Jay Prabhu Nanda Gopa,
eu concordo com vc em partes. Existe duas linhas de Vaishnavas, uma é chamada bhajananandis e outra é gostianandis, ou seja, os bhajananandis são dedicados ao canto da japa, e geralmente cantam 64 voltas, que inclusive se diz que quem canta menos é caído, e existe os gostianandis que é o nosso caso, ou seja, esses devotos tambem se dedicam ao sankirtana, por isso Prabhupada pediu a seu discípulos que cantassem no mínimo 16, contando que essa meditação continuasse na forma da pregação. Agora, se somos pregadores, é lógico que devemos ter conhecimento dos livros, uma vez que essa pregação se faz com base nos livros de Srila Prabhupada.
No mantra 10 do Sri Isopanishad, em uma das 12 metas a ser alcançadas pelo devoto, se diz que o devoto deve se tornar um filósofo, e investigar profundamente
os conceitos védicos.
O movimento do Senhor Caitanya, na bengala, no começo foi acusado de ser um movimento de sentimentalistas, mas depois foi provado que não, pois temos o mais profundo embasamento védico.
Existem várias parte das escrituras onde se fala da importancía desse embasamento na vida do devoto, eu não me lembro do sáncrito agora, mas tem um verso que diz :
" o serviço devicional que é praticado sem referencias aos Shatras, se torna somente um ditúrbio social.” Quando eu morava no templo existía algo muito importante, que hoje me faz falta,
era o sanduiche da ISKCON, ou seja, Bhagavatam pela manhã, sankirtana durante o dia e Bhagavad-gita a noite. Estamos em Kaly Yuga, e esta era está avançando cada veis mais, nesta era uma das principais caracteristicas dos seres Humanus é a preguiça. Uma vez Prabhupada perguntou a uma devota, a então Jadurani: " o que vc está fazendo? Ela disse "nada", quando devería está fazendo serviço, ele então respondeu, "há sei, está ocupada pensando em nada". Essa é uma tendencía das pessoas nessa era, o exesso de distração, e preguiça para as coisas que realmente são importantes, por isso, se compra comida pronta, as roupas são lavadas em maquinas, assim as pessoas querem trabalhar o mínimo, agora o que se faz com o tempo restante? Nada, preguiça, distração, computador, televisão, cinema,
prajalpa. Tudo, menos ler os livros e se tornar um fiolósofo, que tambem é algo prazeroso, mas precisamos aprender a gostar.Seu servo,
Visvaguru das
Prabhuji Visvaguru, teu texto está excelente. Hare Krsna !!!
Parabéns !!!
Teu servo
Prahladesh Dasa
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Creio que estamos todos de acordo e não existe nenhuma contradição significativa que possa conduzir a pertubação entre as duas linhas de Vaishnavas , permitam-me expressar como um simples e humilde servo do servo do servo,
Aqui não existem duas linhas de Vaisnavas. Só existe uma linha de Vaisnavas que enfatizam as cinco Angas de Bhakti, como enfatizado por todos os Acaryas.
A escritura sagrada do Padma Purana, diz: "Não há diferença entre o Santo Nome do Senhor e o próprio Senhor. Como tal, o Santo Nome é tão perfeito como o próprio Senhor em plenitude, pureza e eternidade. O santo nome não é uma vibração sonora material, tampouco tem nenhuma contaminação material".
Sri Caitanya Mahaprabhu recomenda que para essa era de kali yuga o único método realmente eficaz e que todos devem seguir e o cantar do mantra Hare Krsna justamente para limpar a poeira do coração. Se limparmos a poeira do coração, então poderemos realmente compreender a importância do cantar do Santo Nome sem cometer ofensa , bem como compreender e saborear o néctar que brota da filosofia vaishnava. Por isso, devemos desenvolver nossa atitude de serviço devocional para com o Senhor, porque isto nos ajudará a cantar, sob a guia e orientação do mestre espiritual autorizado e que tenha realizado a natureza transcendental dos santos nomes do maha-mantra.
