Interessante. Na Cultura Védica, além do Rei, o mestre do Gurukula e os membros mais velhos da comunidade supervisionavam se todos estavam engajados em suas respectivas ocupações. Na actualidade, os jovens que terminam a escolaridade por volta dos 14 e 16 anos, poderão fazer um Teste de Orientação Vocacional e Profissional acompanhado e direccionado por Psicólogos Clínicos especialmente para este fim. O objectivo de tais testes é descobrir aptidões, áreas de trabalho compatíveis com a pessoa e fazer opções para o futuro. Claro que tais testes são utilizados como ferramentas, pois também devem ser acompanhados de entrevistas e uma análise detalhada do perfil de cada pessoa. http://www.fraiman.com.br/orientacao_profissional.asp http://www.psicologia.com.pt/artigos/ver_opiniao.php?codigo=AOP0178 http://www.carlosmartins.com.br/_vocac/vocacional.htmhttp://www.carlosmartins.com.br/testevocacional.htm Vosso servo Prahladesh Dasa Adhikari http://www.bhakti-tattva.blogspot.com/ Discípulo: Em um discurso recente, um político na Índia disse que 80% da população indiana vive em vilas rurais. Sua proposta era de aumentar a tecnologia nas fazendas. Ao invés das pessoas terem de colher o trigo com as mãos, eles poderiam utilizar colheitadeiras motorizadas, e ao invés de usar bois para puxar o arado, usariam tratores. Srila Prabhupada: Na Índia muitos homens já estão desempregados, então introduzir mais maquinarias não é uma boa proposta. O trabalho de cem homens pode ser feito por um homem com uma máquina. Mas porque deve haver tantos homens desempregados? Porque não engajar cem homens ao invés de engajar somente um?
Aqui no ocidente, também, há muito desemprego. Porque nos seus países ocidentais tudo é feito por máquinas, vocês estão criando muitos hippies, frustrando pessoas jovens com nada para fazer. Este é outro tipo de desemprego. Então em muitos casos máquinas criam desemprego.
Todos devem estar empregados; de outra maneira haverá problemas. "Um cérebro inativo é a oficina do diabo". Quando há tantas pessoas sem nenhuma ocupação, porque deveríamos introduzir mais maquinarias para criar mais desempregos? A melhor política é que ninguém deve ficar desempregado, todos devem estar ocupados.
Discípulo: Mas alguém pode argumentar, "a máquina está nos libertando do trabalho que nos consome tanto tempo". Prabhupada: Libertando do que? Para beber e fazer todos os tipos de absurdos? Qual é o significado dessa liberdade? Se você faz as pessoas livres para cultivarem consciência de Krishna, isso é outra coisa. É claro, quando alguém chega até o nosso movimento para consciência de Krishna, ele deve também ser totalmente comprometido. Este movimento não foi feito para comer e dormir, mas sim para trabalhar para Krishna. Então quer seja aqui na consciência de Krishna ou lá fora na sociedade, a política deve ser a de que todos devem estar empregados e ocupados. Então haverá uma boa civilização. Na civilização Védica, era o dever do chefe da sociedade ver se todos estavam trabalhando, fosse ele um brahmana (intelectual ou professor), kshatriya (líder político ou militar), vaishya(fazendeiro ou comerciante) , ou um shudra (trabalhador braçal). Todos devem trabalhar; então haverá paz. No momento presente podemos ver que em conta de tanta tecnologia, há desemprego e muitos companheiros preguiçosos. Os hippies são preguiçosos, é tudo. Eles não querem fazer nada. Discípulo: Outro argumento pode ser de que com a tecnologia podemos trabalhar muito melhor, de maneira mais eficiente, aumentando a produtividade de quem trabalha. Srila Prabhupada: Melhor que mais homens sejam empregados fazendo o trabalho de maneira menos eficaz. No Bhagavad-gita [18.48] Krishna diz:
saha-jam karma kaunteya sa-dosam api na tyajet sarvarambha hi dosena dhumenagnir ivavrtah
"Todo empenho é revestido de algum defeito, assim como o fogo é coberto pela fumaça. Por isso, ninguém deve abandonar o trabalho nascido de sua natureza, ó filho de Kunti, mesmo que esse trabalho seja cheio de defeitos". E um provérbio híndi diz, "Bekari se begari acchi hai". Bekari significa "sem emprego". E begari significa "trabalhar sem salário". Na Índia, vemos muitos aldeões vindo e requisitando a um lojista, ou qualquer senhor, "Por favor, me dê algum trabalho. Eu não quero um salário. Se você quiser, você pode me dar algo para comer. Do contrário, eu não quero nem mesmo isso". Então, que senhor, se você trabalhar em seus domínios, não lhe dará algo para comer? Imediatamente o trabalhador ganha alguma ocupação, juntamente com comida e abrigo. Então, quando ele estiver trabalhando, se o senhor vê que ele está trabalhando muito agradavelmente, ele dirá, "Está bem, tome algum salário". Por conseguinte é melhor trabalhar sem qualquer remuneração do que permanecer preguiçoso, sem trabalho algum. Isso é uma posição muito perigosa. Mas na civilização moderna, em conta de muitas máquinas, existem tantas pessoas desempregadas, e muitos preguiçosos também. Isso não é bom. Discipulo: Muitas pessoas dirão que essas idéias são muito fora de moda. Eles preferem ter suas tecnologias, mesmo se isso criar altas taxas de desemprego, porque elas vêem isso como um meio de se libertar do trabalho pesado, e também como um meio de liberdade para curtir televisão, filmes, automóveis. Srila Prabhupada: Tecnologia não é liberdade. Na verdade, é um caminho livre pro inferno. Isso não é liberdade. Todos devem estar engajados em trabalho de acordo com sua habilidade. Se você tem uma inteligência boa, você pode fazer o trabalho de um brahmana – estudando as escrituras e escrevendo livros, dando conhecimento aos outros. Esse é o trabalho do brahmana. Você não precisa se incomodar com sua subsistência. A sociedade irá suprir isso. Na civilização Védica os brahmanas não trabalhavam por um salário. Eles eram ocupados estudando a literatura Védica e ensinando outros, e a sociedade lhes dava comida. Assim para os kshatriyas, eles devem dar proteção aos outros membros da sociedade. Lá haverá perigo, haverá ataque, e os kshatriyas devem proteger as pessoas. Por essa razão eles devem coletar impostos..
Então, aqueles que são menos inteligentes do que os kshatriyas são vaishyas, a comunidade mercantil, que estão engajados em produzir comida e dar proteção às vacas. Essas coisas são requeridas. E finalmente há os shudras, que ajudam as três classes superiores.
Essa é a divisão natural da sociedade, e é muito bom, porque foi criada pelo próprio Krishna (catur-varnyam maya srstam). Todos estão empregados. A classe inteligente está empregada, a classe marcial está empregada, a classe mercantil está empregada, e o resto, os shudras, também estão empregados. Não há necessidade de formar partidos políticos e brigas. Nos tempos Védicos não existia tal tipo de coisa. O rei era o supervisor que via se todos estavam engajados em suas respectivas ocupações. Então as pessoas não tinham tempo de formar falsos partidos políticos e fazer agitações e brigar uns com os outros. Não havia nenhuma chance.
Mas o início de tudo é compreender, "eu não sou este corpo", e isso é enfatizado de novo e de novo por Krishna no Bhagavad-gita
Hare Krishna! |
Traduzido por Vedavyasa Prabhu