हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Queridos Maharajas/Prabhus

Por favor, aceitem minhas humildes reverências. Todas as glórias à Srila Prabhupada.

Um encontro de SS Gopal Krsna Goswami Maharaja com Smt. Pratibha Devisingh Patil, Presidente da India, foi organizado por mim em 20 de Agosto de 2009 no Rashtrapati Bhavan, Nova Delhi. Nesta ocasião, uma cópia do livro "Darshan" foi presenteada a Srimati (Smt.) Patil por SS Gopal Krsna Maharaja. Maharaja deu suas bençãos a Smt. Patil com uma guirlanda e Maha Prasada de Sri Sri Radha Parthasarathi. A Presidente disse a Maharaja que ela tinha visitado o Templo da ISKCON em Juhu, Mumbai algum tempo atrás e havia tido o Darshan de Sri Sri Radha Rasbihari.

Maharaja explicou as actividades da ISKCON pelo mundo todo e como a ISKCON contribui para o bem estar da humanidade. A Presidente expressou sua satisfação e agradeceu o maravilhoso trabalho feito pela ISKCON.
A Presidente estará visitando Moscou/Moscovo no próximo mês e Maharaja pediu permissão para encontrar-se com ela com com um grupo de devotos russos durante sua visita a este país e ela alegremente aceitou o convite.

Algumas fotografias tiradas durante o encontro para vossa apreciação.

Vosso servo
Vrajendra Dasa
Director do Departamento de Comunicação Nacional da ISKCON
Nova Delhi

Fim da citação.

Gaura Premanande Hari Haribol !!!
Srila Prabhupada Ki Jaya !!!

Devido a simpatia para com os devotos, Srimati Patil parece ser uma boa Presidente.

Aproveitando este inspirador artigo, um pouco mais sobre a flexão de Gênero.

"Uma reflexão de Ana Martins, na sua coluna "ver como se diz", no semanário "Sol" de 2 de Agosto de 2008:

«Presidenta, porque sou mulher» era o título da entrevista ao "Diário de Notícias" (6/07/08), que arrancava com a declaração de Pilar del Río, mulher do prémio Nobel e presidente da Fundação José Saramago: «Só os ignorantes é que me chamam presidente».


Presidente tem origem no particípio presente latino (praesidens, praesidentis), que não varia em género: presidente significa aquele ou aquela que preside e é classificado como um nome comum de dois géneros: diz-se o presidente como se diz a presidente.
O CETEMPúblico (base de dados de extractos de textos electrónicos do Público) regista 10 ocorrências de presidenta contra 15 mil ocorrências de presidente. O Corpus do Português Ferreira e Davies (outra base de dados, com 45 milhões de palavras) contém 18 ocorrências de presidenta. A elevada frequência de uma palavra é o critério a ter em conta para dicionarizar uma nova forma, mas recentemente atende-se também à declaração de vontade de mulheres e homens que embandeiram a igualdade dos sexos: o dicionário da Porto Editora (2006) já regista presidenta, a par de presidente como substantivo masculino e feminino (o que torna presidenta uma palavra excedentária).

Ignora-se estudanta ou concorrenta, mas estará certamente em ponderação uma mudança em nomes designativos de profissões que impliquem exercício de poder: dirigenta sindical, comandanta ou gerenta.

O problema é que esta mudança nunca pode ser estrutural ou sistemática, já que, por exemplo, governanta não é um simples feminino de governante… Acresce que há mulheres que preferem a forma masculina para designar a profissão que exercem: Natália Correia reclamava-se poeta (e não poetisa); Joana Carneiro diz que é maestro e não maestrina.

Tudo isto é discutível até à exaustão, mas o que é certo é que as boas presidentes e as maestrinas talentosas, no que toca a este assunto, nunca se chamarão ignorantes umas às outras."

Fim da citação.

Ainda, na ISKCON o termo Guru e Prabhu não referem-se somente a alguém que ensina matemática, cozinhar, costurar, etc. Mas significam muito mais do que isto, significam Mestre Espiritual. Significam alguém muito avançado na Consciência de Krsna. E na ISKCON, Mataji significa simplesmente "mãezinha" que devemos respeitar.

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

www.bhakti-tattva.blogspot.com

Buscar