"Simplesmente por cantar o santo nome de Krsna uma pessoa pode alcançar a liberação da existência material. Na verdade, simplesmente por cantar o Maha Mantra Hare Krsna uma pessoa poderá ver os pés de lótus do Senhor."
Cc Adi 7.73
"O Maha Mantra Hare Krsna é perfeito, independente e completamente puro.
Não requer nenhum Samskara ou iniciação para ser efetivo.
Qualquer pessoa pode cantar este Mantra sendo qualificada ou não.
Existe um poder ilimitado no Maha Mantra Hare Krsna.
Mesmo sem um Guru, iniciação, Sadhu Sanga ou qualquer outra coisa pode-se alcançar Krsna Prema por cantar Hare Krsna.
Por ter fé em Deus, Sadhu Sanga e pureza no coração que foram adquiridos em vidas prévias, uma pessoa pode alcançar Krsna Prema simplesmente por sentar-se e cantar Hare Krsna.
No entanto, tal pessoa pode ser uma em milhões.
Geralmente, devido a ignorância, Aparadhas, Anarthas, impureza mental e uma severa falta de fé é preciso receber treinamento, encorajamento e a associação com devotos avançados para alcançar a perfeição no cantar de Hare Krsna." (SS Mahanidhi Swami)
Das sessenta e quatro formas de serviço devocional, Srila Rupa Goswami diz que nove (sravanam, kirtanam, samaranam,etc) são as mais importantes.
Então ele diz que cinco destas são mais importantes,
"O poder destes cinco princípios é maravilhoso e difícil de reconciliar.
Mesmo sem fé nestes princípios, uma pessoa que não é ofensiva pode experimentar o amor adormecido por Krsna simplesmente por conectar-se um pouco com eles."
Cc Madhya 22.133 citando o Bhakti Rasamrta Sindhu)
Então, Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakur diz que estes cinco apontam para um; nomeadamente o cantar dos Santos Nomes de Krsna.
Após cuidadosa consideração, conclui-se que Sri Nama Bhajana é a raiz de todos os outros.
1 - Sadhu Sanga - Associar-se com devotos é recomendado para criar um gosto por Sri Nama Bhajana.
2 - Bhagavata Sravana - Ouvir o Srimad Bhagavatam o qual declara que Sri Nama Bhajana é a maior de todas as virtudes.
No começo, meio e fim, o Srimad Bhagavatam repetidamente enfatiza a efiácia de Sri Nama Bhajana.
3 - Mathura Vasa - Sri Nama Bhajana esta enraizado tanto em Vrndavana como Sri Dhama Mayapur.
4 - Sri Murti Seva - O Hari Bhakti Vilas e Srila Jiva Goswami declaram que o serviço à Deidade deve ser acompanhado do Maha Mantra Hare Krsna para ser efetivo.
5 - Nama Sankirtana - Cantar os Santos Nomes.
O Bhakti Sandharba diz que nenhuma forma de Bhakti é completa sem Sri Krsna Nama Sankirtana.
O Santo Nome dá vida a estas práticas e estas formas de Bhakti auxiliam o devoto a mais facilmente experimentar o néctar do Santo Nome e auxiliam a saborear um gosto particular pela doçura do Santo Nome.
"Se por cantar o Maha Mantra Hare Krsna pode-se alcançar amor à Deus, então alguém pode perguntar qual a necessidade de Diksa." Srimad Bhagavatam 7.5.23-24
"Pode-se perguntar qual a necessidade de iniciação ou outras actividades espirituais em serviço devocional para alguém que ocupa-se em cantar o Santo Nome do Senhor."
Cc Adi 7.77
Srila Prabhupada responde:
"A resposta é que embora seja correto que uma pessoa plenamente ocupada em cantar o Santo Nome não dependa de iniciação, geralmente o devoto é apegado a muitos hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material de vidas passadas."
Cc Adi 7.77
"As vezes devotos neófitos pensam que podem continuar com o processo de Sravana Kirtana sem adorar a Deidade, mas a execução de Sravana Kirtana está destinada para devotos muito desenvolvidos como Haridas Thakur, o qual ocupava-se em Sravana Kirtana sem adorar a Deidade.
