pecados serão destruídos e ela facilmente atingirá a meta suprema, a morada Vaikunta.
Padma Purana, capítulo 14, seção kriya-sagara-sara.
Como Observar Ekadasi
Extraído do livro Ekadasi, o dia do Senhor Hari – Por SS Krishna Balarama Swami.
Jejum significa geralmente se abster completamente tanto de alimento sólidos quanto de alimentos líquidos, embora água, acamana e caranamrita (somente três gotas) possam ser tomadas. Se a pessoa acha isso impossível, então ela deve comer uma refeição simples e sem cereais e leguminosas uma só vez durante à tarde. Esta refeição – chamada nakta ou ceia – deve consistir de raízes crescidas sob o solo (amendoim sim, beterraba não), frutas, água, leite e seus derivados, frutas secas, açúcar e vegetais (exceto cogumelos).
A pessoa deve tentar não beber água mais de uma vez ou comer mais de uma refeição no Ekadasi. Como o Senhor Krishna diz a Arjuna no primeiro capitulo deste livro (Ekadasi, o dia do Senhor Hari.), todo mérito é concedido para a pessoa que jejua completamente no Ekadasi, enquanto aquele que toma somente uma ceia obtém a metade deste mérito. É claro que para todos devotos no movimento para consciência de Krishna, pregação é o dever mais importante, e se o jejum completo no Ekadasi impede este dever, ele não deve ser respeitado. Mas se o devoto puder seguir todas as regras de jejum e mesmo assim encarar todas suas responsabilidades, ele deve por todos os meios fazê-lo.
Em todo caso, a pessoa deve evitar estritamente de comer cereal ou leguminosa no Ekadasi. Deve também evitar dormir durante o dia; massagear-se com óleo; sexo; mascar nozes de betel; tocar em uma mulher menstruada, um candala, um alcoólatra, e pessoas espiritualmente caídas; barbear-se; e comer em utensílios feitos de liga cobre e zinco.
Se a pessoa decidir por comer no Ekadasi, além de evitar comer cereais, feijões e leguminosas (vagem e similares, o gergelim é permitido no Sat-tila Ekadasi), ela deve evitar o seguinte: espinafre, mel, berinjela, beterraba, comer na casa de outrem, assafétida, Qualquer tempero em pó e sal marinho (sal de rocha é permitido). Somente aqueles que estão doentes podem consumir ervas medicinal neste dia sagrado.
Para começar o jejum, o devoto deve primeiramente determinar com firmeza qual dos quatro tipos de jejum recomendados pelas escrituras, ele irá seguir fielmente. Este voto é feito no dia do Utpanna Ekadasi se possível em frente das deidades:
1- Observar jejum até o meio-dia, fazer uma refeição sem cereais e feijões e observar jejum até o dia seguinte.
2- O mesmo que acima, mas observando jejum até as 16 horas.
3- Jejum completo até o dia seguinte.
4-O mesmo que acima, e permanecendo acordada a noite toda cantando os santos nomes (japa, bhajana, kirtana).
Pessoas que não devem fazer jejum completo no Ekadasi: pessoas com problemas de fígado, coração, pulmão, estômago e rins; pessoas insanas ou muito perturbadas (preocupadas); crianças (até os cinco anos), idosas e grávidas. Todos devem, porém, observar o jejum de cereais e feijões.
O devoto desejoso em seguir o Ekadasi-vrata (voto), deve procurar outro devoto brahmana conhecedor do assunto e aprender diretamente dele sobre o processo de observar o jejum no Ekadasi. Aquele que é totalmente incapaz de jejuar devido a uma séria doença ou por velhice, deve procurar uma alma altamente elevada ou algum templo fidedigno e dar alguma caridade no Ekadasi.
Para os Vaishnavas, entretanto, esta injunção de dar caridade no Ekadasi significa que neste dia eles devem fazer esforço extra para espalhar a consciência de Krishna, o maior tesouro. Esta é a verdadeira caridade.
Outra prática importante é ouvir e ler sobre cada Ekadasi no dia que ele ocorre. O Senhor Krishna pessoalmente recomenda esta prática por que isto ajuda a pessoa a obter o resultado do jejum. Se por acaso a pessoa esquece de respeitar o Ekadasi no dia apropriado, ela pode respeitá-lo no dia seguinte, Dvadasi, e então quebrar o seu jejum no trayodasi, um dia após. Como se diz nas escrituras Védicas:
Ekadasi Vipluta Ceds Dvadasi Sthita Upasya Dvadasim Tatra Yadicched Paramam Padam
“Se alguém que deseje sinceramente alcançar a morada da Suprema Personalidade de Deus se esquece de respeitar o Ekadasi, deverá observá-lo no Dvadasi, porque Ekadasi alonga-se para o dia seguinte”.
Lembrando que o devoto deve estar atento para não esquecer o dia sagrado do Senhor Hari e seu voto, pois fazer uso da injunção acima continuamente significa relaxamento. O devoto deve observar o jejum de Ekadasi com grande devoção por Krishna e não por motivos materias.
Durante qualquer Ekadasi o devoto deve meditar constantemente na Suprema Personalidade de Deus, o Senhor Sri Krishna, dando importância a Suas porções plenárias. A pessoa também pode meditar nos aparecimentos do Senhor na Suas formas autorizadas de Deidades, a qual existe em oito variedades: pedra, madeira, metal, terra, pintura, areia, na mente e jóias.
Se o Ekadasi estiver astronomicamente combinado com o Dvadasi, o décimo segundo dia, ele é chamado de Ekadasi puro (suddha) ou Maha-dvadasi, e então deve ser observado. Após observar cuidadosamente o jejum do Ekadasi, seguindo as regras e regulações, a pessoa deve romper seu jejum de acordo com o horário determinado e calculado para a cidade onde ela se encontra (consultar o site www.calendario.iskcon.com.br ou o livreto Calendário Vaishnava, o mais completo para quem quer ter as mãos datas e horários de quebra). De acordo com as escrituras, qualquer pessoa com mais de cinco anos de idade deve observar o jejum de Ekadasi.
Também, todos Acaryas recomendam que todos os membros das quatro ordens sociais e espirituais observem o Ekadasi fiel e estritamente para obter à morada Suprema de Sri Krishna. Entretanto, há uma instrução para a mulher casada: “A mulher cujo marido está vivo deve pedir permissão para observar jejuns. Se ela negligenciar em fazê-lo, ela reduz a duração de vida de seu marido e mando-o para o inferno.” A mulher casada deve, portanto obter a permissão do marido para jejuar no Ekadasi.
No Dvadasi, o devoto deve primeiramente limpar seu corpo por banhar-se e o seu coração pelo cantar do maha-mantra. Então, de acordo com suas possibilidades e observando tempo circunstância e lugar, ele deve preparar alimentos suntuosos ou variedades de frutas (mínimos três tipos), leite e seus derivados, para o prazer do Senhor e oferecer a Ele com grande devoção e orações sinceras. Após distribuir o alimento a outros devotos e aos Brahmanas, ele pode romper seu jejum e desfrutar do banquete. Tradução: Ananya Bhak Dasa (Zuza Lee),Correção : Apsarini Devi Dasi (Paula Burlamaqui)