हरे कृष्ण हरे कृष्ण कृष्ण कृष्ण हरे हरे || हरे राम हरे राम राम राम हरे हरे

Arquivo

sábado, 2 de maio de 2009

Rasika Tattva Jnana Bhakti

Embora fossem iletrados, tanto Srila Haridas Thakura como Srila Gaura Kisora Das Babaji Maharaja davam explicações altamente filosóficas do processo da Consciência de Krsna por serem perfeitos Rasika Tattva Jnana Bhaktas.

Os Acaryas explicam que pela misericórdia de Srila Vyasadeva, Sukadeva Gosvami realizou as boas qualidades de Krsna.
Ele deixou o Jnana impersonalista e se tornou um puro Rasika Tattva Jnana Bhakta. (Conhecedor de todas as Rasas transcedentais e de todas as verdades filosóficas essenciais).


Jnana (conhecimento) deve ser acompanhada de Vijnana (conhecimento realizado), caso contrário ficamos somente na teoria.

"O Néctar da Instrucção" Significado Verso 10

"O Jnani é considerado superior ao Karmi porque restringe-se das actividades defeituosas do desfrute dos sentidos.
Este é o veredicto da Suprema Personalidade de Deus.
No entanto, embora o Jnani possa estar liberado da ignorância dos Karmis, a menos que alcance a plataforma do serviçio devocional, considera-se que ainda está em ignorância (Avidya).
Embora alguém possa ser considerado um Jnani, ou avançado em conhecimento, o seu conhecimento é considerado como sendo impuro porque ele não tem informação sobre o serviço devocional e portanto negligencia a adoração direta dos pés de lótus da Suprema Personalidade de Deus."

Aqui, Srila Prabhupada explica que o conhecimento dos Jnanis é impuro e imcompleto porque só abrange a diferença entre o corpo e a alma e no máximo o conhecimento do aspecto impessoal da Verdade Absoluta.

Os tipos de Jnana que são condenados nos Bhakti Sastras são:

1 - Indriya Paratantra Jnana (conhecimento baseado na percepção sensorial) e
2 - Nirvisesa Jnana (conhecimento impessoal não distinto).

No entanto, a percepção de Sri Krsna através do conhecimento auto-evidente (Svatah Siddha Jnana) como descrito no Srimad Bhagavatam e todas as escrituras devocionais deve ser cultivado.

Desta forma Svatah Siddha Jnana se manifestará de dentro do coração (Como no caso de Srila Gaura Kisora Das Babaji Maharaja e Srila Haridas Thakur).

Srila Prabhupada continua a explicar:
"Quando o Jnani aceita o serviço devocional, ele rapidamente torna-se superior a um Jnani comum.
Tal pessoa avançada é descrita como Jnana Vimukta Bhakti Parama.


Sri Krsna aconselha que devemos nos aproximar do Guru, porque ele viu a verdade (Jnaninas Tattva Darsinah). E assim, ao recebermos Rasika Tattva Jnana Bhakti do Guru, realizamos (Vijnana) tal conhecimento através de cantar os Santos Nomes.

Para realizarmos Rasika Tattva Jnana Bhakti, precisamos necessariamente de Sri Guru e Sri Nama.


Que todos possamos alcançar o nível mais elevado de Vijnana, ou seja, Bhakti Prajnana (uma consciência ou conhecimento constantemente integrados em Bhakti - Amor à Krsna).

Vosso servo
Prahladesh Dasa Adhikari

Buscar