No entanto, não devemos falsamente imitar Haridas Thakur e abandonar a adoração a Deidade para simplesmente ocupar-se em Sravana Kirtana." Cc Madhya 19.152
O Maha Mantra Hare Krsna, os Diksa Mantras, Mathura Vasa, Sadhu Sanga, Sri Murti Seva e Bhagavat Sravana (Srimad Bhagavatam) trabalham todos juntos para ajudar o devoto a rapidamente alcançar a perfeição.
Srila Bhaktivinoda Thakur conclui no Mahaprabhura Siksa:
pancange sad-dhiyam anvaya-sukrti-matam sat-krpaika-prabhavat
raga-praptesta-dasye vraja-jana-vihite jayate laulyam addha
vedatita hi bhaktir bhavati tad-anuga krsna- sevaika-rupa
ksipram pritir visuddha samudayati taya gaura-siksaiva gudha
"Os cinco Angas são servir a Deidade, saborear o significado do Srimad Bhagavatam com os devotos exaltados, associar-se com devotos elevados em Raga Marga, cantar o Santo Nome e viver em Mathura.
Por praticar estes cinco ítens com um coração sem ofensas, alcança-se misericórdia.
Através desta misericórdia surge o desejo de servir o habitantes de Vraja que são impelidos por Raga.
Deste desejo, aparece Raganuga Sadhana Bhakti, o qual transcende as injunções escriturais e serve Krsna exclusivamente no humor de afeição dos Vrajavasis.
Por praticar esta Bhakti (Sadhana), muito em breve, o puro, e exclusivo Priti (Kevala Prema) por Krsna se manifesta.
Este é o caminho esotérico ensinado por Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu."
O Padma Purana confirma isto dizendo: "Nesta era de kali yuga é inútil, a prática de meditação, de sacrifício e de adoração no templo. Mediante o simples cantar do santo nome de Deus, o mantra HARE KRSNA, pode-se alcançar auto-realização perfeita."
Em Kali Yuga a prática da meditação, sacrifício e adoração no Templo sem cantar o Maha Mantra Hare Krsna é inútil, mas se acompanhada do cantar do Maha Mantra Hare Krsna é extremamente útil exatamente para proporcionar a "determinação" para cantar o Maha Mantra Hare Krsna.
O serviço ao Senhor é o único meio pelo qual alguém consegue desapegar-se das atividades materiais. Só quando alguém entende que não há diferença entre o Supremo e Seu nome, poderá situar-se em consciência de Krsna.
Ao cantar o maha-mantra HARE KRSNA sem ofensas, o Senhor Caitanya declarou que o mantra podia, de imediato, livrar uma alma condicionada da contaminação material. Nesta era de Kali-yuga não há outra alternativa senão o cantar deste maha-mantra. Declara-se que a essência de toda a literatura védica é o cantar deste santo nome de Krsna: HARE KRSNA, HARE KRSNA, KRSNA KRSNA, HARE HARE / HARE RAMA, HARE RAMA, RAMA RAMA HARE HARE.
"Pode-se perguntar qual a necessidade de iniciação ou outras actividades espirituais em serviço devocional para alguém que ocupa-se em cantar o Santo Nome do Senhor."
Cc Adi 7.77
Srila Prabhupada responde:
"A resposta é que embora seja correto que uma pessoa plenamente ocupada em cantar o Santo Nome não dependa de iniciação, geralmente o devoto é apegado a muitos hábitos materiais abomináveis devido a contaminação material de vidas passadas."
Cc Adi 7.77
"As vezes devotos neófitos pensam que podem continuar com o processo de Sravana Kirtana (ouvir e cantar) sem adorar a Deidade, mas a execução de Sravana Kirtana está destinada para devotos muito desenvolvidos como Haridas Thakur, o qual ocupava-se em Sravana Kirtana sem adorar a Deidade.
