हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Em uma breve pesquisa pelo Wikipedia pode-se encontrar uma explicação sobre o tema.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Su%C3%A1stica

Sim há algumas diferenças e proporções entre a suástica ariana e a suástica nazista.

A suástica ou "svastika" presente em muitas culturas e está mais associada à cultura asiática e hindu. Aparece geralmente desenhada "em pé". Ou seja em forma de uma cruz. É também chamada de cruz gamada. Ela representa aupiciosidade, pureza, representação do sagrado.... etc.

A suástica representada pelo Nazismo é também chamada de "cruz curva". Ela tem a proporção de 3:5 e rotação de 45° no sentido horário.

Hitler, adotou a suástica (assim como outros símbolos de outras culturas), em seu movimento Nazista e infelizmente o símbolo teve uma má conotação a partir de então. Há quem diga que a utilização da suástica modificada, rotacionada a 45º e nas devidas proporções conforme adotou Hitler, deram à suástica a "polarização negativa".

Espero ter lhe ajudado

na tentativa de servir

Vraja-Vadhu DeviDasi (PS)

Também:

http://www.newsfinder.org/site/more/swastika_the_oldest_known_symbol/

Virada para a esquerda (1 - Kali - inauspicioso ou 2 - a parte virada como um carimbo - auspicioso):

http://en.wikipedia.org/wiki/Sauwastika

Jaya Prabhu

Por favor, aceite minhas humildes e sinceras reverências

Na verdade, a diferença é bastante visível.

Enquanto a suástica ariana (a que pode ser encontrada em templos hindus, nas mãos da maioria dos nossos semi-deuses e também muito usada pelo budismo) está virada à direita, a nazista é mais inclinada e virada para o outro lado. Desculpe-me a falta de uma explicação mais aprimorada, mas recomendo pesquisar ambas imagens e o senhor também notará que a diferença de uma para a outra é enorme. Eu particularmente penso que os devotos, na verdade, as pessoas em geral, devem ser muito cuidadosas ao fazerem o uso da suástica. Eu já vi diversas fotos de devotos decorando peças ou fazendo mandalas com a suástica nazista e não com a ariana. Pior erro é tentar argumentar que é um símbolo védico, sendo que ela pode até ter sido inspirada, mas Hitler a alterou por completo e sim, a suásticanazista em respeito aos milhões de judeus pelo mundo (grupo a qual me incluo) não deve ser usada, afinal, além de ser ofensivo, não é de forma alguma parecida com a suástica védica.Qualquer judeu sabe muito bem diferenciar uma da outra e creio que dificilmente alguém ficaria ofendido ao ver uma suástica ariana nas mãos de Ganesha, mas logicamente ficaria ofendido se visse uma mandala enorme com uma suástica nazista, além do que, sempre ficaria a dúvida se foi um erro consciente ou não. A falta de conhecimento fatalmente induz ao erro, portanto, penso que os devotos em geral devem ser instruídos melhor em relação a isso.

Atenciosamente

Sua serva
Madhukari

Buscar