No entanto, não devemos falsamente imitar Haridas Thakur e abandonar a adoração a Deidade para simplesmente ocupar-se em Sravana Kirtana." Cc Madhya 19.152
O Maha Mantra Hare Krsna, os Diksa Mantras, Mathura Vasa, Sadhu Sanga, Sri Murti Seva e Bhagavat Sravana (Srimad Bhagavatam) trabalham todos juntos para ajudar o devoto a rapidamente alcançar a perfeição.
Então podemos perguntar: Ao enfatizarem a execução das cinco Angas de Bhakti, será que os Acaryas não tinham fé no poder do Santo Nome? A própria pergunta é absurda. Claro que tinham e tem plena fé no poder do Maha Mantra Hare Krsna.
Os Acaryas sabem que os habitantes de Kali Yuga não tem determinação. A prova disto é que a toda hora estamos a "empurrar" os "devotos iniciados" para cantar suas voltas. Certo? A grande maioria dos "devotos iniciados" não cantam suas voltas.
Então enfatizar o cantar do Maha Mantra Hare Krsna é um grande serviço à ISKCON.
Não enfatizar as outras Angas de Bhakti é um grande desserviço à ISKCON.
E não adianta nada dizer que com o cantar todos os outros serviços seguem-se naturalmente. Isto somente funciona para quem está a cantar.
Por associarem-se com os devotos, ouvirem o Srimad Bhagavatam, irem ao Templo (ou o Templo no Lar) e adorarem a Deidade devotos que não estão a cantar serão inspirados a cantar.
Além disso, cantar 16 voltas leva menos do que duas horas. Sobra muito tempo. O ideal é cantar mais, e o ideal mesmo era somente cantar (Haridas Thakura cantava 192 voltas por dia, mas não podemos imitá-lo). Ou então ocupar-se nas outras Angas de Bhakti. Consciência de Krsna significa 24 horas por dia consciente de Krsna.
deste humilde servo do servos,
Bhakta Haridas(HDG)
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Todas as glórias a Srila Acharyadeva(HDG)!
Todas as glórias aos Santos Nomes!
Todas as glórias aos devotos e vaishnavas!
Hare Krsna!
Estimado Prabhu Prahladesh Dasa Adhikari, por favor queira aceitar minhas respeitosas e humildes reverências.
Minha pessoa é quem deve agradecer por vossas competentes, lúcidas e autorizadas instruções e que certamente todos devemos seguir. Meu muito obrigado. Quero aproveitar esta oportunidade para lhe manifestar meus mais sinceros cumprimentos e agradecimentos pelo constante néctar do vosso blog -www.bhakti-tattva.blogspot.com.
Creio que independentemente das posições "pessoais" ou mesmo de interpretações independentes das escrituras sagradas por nossos Acharyas, Mestres Espirituais e mesmo dos devotos avançados, verdadeiramente existe uma só família vaishnava, aquela que descende direto de Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu. No entanto, fato é que existem quatro sampradayas vaishnavas, ou sucessões discipulares autênticas neste universo. A primeira é a Brahma-sampradaya, ou escola de sucessão do Senhor Brahma, o criador do Universo; a segunda é a do Senhor Siva, o Destruidor do universo, chamada a Rudra-sampradaya; a terceira é a de Srimati Lakshmi, a Deusa da Fortuna e consorte permanente do Senhor Vishnu, o Mantenedor do universo; e a quarta é a dos quatro Kumaras que são encarnações do conhecimento devocional. Conhecimento recebido destas quatro sampradayas é eternamente correto e nos levará de volta ao Supremo, ao passo que conhecimento recebido fora destas sampradayas é temporário e não o conduzirá ao destino mais elevado. Assim sendo, penso que, como esclarecidos vaishnavas e devotos da Brahma-sampradaya, oferecer todas as reverências as quatro sampradayas vaishnavas.
o Senhor Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu, que é o próprio Sri Krsna assumiu a mentalidade e a aparência do Seu devoto mais querido, Sua consorte Srimati Radharani, e ensinou como através do canto congregacional dos santos nomes do Senhor, especialmente na forma do maha mantra Hare Krsna, nós podemos despertar nosso amor adormecido por Deus. O Senhor Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu concede a maior bênção, amor por Deus, a todo mundo sem consideração, e assim Ele é louvado pelo Santo Vaishnava Rupa Goswami como a mais munificente de todas as encarnações do Senhor.
O Senhor Sri Krsna Caitanya Mahaprabhu ensinou que como almas espirituais nós somos partes de Deus e assim somos unos com Ele em qualidade, e ainda ao mesmo tempo também somos diferentes d’Ele em quantidade. Isto é chamado acintya-bheda-abheda-tattva, igualdade e diferença simultâneas inconcebíveis. Portanto, nossa posição constitucional é servir ao Senhor com afeição, e nosso amor por Ele pode ser invocado cantando-se Seus Santos Nomes e cultivando as qualidades de tolerância e humildade. Despertar nosso amor por Deus, ou Krishna-prema, é a meta última da vida e nos satisfará completamente.
HARE KRSNA HARE KRSNA, KRSNA KRSNA HARE HARE, HARE RAMA HARE RAMA, RAMA RAMA HARE HARE
deste humilde aspirante a servo dos servos
Bhakta Haridas (HDG)
Todas as glórias a Srila Prabhupada!
Todas as glórias a Srila Acaryadeva!
Todas as glórias a encarnação sonora de Krsna em Kali Yuga (Krsna que aparece como o Maha Mantra Hare Krsna)!
Todas as glórias aos Vaisnavas e Vaisnavis!
Todas as glórias ao Dhama Sagrado (pois um devoto somente vive no Dhama Sagrado)!
Todas as glórias a encarnação Arca Avatara de Krsna em Kali Yuga (Krsna que aparece como a Deidade)!
Todas as glórias a encarnação literária de Krsna em Kali Yuga (Krsna que aparece como o Grantha Raja Srimad Bhagavatam)!
Muito obrigado, Prabhuji, também gosto muito dos seus textos.
Sem dúvida, independentemente das posições "pessoais" somos todos integrantes da ISKCON.
Srila Acaryadeva enviou recentemente um texto bastante útil sobre isto:
"A boa notícia é que a ISKCON realmente é, no velho sentido positivo do termo, uma sociedade aberta e liberal em que você pode escolher livremente sua vocação, o seu estado civil, quantos filhos você quer ter, ou não, onde você quero viver, com quem você deseja associar-se e até mesmo qual será sua "Prasadam confortável"! A ISKCON é uma grande sociedade disseminada globalmente de almas dedicadas muito sinceras de todas as esferas da vida, todas as raças, etnias, culturas e praticamente em todos os países do mundo (com o inevitável número totalmente gerenciável de excêntricos e ideólogos jogados no meio disto tudo para dar sabor a torta!). A ISKCON é uma verdadeira sociedade global, dentro da qual encontram-se liberais, conservadores, moderados, intelectuais, não-intelectuais, grandes artistas, caminhoneiros, empresários ricos, monges ascetas, famílias enormes e celibatários. Em outras palavras, a ISKCON é o mundo Krsnaizado, uma completa secção transversal da família humana, com a vantagem fantástica, de que aqui são grandes almas que escolheram livremente servir Srila Prabhupada e o Senhor Krsna..."
Hare Krsna !!!
O processo em Kali Yuga é recitar o Santo Nome de Krsna, não há outro processo recomendado, não há outro processo recomendado, não há outro processo recomendado:
HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE
HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE
Também temos que ser capazes de compreender apropriadamente que nem todo canto é igual. Temos que ser capazes de compreender apropriadamente a diferença entre canto ofensivo (Nama Aparadha) , canto intermediário (Namabhasa), e canto puro do Santo Nome (Sudha Nama).
A grande maioria dos habitantes de Kali Yuga irá permanecer por muitos, muitos....muitos anos na fase de Nama Aparadha e Namabhasa.
"Mas se continuarem a cantar chegarão a fase de Sudha Nama. Certo?". Sim, mas isto pode levar muitos e muitos anos. Então precisam ser auxiliados com as outras Angas de Bhakti.
Devem continuar a cantar, mas porque o seu cantar ainda não é Sudha Nama precisam de auxílio. Aqueles que alcançam Sudha Nama nunca abandonam o cantar. O Senhor Caitanya e todos os Seus seguidores enfatizam as outras Angas de Bhakti exatamente por isso.
Na verdade é tudo muito simples. Diariamente sem hesitação simplesmente cante suas 16 voltas, associesse com os Vaisnavas, leia o Srimad Bhagavatam, adore a Deidade e transforme seu lar ou seu coração no Dhama Sagrado !!! É muito simples. Este é o processo dado por Sri Caitanya Mahaprabhu. Mesmo aqueles que alcançaram Sudha Nama ocupam-se desta forma !!!
Sem o auxílio das outras Angas de Bhakti dificilmente consegue-se chegar a fase perfectiva de Sudha Nama.
Somente Sudha Nama, o canto puro, pode nos dar tudo. Nama Aparadha e Namabhasa não podem nos dar tudo, não são o canto completo. Somente Sudha Nama pode nos dar Krsna Prema. Se nós estamos interessados na "saúde espiritual" dos integrantes da ISKCON, os cinco Angas de Bhakti devem ser priorizados.
Srila Bhaktivinoda Thakura no "Harinama Cintamani":
"Qualquer outro exito é obtido com Namabhasa excepto Krsna Prema."
Pouquíssimas, raríssimas almas conseguem manter-se firmes e determinadas sem auxílio das outras Angas de Bhakti e a cantar por muitos anos a fio somente Nama Aparadha e Namabhasa. "Uma árvore conhece-se pelos frutos". É algo prático, ao longo destes muitos anos na associação Vaisnava quantas centenas e centenas de devoto(a)s nós presenciamos que abandonaram e que abandonam o cantar? Felizmente neste processo não há perda nem diminuição!!!
Como atrair estes devoto(a)s novamente a cantarem Hare Krsna?
Do "Harinama Cintamani" de Srila Bhaktivinoda Thakur:
" A distracção no canto do Santo Nome produz um tipo de ilusão, causando uma séria ofensa ao Santo Nome que é muito difícil de superar.
Esta ilusão conduz a desejar riqueza, mulheres, posição, êxito.
Quando estas atracções cobrem o coração, o neófito perde gradualmente interesse no canto do Santo Nome.
...deve-se começar por observar os votos de Ekadasi, os dias de aparecimento do Senhor e outros dias festivos.
Deve-se passar o dia e a noite a orar e cantar as glórias do Senhor na companhia de devotos santos.
O ideal é observar estes festivais no Dhama sagrado...
Juntamente com os Sadhus (devotos puros na linha de Sri Rupa), ler e discutir os Sastras (Bhagavad Gita, Srimad Bhagavatam e outras escrituras Vaisnavas).
A medida que os ouvidos absorvem o doce néctar dos Asta Kaliya Lila Bhajanas cantados por Kirtaniyas puros, a mente ficará completamente encantada e fixa na vibração transcedental
Deve participar destas actividades sem hesitar e sem ansiedade...
Assim isto tudo reanimará a fagulha do sabor espiritual e gradualmente ficaremos outra vez atraídos ao Senhor Supremo."
Ao invés de sentirmo-nos atraídos pelas outras Angas de Bhakti, ao cantarmos Nama Aparadha nos afastaremos das outras Angas de Bhakti. Ou seja, por cantarmos Nama Aparadha as outras actividades não irão seguir-se.
Com Namabhasa teremos alguma atracção e com Sudha Nama atracção perfeita.
Os cinco Angas de Bhakti precisam ser evidenciados.
Uma última nota. Abandonar todas as variedades de religião significa abandonar todas as variedades de religião materialmente motivadas e ocupar-se nas cinco Angas de Bhakti.
http://bhakti-tattva.blogspot.com/2010/02/namaskara-somente-o-alfabeto.html
http://bhakti-tattva.blogspot.com/2009/07/canto-desatento-som-material.html
Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari